terça-feira, 30 de outubro de 2012

CRONICA DO ADVOGADO THIAGO FONTOURA



 
Pegando carona com o meu chará Thiago Oliveira .. porque não fazer uma Crônica sobre o atual momento político da nossa Jitaúna?!

Tema da vez: “A caixa de pandora”.

A Caixa de Pandora é um artefato da mitologia grega, tirada do mito da criação de Pandora, que foi a primeira mulher criada por Zeus. A "caixa" era na verdade um grande jarro dado a Pandora, que continha todos os males do mundo.

A história conta que após Pandora receber o jarro, ela recebeu uma ordem de Zeus dizendo para jamais abri-la. Dia pós dia, Pandora ficava cada vez mais curiosa, e um certo dia, decidiu que iria abri-la para ver o que havia dentro. Quando a abriu todos os males foram libertados, exceto um, que ali dentro permaneceu: a esperança.

E há quem questionará .. que relação teria a historia acima contada com a atual gestão e o que ainda esta por vim?

Pois bem, a população de Jitaúna ansiosamente começa a assistir a abertura da “caixa de pandora”, confeccionada pelo homem do peixe e seus seguidores, a qual contem a realidade dos últimos 8 anos do governo, que contraditoriamente trazia um slogan que pregava o trabalho em beneficio do povo.

Não estou aqui para atirar pedras ou tripudiar sobre a desgraça alheia, pois como filho desta terra me entristeço por saber que as referências que serão dadas a Jitaúna até o inicio da nova gestão serão ligadas a fraudes na aplicação dos recursos públicos e a corrupção, mas certamente surpresa pelo que está acontecendo seria a ultima coisa a me atingir.

Por meio da atuação do Ministério Público Estadual começa a ser certificado o que a muito todos nós já sabíamos, que o atual governo é marcado por irregularidades e atividades de natureza “duvidosa”, para não dizer ilícita.

E como toda grande novela, deixa-se para os últimos capítulos as descobertas mais importantes. Mas o final que começa a se apresentar era meio que previsível. Afinal são quase 8 anos de governo, com todas as contas rejeitadas pelo TCM – BA, apesar dos vereadores, por motivos injustificáveis, aprovarem as mesmas contas, quando essas chegam para julgamento na Câmara. Uma novela marcada por alguns outros episódios inesquecíveis: como um concurso anulado, não sendo reembolsado aos participantes o valor da taxa de inscrição (mais de 200 mil), 2 milhões gastos com aluguel de carro em apenas um ano - 2010 (tendo gasto muito menos com saúde no mesmo ano), inúmeros casos de processamento irregular de despesas, saída de 200 mil do FUNDEB em 2009 e de mais 291 mil em 2008, sem documentos que comprovassem as despesas dos valores correspondentes, fuga de processos licitatórios, dentre tantas outras irregularidades.

Infelizmente vemos pessoas envolvidas que não deveriam estar do lado de lá, mas quando se descobrem erros e nos silenciamos, passamos tacitamente a concorda com tudo o que sabemos, e conseqüentemente avocamos para si um pouco da responsabilidade, até mesmo por aceitar fazer parte de uma gestão que não priorizava a transparência e a ética como norteadores da administração pública.

E após o inicio das descobertas, ou melhor da publicidade dos erros, torna-se fácil e até confortável a atitude de apontar e condenar, no entanto, o que a maioria se esquece e que "todos" tem uma parcela de culpa nessa história, afinal se o atual prefeito e sua equipe há 8 anos esta no poder é porque teve o aval do povo, por meio do voto, para administrar Jitaúna.

Diversas irregularidades ainda estão por vim à tona, e a justiça se encarregará de no devido tempo responsabilizar todos aqueles que se valeram do poder para ilicitamente aumentar seu patrimônio, mas assim como na mitologia, apenas algo permanecerá na caixa, a esperança. Esse sentimento que foi a vontade de 5.055 eleitores que se dirigiram as urnas no dia 07 de outubro e optaram pela mudança e pelo novo, para que a partir do dia 1º de janeiro, Jitaúna possa experimentar e presenciar uma administração diferenciada que adotará a ética e a moral como marcas de um novo governo.

FONTE: FACEBOOK

Nenhum comentário:

Postar um comentário