quarta-feira, 30 de setembro de 2015

Jitaúna: Guarda Municipal e Polícia Militar prende suspeitos de roubar mini mercado




Por volta das 00:20min de segunda-feira (28), a Policia Militar e a Guarda Municipal de Jitaúna efetuaram a prisão de Gilson Batista de Brito, 38 anos, Aline de Jesus Nunes, (18), e três menores de iniciais I.R.B, (12), G.B.S, 16 e G.J.N, (16), todos são acusado de arrombar o mercadinho do Calado na Rua Adelino Henrique. segundo relato de um dos menores, o seu pai (Gilson), ameaçava frequentemente se ele não efetuasse os furtos, ainda segundo o menor, a corda e a mochila foi o seu pai que havia dado para a pratica ilícita. Dois dos menores G.J.N e G.B.S, já foram detidos por porte de entorpecentes. Com os elementos foram encontrados três mochilas, uma corda, uma caixa amplificada e dois celulares. O Mercadinho já tinha sido furtado duas vezes mas, a terceira foi frustrada com a chegada da PM e da GCM. Os elementos confessaram que os mesmos invadiram o estabelecimento comercial pelo telhado e que eles haviam furtado outras vezas o mesmo estabelecimento. Todos os acusados foram apresentados na delegacia da cidade ficando a disposição das autoridades, os menores foram ouvidos e liberados, Gilson ainda continua detido.
tocooliver

ASSALTANTES DE BANCO MORREM EM CONFRONTO COM A POLÍCIA


Uma ação conjunta realizada pelas polícias Militar (PM) e Rodoviária Federal (PRF), na região de Feira de Santana, interceptou um grupo suspeito de roubo a banco e prendeu quatro integrantes na manhã de terça-feira (29), após perseguição e acidentes que levaram dois homens à morte. A operação foi coordenada pela Companhia Independente de Policiamento Especializado (CIPE-PM) Litoral Norte com o apoio da PRF e teve inicio na noite de segunda-feira (28) na cidade de Esplanada, no Litoral Norte e Agreste Baiano.

De acordo com informações do site Acorda Cidade, os 7 suspeitos furaram o bloqueio da PRF na BR-101, no distrito de Humildes, em dois veículos, trocaram tiros com a polícia e foram caçados por agentes das duas corporações até que o primeiro, um Fiat Siena, capotou nas proximidades da Fazenda Canaã e o outro, um Nissan Versa, se acidentou na chegada à São Gonçalo dos Campos, na mesma região. Parte da turma conseguiu fugir mas foi capturada em um matagal. Apenas um deles não foi encontrado pelos policiais. 

Segundo relatou o Sargento Lins, da CIPE, ”um dos veículos foi utilizado para tentar assaltar uma agência da Caixa Econômica, em Muritiba, semana passada. Eles estavam retornando essa semana, para fazer uma explosão no Recôncavo, a gente ainda não sabe o local. Na abordagem, mandamos que o pessoal parasse e para nossa surpresa não parou e investiu contra as guarnições. Houve troca de tiros intensa. Nós acompanhamos esses veículos e eles acabaram capotando. Nós fizemos uma varredura no local e acabamos apreendendo as armas. Eles adentraram o mato e no decorrer da madrugada encontramos os que foram alvejados”.

FONTE: ACORDA CIDADE

43 pessoas são assassinadas por dia nas capitais brasileiras; Salvador é 2º mais violenta

 (Foto: Mauro Akin Nassor/Arquivo Correio)
Quarenta e três pessoas morrem por dia vítimas de violência nas capitais brasileiras, segundo o 9º Anuário Brasileiro de Segurança Pública. O levantamento elaborado pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública e divulgado nesta quarta-feira (30) mostra que, em 2014, crimes como homicídio doloso, latrocínio e lesão corporal seguida de morte vitimaram 15.932 pessoas nas 27 capitais. O número é ligeiramente maior (0,8%) do que os 15.804 registrados em 2013. Fortaleza teve a maior quantidade de assassinatos em 2014, foram 1.989 casos.A cidade também registra a maior taxa de mortes intencionais por 100 mil habitantes – 73,3. Salvador é a segunda capital em números absolutos, foram 1.397 mortes, o que significa uma taxa de 48,1 assassinatos por 100 mil habitantes. Em 2013, a cidade teve 1.485 crimes e taxa de 51,5 por 100 mil habitantes. Apesar de São Paulo ter o terceiro maior valor absoluto de mortes – 1.360 – a capital paulista tem a menor taxa de crimes – 11,4 por 100 mil habitantes. *Correio24h

Polícia Militar recupera carro roubado no centro de Ipiaú

Veículo foi roubado no dia -2 de setembro (Foto:Ocorrência Policial)
O Serviço de Missões Especiais (SME) da 55ª CIPM (Companhia Independente da Polícia Militar) recuperou no início da noite desta quarta-feira (30) um carro tomado de assalto no dia 02 de setembro, na praça Virgílio Damásio, centro de Ipiaú (ver matéria). De acordo com a PM, o veículo foi visto pela equipe do SME no Alto da Carolina. O carro modelo Fiesta, placa OZG 1188, estava estacionado na Rua da Força, no referido bairro. Um policial realizou uma busca em um aplicativo sobre a atual situação do automóvel, que acabou constatando como roubado. Um suspeito de estar com as chaves do veículo foi conduzido até a delegacia para averiguação. No dia em que foi roubado, a proprietária do carro contou à reportagem do Giro que ela estava chegando do trabalho quando foi abordada pelos criminosos. Os bandidos a retiraram do automóvel e fugiram pela rua ao lado do Mundo do Real, sentido a Rua Ataíde Ribeiro. Desde então, o veículo não foi mais visto na cidade. O caso será investigado pelo delegado titular de Ipiaú, Dr. Ivan Lessa. (Giro em Ipiaú)

quarta-feira, 23 de setembro de 2015

V. da Conquista: Conquista: polícia divulga fotos de suspeitos de manter jovem em cárcere privado

A Polícia Civil divulgou nesta quarta-feira (23) fotos dos suspeitos de manter uma jovem em cárcere privado por 2 anos em Vitória da Conquista, no sudoeste da Bahia. No período, a jovem de 22 anos sofreu abusos sexuais e emocionais e também foi agredida várias vezes. Antônio Bispo dos Santos, 32 anos, e Eliana Almeida de Araújo, 40, são procurados pela polícia. Em depoimento à polícia, a vítima relatou que foi apresentada ao casal por uma conhecida. "A jovem foi convidada e ao chegar na casa deles, não deixaram ela sair mais", disse a delegada Decimária Cardoso Gonçalves, titular da Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (Deam). Durante o tempo que permaneceu presa na residência com o casal e os três filhos adolescentes da mulher, a garota foi forçada a realizar serviços domésticos."Ela também era abusada sexualmente pelo homem, e era espancada e maltratada pelos dois", revelou a delegada. A vítima também passou por diversas privações durante o período, e entre os maus tratos e agressões que sofria, ela passou fome e chegou a ter que comer as próprias fezes para sobreviver. "Ela falou que eles não lhe davam comida direito, e que quando ela conseguia, tinha de comer escondido". A garota foi resgatada neste último domingo (20), após a polícia ser chamada por vizinhos, que ouviram gritos vindos da casa onde a vítima era mantida presa pela família, informou a 77ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM/Vitória da Conquista). (Correio)

Jitaúna entre os municípios que farão cadastramento biométrico de eleitores até dezembro

De acordo com a Resolução Administrativa nº 9/2015 do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia, até o final deste mês de setembro, outros 109 municípios baianos iniciarão a implementação da sistemática de coletas de dados biométricos – impressões digitais, fotografia e assinatura digitalizada – de seus eleitores, mediante atendimento ordinário do eleitorado, ou seja, à medida que estes procurarem o atendimento da Justiça Eleitoral para realizar algum serviço, serão recadastrados biometricamente.
A Justiça Eleitoral baiana já recadastrou biometricamente cerca de 600 mil eleitores. Nesta nova etapa, a medida atenderá 54 Zonas Eleitorais, passando por cidades como Jequié, Ilhéus, Itabuna, Juazeiro, Barreiras, Valença, Porto Seguro, Cruz das Almas, Serrinha e Camaçari. Já os municípios de Jaguaquara, Jitaúna e Itagibá, dentre outros, já estão em processo de revisão do eleitorado com biometria.  Jequié e Região

Justiça determina que motorista receba CRLV sem vistoria

O aposentado Antônio Celestino de Oliveira Filho ganhou uma liminar contra o Detran-Ba para não fazer a vistoria anual do seu veículo ano 2010. A decisão foi emitida pelo 1º Juizado Especial da Fazenda Pública da Cidade do Salvador nesta terça-feira, 22."Meu cliente resolveu entrar na justiça porque pagou seu IPVA e não recebeu o documento de porte obrigatório, o Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV), por não ter feito a vistoria", informou o Clezer Costa, um dos advogados do aposentado.Para os advogados Clezer Costa e Anderson Souza, as vistorias anuais obrigatórias previstas pela Portaria Detran 2045, do órgão baiano, são inconstitucionais. "Compete unicamente à União legislar sobre trânsito, conforme art. 22, da Constituição", afirma Costa. Logo o órgão estadual não poderia impor aos motoristas novos prazos para as vistorias veiculares

Jequié: corpo encontrado no bairro do Curral Novo

O Departamento de Polícia Técnica de Jequié encontrou na manhã desta quarta-feira (23), o corpo de um homem aparentando ter entre 18 e 20 anos em um matagal, nos fundos do Residencial Beira Rio, do projeto Minha Casa, Minha Vida, no bairro do Curral Novo, em Jequié. Segundo peritos, a vítima apresentava em várias partes do corpo, perfurações à bala. Não há informações sobre autoria e motivação do crime. O cadáver, sem identificação, foi encaminhado ao Instituto Médico Legal de Jequié. Foto: Del Santos

terça-feira, 22 de setembro de 2015

GETAM prende homem armado próximo a praça do Góes Calmon, em Itabuna

A Guarda Civil Municipal de Itabuna, através do Grupo Tático de Ações Motorizadas (GETAM), conduziram ao Complexo Policial na noite desta terça-feira (22), o indivíduo identificado como Diego dos Santos, flagrado em atitude suspeita nas imediações da praça do Góes Calmon, Centro de Itabuna. 
Ao ser feita a abordagem foi encontrado com Diego uma arma de airsoft (simulacro de uma pistola). De acordo com informações, Diego é acusado de diversos assaltos naquela localidade.

Salvador: Polícia prende suspeitos de matar policial militar na Avenida Paralela

A polícia prendeu, nesta terça-feira (22), dois homens acusados de terem participado da morte do policial militar Arisvaldo das Neves Santana, de 47 anos. Ele foi morto na noite desta segunda-feira (21), após reagir a um assalto. O PM tentou impedir o bandido, que atirou e matou o agente. Tawan da Silva Barbosa Tosta, de 19 anos, e Antônio de Jesus Oliveira, de 37, foram presos nesta terça. Antônio é apontado como o autor do disparo que matou o policial. Já Tawan é acusado de ter conduzido um veículo na fuga do local. Na ação, também ficou ferido o estudante Marlon Figueiredo. O atirador está custodiado no Hospital Roberto Santos, após ter sido ferido no peito pela vítima. Ele foi localizado em casa, na Rua 7 de Setembro, no bairro de Mata Escura. O veículo utilizado na fuga, um Volkswagem Gol, de cor prata, e as roupas que Antônio usava na hora do assalto foram apreendidas. (Metro1)

.Protesto contra morte de PM trava trânsito na Av. Paralela, em Salvador

Soldado foi morto ao reagir a um assalto.

O trânsito está congestionado na Avenida Paralela, em Salvador, na noite desta terça-feira (22), por conta do protestos de estudantes do Centro Universitário Jorge Amado (Unijorge) na pista com sentido centro da cidade. De acordo com a Superintendência de Trânsito e Transporte da cidade (Transalvador), os condutores enfrentam pelo menos 2 km de congestionamento. O fluxo está travado até a altura de um parque aquático que fica na região, segundo o órgão de trânsito, e depois apresenta lentidão. O grupo permanece na pista até por volta das 20h30. De acordo com a Transalvador, os manifestantes fecharam completamente a marginal da pista. Na principal, três das quatro faixas estão bloqueadas. O motivo do protesto é a morte de um PM que era aluno da instituição, durante uma tentativa de assalto, na noite de segunda (21). Arisvaldo Santana foi enterrado na tarde desta terça-feira, no Cemitério Bosque da Paz, no bairro Nova Brasília. Um estudante também foi atingido na perna. Um dos dois suspeitos do crime foi apresentado pela polícia. Tawan da Silva Barbosa Tosta, de 19 anos, foi quem conduziu o carro em que a dupla usou para fugir após a morte do PM. O suspeito de ter atirado na vítima, Antônio de Jesus Oliveira, 37 anos, está custodiado no Hospital Roberto Santos, porque foi ferido no peito pelo PM. De acordo com o delegado Odair Carneiro, titular da Delegacia de Homicídios Múltiplos (DHM), o policial estava acompanhado da mulher e de um sobrinho na hora do crime. Ele foi baleado no tórax e na axila, e morreu no local. Mesmo ferido, o policial, que era lotado no Departamento de Modernização e Tecnologia (DMT), da Polícia Militar, chegou a balear Antônio. (G1 Bahia)

Tentou entrar no presídio de Jequié com facas, chips e celulares

Neste domingo (20), foi de dia de visita no presídio de Jequié, e durante a revista dos visitantes, os Agentes Penitenciários flagrantearam Adriana Batista da Silva, 39 anos, tentando entrar na unidade prisional portando facas, chips e celulares. Os objetos estavam dentro de uma marmita com um fundo falso. Após o fato, a Coordenação de plantão encaminhou Adriana para a sede da 9º Coorpin para a adoção das medidas Legais cabíveis, liberando-a posteriormente. A mulher, que é moradora da rua Cidade do Operário, em Itagibá, faria uma visita ao seu companheiro de prenome Oséas, custodiado no módulo de vivencia semi-aberto II. Agora ela ficará mais perto do namorado. (Jequié Urgente)

domingo, 20 de setembro de 2015

Seleção de Jitaúna não sai do zero no placar





A seleção jitaunense desperdiçou, neste domingo (20), uma boa chance para o jogo de volta em Uruçuca. Jogando em Jitaúna, a equipe não saiu do 0 a 0 no placar. O resultado deixou o selecionado em situação complicada tendo que ganhar fora de casa para a forte seleção de Uruçuca na próxima rodada. Jitaúna até conseguiu melhorar no restante do primeiro tempo, aumentando a posse de bola e trocando passes no ataque. A ineficiência do setor, porém, não permitiu que a equipe chegasse com perigo ao gol adversário.
O equilibro tem sido o diferencial da edição 2015 do Intermunicipal. As Seleções têm feito, desde a primeira rodada, duelos recheados de emoção. As duras batalhas ficaram ainda mais evidenciadas neste domingo (20). A abertura da segunda fase contou com 24 duelos acirrados. Apenas três partidas terminaram com placares elásticos. Em Maragogipe, Sapeaçú não sentiu a pressão da torcida e goleou os donos da casa por 4 a 2.Também fora de casa, Santo Amaro manteve os 100% de aproveitamento e bateu Serrinha por 3 a 0. Pelo mesmo placar, Porto Seguro derrotou, em casa, Itapetinga. Nos demais 21 jogos, seis terminaram em empate e os outros 15 com triunfos por apenas um ou dois gols de diferença.

Município de Aiquara recebe nova viatura da Polícia Civil

Viatura foi entregue ao município na última quarta-feira (Foto:Blog Aiquara em DIA)
A Policia Civil de Aiquara está com uma nova viatura. O veículo S10 a diesel 0km chegou na quarta-feira (16) e já está a disposição da comunidade. A aquisição é uma parceria da Prefeitura de Aiquara com o Governo da Bahia. A viatura está sob o comando da delegada Drª Wilma Auxiliadora Caldas de Souza e sua equipe de investigadores da Policia Civil de Aiquara. Nestes quase três anos do atual prefeito Oséas Rebouças o município de Aiquara recebeu duas viaturas da Policia Civil e uma da Militar. 

Polícia Militar prende acusados de roubar carro no centro de Ipiaú

Todos os acusados são de Itabuna. O menor foi baleado durante a fuga (Foto:Giro em Ipiaú)
A Polícia Militar de Ipiaú conseguiu prender na noite deste sábado (19) quatro pessoas acusadas de participação em um assalto ocorrido por volta das 22h na Rua Borges de Barros, centro de Ipiaú. O grupo teria roubado o carro modelo Ágile, placa 3797, recuperado minutos depois nas margens da BR-330, próximo ao Cetep. O condutor abandonou o veículo e fugiu em seguida. Os outros quatro indivíduos (três homens e uma mulher) seguiram no corolla, placa OLD-7697, com destino à Ubatã. A Guarnição do Primeiro Pelotão e do Peto seguiram com a perseguição e encontraram os suspeitos no distrito de Camamuzinho, ao lado do município ubatense. Segundo a PM, os indivíduos não obedeceram a ordem de parar e atiraram. A polícia revidou e acabou acertando um menor de 17 anos, integrante da quadrilha. Ele foi ferido no rosto.
Esposa de um dos envolvidos estava com um revólver calibre 38 (Foto:Giro em Ipiaú)
Os outros dois homens e uma mulher foram presos e apresentados na delegacia local,  em seguida encaminhados para Ipiaú, de onde foram transferidos para a cadeira pública da sede da 9ª Coorpin, já que o município ipiauense não possui delegado de plantão aos finais de semana. O menor baleado foi socorrido até o Hospital Geral de Ipiaú e depois encaminhado para o Prado Valadares, em Jequié. Jeferson da Silva Gomes, Rogério Borges Pereira, a sua esposa Fernanda Keller Oliveira da Silva, e o menor são moradores de Itabuna. Eles disseram à polícia que vieram “passear” em Ipiaú.
Um revólver calibre 38 foi apreendido com o grupo (Foto:Giro em Ipiaú)
Um revólver calibre 38 foi apreendido com os suspeitos. A origem do carro usado pelo grupo é investigada. Ainda não foi confirmado se é roubado. Um integrante da quadrilha ainda está foragido, e segundo as informações colhidas pela polícia, o rapaz, trajando bermuda de cor azul e descalço, está armado e é perigoso. A polícia segue com as investigações. (Giro em Ipiaú)

Preso acusado de matar “Gordo” na Alcides Vieira

Diego de Jesus Santos foi preso nesta sexta-feira (18), pela equipe de policiais da Delegacia Territorial de Jequié, sob comando do delegado Cristiano Mangueira. Ele é acusado de matar com um revolver cal. 38, José Carlos dos Santos Cardoso Junior, vulgo “Gordo”, no ultimo dia 16 de setembro, na Rua Alcides Vieira, bairro do Jequiezinho. Durante o interrogatório Diego confessou o crime e revelou que entregou o menor JTQG a arma usada no homicídio. Segundo a Polícia, a vitima foi atraída para o local da execução pelo menor e o comparsa.

Criança é queimada e abusada sexualmente na zona rural de Ipiaú

Um menino de três anos de iniciais K.S. S foi encontrado neste sábado (19), pela polícia com marcas de queimaduras pelo corpo e sinais de violência sexual. Ele é órfão de pai e a mãe e era  cuidadoda pela cunhada. Tudo começou quando a cuidadora da criança, Maria Aparecida Bispo dos Santos, residente à Rua José Francisco de Souza, no Bairro Aparecida, em Ipiaú, entrou em trabalho de parto e precisou deixar o menor na casa de um irmão, onde teria acontecido as agressões.
Conforme Maria Aparecida revelou à reportagem do Ipiaú on Line, outro irmão a teria advertido que o menino estaria sendo agredido diariamente por uma sobrinha e um sobrinho, ambos menores de idade, com o consentimento da mãe deles. Além do abuso sexual e violência, o menino era obrigado a se vestir de mulher
Foi então que Maria Aparecida resolveu buscar a criança na região do Bom Sem Farinha, zona rural do município, e trazê-la para sua casa, quando percebeu as marcas de violência no corpo do menor que apresentava várias queimaduras. Os adolescentes envolvidos no caso confessaram a violência, tendo queimado a criança com uma prancha de cabelo, acusando-o de ter quebrado o referido utensílio.  Maria comunicou o caso a um comissário de menores que, de imediato, informou à polícia.  “Isso não é coisa que se faça. Não é coisa de gente. É desumano", comentou.
A guarnição Delta do Pelotão de Emprego Tático Operacional (PETO) da 55ª CIPM deslocou-se até o Bom Sem Farinha e apreendeu os dois menores, de iniciais, N.N. S (16) e G.N. S (17) acusados da agressão contra o menino, juntamente com a mãe, Carmicélia Oliveira Lima.

No local os policiais encontraram um celular contendo registro de imagens da violência contra o menino, incluindo espancamento e abuso sexual. Em uma das fotos o menino aparece vestido de mulher e usando batom. Em um vídeo aparece sendo espancado e em outro violado sexualmente. Mãe e filhos foram encaminhados para o Complexo Policial de Ipiaú, onde foram apresentados aos policiais de plantão. Devido à gravidade dos fatos, o juiz da Vara da Infância e Juventude, Dr. Hilton de Miranda Gonçalves, compareceu pessoalmente à delegacia e, após assistir aos vídeos e ver as fotos, determinou de imediato à apreensão dos dois menores e a prisão da mãe. Já o menino K.S. S deverá retornar para a casa da tia e na segunda feira (21) deverá ser encaminhado para o Instituto Médico Legal de Jequié, onde passará por exame de corpo de delito. Fonte: Ipiaú on Line

sexta-feira, 18 de setembro de 2015

Extintor em carro deixará de ser item obrigatório

Extintores em veículos pequenos deixam de ser obrigatórios e passam para facultativos
Extintores em veículos pequenos não serão obrigatórios e passam para facultativos
O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) informou nesta quinta-feira (17/9), que o uso do extintor em carros, caminhonetes, camionetas e triciclos de cabine fechadas, passará a ser facultativo. A decisão foi anunciada por Alberto Angerami, presidente do órgão e diretor do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran). A obrigatoriedade do equipamento será mantida apenas nos veículos de uso comercial, de transporte de passageiros e de produtos inflamáveis, líquidos e gasosos, tais como caminhões, micro-ônibus, ônibus. A mudança na lei estabelecida em 1968, que passou a vigorar em 1970, ocorre após 90 dias de avaliação técnica e consulta com os setores envolvidos. Segundo o diretor do Denatran, a prorrogação da obrigatoriedade do extintor tipo ABC, que valeria a partir de 1º de outubro, teve como objetivo dar prazo às reuniões. Inicialmente, a multa pela falta do item, uma infração grave, com cobrança de R$ 127,69 e cinco pontos na CNH, valeria a partir de 1º de janeiro. Depois, a data foi postergada para 1º de abril e, por fim, para 1º de julho. O Brasil é um dos pouco países que obrigava automóveis a ter o extintor. Nos Estados Unidos e na maioria das nações europeias não existe a obrigatoriedade.

Major Ricardo Santana não é mais comandante do 19º BPM

O Major Ricardo Santana não é mais comandante do 19º Batalhão da Polícia Militar com sede em Jequié. A exoneração dele está no Diário Oficial do Estado da Bahia em sua edição desta sexta-feira, 18.09.15. Deve ir para Vitória da Conquista. O novo comandante, conforme adiantou este Blog jequieeregiao.com.br é o Major Alexandre MOTA LIMA, oriundo de Juazeiro. Pela segunda vez consecutiva o governador do Estado decide nomear um major para a função. Historicamente os batalhões são comandados por tenentes-coronéis ou coronéis.

Major Santana concede entrevista ao repórter Dell Santos (Jequié FM).

Presidente da Liga Jitaunense de Futebol quer desmanchar rivalidade violenta contra Uruçuca


Seleção de Jitaúna jogará contra Uruçuca (Foto:blog Jitaúna em Dia)
A seleção de Jitaúna entra em campo neste domingo (20), no estádio Antônio Carlos Magalhães, contra a seleção de Uruçuca, pelo jogo de ida da segunda fase. O presidente da Liga Jitaunense de Futebol, Antônio Brito, demonstrou preocupação com a rivalidade violenta criada no passado entre as seleções. “A partida contra Uruçuca será complicada, mas o mais difícil vai ser desmanchar a rivalidade violenta que criaram no passado, mas dependendo dos esforços das duas ligas, tudo vai caminhar bem”, disse. Em relação ao duelo, Brito confidenciou que a equipe está bastante concentrada. “O time está treinando forte, estão todos focados, sabemos que Uruçuca é um grande time, mas sabemos também da capacidade de nosso time. Vamos para o jogo com muito respeito ao adversário, com a consciência de que eles nos respeitarão também”, comentou. Apesar de fazer uma campanha fraca na primeira fase, Brito confia na seleção de Jitaúna. “Sempre confiei que nós montamos um time pensando no campeonato e não numa equipe individual, e sabemos que o campeonato é difícil e que testes de fogo iriam aparecer, como esse de domingo contra o bom time de Uruçuca, mas foi por isso que contratamos Elias Borges, um treinador que está acostumado com esse tipo de confronto, que já ganhou do Bahia dentro de uma Fonte Nova lotada, sei que ele montará uma estratégia para acalmar esse vendaval de Uruçuca”, afirmou o presidente. 
Antônio Britto é o presidente da Liga. 
No ensejo, Antônio Brito revelou que está fazendo todo esforço possível para que a partida seja pacífica em campo e fora de campo. “O nosso time é disciplinado, não recebemos nenhum cartão vermelho na primeira fase. Em nossa primeira palestra com os jogadores nós pregamos isso. Com relação à violência nas arquibancadas, nós fizemos várias entrevistas nos meios de comunicação conscientizando a torcida, e nos três jogos em casa, não registramos nenhuma ocorrência, e esse é o nosso desejo para a partida de domingo, na qual já conversamos com a PM para aumentar o número do efetivo com a guarda municipal. Se Uruçuca quiser que façamos escolta na chegada e na saída da cidade faremos, além de colocar um cordão de isolamento na torcida e até mesmo se quiserem mudar o local de entrada faremos, tudo isso para que eles possam chegar, permanecer e sair em paz”, concluiu o presidente da Liga Antônio Brito. O técnico Elias Borges terá todos os jogadores à sua disposição para o confronto de domingo, às 15h. O ingresso custará R$ 10,00. (Giro em Ipiaú/Romário Henderson)

MAIS DE 250 CLIENTES DO BANCO DO BRASIL DE JITAÚNA TIVERAM CARTÕES CLONADOS


Pelo menos 250 correntistas das agências 2216-0 do Banco do Brasil de Jitaúna sofreram tentativa de de clonagem de cartões. A informação sobre o assunto chegou ao blog atraves do whats app e por telefone. Alguns cliente confessaram que tiveram dinheiro sacado mas que já tinham sido ressarcidos. 
De acordo com um pensionista, ela foi à agência do Banco do Brasil e quando foi sacar a quantia de R$ 1.000 recebeu a informação que seu saldo era insuficiente. 

— Estranhei  porque no dia anterior eu tinha tirado o saldo e sabia que tinha deixado  dinheiro na conta. Aí fui na boca do caixa e o rapaz disse que eu só tinha R$ 4 na conta. Fiquei tensa e procurei o gerente. Ele garantiu que iriam apurar e eu deveria fazer uma declaração de próprio punho relatando o fato. Fiz o procedimento e o dinheiro foi devolvido— contou a pensionista. 

Eu Yto Lão, estiva em Jequié e fui usar o cartão e acusou que estav vencido, só que  a data de validade é 09/2016. No outro dia fui na agência e fui informado que tentaram clonar o cartão e por esse motivo foi cancelado mas que já havia sido pedido um outro que chegaria em dez dias.
Todos os Clientes que usaram os cartões entre os dia 25 e 28 de agosto na agência 2216-0 sofreram essa tentativa de fraude e automaticamente tiveram os cartões cancelados e devem aguardar o recebimento através dos Correios. Deve se fazer uma checagem na conta, através do extrato bancário para verificar se não houve saques ou compras feitas com os mesmo. Em caso afirmativo os Clientes devem procurar uma delegacia, registrar queixa e solicitar ressarcimento junto ao Banco responsável.
No whats app circulam fotos de um equipamento chamado "chupa cabras" que rouba dados dos clientes e que foi encontrado em um dos caixas automático. Segundo informações já se tem um suspeito do golpe que deve ser preso a qualquer momento.


quarta-feira, 16 de setembro de 2015

CAESG prende homem com drogas e arma no Joaquim Romão

 CAESG prende homem com drogas e arma no Joaquim Romão Policiais militares da Companhia Independente de Polícia Especializada do Sudoeste (CAESG) prenderam um traficante no bairro Joaquim Romão, em Jequié. Ronei Brito Sobral Fernandes, de 25 anos de idade, estava portando uma arma de fogo calibre 938, 380 e munições. Com o suspeito foi encontrado também 1 kg de crack, duas balanças de precisão, 4 celulares, materiais para embalagem de drogas e a quantia de R$ 330,00 reais. A prisão aconteceu por volta das 16 horas de terça feira (15) quando os policiais da CESG estavam fazendo rondas na Avenida Lomanto Junior, em Jequié-BA. O indivíduo, a droga e a arma foram apresentados na Delegacia de Jequié, onde foi autuado em flagrante pelo Delegado de plantão.

PEC da Segurança Pública é aprovada no Senado

O Plenário do Senado aprovou, nesta quarta-feira (16), o relatório da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 33/2014, conhecida como PEC da Segurança Pública, que inclui no texto da Constituição a segurança pública como uma das obrigações de competência comum entre a União, os estados, o Distrito Federal e os municípios. Em primeiro turno, foram 55 votos a favor e nenhum contrário. Um acordo de lideranças permitiu a votação da PEC em segundo turno na mesma sessão, quando a proposta recebeu 59 votos favoráveis e nenhum contra. O texto, que integra tanto a agenda do pacto federativo quanto o da Agenda Brasil, agora segue para análise da Câmara dos Deputados.
O senador Walter Pinheiro (PT-BA), relator da matéria, acatou parte das emendas sugeridas e disse que a PEC busca uma convergência de ações entre os entes federados. Ele defendeu o sistema nacional de dados criminais como forma de facilitar a circulação de informações de segurança entre estados, municípios e União, permitindo ações mais tempestivas.  Pinheiro informou que conversou com o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, para chegar a um texto que atendesse às necessidades de estados e municípios.
— É uma matéria que compõe o pacto federativo e atende aos anseios de governadores e prefeitos — disse o senador, que é presidente da Comissão do Pacto Federativo, onde a PEC também foi analisada. Walter Pinheiro, inclusive, destacou o trabalho de sistematização de todos os projetos sobre o pacto realizado pela comissão, que permitiu a apreciação rápida da PEC pelo Plenário.
Pela PEC, de autoria do senador Ricardo Ferraço (PMDB-ES), a segurança pública passa a figurar no artigo 23 da Constituição, que trata das competências comuns dos entes federativos e também será inserida no artigo 24, que fala dos temas sobre os quais tanto a União quanto os estados e o DF podem legislar.
De acordo com Ferraço, a Constituição estabeleceu o compartilhamento de competências entre os entes para temas sensíveis como saúde e educação, mas deixou de fora desse rol a segurança pública. Para o senador, isso cria uma situação difícil para os estados, que são responsáveis exclusivos pelo tema. Nesse sentido, a União atua por meio das polícias federal, rodoviária federal e ferroviária federal, enquanto os estados e o Distrito Federal agem por intermédio das polícias civil e militar. Já os municípios contam com as guardas municipais.
— Essa PEC é uma forma de corrigir uma lacuna do constituinte — declarou Ferraço.

Avanço

O presidente do Senado, Renan Calheiros, disse que há uma “evidente convergência” em relação à urgência e à importância da matéria. O senador Lindbergh Farias (PT-RJ) classificou a PEC como um avanço, mas disse que é preciso “avançar muito mais”. Lindbergh defendeu a PEC 51/2013, de sua autoria, que reestrutura a segurança pública, a partir da desmilitarização da polícia.
O senador Aécio Neves (PSDB-MG) disse que a proposta é um “passo importante”. O senador Cristovam Buarque (PDT-DF) disse que sem um papel mais intenso da União, não é possível enfrentar a “guerra civil” que o Brasil vive. Ele aproveitou para fazer uma defesa da educação, como veículo de enfrentamento da violência. Para o senador João Capiberibe (PSB-AP), a PEC tem uma dimensão prática.
— Garantir a segurança e o direito de ir e vir é garantir a liberdade — disse Capiberibe, que também cobrou a votação da PEC 24/2012, que institui o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Segurança Pública.

Produtividade de delegados baianos será avaliada pela Polícia Civil

No mês de setembro, os delegados baianos começaram a responder e preencher formulários individuais que vão apresentar o primeiro diagnóstico da produtividade de cada um desses profissionais. Segundo a Polícia Civil, o objetivo é acompanhar os trabalhos e conhecer as dificuldades que impedem um maior rendimento e aproveitamento do pessoal, com avaliações mensais. Com os dados, vai ser possível medir a eficiência dos profissionais qualitativa e quantitativamente, o que é, segundo a PC, fundamental para conhecer não apenas a estrutura do sistema e suas deficiências, mas também para apresentar soluções e construir um método de acompanhar os trabalhos realizados em cada delegacia. A Avaliação de Produtividade Individual dos Delegados vai acontecer mês a mês e vai permitir que sejam montadas estratégias para aumentar o comprometimento dos profissionais, além de valorizar o trabalho dos mais eficientes e ainda avaliar a necessidade de capacitação e requalificação dos profissionais. Para o delegado-geral da Polícia Civil, Bernardino Brito Filho, essa é uma forma de aprimorar o trabalho. "Queremos saber como os profissionais têm se envolvido com as unidades, saber o que tem dificultado o trabalho dessas pessoas, seja carência de recursos humanos, meios de produção, equipamentos ou dificuldades em gestão ou com a própria legislação”, afirmou o delegado-geral.

Ednael Almeida denuncia retirada da denominação do Posto de Saúde de Barra Avenida

Vereador Ednael Almeida diz que a atitude é desrespeitosa ASSOCIAÇÃO DESPORTIVA BARRA AVENIDA
Vereador Ednael Almeida diz que a atitude é desrespeitosa
A retirada do nome do cidadão Brás Rodrigues (já falecido) do posto de saúde do distrito de Barra Avenida, onde residiu e construiu sua família ao longo de muitas décadas, foi duramente criticada na tribuna da Câmara Municipal de Jequié, na sessão desta quarta-feira (16/9), pelo vereador Ednael Almeida (PSD), ao considerar “uma atitude desrespeitosa com a família do homenageado e com a própria comunidade que conviveu com o Sr. Brás durante muitos anos”. Ednael afirmou que como se não bastassem as carências estruturais e materiais dispensadas à unidade de saúde, “resolveram fazer uma pintura no prédio apagaram a sua denominação originação dada por administração passada e não tiveram a iniciativa de reproduzi-la no mesmo local”.

Homem que baleou PM em Barra do Rocha tentou tomar arma do policial

Suspeito de tráfico de drogas foi baleado no abdômen ao reagir a abordagem. 
Após a detenção de dois indivíduos oriundos de Ibirataia na manhã desta terça-feira (15), suspeitos de terem cometido um roubo na cidade de Barra do Rocha, além de tráfico, Policiais Militares do SME (Setor de Missões Especiais) da 55ª CIPM se dirigiram até a cidade a fim de realizarem diligência em combate ao tráfico de drogas. Um dos detidos recebia seguidas ligações de um homem de vulgo "Sandro" informando o local e horário em que iria entregar cerca de meio quilo de maconha. O homem ligava insistentemente para o telefone de Carlos Santos Souza que foi preso recentemente na cidade de Ibirataia suspeito de tráfico de drogas. De posse das informações os policiais se dirigiram ao local e avistaram o indivíduo identificado como Alessandro de Jesus Lima (29). Ele, ao avistar os policiais, desvencilhou-se de um pacote contendo cerca de 500g de maconha e tentou atropelar um policial. Ao ser parado o homem jogou as chaves da motocicleta fora, uma Honda Fan 150 de cor vermelha, placa policial JRS-8866, licença de Ibirataia-BA e tentou tomar a arma de um outro policial. Na ocasião foram realizados dois disparos, sendo que um acertou o braço do policial e o outro o abdômen de Alessandro.
De acordo com a PM, o traficante transportava meio quilo de maconha.
Posteriormente os policiais encontraram as chaves da motocicleta e ao realizar uma busca no veículo foram encontradas 15 buchas de maconha embaladas separadamente prontas para a venda no compartimento de ferramentas. O Policial Militar SD PM Lima foi levado por uma viatura até um hospital em Jequié, aonde passou por um pequeno processo cirúrgico e passa bem. O acusado de tráfico foi levado até o HGI e transferido para o Hospital Geral Prado Valadares em Jequié e não corre risco de morte. A ocorrência foi registrada no Complexo Policial de Ipiaú. *Blog Ocorrência Policial.

Ipiaú: Sede da AFPMI é assaltada e funcionários ficam trancados em sala

Sede da Associação dos Funcionários Públicos Municipais de Ipiaú foi assaltada (Foto:Giro em Ipiaú)
A sede da Associação dos Funcionários Públicos Municipais de Ipiaú (AFPMI) foi assaltada na tarde desta quarta-feira (16). O roubou ocorreu por volta das 14h. Segundo uma das funcionárias, o indivíduo entrou na sede, localizada próximo ao prédio da Prefeitura, e utilizando um revólver rendeu a todos que estavam no local e anunciou o assalto. “Não quero nada de vocês, quero apenas o dinheiro da empresa”, dizia o bandido. Os funcionários foram levados até a sala onde fica o cofre. Lá o assaltante roubou um envelope com uma quantia em dinheiro. Em seguida, os trabalhadores foram colocados em outra sala e ficaram presos por cerca de 10 minutos. O bandido fugiu a pé. A quantia levada por ele ainda não foi contabilizada. A polícia acredita que um comparsa estava de carro dando apoio a ação criminosa. O delegado Ivan Lessa, assim que soube do assalto, se dirigiu pessoalmente a AFPMI e deu início as investigações. (Giro em Ipiaú)

terça-feira, 15 de setembro de 2015

Jitaúna: Mulher tem celular furtado enquanto caminhava no centro

Resultado de imagem para policia militar jitaúnaA funcionaria de uma empresa de móveis e eletrodomésticos em Jitaúna teve seu celular roubado na noite de segunda-feira (14), por volta das 18h30, enquanto caminhava pela rua da Independência, nas proximidades do Colégio Valmir Oliveira Gomes, centro da cidade. Segundo o registro policial, a mulher relatou que estava caminhando, quando dois indivíduos a abordaram, de bicicleta e disseram “perdeu passa”, um dos autores arrancou o celular de sua mão e os dois saíram correndo. A vitima foi Lyu Arruda que de imediato solicitou a Policia Militar que de imediato apreendeu os dois indivíduos.

O suspeito de tráfico de drogas foi baleado no abdômen

 (Foto: Giro em Ipiaú)
O suposto traficante está internado no HGI e será transferido para o Prado Valadares, em Jequié. O seu estado de saúde não foi divulgado. Desde o último final de semana a polícia militar tem intensificado o combate ao tráfico de entorpecentes em Barra do Rocha, resultando na prisão de cinco indivíduos, e apreensão de um revólver e drogas. (Giro em Ipiaú)