Por volta das 22 horas de terça-feira a Polícia Militar foi acionada por que um corpo teria sido encontrado no bairro São Judas Tadeu, em Jequié. O corpo de Dilan Santos Ribeiro estava caído ao solo próximo a sua moto, apresentando sangramento na boca, o SAMU foi acionado e constatou o óbito. Com a chegada do DPT foi descoberto Dilan tinha sido assassinado com um tiro de arma do fogo. A Polícia Civil já abriu investigação para apurar a motivação e autoria do assassinato. Dilan era morador do bairro e trabalhava como mototaxista.
quarta-feira, 30 de junho de 2021
Operação policial apreende materiais ilícitos em celas do Conjunto Penal de Jequié
Realizada nesta terça-feira (29), a III Fase da Operação JANO do Conjunto Penal de Jequié, com o objetivo de realizar buscas em celas, pessoais e revistas estruturais nos módulos de vivência da unidade prisional. Ás 13h40 equipes do GEOP de Jequie, com 13 Policiais Penais, 20 Policiais Militares do 19 BPM/CETO, 12 Policiais Penais plantonistas, 02 Policiais Penais do Nucleo de Inteligência do CPJ, 04 Coordenadores de Vigilância, Coordenador de Seguranca e Direção, adentraram ao módulo de vivência Presídio II.
As buscas foram concluídas às 15h20, com o procedimento de revista geral, sendo encontrados os seguintes materiais: 20 aparelhos de telefonia móvel; 03 baterias de celular; 14 carregadores de celular; 35 chips de celular; 13 facas; 06 correntes; 05 fones de ouvido; 01 tesoura; 02 balanças; 01 ferro de solda; 01 cartão de memória; 120g de maconha; 30g de cocaína; 08 cadernos contendo anotações com movimentações criminosas. Ao final da Operação foi identificado o interno que assumiu a propriedade da droga encontrada, e juntamente com todo material apreendido foi apresentado a autoridade policial da 9ª COORPIN/PCBA que acompanhou a operação e flagranteou o interno pelo crime de tráfico de drogas.
Itabuna: Polícia encontra 86 kg de maconha e carregadores de armas enterrados em área de mata
Diversas porções de maconha, cocaína e munições foram apreendidas nesta terça-feira (29), no município de Itabuna. A polícia chegou até o local após receberem informações que um carregamento dos entorpecentes havia chegado na cidade e que estariam enterrados em uma área de mata no B b Bairro Nova Ferradas.
No local, foram encontrados 86 quilos de maconha, 43 gramas de cocaína, cinco munições calibre .40, dois carregadores de pistola 380, dois carregadores de pistola .40, um carregador de fuzil, dois rádios comunicadores e uma balança.
Ninguém foi preso na ação, mas de acordo com o coordenador da 6ª Coorpin, delegado André Aragão Lima, há informações que a droga pertence a integrantes de um grupo criminoso que atua na região. O material apreendido foi encaminhado para a sede da Coorpin e posteriormente passará por perícia.
sexta-feira, 25 de junho de 2021
Corpos encontrados na Barragem da Pedra são de jovens desaparecidos em Gandu
A Polícia Civil confirmou que o segundo corpo encontrado na Barragem da Pedra é realmente de Jurandir Messias de Jesus Souza. O corpo estava com as mãos amarradas no fundo do rio, foi encontrado por moradores e retirado pelo Corpo de Bombeiros, com isso a polícia concluiu que se trata de um duplo homicídio tendo como vítimas Jurandir e Neuber Miranda Machado, que saíram de Gandu para Jequié no último sábado (19) e desde então estavam desaparecido. Os dois são naturais de Piraí do Norte, foram assassinados e os corpos jogados na Barragem da Pedra. O fato será apurado pelo setor de homicídios da Delegacia Territorial. As causas do crime estão sendo apuradas.
Fonte: 9º Coorpin- Plantão Jequié
Lázaro Barbosa dormia há cinco dias em propriedade de fazendeiro preso, diz caseiro
O caseiro preso suspeito de ajudar na fuga de Lázaro Barbosa disse em interrogatório à polícia que o suspeito de matar uma família em Ceilândia dormia na fazenda onde ele trabalhava há cinco dias. A força-tarefa que tenta prender fugitivo foi proibida de entrar na fazenda pelo dono, segundo o boletim de ocorrências registrado. Os suspeitos respondem por favorecimento pessoal e posse de arma de fogo. A polícia encontrou espingardas e munições na propriedade. De acordo com o boletim de ocorrências, equipes receberam uma denúncia de que Lázaro poderia estar em uma fazenda na região. Ao chegarem ao local na quarta-feira (23), o dono da propriedade disse que não queria que os agentes entrassem no local para fazer as buscas.
quarta-feira, 23 de junho de 2021
Homem é espancado após ser confundido com Lázaro Barbosa
Um homem identificado pelo prenome Brendo foi espancado na última terça-feira (22), próximo ao autódromo de Campo Grande-MS, às margens da BR-262. Ele foi confundido com o criminoso Lázaro Barbosa.
De acordo com o depoimento de Brendo ao Corpo de Bombeiros - que realizou seu resgate - a vítima ficou mais de três horas solicitando socorro, sem sucesso.
Ao ser questionado, Brendo apresentou documentos aos policiais e provou não ser o indivíduo procurado.
Brendo conta que foi sequestrado próximo ao bairro Tiradentes por quatro pessoas encapuzadas. Ao entrar no carro, foram direto para as proximidades do autódromo, onde o espancaram com socos, chutes e pauladas.
Após o ataque, Brendo solicitou socorro de transeuntes na rodovia, e o Corpo de Bombeiros realizou o resgate da vítima e o encaminhou à Santa Casa. Segundo a Polícia Militar, Brendo possui histórico criminal por roubo.
terça-feira, 22 de junho de 2021
Acusado de tentativa de homicídio em Ilhéus é preso pela Polícia Civil em Ipiaú
Investigadores da Polícia Civil de Ipiaú prenderam nessa terça-feira (22), um homem acusado de tentativa de homicídio na cidade de Ilhéus, e que estaria escondido em Ipiaú. Segundo informou o delegado Isaias Neto, após tomar conhecimento do caso e que existia um mandado de prisão preventiva contra o acusado de iniciais J.B.J.O. foi realizada diligências e localizou o indivíduo no bairro Vila Irmã Dulce. De acordo com o delegado, o homem atua como integrante de facção criminosa voltada para o tráfico e teria tentado contra a vida de uma pessoa recentemente no intuito de dominar territórios para venda de drogas. O preso deve ser transferido para uma unidade policial na cidade de Ilhéus. (Giro Ipiaú)
Poderoso traficante morreu em confronto com a PM de Jequié
Ipiaú: Homem é baleado em tentativa de homicídio no Antônio Lourenço
A trégua da violência na cidade de Ipiaú foi interrompida na noite dessa segunda-feira (21), após um morador da Rua Beira Rio, bairro Antônio Lourenço, sofrer uma tentativa de homicídio. A vítima, conforme apurou o GIRO no local, estava próximo de casa, sentada numa cadeira quando foi abordada pelo autor dos disparos de arma de fogo. Populares contaram que ouviram quatro disparos. No local foram encontradas cápsulas de pistola. Ninguém soube informar se o atirador estava a pé, de moto ou em um carro. O alvo do atentado, Israel de Jesus Santos, de 26 anos, foi atingido por um tiro na perna esquerda. Ele foi socorrido por uma equipe do Samu e encaminhado inicialmente para o Hospital Geral de Ipiaú e em seguida transferido para o Hospital Prado Valadares, em Jequié. Segundo um morador informou ao GIRO, a mãe de Israel, o pai e dois irmãos foram todos vítimas de mortes violentas. A Polícia Militar esteve no local, recolheu algumas informações e realizará buscas pelos suspeitos. A motivação e autoria do atentado serão investigados pela Polícia Civil. (Giro Ipiaú)
UBATÃ: VEREADOR PROPÕE MOÇÃO A POLICIAL QUE SOZINHO PRENDEU QUADRILHA DE ESTELIONATÁRIOS
Subtenente Paulo Sérgio prendeu quadrilha de estelionatários em Ubatã.
O vereador Paulo César Silva e Silva Júnior (PP), o Paulinho, propôs, nesta segunda-feira (21), uma Moção de Aplausos em homenagem ao Subtenente da Polícia Militar Paulo Sérgio Alves dos Santos em virtude de o policial ter efetuado, sozinho, a prisão, na última sexta-feira (18), de 05 pessoas acusadas de fazer parte de uma quadrilha suspeita de furto e estelionato. O grupo criminoso, segundo a Polícia, atuava há pelo menos 02 anos no Médio Rio de Contas e de apenas uma vítima ubatense chegou a aplicar um golpe de R$ 28 mil.
“A bravura deste servidor público nos faz refletir sobre a importância da Polícia Militar, a necessidade de valorização desses trabalhadores, que atuam em realidades altamente complexas, assumindo riscos em defesa da vida e patrimônio dos cidadãos. Além de aplausos, nossos agradecimentos a todo empenho e dedicação prestados por este Policial há mais de 30 anos”, destacou o texto da Moção do vereador Paulinho, que deve ser apreciado pela Câmara na sessão do próximo dia 1ºde julho. (Com informações do Ubatã Notícias)
segunda-feira, 21 de junho de 2021
Polícia Civil concluiu inquérito do duplo homicídio ocorrido no Brasil Novo
Morte de Wanessa, acidente ou homicídio?
Wanessa Oliveira do Amor Divino, de 23 anos de idade, morreu após cair de um carro em movimento na Rua Magno Senhorinho, bairro Jequiezinho. O acidente aconteceu na madrugada de domingo (30) e segundo informou a Polícia Militar, a mulher havia sido arremessada de um veículo e chegou a ser socorrida pelo Samu que constatou o óbito no local. O caso é cercado de mistérios, na versão do motorista a Wanessa teria se jogado, mas as imagens das câmeras de segurança da rua serão analisadas por que testemunhas teriam afirmado que a jovem foi empurrada para fora do carro. O condutor do veículo relatou na delegacia que deu carona a duas garotas, deixou a primeira em casa e depois foi levar a Wanessa, no trajeto teria ido a uma pizzaria, a menina pediu para ele parar que ela queria descer, Wanessa abriu a porta e teria se jogado. Wanessa morava na região de Oriente Novo, zona rural de Jequié. O caso está sendo investigado através da Delegacia Territorial.
Ubatã: Bandidos promovem saques, assaltos e levam terror à zona rural
Bandidos levaram terror às regiões rurais de Uruçu e Rio Pardo, no município de Ubatã, durante o final de semana. Segundo informações da Polícia, pelo menos 04 bandidos invadiram propriedades rurais, fizeram famílias de refém, roubaram 03 motocicletas, celulares, joias, dinheiro e pertences das vítimas. Um trabalhador rural chegou a ser amarrado numa árvore por cerca de 3h.
Os criminosos, conforme relatos de testemunhas, estariam armados com revólveres e pistolas. “Foi desespero, meu irmão. Ameaçaram matar a gente”, relatou uma das vítimas ao Ubatã Notícias. A Polícia Militar e a Polícia Civil se deslocaram ao local, realizaram diligência e quando retornaram à cidade, os bandidos voltaram a invadir propriedades e efetuar saques. Até o momento ninguém foi preso. (Ubatã Notícias)
sábado, 19 de junho de 2021
“Estamos há um ano e meio sem trabalhar”, lamenta Leoh Alves, da Associação dos Músicos de Ipiaú
Artista diz que não houve ajuda continuada no setor público e categoria vive situação dramática
A avassaladora pandemia do coronavírus foi implacável com o setor artístico, como narra Leoh Alves, presidente da Associação dos Músicos Profissionais de Ipiaú.
“Até mesmo as lives, que estavam acontecendo ano passado, pararam devido a vários fatores. Estamos numa situação muito difícil, um ano e meio sem trabalhar. Se quer Barzinho podemos fazer. No meu caso e de uma grande parte de músicos donos de som, iluminação e estruturas de palcos, que vivemos exclusivamente da arte, a situação está insustentável”,
explica Leoh.
Leoh Alves também conta que a ajuda do setor público não foi permanente. No caso da Lei Aldir Blanc, que destinou recursos do Governo Federal para o socorro ao segmento artístico, os valores disponibilizados para os artistas serviram quase que o totalmente para a produção de suas lives. “O que sobrou para o sustento de nossas famílias foi irrisório”,
conta o artista.
Segundo o músico Leoh Alves, o valor destinado pelo Governo Federal para a Prefeitura de Ipiaú, por questões burocráticas, ainda não foi todo executado. “Ainda resta um valor considerável”,
diz o presidente da Associação dos Músicos.
Leoh conta que os músicos receberam, ano passado, cestas básicas da Prefeitura de Ipiaú por quatro meses consecutivos. “Este ano, com muita labuta, conseguimos mais uma”,
diz.
O líder da categoria artística de Ipiaú ainda diz que, este ano, foi protocolado um pedido de socorro na Prefeitura de Ipiaú. “Mas até a presente data, ainda não obtivemos resposta”,
informa. “Triste o descaso com o qual nós estamos sendo tratados. Chega a ser desanimador nossa situação”,
queixa-se o músico.
Por último, diz Leoh Alves.“Chego a pensar que só pedir a Deus para nos proteger e nos da força para vencer essa batalha. Porque não temos mais a quem recorrer. Só queremos ter dignidade de colocar o pão em nossa mesa. Nós de a oportunidade de trabalhar como deram a tantas outras categorias. Não adianta festejar São João ou São Pedro ou qualquer outra festa quando os autores da festa estão proibidos de trabalhar”
.
O que argumenta Marcelo Batista, diretor de Cultura
Essa Redação ouviu o diretor de Cultura da Prefeitura de Ipiaú, Marcelo Batista. Ele trouxe as informações que você pode ler abaixo. Abre aspas
Cestas Básicas
“Houve um pedido da associação dos músicos por cestas. Houve um encaminhamento para a secretaria de Assistência Social, secretaria de competência para essa questão. Entregamos um mês e estamos aguardando uma nova remessa. É preciso esclarecer que a Diretoria de Cultura não é Assistência Social, mas podemos fazer a ponte de dialogo pra conseguir algum auxílio”
Lei Aldir Blanc
“há um equívoco nessa afirmação. Executamos a maioria do recurso, sim. O que existe em conta são as sobras de projetos e/ou propostas que não foram contempladas. E não usamos ainda por imposição de lei, e não vontade pessoal
Recurso público é diferente de recurso privado. Temos seguir o regramento da lei e observar o que recomenda os órgãos de controle.
A dificuldade é da maioria dos municípios brasileiros. Se não fosse difícil, não teriam criado a Lei Aldir Blanc pra enviar recurso aos Estados e municípios”
Solidariedade aos músicos
“Temos a clareza dessa dificuldade e somos solidários. E fazemos coro de que os músicos, a classe de eventos são os mais prejudicados. Mas temos limites orçamentários e de até segurança jurídica para fazer algum tipo de auxílio.
Vide que estamos em tempo pandêmico e isso nos impõe restrições. Se não fossemos sensíveis a causa, não teríamos captado o recuso da Aldir Blanc e executado com êxito. Sugiro que pesquise quais os municípios da região captou e executou com êxito. Então estamos atentos e alertas as questões”
Itagi: Polícia Civil prende traficante acusado de tentativa de homicídio
Um jovem de 24 anos, acusado de tentativa de homicídio e tráfico de drogas, foi preso pela Polícia Civil na Rua Márcio César, Bairro Nelito Fonseca, em Itagi, nesta sexta-feira (19). Havia um Mandado de Prisão Preventiva contra Mateus de Jesus Souza por conta de uma tentativa de homicídio, ocorrido em 2017 naquele município.
A prisão do acusado se deu após trabalho desenvolvido pelo Setor de Investigação da 9ª Coorpin/Jequié. Durante a ação, foram apreendidos 400 gramas de maconha, 04 apetrechos para a comercialização de drogas, 04 aparelhos celulares e a quantia de R$ 1.116,10.
O jovem foi levado ao Delegacia Territorial de Itagi, onde, em seu interrogatório, assumiu a venda de drogas. ”Os elementos colhidos na investigação apontam que o mesmo é integrante de uma facção criminosa e detém o poder de recolhimento do dinheiro das vendas de drogas na sua localidade”, informou a Polícia Civil.
(Bahia em Dia)
quinta-feira, 17 de junho de 2021
JITAÚNA É BENEFICIADA COM VERBAS PARA A ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE
As Atenções Primárias à Saúde de 36 municípios da Bahia, incluindo Jitaúna, receberão incentivo financeiro de cerca de R$ 1,9 milhão do Programa Previne Brasil, do Ministério da Saúde. A portaria que prevê a transferência de recursos foi publicada no Diário Oficial da União de quarta-feira (16jun21).
Esses 36 municípios receberão, juntos, R$ 1.953.594,60 no segundo quadrimestre do ano de 2021. O município de Jitaúna é o único da região a ser contemplado com o repasse.
O dinheiro será transferido mensalmente do Fundo Nacional de Saúde ao Fundo Municipal de Saúde e os valores variam de R$ 5 mil a R$ 5 milhões de acordo com o índice populacional.
Jequié: Menina morta em roleta-russa foi atingida pelo ex-namorado, diz delegado
Uma ‘brincadeira’ de adolescentes terminou em tragédia, no bairro Vila Vitória, em Jequié. Em um jogo de roleta-russa, Taila Jesus de Souza, 11 anos, foi atingida com uma bala na cabeça e morreu na hora. A morte da menina ocorreu às 14h30 da segunda-feira (14), mas, segundo informações da Polícia Civil, ainda pela manhã, no anel viário da cidade, quatro adolescentes e uma criança – a vítima – deram nove tiros para o ar, assustando moradores locais.
Após os tiros, os cinco teriam se reunido em uma casa, que a polícia ainda não sabe a quem pertencia, onde foi proposto o jogo, que se caracteriza por colocar uma bala no tambor de um revólver, girá-lo, apontar para um dos participantes e acionar o gatilho, desafiando a morte e contando com a sorte para que o tiro não seja disparado.
Depois de apontar para dois dos participantes e acionar o gatilho sem que a arma fosse disparada, o ex-namorado da vítima, de 14 anos, deu o tiro que matou Taila. O jogo contava ainda com a participação do namorado dela, também de 14 anos, seu irmão e uma amiga, de acordo com informações do delegado que apura o caso, Moabe Macedo.
A Polícia Militar foi acionada após o barulho e chegou até a casa, onde apreendeu o namorado e o ex-namorado, que são envolvidos com o tráfico na cidade. A arma do crime não foi encontrada e um adulto, que não teve a identidade revelada e é suspeito de esconder o revólver, foi detido também.
Jogo da morte
Moabe Macedo informou que o jogo teria sido idealizado pelo ex-namorado, que convenceu os outros quatro a participar da roleta-russa. “O ex-namorado pegou um cartucho, colocou dentro do tambor e girou. Depois, apontou uma vez para um, acionou o gatilho e não deflagrou. Apontou para outro e também não houve disparo. Na terceira vez, quando a arma foi apontada para ela, a arma disparou”, explicou o delegado, que afirmou ainda que a vítima não tinha envolvimento com o crime.
Ainda de acordo com informações da Polícia Civil, pouco depois do disparo ser realizado, uma denúncia anônima alertou a central de comunicação da polícia tanto sobre o disparo quanto sobre a morte da criança. Quando a polícia chegou no cômodo onde Taila estava caída, os outros quatro adolescentes ainda estavam lá e não tinham tentado fugir do local.
O delegado disse também que ainda não existem informações concretas que indiquem que a roleta-russa era prática comum do grupo. Pelos depoimentos, os jovens teriam realizado a ‘brincadeira’ pela primeira vez. “Não temos informação que conclua que já era uma brincadeira praticada entre eles. O que já sabemos é que, pela manhã, já estavam fazendo ações com o revólver e já tinham disparado com essa arma. Todos estavam lá e tinham feito disparos para o ar, menos a vítima. Foram registrados nove tiros”. A família de Taila não foi encontrada e, de acordo com a polícia, teme retaliações do tráfico se falar sobre o caso.
Menores apreendidos
Apesar da participação dos cinco no jogo, nem todos foram conduzidos à delegacia. O irmão e a amiga de Taila foram liberados e a polícia ouviu apenas o namorado e o ex. Em depoimento, os dois se mostraram abalados com a morte da menina. “O namorado disse se arrepender de ter levado o amigo que é ex e propôs a roleta-russa. Já o autor do disparo também afirmou que não queria que ela tivesse morrido porque a relação entre eles era boa. Foi uma infantilidade, momento de loucura e falta de juízo”, disse o delegado.
O namorado, por não ter efetuado o disparo, vai ser liberado pela polícia, assim como o adulto, que foi dispensado após ser ouvido. Segundo a polícia, apesar da suspeita, o adulto não foi pego em flagrante. No entanto, a Polícia Civil afirmou que o suspeito será responsabilizado pela atuação no caso.
Já o autor do disparo deve ser enquadrado no ato infracional análogo a crime de homicídio por ainda ser adolescente. De acordo com informações da polícia, a internação dele já foi representada e, agora, é preciso aguardar o Ministério Público solicitar a apresentação e a Vara da Infância e da Juventude se manifestar sobre o caso. Se sair a decisão de internação, o ex-namorado da vítima deve ser transferido para Serrinha ou Feira de Santana, a depender das vagas.
Menores que cometem infração ficam internados
O advogado especialista em direito público Kleber Freitas explica que o fato do Brasil ter adotado a maioridade penal aos 18 anos faz com que, desde que uma pessoa não tenha os 18 completos, ela não responde por crime.
“Ela pode ter 17 anos, 11 meses e 29 dias quando cometer alguma irregularidade e, mesmo que seja julgada com 18, vai responder como adolescente, que não comete crime e sim ato infracional”, diferencia.
Sobre a morte de Taila, ele explica que o autor do disparo responderá por “um ato infracional análogo a homicídio qualificado por motivo fútil. Ele será internado e, por ser menor, o período máximo de internação será de três anos. Se ele fosse maior de idade, poderia pegar de 12 a 30 anos de reclusão”.
Ainda de acordo com o advogado, é possível que o tempo de internação nem chegue a 3 anos. “O ECA [Estatuto da Criança e do Adolescente] estabelece que, a cada seis meses, o menor pode passar por avaliação para decidir se está liberado ou não. Dentro do estabelecimento de internação, o conselho vai fazer a reavaliação do caso e comunicar à justiça. Então, pode ser que ele fique três anos, como é possível que o período de internação fique em seis meses”.
A Secretaria de Segurança Pública (SSP) não tem dados sobre mortes de menores em roletas-russas. No entanto, nos últimos 10 anos, pelos menos 5 casos foram registrados na Bahia: um em 2011, em Lauro de Freitas; dois em Salvador, um em 2016 e outro em 2018; um em Feira de Santana, em 2019; e agora o caso de Taila, em Jequié.
*Com a orientação da chefe de reportagem Perla Ribeiro/CORREIO
quarta-feira, 16 de junho de 2021
CIPE Central prende dois homens com drogas e material de tráfico no Amaralina, em Jequié
Patrulha Rural da CIPE CENTRAL em ronda no bairro Amaralina, avistaram por volta das 14h de terça-feira (15), dois indivíduos de imediato empreenderam fuga sendo acompanhados e alcançados. Durante as buscas foram encontrados em posses dos mesmos 01 balança de precisão; R$ 3,50 em moedas; 43 buchas de maconha; 01 tablete de maconha com 650 gramas e 01 celular Samsung de cor branca. Aos indivíduos fora dada voz de prisão com consequente apresentação na DT/9ª Coorpin de Jequié.
Assalto na Rua da Luz em Jequié foi idêntico ao que aconteceu em Jitaúna
Por volta das 19 horas de terça-feira a Polícia Militar foi até a Rua da Luz, bairro KM 03, onde manteve contato com uma vítima de roubo. Segundo ela, dois homens portando arma de fogo, abordo de um veículo gol cor prata de placa não anotada anunciaram o assalto e levaram um celular marca Samsung modelo A10. A vítima foi orientada a prestar queixa na delegacia. Em Jitaúna os assaltantes também estavam em um veículo modelo gol de cor prata, placa não anotada. Segundo informou a Guarda Municipal para o blog TocoOliver, o assaltante ligou para o celular da vítima ameaçando e pedindo para transferir 30 mil para uma conta em nome de E, J,P. A vítima transferiu R$ 1000 caindo no golpe, após transferência, os assaltantes pediram para a vítima deixar o celular e sair do locar, com medo a vítima acatou o que foi pedido, mas um homem que passava na hora sem saber do que se tratava pegou o celular e entregou para a vítima que havia saído correndo. Os assaltantes que estavam no gol prata seguiu sentido Jequié. Rondas foram feitas mas sem êxito na prisão dos meliantes.
Polícia Militar e PRF desarticula quadrilha especializada em roubo de caminhões na BR 116
A viatura da CETO pelo bairro do Km 03, em Jequié, apresentando características suspeitas, momento em que os Policiais Militares fizeram uma consulta aos sistemas de segurança e constataram, juntamente com a Policia Rodoviária Federal, que era o veículo envolvido em roubos de caminhões ocorridos na região de Jequié. De imediato foi solicitado apoio da PRF que juntamente com a PM fecharam o cerco e abordaram o condutor em uma Fazenda, no Km 681 da BR 116. O suspeito de 28 anos, relatou que tinha participação na quadrilha e que sua função era apenas guardar os caminhões roubados com a carga no local. Ele informou ser o caseiro da fazenda e revelou que no galpão, aos fundos, havia uma carga de material de bicarbonato de sódio roubada, acondicionada em sacos plásticos juntamente com outras armas de fogo ilícitas. O homem foi conduzido e apresentado na 9 COORPIN, onde foram tomadas as medidas cabíveis.
ASCOM/19BPM
Jequié: Passageira de ônibus é presa com 35 kg de maconha em mala
Nesta quarta-feira (16), policiais rodoviários federais apreenderam 35 Kg de maconha, em um ônibus de transporte interestadual de passageiros que fazia linha São Paulo (SP) X Aurora (CE). O flagrante ocorreu no KM 677 da BR 116, trecho do município de Jequié. Ao realizar a abordagem ao ônibus e fiscalizar o compartimento de bagagens, os policiais encontraram uma mala e uma mochila contendo 52 tabletes de maconha, totalizando 35 kg (trinta e cinco quilos) da droga.
Os policiais identificaram uma mulher como proprietária das bagagens. Questionada, ela informou que recebeu a droga em um hotel na cidade de Aracaju (SE) e iria transportá-la até Vitória da Conquista, onde realizaria a entrega. Disse ainda que recebeu 1.000 pelo serviço. A mulher foi presa pelo crime de tráfico de drogas e levada com a droga apreendida para a Delegacia de Polícia Civil de Jequié, para lavratura do flagrante e demais procedimentos cabíveis. *As informações são da assessoria de comunicação da PRF
Baiano autor de chacina no Distrito Federal sacrificou vítima em ritual satânico
Investigadores da Polícia Civil do Distrito Federal apuram circunstâncias macabras que envolvem o assassinato de Cloenice Marques de Andrade, de 43 anos, no Distrito Federal. Lázaro Barbosa de Sousa, 32, também é o responsável por matar o marido e dois filhos da mulher, que teria sido morta em um ritual satânico. Segundo informações do site Metrópoles, a vítima teve mechas de cabelo cortadas e uma orelha arrancada às margens do córrego próximo ao Incra 9, Ceilândia, local do crime. As equipes de busca também encontraram perto de um riacho, objetos que supostamente foram utilizados na cerimônia. Lázaro distribuiu os mesmos itens em dois acampamentos montados por ele durante a fuga, que já dura dias.
Policiais também fizeram buscas no imóvel em que a mãe de Lázaro morava e encontraram altares e tigelas de barro com dinheiro e cachaça. No local, também havia desenhos de pentagramas e uma cruz invertida. De acordo com a Polícia Militar de Goiás, o homem afirma estar possuído por um espírito e que “vai levar o tanto de gente que puder”. Há indícios de que Lázaro pratica os rituais desde a adolescência. Na última segunda-feira (14), o secretário de Segurança Pública de Goiás, Rodney Miranda, classificou o homem como “psicopata”. “Ele, além de ser psicopata, é da região. É o que nós chamamos de ‘mateiro’, acostumado a se emburacar no mato. Ele deve ter outra motivação psicótica. Está muito focado em seguir na trajetória criminosa. Mas vamos chegar até ele”, disse Miranda.
segunda-feira, 14 de junho de 2021
JEQUIÉ: FORAGIDO DA JUSTIÇA TOMBA EM CONFRONTO COM A CIPE CENTRAL
sexta-feira, 11 de junho de 2021
Ex detento morre em ação policial da Cipe Central em Dário Meira
Um ex detento morreu no início da manhã dessa sexta-feira (11), em Dário Meira, durante confronto com policiais da Cipe Central. Segundo apurou o GIRO, o homem identificado como Evanildo Ferreira dos Santos, apelidado de ‘Ducha’, resistiu a uma abordagem policial no bairro Jerusalém e iniciou um tiroteio na tentativa de fuga, houve revide dos policiais e o homem acabou baleado e socorrido até o hospital local, mas não resistiu. Com ele foi encontrado um revólver calibre .32. ‘Ducha’ era bastante conhecido na cidade pelas práticas criminais. Já tinha cumprido pena nos presídios de Jequié e Itabuna. No último dia 13 de maio, ‘Ducha’, tinha sido baleado nas costas durante uma tentativa de homicídio. (Giro Ipiaú)
quinta-feira, 10 de junho de 2021
Guarda Municipal de Jequié é homenageada pela Câmara pelos seus 69 anos de fundaç
A Guarda Municipal de Jequié foi homenageada pela Câmara de Vereadores na sessão ordinária de quarta-feira, dia 09/06/21, pela passagem dos seus 69 anos de fundação. Por iniciativa do presidente da Casa, Emanuel Campos (Tinho), foi aprovada Moção de Aplausos (Nº 15/2021) em que enaltece os relevantes serviços prestados pela corporação ao longo de sua exitosa trajetória.
Criada em 1952, pelo prefeito da época, Antônio Lomanto Jr., a Guarda Municipal de Jequié, hoje comandada pelo GM Valdinélio Santos Barros, conta um qualificado efetivo, com atuação destacada no dia a dia da cidade, em especial na proteção do patrimônio público do Município, dentre outras importantes atividades.
O vereador Tinho ressalta a Guarda Municipal de Jequié é motivo de orgulho dos jequieenses e uma referência regional graças a dedicação e competência de seus integrantes. Fonte: ASCOM
Número do Disque Denúncia da SSP agora é 181 em toda a Bahia
terça-feira, 8 de junho de 2021
PM apreende 1 kg de cocaína com morador do bairro Popular
A Polícia Militar apreendeu na manhã dessa segunda-feira (07), um quilo de cocaína e dez munições calibres .380 e .32. O material foi apreendido na casa de um jovem de 20 anos, na Rua Sargento Moreira, bairro Popular, em Ipiaú. O suspeito foi conduzido à delegacia de Ipiaú, juntamente com o material apreendido. Os policiais chegaram até o local após uma denúncia anônima.
Ibirataia: Polícia Civil apreende menor por ato infracional
Por volta das 11h desta segunda-feira (07), a equipe da Delegacia Territorial de Ibirataia, sob o comando da delegada Dra. Alessandra Pimentel se deparou com o ato infracional tipificado no art. 157, do CPB, e conseguiu deter o infrator de iniciais R.J.S, de 16 anos, oportunidade em que foi lavrado o Auto de Apreensão de Ato Infracional - AAAI. O citado adolescente é contumaz na prática dos crimes de furto, roubo e tráfico de drogas na região.
Informações da Delegacia de Polícia
Bandido é morto em troca de tiros com a CETO no bairro Curral Novo
Na madrugada desta terça-feira policiais militares da Companhia Especializada Tático Operacional (CETO) estava fazendo a ronda no bairro Curral Novo, em Jequié, quando se depararam com um homem armado. Segundo a Polícia, o meliante efetuou disparos contra as guarnições que revidou atirando e baleando o acusado. Ainda com vida ele chegou a ser socorrido para o HGPV onde não resistiu aos ferimentos e foi a óbito. O resistente não portava documentos de identificação e com portava uma balança de precisão, 100g de Crack, 350g de maconha e um revólver.
Jequié:
Policiais Militares do 19º BPM realizavam rondas por volta das 11h desta segunda-feira (07), no Anel Viário, próximo ao Poliduto, quando avistaram trafegando em sentido contrário dois indivíduos armados a bordo de uma motocicleta.
Os policiais iniciaram o acompanhamento dos suspeitos, que em determinado local abandonaram a moto e deflagraram disparo de arma de fogo contra os integrantes da guarnição. Houve o imediato revide por parte dos policiais e ao cessarem os disparos, o corpo de um homem ferido foi localizado. Os policiais prestaram socorro conduzindo-o à emergência do Hospital Geral Prado Valadares, mas ele não resistiu aos ferimentos e morreu. O homem foi identificado posteriormente como Carlos Freitas Oliveira Filho, 18 anos, natural de Jequié. O outro comparsa conseguiu fugir do cerco policial. Foram apreendidos e apresentados na DT, um revolver calibre .32 e uma moto Honda/Fan CG 150 com restrição de roubo.
A Delegacia Territorial
A Delegacia Territorial de Jequié após diligências investigativas no bairro Amaralina verificou a existência de mandados de prisão em aberto contra os indivíduos de iniciais N.S.A. e C.S.A., que estariam escondidos naquela localidade. Após cruzamento de dados foi deflagrada a Operação Nômade na qual os Policiais Civis lograram êxito no cumprimento dos mandados de prisão expedidos pela comarca de Itabuna. Os dois presos andaram por vários locais cidades e estados do Brasil tentando ludibriar a ação da justiça e da polícia. Eles são acusados de serem autores do homicídio contra Marcônio Santos Pinto, em 21 de outubro de 2001, quando deflagraram diversos disparos de arma de fogo contra a vítima, além de esmagarem sua cabeça com um objeto cilíndrico de 15 kilos, causando sua morte.
Jovem de 17 anos é morto a tiros na Avenida Arthur Moraes, em Jequiezinho
Dois homens em uma motocicleta Yamaha trafegavam pela avenida Arthur Moraes, bairro Jequiezinho, por volta das 14h36, desta segunda-feira (07), quando pararam o veículo em frente ao salão Barber Shoper Sérgio, efetuando disparos de arma de fogo contra Delbert Santos Silva, 17 anos apelidado de “Paulista”, que estava no interior do seu local de trabalho. Ao tomar conhecimento do fato, o DPC Moabe Macedo Lima, determinou o deslocamento de equipe do SI ao local. Para levantamento de dados, sendo efetuado levantamento cadavérico por equipe do DPT, com expedição de guias para a realização de necropsia no IML de Jequié. Os autores do homicídio ainda não foram identificados.
Major PM Reinaldo Souza dos Santos assume Comando do 19º BPM em Jequié
Na manhã desta segunda-feira (07), realizada no auditório do Colégio da Polícia Militar-CPM, a cerimônia de Passagem de Comando do 19° Batalhão de Polícia Militar, em evento presidido pelo Cel PM Ivanildo da Silva, comandante do Comando de Policiamento da Região Sudoeste – CPRSO. Na oportunidade, o Maj PM Reinaldo Souza dos Santos assumiu o comando da Unidade, substituindo o Ten Cel PM Elbert Vinhático, que agora passa a comandar o Batalhão Especializado em Policiamento de Eventos, em Salvador. Seguindo os protocolos sanitários, como distanciamento entre os convidados, aferição da temperatura e higienização das mãos com álcool em gel, a cerimônia contou com as participações de autores civis e militares.
Em seu discurso, o TC Elbert pontuou os resultados obtidos durante seu comando e elogiou a tropa do 19° BPM, ressaltando sua disciplina e profissionalismo. Logo em seguida aconteceu o descerramento da foto do comandante do 19° BPM, na sede da Unidade, onde foi incluída a foto do Ten Cel Elbert Vinhático na galeria de comandantes.
segunda-feira, 7 de junho de 2021
Casal é atropelado por carro em ponto de ônibus na BR-330, em Palmeirinha
Um casal foi atropelado por um carro na BR-330, por volta das 06h dessa segunda-feira (07), no povoado de Palmeirinha, município de Aiquara. Segundo as informações apuradas pelo GIRO com o jornalista Jorge Vianna, as vítimas estavam em um ponto de ônibus quando foram surpreendidas por um automóvel que atravessou a pista e atingiu o casal que estava do lado contrário ao que trafegava o veículo.
A suspeita é que o condutor, que viajava sentido Ipiaú, perdeu o controle da direção do automóvel. Um homem conhecido pelo apelido de Val, de cerca de 55 anos, foi arremessado por mais de dez metros de distância e foi parar em um matagal. A mulher conhecida como Eleide sofreu ferimentos nas pernas.
O Samu foi acionado e socorreu as vítimas para o hospital Prado Valadares, em Jequié. As vítimas que residem em Palmeirinha seguem hospitalizadas e aparentemente não correm risco de morte. Ainda de acordo com as informações apuradas pela nossa reportagem, o homem aguardava um ônibus interestadual para embarcar com destino ao estado de São Paulo. A mulher dele fazia companhia até a chegada do coletivo.
O motorista do carro, identificado como Reginaldo Santiago Souza, 45, morador do bairro Santa Rita, não ficou ferido. Ele foi conduzido pela Guarda Municipal até a delegacia para prestar esclarecimentos. Segundo informou a Guarda Municipal de Jitaúna, que passava no local minutos após o acidente, o motorista retornava do distrito de Vila Temão, município de Jitaúna, e seguia para Ipiaú. A causa do acidente ainda não foi esclarecida. (Giro Ipiaú)