segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

Nível de estresse aumenta 75% no fim do ano


Dezembro é sinal de correr contra o tempo para zerar as pendências no trabalho e na faculdade, pagar as contas, organizar as festas de Natal e Ano Novo e, claro, comprar presentes. Sem falar em enfrentar o trânsito, as filas nos bancos e as lojas lotadas. Tudo tem que estar pronto antes do dia 24, e parece que não vai dar tempo. O acúmulo de responsabilidades pode estragar a festa de muita gente. É o que mostra pesquisa da Isma (Internacional Stress Management Association – Brasil), associacão que estuda o estresse. Foram ouvidas 678 pessoas em todo o País.
Dessas, 80% afirmaram que ficam mais estressadas no fim do ano. O resultado apontou que, em média, o nível sobe 75%. Para 60% dos entrevistados, o estresse é causado pelo excesso de trabalho. A despesa com presentes e festas é apontada como fator por 25% deles.
“Com a ansiedade, o organismo se prepara para a ação e libera adrenalina. Se essa ação for ineficiente, a adrenalina se acumula. Como ela pode levar ao colapso, liberamos cortisol (hormônio do estresse) para equilibrar o organismo. Se essa tensão não é descarregada, há acúmulo de cortisol, que passa a ser tóxico e leva ao estresse”, explica o professor de Psicologia da PUC-PR, Naim Akel Filho. Os principais sintomas do estresse são dor de cabeça e no corpo, pressão arterial mais elevada, ansiedade, impaciência, angústia, insônia e falta de apetite ou ataques à geladeira. Podem ocorrer ainda problemas gastrointestinais e taquicardia, além do uso excessivo de cigarro e álcool.

Nenhum comentário:

Postar um comentário