quarta-feira, 31 de outubro de 2012

STF discute proibição de amianto no Brasil

STF discute proibição de amianto no Brasil
O Supremo Tribunal Federal (STF) decide nesta quarta-feira (31) se deve ser proibida no Brasil a utilização de amianto, usado na fabricação de telhas e caixa d´águas. A expectativa é de que a discussão tenha início nesta quarta, mas não finalizada pela Corte, que não realizará sessões relativas ao julgamento do mensalão esta semana. Três ações sobre o amianto estão na pauta do STF. Uma delas tem a autoria da Associação Nacional dos Procuradores do Trabalho (ANPT) e da Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho (Anamatra), que protocolaram uma Ação Direta de Inconstitucionalidade (Adin), na qual questionam a lei nacional que disciplina a extração, industrialização, utilização e comercialização do material na variedade crisotila, que é usado para fabricar materiais de construção. A utilização do amianto com restrições e garantia da proteção de saúde do trabalhador é permitida pela legislação, mas os grupos argumentam que o amianto é lesivo à saúde humana, mesmo em parâmetros controlados. A Advocacia Geral da União se posicionou pela continuidade do uso do amianto no país, enquanto a Procuradoria Geral da República opinou pela proibição do produto.

'Lei Carolina Dieckmann' é aprovada no Senado

'Lei Carolina Dieckmann' é aprovada no Senado
Foto: Valdemir Barreto / Ag. Senado / Divulgação
O Senado aprovou nesta quarta-feira (31) o projeto de lei da Câmara Federal que altera o Código Penal e tipifica como crime uma série de delitos cibernéticos como invadir computadores, violar dados de usuários ou derrubar sites. A proposta foi batizada de “Lei Carolina Dieckmann”. A atriz teve fotos roubadas por hackers de seu arquivo pessoal e divulgadas na internet. O texto havia sido aprovado pela Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática (CCT) do Senado em agosto mas, por falta de consenso, só agora foi a votação em plenário. Como recebeu emendas na Casa, a matéria segue para revisão da Câmara dos Deputados. De autoria do deputado Paulo Teixeira (PT-SP), a proposta torna crime a violação indevida de equipamentos e sistemas conectados ou não à rede de computadores, com o fim de obter, adulterar ou destruir dados ou informações sem autorização do titular, ou ainda para instalar vulnerabilidades. Segundo a Agência Senado, os crimes menos graves como “invasão de dispositivo informático” podem ser punidos com prisão de três meses a um ano, além de multa. Condutas mais danosas, como obter pela invasão conteúdo de “comunicações eletrônicas privadas, segredos comerciais ou industriais, informações sigilosas” podem ter pena de três meses a dois anos de prisão, além de multa. O mesmo ocorre se o delito envolver a divulgação, comercialização ou transmissão a terceiros, por meio de venda ou repasse

Tanque Novo: Bandidos assaltam Banco do Brasil e Bradesco

Agência do Banco do Brasil
Seis homens fortemente armados assaltaram na manhã desta quarta-feira (31) as agências do Banco do Brasil e do Bradesco de Tanque Novo, no sudoeste baiano. Durante o assalto, os criminosos dispararam vários tiros na tentativa de intimidar a população. A ação durou cerca de meia hora. Na fuga, a quadrilha levou funcionários e clientes como reféns em uma pick-up Toyta Hilux roubada. Durante o assalto, os bandidos espalharam moedas em frente a uma das agências para tirar a atenção dos transeuntes. De acordo com informações do Blog do Anderson, os reféns já foram libertados. Já de acordo com o G1, a polícia faz busca pelos assaltantes, principalmente na região de Macaúbas. ”Eles fugiram em uma Hilux e Parati. Depois deixaram um [veículo] e botaram fogo na Parati e pegaram outro carro”, diz Clécio Magalhães.
Bandidos incendiaram veículo.

Bahia fica atrás apenas de São Paulo no número de policias mortos em 2012

Em Jequié, o assassinato do soldado PM Jurandy Oliveira, na noite de 28 de agosto deste ano causou grande consternação na comunidade
Um levantamento realizado pelo jornal Folha de São Paulo mostra que um policial é assassinado a cada 32 horas no Brasil. Na Bahia, 16 policiais já foram mortos este ano o que coloca o estado em segundo lugar no ranking brasileiro, ao lado do Pará, que também computou 16 PMs assassinados. O estado brasileiro campeão é São Paulo, que acumula quase a metade das ocorrências, com 98 policiais mortos, sendo 88 PMs. O Estado concentra 31% do efetivo de policiais civis e militares do país, mas responde por 43% das mortes desses profissionais em 2012. No total, ao menos 229 policiais civis e militares foram mortos no mesmo período no Brasil, a maioria deles, 183 (79%), estava de folga. Muitos dos policiais morrem em atividades paralelas à da corporação, no chamado “bico”. Em vários Estados, os policiais reclamam de falta de assistência. “Já houve o caso de um policial ameaçado que foi viver na própria associação até achar uma nova casa”, afirma Flavio de Oliveira, presidente da Associação de Cabos e Soldados da Polícia Militar do Espírito Santo.

PRF em Jequié vai receber novos armamentos

Instrutores de tiros da PRF
Policiais rodoviários federais da Delegacia 10/03 em Jequié participaram de um curso de treinamento para manusear a submetralhadora da Taurus, calibre ponto 40. O instrutor de tiros da PRF, Marcus Vinicius, passou as instruções e maneiras corretas de manusear a arma de longo alcance. O Inspetor Chefe da Delegacia, Amando Borges, disse que até o mês de dezembro essas armas vão está disponibilizadas para o efetivo dos postos de Jequié e Milagres.
O curso aconteceu no auditório da DIRES, na terça e quarta feira. No período da tarde os policiais participaram de treinamento prático no stand de tiros da Empresa Calibre. Delegados, policiais civis e até o promotor de Justiça, Luciano Borges, participaram do treinamento.

Prefeitura de Jequié antecipa pagamento de salários dos servidores. Primeiro lote começa a ser pago hoje quarta-feira, 31‏


A prefeitura de Jequié vai começar a fazer o pagamento dos salários de outubro dos servidores públicos dentro do próprio mês. Nesta quarta-feira (31/10/12), estará em conta o pagamento do Lote 1. A antecipação do primeiro lote foi anunciada pelo prefeito Luiz Amaral, em seu gabinete, nesta terça (30), depois de manter contatos com o secretário da Fazenda, Givaldo Barros, e com os secretários de Administração, José Roberto Borges, e de Governo, Luciano Sepúlveda.
 Apesar das dificuldades enfrentadas pela prefeitura, diante da frequente queda dos repasses dos recursos do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), a administração tem feito um grande esforço para garantir os salários dos servidores, que vêm sendo pagos de acordo com a tabela de pagamento e, eventualmente, antecipados como ocorre neste mês de outubro.  
 Neste esforço da administração municipal destaque para a redução de gastos, conforme estabelece o Programa de Ajustamento Econômico-Financeiro e Administrativo, publicado no do ano passado, com medidas de contenção de despesas com combustíveis, água, energia elétrica, telefonia, transporte, dentre outros.

Abutres prenderam casal de traficantes no km 3


Mais um casal de traficantes vai parar na cadeia, graças a mais uma ação bem sucedida dos militares do 19°BPM. Terça feira (30), 22 horas, os militares a bordo das motocicletas do Comando ABUTRES (Ações de Busca Tático Repressivo) baixaram no bairro Km 4 para prender um casal que estava em atitude suspeita, ao verem os militares tentaram correr. Carlos Santos Silva, 33 anos, vulgo “Catadinho”, morador da Rua Pedro Teles, no mesmo bairro foi detido quanto tentava entrar em sua residência. Quando foi feita a abordagem os militares teriam encontrado com ele um revolver calibre 38, R$ 154,75, e 385 gramas de maconha.
Também foi detida a companheira de Catadinho, Rita Lee Silva Santos, 20 anos de idade, a qual estaria portando 28 pedras de crack. Os ABUTRES botaram as garras em um terceiro elemento, Jô Silva Santos, morador da Rua Pedro Novaes, bairro km 4, esse é acusado de ter incitado a população contra os militares e teria dificultado o trabalho dos PMs, xingou palavras de baixo calão e por isso também foi conduzido a Delegacia. O delegado plantonista lavrou o flagrante dos três.

Comandante da Guarda Municipal acompanha prisões em Ilhéus

EUNÁPOLIS - O comandante da Guarda Municipal de Eunápolis, inspetor Jarbas Rocha, está em Ilhéus acompanhando o caso dos cinco integrantes da corporação, presos na madrugada desta quarta-feira (31), na cidade de Santa Luzia, sul do estado, com arma e droga.
Jarbas conversou com a reportagem do RADAR64, na manhã desta quarta, por telefone. O comandante afirmou que será aberto processo administrativo para apurar o motivo deles terem saído de Eunápolis no carro oficial da Guarda. 
O comandante falou ainda que já conversou com os guardas e eles disseram que teriam ido ao município de Santa Luzia levar um dos colegas para visitar um parente que teria morrido ou estaria doente. Ainda de acordo com Jarbas - citando declarações dos acusados, em Santa Luzia surgiu a oportunidade deles comprarem uma arma de fogo ilegalmente. 'A pessoa estaria vendendo a arma por um preço baixo. Eles juntaram R$ 2 mil e pagaram ao homem, que foi buscar o revólver 38, mas não retornou com a arma', frisou.
Ainda de acordo com Jarbas, os guardas foram até a casa do vendedor da suposta arma, que seria um traficante e invadiram o local, onde apreenderam drogas e a colocaram dentro da viatura. A polícia local recebeu denúncia e acabou descobrindo a droga e a arma no veículo.
Os suspeitos - Josivaldo Delfino Ribeiro, 20, Pedro Soares Santos, 19 anos, Hélcio Silva dos Santos, 26, Luiz Claudio de Souza Melo, 34 e Anderson Santiago Matos, 24, estão detidos na sede da 62ª CIPM de Camacan, de onde serão encaminhados para a coordenadoria de polícia de Ilhéus.

 

Delegado andré argão fala sobre a prisão de traficantes em Jequié

Coordenar regional de polícia civil, Delegado André Aragão
O Delegado Regional da 9° COORPIN, André Aragão, concedeu entrevista exclusiva ao BJM para falar das ações realizadas pelos civis no combate ao crime organizado, principalmente em Jequié. O foco das ações tem sido combater as grandes lideranças do tráfico de drogas, os famosos tubarões, por que os aviões são apenas a ponta do iceberg. Em uma semana foram presos 4 grandes traficantes e 32 kg de drogas que seriam distribuídos para os aviõezinhos em Jequié e região. O que preocupa o delegado é que Jequié tem se tornado um paraíso para os traficantes, por que cada vez mais os jovens estão se viciando e no Centro da cidade tem crescido o número de pessoas da classe média alta que também aumentou o consumo de drogas.
Segunda feira (29) uma equipe da Polícia Civil prendeu uma mulher com 12 kg de drogas. Segundo o Delegado André Aragão, a ação foi antecipada com sucesso. A mulher seguia de São Paulo para Jequié com a drogas, parou em Vitoria da Conquista e os policiais de Jequié deram a batida antes que ela chegasse à cidade.

Prefeito de Jitaúna é afastado do cargo


                                                               Forum de Jitaúna foto tocooliver
                                        Prefeitura de Jitaúna foto tocooliver

Por determinação da Justiça, o prefeito de Jitaúna, Edísio Cerqueira Alves, foi afastado do cargo, nesta terça-feira (30/10/12). A vereadora Marileide Santana da Costa também foi afastada, assim como três secretários municipais e funcionários do setor de licitações da prefeitura. Alguns deles prestaram esclarecimentos na Delegacia de Polícia. A operação começou no fim da manhã de teve grande repercussão. 
  
(Fonte: Souza Andrade).

Polícia prende jovem que matou homem a pauladas em Itagibá

A confusão começou após a vítima ter pedido um cigarro de maconha, disse o autor do crime.(Foto:Giro em Ipiaú)
Foi preso por volta das 18h de terça-feira(30), Leandro Marcelino Bispo, de 20 anos. A prisão aconteceu na residência do suspeito, e foi efetuada pelos agentes da polícia Civil; Bidú, Grilo, Dene e Antônio José, sob o comando do delegado Almir Fernandes. O jovem é acusado de matar Evaldo Almeida Sampaio, 46, no início da noite do sábado (27). Segundo o delegado, o rapaz confessou o homicídio.
De acordo com o depoimento de Leandro, ele cometeu o crime em legítima defesa. A motivação do crime seria um desentendimento com “Medonho”, após ele passar na rua e pedir um cigarro de maconha ao grupo de jovens que estava na rua Porto Seguro, centro da cidade.
 Leandro ainda conta que, após uma longa discussão, Evaldo saiu do local dizendo que voltaria para resolver a questão. Momentos após, “Medonho” teria retornado com uma foice. O jovem se armou com um porrete e durante a luta, “Medonho” foi atingido por um golpe do porrete na cabeça, ao cair no chão, foi atingido por outras pauladas na região do pescoço. A vítima ainda foi socorrida e encaminhada para o Hospital Geral de Ipiaú, mas já chegou à unidade hospitalar sem vida.
Os outros três jovens envolvidos no crime foram ouvidos e liberados. 
(Giro em Ipiaú)

terça-feira, 30 de outubro de 2012

CRONICA DO ADVOGADO THIAGO FONTOURA



 
Pegando carona com o meu chará Thiago Oliveira .. porque não fazer uma Crônica sobre o atual momento político da nossa Jitaúna?!

Tema da vez: “A caixa de pandora”.

A Caixa de Pandora é um artefato da mitologia grega, tirada do mito da criação de Pandora, que foi a primeira mulher criada por Zeus. A "caixa" era na verdade um grande jarro dado a Pandora, que continha todos os males do mundo.

A história conta que após Pandora receber o jarro, ela recebeu uma ordem de Zeus dizendo para jamais abri-la. Dia pós dia, Pandora ficava cada vez mais curiosa, e um certo dia, decidiu que iria abri-la para ver o que havia dentro. Quando a abriu todos os males foram libertados, exceto um, que ali dentro permaneceu: a esperança.

E há quem questionará .. que relação teria a historia acima contada com a atual gestão e o que ainda esta por vim?

Pois bem, a população de Jitaúna ansiosamente começa a assistir a abertura da “caixa de pandora”, confeccionada pelo homem do peixe e seus seguidores, a qual contem a realidade dos últimos 8 anos do governo, que contraditoriamente trazia um slogan que pregava o trabalho em beneficio do povo.

Não estou aqui para atirar pedras ou tripudiar sobre a desgraça alheia, pois como filho desta terra me entristeço por saber que as referências que serão dadas a Jitaúna até o inicio da nova gestão serão ligadas a fraudes na aplicação dos recursos públicos e a corrupção, mas certamente surpresa pelo que está acontecendo seria a ultima coisa a me atingir.

Por meio da atuação do Ministério Público Estadual começa a ser certificado o que a muito todos nós já sabíamos, que o atual governo é marcado por irregularidades e atividades de natureza “duvidosa”, para não dizer ilícita.

E como toda grande novela, deixa-se para os últimos capítulos as descobertas mais importantes. Mas o final que começa a se apresentar era meio que previsível. Afinal são quase 8 anos de governo, com todas as contas rejeitadas pelo TCM – BA, apesar dos vereadores, por motivos injustificáveis, aprovarem as mesmas contas, quando essas chegam para julgamento na Câmara. Uma novela marcada por alguns outros episódios inesquecíveis: como um concurso anulado, não sendo reembolsado aos participantes o valor da taxa de inscrição (mais de 200 mil), 2 milhões gastos com aluguel de carro em apenas um ano - 2010 (tendo gasto muito menos com saúde no mesmo ano), inúmeros casos de processamento irregular de despesas, saída de 200 mil do FUNDEB em 2009 e de mais 291 mil em 2008, sem documentos que comprovassem as despesas dos valores correspondentes, fuga de processos licitatórios, dentre tantas outras irregularidades.

Infelizmente vemos pessoas envolvidas que não deveriam estar do lado de lá, mas quando se descobrem erros e nos silenciamos, passamos tacitamente a concorda com tudo o que sabemos, e conseqüentemente avocamos para si um pouco da responsabilidade, até mesmo por aceitar fazer parte de uma gestão que não priorizava a transparência e a ética como norteadores da administração pública.

E após o inicio das descobertas, ou melhor da publicidade dos erros, torna-se fácil e até confortável a atitude de apontar e condenar, no entanto, o que a maioria se esquece e que "todos" tem uma parcela de culpa nessa história, afinal se o atual prefeito e sua equipe há 8 anos esta no poder é porque teve o aval do povo, por meio do voto, para administrar Jitaúna.

Diversas irregularidades ainda estão por vim à tona, e a justiça se encarregará de no devido tempo responsabilizar todos aqueles que se valeram do poder para ilicitamente aumentar seu patrimônio, mas assim como na mitologia, apenas algo permanecerá na caixa, a esperança. Esse sentimento que foi a vontade de 5.055 eleitores que se dirigiram as urnas no dia 07 de outubro e optaram pela mudança e pelo novo, para que a partir do dia 1º de janeiro, Jitaúna possa experimentar e presenciar uma administração diferenciada que adotará a ética e a moral como marcas de um novo governo.

FONTE: FACEBOOK

Estados querem tomar o oeste da Bahia




Em uma ação no Supremo Tribunal Federal (STF), Piauí, Goiás, Tocantins e Minas Gerais lutam para dividir uma das maiores áreas agrícolas do oeste da Bahia, de acordo com informações publicadas na coluna de Felipe Patury. O colunista detalhou que "os estados usam documentos antigos e novíssimas marcações de acidentes geográficos feitas por satélite para requerer o cerrado baiano". A assessoria de imprensa do governo do estado revelou  que o caso é apenas especulação, e que o governador vai aguardar a decisão da Justiça para se posicionar sobre o fato. Se os quatros estados ganharem a causa, a Bahia perderá uma das zonas econômicas mais prósperas do estado: plantações de soja e algodão.

Câmara de Juazeiro aprova aumento de salário para políticos; prefeito ganhará mais do que ACM Neto


A Câmara Municipal de Juazeiro aprovou o aumento de salário para os vereadores e o prefeito da cidade a partir da próxima legislatura. Segundo o Blog do Geraldo José, a matéria foi apreciada uma semana antes do primeiro turno das eleições, em uma sessão especial, sem a presença da imprensa ou de populares. Gestor reeleito, Isaac Carvalho (PCdoB) receberá R$ 20.420, ou seja, R$ 2,4 mil a mais do que ganhará o prefeito eleito de Salvador, ACM Neto (DEM). A título de comparação, o município do norte baiano tem 199 mil habitantes, enquanto a população da capital baiana é de 2,6 milhões de pessoas. Carvalho poderia ter um salário ainda maior a partir de 2013, já que o projeto original da Mesa Diretora do Legislativo local propunha um salário de R$ 25 mil. Com atuais vencimentos de R$ 6 mil, os vereadores passarão a receber aproximadamente R$ 10 mil. Já os secretários municipais ganharão R$ 9,6 mil.

Idosa de 74 anos é presa com pedras de crack na vagina

A idosa (esq) disse que dormia quando a neta escondeu droga.
Uma idosa de 74 anos foi presa em flagrante na segunda-feira (29) com 55 pedras de crack escondidas na vagina. Berenice Alves Fernandes e a neta, Glaucia Fernandes Bispo, 33 anos, foram autuadas por tráfico de drogas e associação ao tráfico. As duas foram presas na localidade do Cajueiro, na Boca do Rio, onde moravam. A polícia foi chamada por moradores incomodados com o barulho de uma festa em frente à casa da idosa. Os policiais chegaram e notaram o uso de drogas no local. Ao perceber a presença dos investigadores, Glaucia ficou nervosa e tentou se esconder. Os policiais notaram e a seguiram até dentro de casa, onde encontraram também a avó.
Nervosas, as duas se recusaram a responder as perguntas dos policiais. Uma policial então revistou as duas e encontrou com a idosa 55 pedras de crack e com Glaucia R$ 132 provenientes da venda de drogas na festa. Berenice negou que a droga fosse sua e alegou que a neta, para evitar o flagrante, correu para casa e colocou o pacote com crack em sua calcinha – ela estaria dormindo e não notou. A droga foi encontrada em um saco plástico na vagina da idosa.
Segundo a Polícia Civil, as duas já eram monitoradas por suspeita de que fizessem parte de uma das quadrilhas que participou da chacina da Boca do Rio, em outubro do ano passado. Glaucia também é investigada como uma das responsáveis pelo tráfico de drogas na localidade do Cajuzinho, também na Boca do Rio.
(Correio)

JITAÚNA: L.D.J PODE AJUDA PARA JOGO DE VOLTA CONTRA BELMONTE.



 
L.D.J Liga Desportiva de Jitaúna pode ajuda. Com salário atrasado seleção de Jitaúna pede para contribuição para comerciantes e populares, depois de vencer a selecionado de Belmonte por 3x1 no estádio ACM, a seleção enfrenta Belmonte no estádio Orlandão 70 em Belmonte. Vamos ajudar a nossa seleção porque os atletas estão mostrando amor e raça dentro e fora de campo.

Consultor de Ipiaú participará de Grupos de Trabalhos na Secretaria do Tesouro Nacional

Moiséis tem vasta experiência técnica administrativa e contábil junto aos Órgãos Públicos e Fundos Sociais e de Controle.
Com vasta experiência técnica administrativa e contábil, o Consultor Moiséis Rocha Brito integrará os grupos de trabalho criados pela  Secretaria do Tesouro Nacional (STN), com o objetivo de promover  o aprimoramento e a eficácia das normas contábeis junto aos órgãos públicos em função da unificação mundial das normas de contabilidade no setor público. Essa integração acontece em função da parceria firmada entre a Confederação Nacional dos Municípios – CNM, União dos Municípios da Bahia – UPB e Consórcio dos Municípios.
O Grupo Técnico de Padronização de Procedimentos Contábeis (GTCO), o Grupo Técnico de Padronização de Relatórios (GTREL) e o  Grupo Técnico de Sistematização de Informações Contábeis e Fiscais (GTSIS), tem caráter técnico e consultivo, manifestando-se através de recomendações consignadas em atas, e deve nortear-se pelo diálogo permanente, tendente a reduzir divergências e duplicidades, em benefício da transparência da gestão contábil, da racionalização de custos nos entes da Federação e do controle social.
A internacionalização das normas de contabilidade coloca o Governo Federal através da Secretaria do Tesouro Nacional, como órgão deliberativo central, normatizador e coordenador desse processo juntos aos Entes da Federação Brasileira.
 Moisés Brito diz que a unificação das normas internacionais de contabilidade é o caminho a ser seguido como parte da globalização dos mercados. “Esse é um dos principais aspectos prioritário para que a migração das diversas normas da contabilidade nacional para um único padrão internacional não aconteça de forma traumática”, explica o Consultor. Ele acrescenta que esse processo vem sendo desenhado desde 2008, passando por várias etapas significativas na contabilidade pública dos Estados e  chegando com veemência a partir de 2013 a todos os municípios brasileiros. Continue lendo.

ZÉ PIQUENO MATADOR DE POLICA FOI CORTADO NO AÇO.


 
                                          Policial que foi morto

PETO 68 E PETO 70, de Ilhéus, se dedicaram na caça ao matador e conseguiram localiza-lo. O objetivo dos policiais era prende-lo, mas houve troca de tiros e Zé Pequeno foi abatido”.
Por: Ednei Bomfim
assassino


O assaltante e traficante José Lira Falcão Santos, conhecido pelo vulgo de Zè Pequeno, era o segundo elemento envolvido na morte do policial militar Lima, que foi assassinado na Avenida Princesa Isabel, na porta do Supermercado Meira. Zé Pequeno, foi localizado por policiais militares do PETo 68 e PETO 70, no bairro teotônio Vilela. Ao avistar os policiais, Zé Pequeno, que estava armado com uma pistola calibre 380, abriu fogo, tentando matar mais um policial. Na troca de tiros, ele foi baleado várias vezes, porém, ainda assim, foi socorrido para o Hospital Regional Luiz Viana Filho, onde já chegou sem vida.

Polícia Civil de Jequié prende casal com 19 kg de maconha

Droga apreendida pelo casal
Policiais civis da 9°CORPIN realizaram uma mega operação de combate ao tráfico de drogas em Jequié, no último sábado (27).  O Serviço de Investigações da Coordenadoria Regional de Polícia com sede em Jequié apreenderam 19 kg de maconha na residência do casal EMILLY NUNES DA SILVA, 19 anos e TASSIANO DE JESUS MARTINS, 30 anos, moradores da Rua Tote Lomanto, 53, Bairro Joaquim Romão, Jequié/BA. A droga seria distribuída para ser revendida em Jequié e região. Foram encontrados vários tabletes da droga prensada. O Delegado Regional, André Aragão, foi quem comandou a diligência.

Ubatã: Mulher apanha, presta queixa, marido é preso e depois ela paga fiança para soltá-lo



No último sábado (27), por volta das 18h, a Guarnição Rondesp Canoa Forte da Polícia Militar, composta pelos policiais Gilmar e Eça, prendeu o ubatense Josué Alves de Jesus (48). A prisão ocorreu no Bairro Londrina. Josué é acusado de agressão contra a sua companheira, Tatiane Dias dos Santos, de 35 anos.
Segundo informações da Polícia Militar, foi a própria Tatiane que acionou a guarnição para prender o seu companheiro. Josué foi preso em flagrante e não reagiu à prisão. “Foi muita confusão aqui no bairro. Uma gritaria, um corre corre. Só acabou quando a PM chegou e prendeu Josué”, assegurou uma testemunha.
O curioso é que Tatiane Dias, após denunciar o marido à Polícia Militar no último sábado, acabou pagando a fiança de Josué Alves nesta segunda-feira e seu esposo acabou sendo liberado. Josué havia sido enquadrado na Lei Maria da Penha.

PM revela que estudantes de dois colégios marcaram briga pela internet

A Central de Operações-CENOP, do 19º Batalhão de Polícia Militar deslocou às 13h30 de segunda-feira (29) até o bairro da Cidade Nova, onde foi informada de uma briga entre alunos do IFBA e do Colégio Estadual Faraildes Santos, do Curral Novo. Um cidadão de iniciais I.S.B., de 57 anos, ouvido como testemunha, morador do mesmo bairro confirmou ter conhecimento do confronto entre estudantes que teria sido “combinado” através do facebook. Os PMs tomaram conhecimento de que os alunos do Colégio Faraildes Santos, C.H.S.D, 15 anos e  N.P.R., 13 anos, ambos moradores da Cidade Nova, teriam sido agredidos por dois alunos do IFBA, iniciais R. da S.S., 16 anos, residente no bairro do Joaquim Romão e R.S. de L., residente no bairro São Judas Tadeu, os quais com a chegada da viatura policial teriam se dirigido para o interior do colégio. O fato foi registrado na Delegacia de Polícia onde os envolvidos, em companhia dos responsáveis deverão ser ouvidos.

Acidente na avenida Franz Gedeon


O motociclista Patrique Silva Freire ficou gravemente ferido depois que a moto pilotada por ele colidiu com um carro na Avenida Franz Gedeon, bairro Jequiezinho. O acidente foi por volta das 7 horas da manhã de hoje. Segundo informações, uma senhora estava dirigindo um carro modelo Corsa, ela tinha acabado de deixar a filha na escola, passou pela Rua José Limonge e se preparava para entrar na Avenida Franz Gedeon. “Eu olhei para os dois lados, não vinha nenhum veículo, ai quando comecei a entrar na Rua o motociclista apareceu rapidamente,” disse a motorista a reportagem do BJM. Patrique estava trafegando em direção ao Centro da cidade, no momento da  batida ele foi projetado a vários metros de distância. O SAMU prestou os primeiros socorros e levou a vítima para o Hospital Prado Valadares. Patrique ainda está com CNH provisória.

Novo Código Penal deverá ser votado nesta terça na Câmara

Distinção entre usuário e traficantes de drogas é a polêmica.
A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) da Câmara Federal deverá votar nesta terça-feira (30) o relatório da Subcomissão Especial de Crimes e Penas com um anteprojeto de lei que modifica o Código Penal. O texto aumenta a punição para os crimes cometidos contra a vida, a administração pública e o meio ambiente. Por outro lado, reduz a punição para ações patrimoniais delitosas cometidas sem violência física, como furto simples, por exemplo. Um dos pontos mais polêmicos do relatório é a distinção objetiva entre usuários e traficantes de drogas no próprio Código Penal.
 O relatório elaborado pelo deputado Alessandro Molon (PT-RJ) considera usuário quem portar uma quantidade de entorpecentes suficiente para até cinco dias de consumo – cálculo, segundo o parlamentar, respaldado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Atualmente, não há critério objetivo em lei para essa diferenciação. Apesar da polêmica, o anteprojeto foi aprovado pela subcomissão, no último dia 4, por unanimidade. Se for aprovado na CCJ, o texto passará a tramitar na Câmara como projeto de lei.
(Bahia Notícias)

segunda-feira, 29 de outubro de 2012

Lajedo do Tabocal: Vídeo de super carro é destaque na Rede


Criatividade dá origem a MÁQUINA TUNADA na Fazenda Nova - POV. Lajedo do Tabocal Online

A Nova sensação de Lajedo do Tabocal , a "Super Máquina Tunada da Fazenda Nova", é  um Carro construído com um design arrojado pelo talentoso Juarez, no Povoado da Fazenda Nova - Lajedo do Tabocal-Bahia. Adaptado com um motor de moto, o carro tem a capacidade de suportar até 300 kilos e pode atingir a velocidade de  60Km.
Juarez, diz que no começo se tratava de uma brincadeira, mas o carro tem lhe servido como um ótimo meio de transporte e  lhe ajudara com as tarefas diárias na localidade.
                                                          
 Obrigado Elminho Júnior pela materia enviada para o Blog Tocooliver.

Justificativa eleitoral deve ser apresentada até 27 de dezembro

Justificativa eleitoral deve ser apresentada até 27 de dezembro
O eleitor que não votou no segundo turno das eleições e não justificou a ausência tem até o dia 27 de dezembro para regularizar sua situação. Já quem faltou ao primeiro turno do pleito deve regularizar a situação até o dia 6 do mesmo mês. De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a justificativa deve ser apresentada em qualquer cartório eleitoral do país. Para tanto, o eleitor deve preencher o Requerimento de Justificativa Eleitoral, disponível gratuitamente nos cartórios eleitorais, nos postos de atendimento ao eleitor e no site do TSE. O eleitor que não apresentar justificativa fica impedido de tirar passaporte, participar de concurso público, obter empréstimos em bancos públicos, renovar matrícula em escola pública, entre outras sanções. Quem deixar de votar e não apresentar justificativa por três eleições, considerando cada turno uma eleição, tem o título cancelado. Residentes no exterior que não se cadastraram para votar no país onde se encontram e os que estiverem fora do Brasil no dia do pleito municipal devem justificar a ausência do voto no prazo de 30 dias após o retorno ao Brasil.

BANDIDOS TOMAM CARRO DE ASSALTO E ATROPELAM TRABALHADOR QUE PERDE A PERNA

Em Santa Luzia  na tarde de hoje,  um ladrão roubou um carro da Drª Maria Antônia,  e  saiu em alta velocidade, quase o atropelando todos!Na BA 001, ele  colidiu  o0 veículo com uma moto  CG Titan, vermelha 150,  que era pilotada por um homem identificado como Domingos. A vítima  vinha da sua fazenda, quando houve a colisão. O Carro bateu frontalmente com a moto e depois capotou. O bandido saiu em disparada e a polícia ainda não tem pistas. Domingos, que é vendedor de leite, ficou preso entre as ferragens. Logo em seguida, ele foi encaminhado para o Hospital Regional de Base em Itabuna.

Pai chora e faz oração ao lado do corpo de jovem assassinado

Na noite desta segunda-feira (29), o jovem identificado como Patrick Guimarães Santos, 16 anos, foi assassinado no bairro Jardim Grapiúna, mais conhecido como favela do Bode. O pai da vítima chorou e orou ao lado do corpo do filho, e por muitas vezes teve de ser consolado por policiais. O jovem foi atingido por um tiro no pescoço.
Existe a possibilidade de Patrick tenha sido morto pelo mesmo grupo que matou, na noite de ontem, Francisco Santos Leite, mais conhecido como "Arroz", no Centro Comercial. Patrick trabalhava na empresa Divisul e no momento do crime, estava descarregando um material no galpão da empresa. 
Pouco tempo após o homicídio, ocorreu um tiroteio próximo a rodoviária.