Uma internet móvel cerca de 10 vezes mais rápida, próxima da velocidade da banda larga fixa, está a caminho da implantação no país. Ainda deve demorar para chegar ao alcance da maioria dos consumidores.
Mas um importante passo será dado hoje com o leilão das frequências da quarta geração de rede móvel, 4G – tecnologia que permite a um celular, notebook ou tablet se conectar à web. – Do ponto de vista do usuário muda tudo. Enquanto atualmente há uma velocidade muito reduzida ou não há acesso se há muitas pessoas conectadas a uma mesma estação, com o 4G a banda será muito maior e comportará mais conexões – adianta Patricia Vello, diretora da Cieno, empresa que trabalha com infraestrutura de rede. As primeiras cidades receberão a tecnologia até abril do próximo ano.
Na avaliação do presidente da Teleco, Eduardo Tude, o impacto será sentido de forma gradual: – A princípio, haverá a barreira do preço dos aparelhos.
Será uma tecnologia adotada inicialmente por usuários que consomem muitos dados e optam cedo por novidades. Isso servirá para descongestionar o 3G, mas a massificação só virá quando o preço dos aparelhos cair.