Batizada de ‘Frenagem I’, a operação teve o objetivo de fiscalizar e avaliar o sistema de frenagem dos veículos, passando orientações sobre direção defensiva e segurança viária.
Em virtude do tamanho dos veículos e do peso relacionado às cargas transportadas por eles, os acidentes que envolvem veículos de carga geralmente têm maiores proporções e geram maior gravidade das lesões ou a morte dos envolvidos, o que faz com que haja uma maior preocupação com o estado de conservação destes veículos.
Também fizeram parte das fiscalizações a comprovação obrigatória do horário de descanso, de vital importância na manutenção da segurança viária e, consequentemente, na redução de acidentes e de vítimas.
O local da ação foi escolhido estrategicamente, pois esse trecho da BR 116, localizado no sudoeste baiano, é um dos grandes corredores de passagem de cargas de bens e mercadorias para os mais diversos destinos.
No decorrer da operação, 220 veículos com abordagem foram consultados nos sistemas informatizados da polícia, alguns com irregularidades graves que geravam muito risco para a segurança viária.
A PRF emitiu 122 autos de infração por irregularidades. Os veículos autuados (multados), dependendo do caso, são retidos até a regularização. Foram flagrados também 29 profissionais do volante desrespeitando a Lei do Descanso, situação que coloca em risco a própria vida do motorista e dos demais usuários das rodovias federais.
A PRF reforça que a adulteração ou descuido com o sistema de freios do veículo, além de infração, pode causar acidentes e gerar danos irreparáveis para a sociedade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário