quinta-feira, 20 de março de 2014

Vereador Soldado Gilvan pede criação da Diretoria Municipal de Segurança Pública

 Vereador Soldado Gilvan pede criação da Diretoria Municipal de Segurança Pública
O vereador Soldado Gilvan apresentou requerimento na Câmara Municipal que será oficializado a Prefeita Tania Diniz Correa Britto, extensivo ao Secretario de Governo Eduardo da Gloria Barbosa no sentido de adotarem providencias para a Elaboração e envio de Projeto de Lei com a Criação da Diretoria Municipal de Segurança Publica e do Conselho Municipal de Segurança Publica desta cidade. O Vereador justifica o requerimento: “Parece indisfarçável que a violência urbana tem sufocado a população nas grandes capitais, e que nos últimos anos vem causando temor nas diversas comunidades pelo interior do Estado. A migração da violência parece ser algo natural pelas cidades interioranas, e na nossa cidade de Jequié, não é diferente das demais. Vivenciamos uma espécie de epidemia que, mesmo diante do excelente trabalho realizado pelas policiais Militar e Civil, cresce assustadoramente”. O Edil cita ainda que a Constituição Federal estabelece a segurança como garantia individual, em seu artigo 5º, caput, e como direito social, em seu artigo 6º. Também dispõe, em seu art. 144, ser dever do Estado prover a segurança, embora ressalte ser direito e responsabilidade de todos, não vedando que a municipalidade atue de forma conjunta e cooperativa na busca da efetivação desta garantia. Ao contrário, o texto constitucional estimula a cooperação entre os entes federados na busca da consecução dos fins a que se destina. Gilvan diz ainda que a criação de uma Diretoria Municipal de Segurança Publica e a instalação do Conselho de Segurança Pública Municipal é estimulada pelo Ministério da justiça e pela SENASP – Secretaria Nacional de Segurança Pública, porém se faz necessária a garantia de participação de todas as entidades envolvidas no processo da segurança pública. A justificativa traz ainda que a definição da política de segurança adotada pela cidade é de vital importância para a comunidade, para as autoridades públicas e principalmente para os trabalhadores envolvidos nestas atividades, pois serão eles que irão executar as atividades no dia-a-dia. Na prática, as decisões do Conselho darão o rumo para as atividades desenvolvidas pelos órgãos de segurança pública que atuam na cidade, acompanhar de perto este processo garantindo que ele seja realizado de forma transparente e possibilitando a participação de todos os envolvidos. Por essa razão é que muitos municípios brasileiros criaram suas secretarias ou diretorias de Segurança, pois via de regra, no contexto onde já existe, a Diretoria Municipal de Segurança Pública aglutina a Defesa Civil e a Guarda Municipal passando a coordenar políticas públicas de segurança no âmbito municipal, de forma cooperativa e colaborativa com o Estado. A Diretoria Municipal de Segurança Pública também poderia atuar no financiamento de estudos e no desenvolvimento de projetos que visassem a melhoria da segurança pública, bem como na operacionalização de políticas preventivas voltadas à diminuição da criminalidade (iluminação pública, atividades culturais/esportivas), uma vez que a política repressiva é de desempenho exclusivo da polícia militar. Outra característica da Secretaria Municipal de Segurança Publica seria a permanente interação com as polícias Civil, Militar, Corpo de Bombeiros e, poderia instituir em seu organograma a atuação vinculada de alguns Conselhos como o Conselho Tutelar, Conselho de Cultura, Conselho de Juventude, entre outros conselhos do Município. O Conselho Municipal de Segurança Pública, será um órgão normativo de deliberação coletiva com representação partidária do poder Público e da sociedade civil, terá por objetivo definir, acompanhar, fiscalizar e avaliar políticas, as ações, os projetos e as propostas que tenham por fim assegurar melhores condições de segurança à população, no âmbito do Município, finalizou o Vereador. Fonte: ASCVSG.

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