segunda-feira, 9 de janeiro de 2017

Ipiaú: Major e delegado divulgam balanço policial de 2016

Na última sexta-feira (06), as autoridades da Polícia Militar e Civil do município de Ipiaú, representadas pelos seus comandantes, Major Alexandre e Delegado Ivan Lessa, divulgaram as estatísticas de ocorrências, homicídios, prisões, apreensões e outros dados dos trabalhos desenvolvidos no ano de 2016. De acordo com informações do delegado Ivan Lessa, no período de janeiro a dezembro do ano passado, foram registradas quase 3 mil ocorrências no município. Para o doutor Ivan, esse número ainda poderia ser maior. Ele acredita que o fato do Complexo Policial ficar distante de vários bairros da cidade (a exemplo dos bairros Irmã Dulce e Aparecida) além de outras localidades na zona rural, muitas vítimas de crimes considerados de pequenas proporções, deixam de se dirigir até a delegacia para registrar o Boletim de Ocorrência.
Entrevista das autoridades policiais foi concedida ao site Giro Ipiaú na última sexta (06).
Ainda conforme os dados repassados pelo delegado, no ano passado foram registradas 28 mortes violentas (27 homicídios e 1 latrocínio - roubo seguido de morte). A maioria das vítimas era jovens. Ainda conforme Ivan Lessa, dos 28 crimes registrados, 21 já estão elucidados. “Infelizmente, tivemos em 2016 uma demanda acentuada de homicídios, mas, apesar dos problemas que tivemos a nível de criminalidade, demos uma resposta significativa”, pontuou o delegado. Lessa ainda informou que nos próximos 60 dias, a delegacia de Ipiaú deve receber boas notícias referente ao seu efetivo. O trabalho em harmonia da Polícia Civil e Polícia Militar no município de Ipiaú também foi lembrado pelo delegado. 
Major Jorge Alexandre, comandante da 55ª CIPM (Foto: Giro Ipiaú).
O Major Alexandre, comandante da 55ª Companhia Independente da Polícia Militar, apresentou os dados comparativos nos trabalhos realizados pela corporação durante o ano de 2016. Destaque para o aumento de apreensões de drogas, recuperação de veículos furtados e roubados, pessoas conduzidas à delegacia, prisões em flagrantes e abordagens. Os dados divulgados pela Polícia Militar são referentes aos seis municípios da área coberta pela 55ª CIPM.

Homicídios: Aiquara teve registro de apenas um homicídio em 2016. No ano anterior foram 2. Barra do Rocha foi o município onde teve a maior redução, de 5 em 2015 para apenas 1 no ano seguinte. Dário Meira subiu de 2 em 2015 para 3 no ano passado. Ibirataia manteve o mesmo índice do ano anterior, foram registrados 2 homicídios. Itagibá subiu de 2 em 2015 para 4 em 2016. Ipiaú saltou de 23 para 28 em 2016. A maioria dos crimes tem ligação com o tráfico de drogas, afirma o major.

Abordagens: De acordo com os dados, em 2016, 33.017 pessoas foram abordadas pela Polícia Militar nos municípios assistidos pela 55ª CIPM (Aiquara, Barra do Rocha, Dário Meira, Ipiaú, Ibirataia e Itagibá). No ano anterior, foram 29.772 pessoas abordadas.

Drogas: Em 2016, foram realizadas um total de 105 ocorrências de apreensões de drogas. A quantidade de entorpecentes apreendidos nas operações ultrapassou os 100 quilos. Em 2015, foram registradas 104 ocorrências ligadas à apreensões de drogas.

Armas: Foram apreendidas 67 armas de fogo e 45 armas brancas, um total de 112 armas retiradas das ruas. No ano anterior foram apreendidas um total de 56 armas.

Veículos recuperados: 43 veículos foram recuperados pela Polícia Militar em 2016. No ano anterior foram 34.

Prisões em flagrantes: 158 pessoas foram presas pela PM em flagrante em 2016. Em 2015 foram 135.

Conduções à delegacia: Guarnições da Polícia Militar conduziram até a delegacia no ano de 2016, um total de 746 pessoas. Em 2015 foram 558. 

O major Alexandre, comentou a importância e o obetivo da divulgação das estatísticas. “Na verdade, isso é uma prestação de contas à comunidade do que a gente fez ao longo do ano de 2016. Usamos essas estatísticas para ver o resultado do trabalho desenvolvido e observar o que precisamos mudar para prestar um melhor serviço à nossa população”, comentou o comandante da Companhia Independente da Polícia Militar de Ipiaú. *Giro Ipiaú

Nenhum comentário:

Postar um comentário