Nesta quinta-feira, 12 de abril, o município de Aiquara estará comemorando seus 50 anos de emancipação política fixada pela Lei Estadual nº. 1.588 de 1962, durante o segundo governo de Juracy Magalhães.
Originária da propriedade rural denominada Preguiça, Aiquara na condição de povoado pertenceu à jurisdição de Itajuru (antigo Rio Branco, município de Jequié), até 1932 .
Através do Decreto n.º 8.143. de 8 de setembro daquele ano, passou a categoria de Distrito, ficando subordinado ao município de Jequié, do qual foi desmembrado adquirindo sua autonomia político-administrativa em 1962, sendo seu primeiro prefeito, Dorival Souza Rodrigues.
Em 1969, foi fundado o primeiro ginásio de Aiquara, pelo então prefeito Américo Souza e o professor Djalma Gomes da Silva.
O atual prefeito do município é Jutahy Souza Cosme, “Jota”, que exerce o seu segundo mandato consecutivo. A programação comemorativa ao Cinquentenário de Aiquara, foi aberta na quarta-feira (11), com uma sessão solene na Câmara Municipal, presidida pelo vereador Manoel Campos.
Na quinta, 12, às 8h, será celebrada Missa em Ação de Graças na Igreja Matriz; às 18h, entrega de medalhas e homenagens a antigos moradores; sexta-feira (13), às 19h, show gospel e no sábado e domingo (14 e 15), grande Cavalgada com encerramento festivo no centro da cidade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário