Abandonado pelo próprio criador, infestado por
vírus e deixado de lado pela maioria dos visitantes. Assim está o Orkut
hoje, rede social do Google, que já foi a maior do Brasil e hoje amarga
um quinto lugar e queda livre no número de visitantes, mês a mês, desde
2011. Mas se engana quem acha que no Orkut só existem perfis fantasmas,
robôs de spam e comunidades às moscas. Segundo a comScore, mais de 6
milhões de pessoas entraram no Orkut em dezembro do ano passado. Embora
pareça pouco se comparado aos tempos áureos da plataforma, que chegou a
ter como membros quase metade da população brasileira com internet (mais
de 40 milhões de cadastrados), ainda é um número que não pode ser
desprezado. Sob as ruínas da casa azul e rosa ainda há intensa atividade
em comunidades de assuntos específicos, como futebol e séries de TV. "O
Orkut ficou mais legal ainda depois do Facebook. Morreram comunidades
inúteis, como 'Eu odeio a segunda-feira', mas fóruns sobre discussões
temáticas permaneceram, com a vantagem de não estarem mais lotados",
observa o jornalista Aluizio Hamann, 28, frequentador das comunidades
"Futebol Alternativo" (7.339 membros) e "São Paulo FC Tricolor"
(1.140.772 membros), ambas com dezenas de tópicos com novas postagens
diárias.
Nenhum comentário:
Postar um comentário