quinta-feira, 9 de fevereiro de 2023

Irmãos são detidos na BR 116 transportando mais de 300 pássaros amontoados dentro de carro


Irmãos são detidos na BR 116 transportando mais de 300 pássaros amontoados dentro de carroo final da manhã desta quinta-feira (09), policiais rodoviários federais faziam fiscalização de combate a criminalidade em frente a unidade operacional de Jequié (Km 677 – BR 116), quando deram ordem de parada a um veículo GM/Classic, com 02 ocupantes.

Durante a abordagem foram solicitados os documentos do condutor e do passageiro para uma consulta detalhada nos sistemas informatizados da PRF. Eles apresentaram um nervosismo e respostas desencontradas em relação ao destino e motivo da viagem.

Em seguida, os policiais realizaram os procedimentos de fiscalização e após uma revista no carro foram encontradas 302 aves silvestres das espécies conhecidas popularmente como canário-da-terra, bigodinho, trinca-ferro, sofrê e papa-capim.

As aves estavam aglomeradas em pequenas gaiolas. A situação degradante de aprisionamento e temperatura elevada dificultava a respiração, a mobilidade e descanso dos pássaros, além disso foi observado que a higienização era precária.

O motorista do automóvel e o passageiro assumiram a responsabilidade pelo transporte ilegal dos animais. Disseram ainda que não possuíam a autorização e nem a guia de transporte para criação. Informaram também que os pássaros foram capturados na cidade de Poções e viajavam com destino a Caruaru (PE), onde pretendiam comercializar os pássaros.

Em seguida, foi lavrado o Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) e o homem responderá na Justiça por crime contra o meio ambiente da Lei 9.605/98.

As aves estavam muito debilitadas e ficaram sob os cuidados do órgão ambiental INEMA de Jequié (BA). Quando estiverem aptas, serão devolvidas ao seu habitat natural. O retorno ao habitat natural nem sempre é um processo rápido. Além de tratar a saúde, os animais precisam reaprender funções básicas como voar e caçar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário