sexta-feira, 31 de maio de 2013

Mulher que teve corpo incendiado por traficante foi sepultada em Jequié


Crime foi praticado num quarto no fundo dessa casa no Bom Sossêgo, em Jequié
Crime foi praticado num quarto no fundo dessa casa no Bom Sossêgo, em Jequié
Janete Rodrigues, a mulher que sofreu queimaduras em 80% do corpo, após ter sido jogada gasolina e tocado fogo, numa briga de traficantes, que tinha entre os envolvidos o companheiro da vítima, não resistiu aos ferimentos e morreu na unidade de queimados do Hospital de Santo Antonio de Jesus. O crime ocorreu na manhã de 5 de maio em curso e, após a mulher ter sido inicialmente internada no Hospital Geral Prado Valadares, ela  foi transferida de Jequié, para o hospital da cidade de Santo Antonio de Jesus. A vítima foi queimada na cama do quarto em que morava, no fundo da casa da mãe, na rua Amazonas, no Loteamento Bom Sossêgo. No momento em que foi ateado fogo ela tinha ao seu lado um  cão de estimação, que também foi queimado. A mãe dela, Maria José de Jesus Rodrigues, que denunciou o ocorrido na imprensa local, revelou que a filha fazia tratamento de saúde mental. O corpo de Janete foi trazido para Jequié e sepultado no último sábado, 25. O crime está registrado na Delegacia Especial da Mulher (DEAM)

Polícia prende estelionatário que se passava por oficial da Polícia Militar


Na tarde desta sexta-feira (31), policiais militares da 3ª CIPM/Cajazeiras prenderam, na sede da companhia, em flagrante, Alexandre Fausto dos Santos, 44 anos, pelas acusações de falsidade ideológica e tentativa de estelionato. No momento que Alexandre se apresentava na gerência do Banco do Brasil, o gerente fez contato com o major César, comandante da 3ª CIPM/Cajazeiras, para informar sobre a presença de Alexandre naquele estabelecimento financeiro, e que se tratava de um individuo que vinha se apresentando junto aos bancos da região como capitão Fausto, chefe do Serviço de Inteligência da 3ª CIPM.  
Alexandre se apresentou ao major César como Alexandre Fausto, e disse ser parente de um oficial da PM, fato posteriormente constatado como inverídico. Também se identificou como instrutor do curso de Cabo do “Morro do Águia”, querendo se referir ao Alto de Ondina onde fica sediado o Esquadrão Águia, dentre outras falácias. Alexandre portava os documentos de diversas pessoas, como carteira de identidade, recibos de água, luz e xerox, de outros documentos. Também foi encontrado em sua posse um veículo Ford Fiesta, de placa policial JSF-9548, cor cinza, com licenciamento atrasado e a sua habilitação vencida.  (Fonte: Ascom Polícia Militar da Bahia)

Briga de família termina em morte no bairro Itaigara


briga de família termina em morte no bairro Itaigara
Local do crime
Uma briga de família terminou em morte ontem (29) a noite, no bairro Itaigara, em Jequié. Segundo informações, Júlio Silva tinha 38 anos, foi alvejado com aproximadamente 4 tiros deflagrados pelo próprio genro, que após efetuar os disparos conseguiu fugir e não teve o nome revelado pela Polícia. O corpo de Júlio tombou na Rua Ramiro de Paula Tourinho, bairro Itaigara, por volta das 19 horas de quarta feira. O cadáver foi encaminhado para o IML Nina Rodrigues, em Jequié. 

Segundo informações de vizinhos, Nego Júlio já cumpriu pena por trafico de drogas. Nego Júlio tinha um relacionamento com a mãe da namorada do suspeito, que está foragido. Segundo informações, o que gerou a briga foram as constantes ameaças de Nego Júlio ao autor do fato.

COE CAPTURA ASSALTANTES DE BANCO EM IBOTIRAMA, OESTE DA BAHIA



A quadrilha que explodiu dois terminais de autoatendimento bancário, no município de Buritirama, na madrugada de terça-feira (28), já foi desarticulada por policiais da Coordenadoria de Operações Especiais (COE) da Polícia Civil, que prenderam o líder José Ari Dantas da Silva, e três comparsas, identificados como Rubem Vânio Evangelista Carneiro, Enéas Soares Neto e João Neves dos Santos. Vinte e um quilos de dinamite, 54 espoletas, armas e R$ 5 mil foram apreendidos com os assaltantes, capturados na zona rural de Ibotirama, distante 651 quilômetros de Salvador.

Informado sobre o ataque aos caixas eletrônicos, o coordenador da COE, delegado Cleandro Pimenta, reuniu 23 policiais e seis viaturas, seguindo imediatamente para o Oeste baiano, concentrando as buscas aos criminosos nas cidades de Barra, Ibotirama, Buritirama, Morpará e Xique-Xique. Numa estrada de barro próxima à sede de Ibotirama, Enéas, ocupando um veículo de cor vermelha, tentou fugir ao avistar uma das viaturas da COE, sendo perseguido e preso.

Interrogado, admitiu abrigar os assaltantes em sua roça, na zona rural de Ibotirama, localizada às margens do rio São Francisco, próxima da aldeia indígena Tuxá. Ao notarem a chegada dos policiais, por volta de 14 horas, cinco criminosos acampados no mato reagiram, atirando, conseguindo fugir. Eles abandonaram os 21 quilos de dinamite, as 54 espoletas, além de um fuzil, uma espingarda calibre 12, um colete antibalístico e roupas camufladas.

As buscas aos cinco assaltantes prosseguiram até 21 horas de terça-feira. A 10 quilômetros do acampamento, a equipe da COE, finalmente, localizou Rubem Vânio e José Ari, que escondiam os R$ 5 mil retirados dos terminais de autoatendimento destruídos. O líder da quadrilha confessou ter explodido também um caixa eletrônico em Morpará, há duas semanas, e o roubo de um banco em Barra.

João foi preso em Buritirama, na manhã desta quarta-feira (29), por ter colaborado com a quadrilha, informando o horário em que o carro-forte abastecia os dois caixas eletrônicos na cidade. Ele ficará custodiado na delegacia local, enquanto José Ari e Rubem Vânio seguirão para o Presídio de Serrinha. Já Enéas será transferido para a Cadeia Pública, em Salvador. Eles foram autuados em flagrante por furto qualificado e formação de quadrilha ou bando armado(RELEMBRE O CASO).

As equipes da COE permanecem na região, buscando capturar outros integrantes do bando, como os pernambucanos Janison Resende Oliveira da Silva e José Manoel Resende, e o baiano Sandro Santana de Brito, o “Faustão”.

FONTE: ASCOM/SSP

ILHÉUS: MULHER FOI ASSASSINADA E JOGADA EM VALA




Uma mulher até o momento não identificada, foi assassinada com facadas no pescoço e teve seu corpo desovado na entrada do bairro Teotônio Vilela, em Ilhéus. Completamente despida, a desconhecida estava com os braços para trás, o que significa que a mesma, pode ter sido amarrada antes de ter sido assassinada e após ter seus braços desamarrados, continuando na mesma posição. 

O que vem intrigando a polícia, é que o corpo da desconhecida foi desovado próximo ao local onde na manhã desta quarta-feira (29), foi encontrado o corpo do traficante conhecido pelo vulgo de "Batidão".

A vitima que tem o corpo tatuado, pode ter envolvimento com o tráfico de drogas, ou ser ligada aos matadores do traficante "Batidão", sendo assim, uma espécie de vingança, ou resposta aos bandidos. O levantamento cadavérico foi efetuado pela delegada Marilia Pereira de Souza, com peritos do Departamento de Polícia Técnica.

FONTE: VERMELHINHO

Ipiaú: Polícia Militar captura famoso ladrão da cidade


No início deste ano, "Manga" foi capturado e agredido por populares.(foto:Giro em Ipiaú)
No início deste ano, “Manga” foi capturado e agredido por populares.(foto:Giro em Ipiaú)
A Guarnição do 1º Pelotão da 55ª CIPM prendeu na tarde desta sexta-feira, um homem acusado de praticar vários roubos na cidade nos últimos dias. Luciano de Souza, de 38 anos, vulgo “Manga”, é acusado de ter roubado durante a madrugada de sexta, alguns aparelhos eletrônicos da Escola Municipal Pr. Paulo. Ele também é acusado por vários moradores do centro e de alguns bairros da cidade, como autor de diversos furtos. A polícia militar realizou rondas na cidade, afim do acusado informar onde estão os produtos supostamente furtados por ele. No dia 12 de janeiro deste ano, “Manga” foi capturado e agredido por populares do Bairro 02 de dezembro, após descobrirem que ele tinha praticado furtos naquela localidade. (Giro em Ipiaú)

quarta-feira, 29 de maio de 2013

Gov. Mangabeira: Câmara aprova projeto que proíbe Embasa e Coelba de cobrar taxa de religação



 As empresas só poderão cobrar os valores dos recibos, depois de quitados. 
O projeto do vereador Edgar Henrique Oliveira de Oliveira (PTB), proibindo as empresa Coelba e Embasa de cobrar taxa de religação de água e luz, foi colocado em pauta na sessão desta quarta-feira (29) e após ser discutida entres os vereadores, foi aprovado por unanimidade. Com essa Lei, as empresas a partir da próxima segunda-feira (03) não poderão mais cobrar pelo serviço, caso descumpram a medida serão primeiramente advertidas, continuando com desobediência poderão ser multadas em até cinco mil reais.  Segundo o autor do projeto esses serviços são indispensáveis e a população não pode sofrer com medidas arbitrarias das empresas fornecedoras. “O cidadão já enfrenta as dificuldades do cotidiano e ainda têm que ser penalizados, pagando duas vezes por um serviço. Nenhuma pessoa deixa cortar sua água ou luz por vontade própria. Corta porque falta condições financeiras para pagar a conta, e depois que consegui os valores para quitar a dívida, ainda tem que pagar para religar.”-  Destacou o presidente da Casa. “A Embasa e Coelba só poderão cobrar os valores dos recibos em atrasos, sendo que após quitados, o fornecimento deve ser ligado no prazo máximo de 24 horas.
 Reportagem: Fábio Santos/ Voz da Bahia

Polícia recupera dinheiro roubado em Casa Lotérica de Ibirataia

Houve troca de tiros entre a polícia e os assaltantes.(foto:Giro em Ipiaú)
Houve troca de tiros entre a polícia e os assaltantes.(foto:Giro em Ipiaú)
Duas motos com placas de Ipiaú e numeração adulterada, foram usadas pelos bandidos.(foto:Giro em Ipiaú)
Duas motos com placas de Ipiaú e numeração adulterada, foram usadas pelos bandidos.(foto:Giro em Ipiaú)
A operação conjunta das polícias Civil e Militar da 55ª CIPM (Companhia Independente de Polícia Militar) resultou na recuperação do dinheiro roubado na manhã desta quarta-feira na Casa Lotérica, Axé Loterias, quando dois homens armados renderam os clientes e funcionários do estabelecimento comercial e roubaram o dinheiro, fugindo em seguida. De acordo com a polícia, o grupo de quatro homens estava parado numa estrada da região dos Buris, zona rural de Ibirataia, quando percebeu a aproximação dos policiais, e começaram a atirar. Houve um tiroteio durante alguns minutos, mas os supostos assaltantes conseguiram fugir a pé, deixando para trás, uma mochila com roupas, a quantia de mil e setenta reais e as duas motos com placas de Ipiaú e numeração adulterada com uma fita isolante. Os veículos provavelmente foram usadas no assalto. A polícia ainda realizou buscas nas roças da localidade, mas não encontrou os criminosos. (Giro em Ipiaú)

Jitaúna: Presidente da FEBAGUAM elogia o prefeito Edson.






O presidente da FEBAGUAM Nelson Quirino elogiou o prefeito Edson Silva do PT pela evolução da Guarda Municipal, segundo Nelson há cidades lutando a mais de 12 anos para a GM evoluir. gestores fazem vista grossa para não fazer investimentos em segurança, mas a cidade de Jitaúna em apenas três meses equipou com fardas, tonfas, acessórios, viatura e motos e ainda montou um alojamento. Os GM´s Fraga e Farias de Jequié que vem lutando a algum tempo por essa evolução na Guarda Municipal de Jitaúna também teceu elogios ao atual prefeito. No ultimo dia 23/05 foi fundada a AGMJ, Associação da Guarda Municipal de Jitaúna, estiveram presentes os GM’s Fraga e Farias, representando a Associação dos Guardas Municipais de Jequié e no SINDGUARDA-BA, os GM’s Adelson do Rosário e Francksinei Bomfim representando a Associação e a Guarda Municipal de Maragojipe, a assembléia aconteceu no Colégio Municipal Maria Eleonora Cajahyba. no próximo mês a Guarda de Jitaúna passara por cursos de aperfeiçoamento.
Fontes: Tocooliver e Guarda Municipal

TELEXFREE E MULTICLICK NA MIRA DO MPE-MS

telexfree
Duas empresas que oferecem remuneração em troca de propaganda do tipo “boca a boca” na internet ou recrutamento de outros colaboradores estão na mira da investigação do Ministério Público Estadual (MPE-MS). A 25ª Promotoria de Justiça instaurou Procedimento Preparatório contra as empresas Ympactus Comercial, conhecida pelo nome fantasia de TelexFree, e Multiclik Brasil.


O procedimento irá apurar “irregularidades quanto à eventual prática de pirâmide financeira”, que é considerada crime contra a economia popular. O esquema funciona como uma pirâmide, onde os novos associados geram rendas para os primeiros, que estão no topo da cadeia.

A Telexfree ganhou popularidade nas redes sociais com a promessa de dinheiro rápido sem exigir muito trabalho. O divulgador ganhava fazendo postagens de propaganda e agregando novos associados – mesmo procedimento adotado pela Multiclik.

A atividade despertou a suspeita de órgãos responsáveis e em março a Secretaria de Assuntos Econômicos (Seae) do Ministério da Fazenda pediu que a Polícia Federal e o Ministério Público Federal investiguem a TelexFree por suspeita de pirâmide financeira. Ao menos sete ministérios públicos também instauraram procedimentos de investigação.

Em Mato Grosso do Sul, o promotor Antônio André David Medeiros abriu o procedimento de investigação nessa semana. Se forem encontrados indícios que comprovem o crime, o MPE pode instaurar inquérito civil contra as duas empresas.

Jitaúna: Colisão entre carro e moto deixa homem gravemente ferido.





Por volta das 08hs, de terça-feira (27) aconteceu mais uma colisão entre motocicleta e um carro nas proximidades da Rua Primavera. Marivaldo Santos Moura, condutor da moto de placa JOA 3351, estava pilotando sua motocicleta quando colidiu na lateral de um carro de modelo Uno de placa GLH 2895, que estava trafegando em direção ao centro da cidade.
O condutor o Uno Paulo Cesar Souza Mendes, 44 anos, segundo informações entraria na Rua primavera quando a colisão ocorreu. A Polícia esteve no local fazendo a ocorrência, Marivaldo sofreu fratura exposta em uma das pernas e foi conduzido de imediato ao hospital em Jequié. O senhor Marivaldo fraturou a bacia e será encaminhado para Salvador.

Jitaúna: Homem e agredido a panadas de facão no Riacho da Palmeira


João teve hematomas nas costas e braço. (Foto:Jitaúna Em Dia)
João da Mata Evangelista, 50 anos, mais uma vez voltou a ser agredido por dois homens um deles identificado por "Willian" fato ocorrido na ultima quinta-feira (22) por volta das 09hs no Riacho da Palmeira zona rural de Jitaúna.
Segundo João em contato ao blog Jitaúna em Dia disse que foi agredido por Willian que o desferiu várias panadas de facão atingindo as costas, o pescoço e os braços da vítima deixando sérios hematomas. João fez boletim de ocorrência na delegacia da cidade e aguarda a investigação da policia. (Jitaúna em Dia)

Homem embarca em Jequié para São Paulo e não chega ao destino

Júlio César embarcou no terminal rodoviário de Jequié dia 13/5 e ainda não chegou em São Paulo
Júlio César embarcou no terminal rodoviário de Jequié dia 13/5 e  não chegou em São Paulo
Familiares de Júlio César Said, 34, estão em busca de informações do seu paradeiro. O rapaz deixou a cidade de Guarulhos, interior de São Paulo, no início deste mês de maio, para visitar o irmão Alexandre Said, que reside e trabalha em Jequié. No dia 13 último, ele embarcou no terminal rodoviário de Jequié, em um ônibus da Viação Novo Horizonte, às 11h40, para retornar à cidade de origem e, a partir desse momento não chegou ao destino e os seus  familiares não obtiveram  nenhuma informação sobre o seu paradeiro. O seu irmão Alexandre, está disponibilizando o o telefone (73) 8889-9025, para quem disponha de qualquer informações sobre o rapaz.

Senado aprova projeto que aumenta poder dos delegados de polícia

delegadoO Senado aprovou na terça-feira (28/9) projeto que amplia os poderes de investigação dos delegados de polícia, que poderão ter ampla autonomia para a condução de inquéritos. A proposta, segundo senadores contrários à sua aprovação, reduz as atribuições do Ministério Público ao permitir que os delegados não atendam pedidos ou orientações dos procuradores e promotores. O texto também prevê que a remoção do delegado ocorre somente por ato fundamento e seu eventual indiciamento. Com a aprovação, o projeto segue para sanção da presidente Dilma Rousseff.  Apesar de não comparar o projeto com a PEC 37, proposta de emenda à Constituição que tira o poder de investigação do Ministério Público, os senadores contrários ao projeto afirmam que o texto enfraquece a atuação dos procuradores. A PEC limita o poder de investigação apenas às polícias civís e federal, mas permite aos procuradores solicitar ações no curso do inquérito policial e supervisionar a atuação da polícia.  Pelo  projeto aprovado no senado,  cabe ao delegado de polícia conduzir as investigações criminais com autonomia para requisitar perícias, documentos e dados “que interessem à apuração dos fatos”. Os delegados também podem, segundo o projeto, conduzir as investigações de acordo com seu “livre convencimento técnico jurídico” e os inquéritos somente podem ser “avocados ou redistribuídos” por superior hierárquico.  Relator do projeto, o senador Humberto Costa (PT-PE) nega que o projeto interfira em qualquer ação do Ministério Público. “As competências do Ministério Público estão preservadas, não há qualquer limitação ao seu poder de investigação”, diz.

Polícia Militar recupera carro e roupas roubadas da Loja Catan

Polícia Militar recupera carro e roupas roubadas da Loja Catan
A Polícia Militar conseguiu recuperar um carro roubado, parte da mercadoria e mandou o suspeito para cadeia. Por volta das 21 horas de ontem os policias se deparam com uma van Ducato, placa NZZ 8006, pertencente a loja Catan, da cidade de Gandú. O veículo foi roubado por bandidos que estavam a bordo de um carro modelo Clio, em local não revelado pela Polícia. Policias de Jequié receberam a informação que o veículo estava na cidade e se deparam com o suspeito e o carro nas proximidades da Ponte do Mandacaru. os militares a bordo da viatura gavião 27 interceptaram o carro e deram voz de prisão a Rogenei Meira Barros, os policias encontram 36 caixas com roupas diversas que estavam no carro no momento do assalto. O suspeito ficou no Complexo Policial a disposição da justiça.

Câmara aprova projeto que endurece pena para traficantes

.
.
O plenário da Câmara aprovou nesta terça-feira (28) a ampliação da pena mínima de cinco para oito anos para traficantes no comando de organizações criminosas –definidas como a associação de quatro ou mais pessoas com objetivo de obter vantagens pela prática do crime. Esse é o principal ponto de um projeto que, sob a justificativa de tentar conter a “epidemia” das drogas no país, também estabelece diretrizes para a internação involuntária e o uso das comunidades terapêuticas no tratamento dos usuários, entre outras mudanças. O texto segue agora para análise do Senado.

terça-feira, 28 de maio de 2013

Assalto a ônibus coletivo em Jequié

Assalto a ônibus coletivo em Jequié
Um bandido assaltou o ônibus coletivo da empresa Rio de Contas, ontem a noite, em Jequié. segundo o motorista, ao passar nas imediações da Rua da Quitanda, o ladrão entrou no ônibus armado de revolver, mandou o motorista entrar a grana, aproximadamente R$ 400,00, e mais um celular galaxi de uma das passageiras. A vítima foi orientada a prestar queixa na Delegacia de Furtos e Roubos.

Empresário de Jequié é baleado em tentativa de assalto

 
O empresário jequieense Renan Cardoso da Guarda, presidente do Sicoob (Sistema de Cooperativas de Crédito do Brasil) passa bem depois de ser alvejado com um tiro no braço numa tentativa de assalto ocorrida na BR 420, trecho compreendendo as cidades de Santa Inês e Itaquara, no início da noite desta segunda-feira, 27/05/13. Ele foi socorrido e encaminhado a uma unidade hospitalar de Jaguaquara, em seguida a uma unidade em Jequié. A funcionária da CDL/Jequié, Lélea Miranda Pires, que estava com Renan, depois de participar de um evento da CDL em Santo Antônio de Jesus, foi atingida no braço direito e também se recupera do ferido. De acordo com o jornalista Marcos Frahm, Renan retorna à Jequié quando foi perseguido por dois homens que o ordenaram parar no acostamento, mas a ordem foi desobedecida. O empresário acelerou, quando um dos assaltantes começou a efetuar vários disparos. Mesmo baleado no braço, Renan conseguiu dirigir até a área urbana de Itaquara. “A reportagem do Blog Marcos Frahm esteve no Hospital, conversou com Renan da Guarda, que revelou sentir dores no local onde foi atingido, o mesmo ocorrendo em relação a funcionária Lélea”.

segunda-feira, 27 de maio de 2013

Tarde de domingo marcada por homicídio em Itabuna


Um jovem foi assassinado, na tarde deste domingo (26), na Rua G no bairro Vila Anália, em Itabuna. O crime aconteceu bem próximo a área onde Tiago Barbosa Silva, de 23 anos, foi morto a tiros na noite de quinta-feira (23). Ainda não há identificação da vítima, uma vez que a população da localidade disse não saber quem é o rapaz.

Segundo testemunhas, o rapaz passava pela localidade de bicicleta quando os atiradores passaram em um carro atirando. 

Nos últimos dias, a onda de violência assustou a população da cidade, que estava passando por um período considerado de calmaria em relação aos homicídios e às tentativas de assassinato. Após o assassinato de Tiago Barbosa na quinta-feira (23), quatro pessoas foram vítimas de tentativas de homicídio na noite de sexta-feira (24). Já na madrugada de sábado (25), Rafael Silva Pascoal, de 20 anos, foi assassinado com tiros de pistola ponto 40, no bairro Sinval Palmeira. Ainda ao longo do dia de sábado (25), um início de rebelião no presídio de Itabuna resultou em cinco detentos feridos e com o interno Roberto Santo, o Papi, assassinado.