terça-feira, 24 de abril de 2012

Jornalista é assassinado dentro de bar no Maranhão; crime pode ter cunho político

Na noite da última segunda-feira (23/4), o jornalista e blogueiro Décio Sá foi executado com cinco tiros dentro de um bar da Avenida Litorânea em São Luís (MA). Ele  trabalhava na editoria de política do jornal O Estado do Maranhão e mantinha um blog sobre o tema. O conteúdo de seu site, um dos mais acessados do Maranhão, criticava e denunciava políticos e autoridades do Estado.

Leia também

Crédito:Divulgação
Morte do jornalista Décio Sá pode ter cunho político

"A gente não quer apontar ninguém nem motivos, sem investigar, mas ele era um cara muito visado, com um dos blogs mais visitados do Maranhão", disse um colega de trabalho. "Está um silêncio ensurdecedor na redação", desabafou. Se houve algum tipo de ameaça, os colegas de redação não souberam. 

O crime aconteceu por volta das 23h30 e foram encontradas no local balas de calibre 40. Segundo os primeiros levantamentos da polícia e depoimentos de testemunhas, dois homens chegaram ao local em uma moto. Um deles entrou no bar e atirou no jornalista quando ele ia ao banheiro  enquanto falava ao celular.

De acordo com os presentes, o blogueiro convidava um amigo para jantar com ele, mas não houve tempo para o encontro. Os relatos mostram que entre o horário que o jornalista chegou e a hora do crime tinham se passado menos de 15 minutos. "O que leva a acreditar que ele estava sendo seguido", disse uma fonte da Homicídios. "Foi tudo muito rápido. Um desespero. Não deu tempo de ver nada", disse uma testemunha.

Investigação

Após a execução, os homens fugiram. A polícia trabalha com várias teses, sem divulgar nenhuma para não prejudicar o andamento das investigações. O ponto de partida deve ser o blog do jornalista. 

"Foi um crime encomendado. As pessoas que entraram aqui no bar vieram com a intenção de executar o jornalista Décio Sá. As pessoas que testemunharam o fato disseram que o autor dos disparos não escondeu nem a cara", disse o secretário de Segurança Pública Aluísio Mendes ao G1. 

Em comunicado, o governo do Maranhão classificou o assassinato do jornalista como bárbaro e cruel e garantiu que está tomando as providências para a prisão dos criminosos, informou o portal da Veja.

Blog

Um dos últimos posts no blog de Décio Sá tratava de um julgamento em Barra da Corda marcado para próxima quarta (25/4) sobre dois pistoleiros acusados de matar, em 1997, o líder comunitário e sem-teto Miguel Pereira Araújo, o Miguelzinho, a mando do empresário Pedro Teles, por invadir terras de sua família.

O post denunciava que entre as 25 pessoas selecionadas para participar do júri popular, pelo menos 20 têm ligação com o empresário, seu pai, o prefeito Manoel Mariano de Sousa, o Nezim, e o deputado Rigo Teles (PV), irmão de Pedro. 

Leia o blog do Décio aqui

*Com supervisão de Vanessa Gonçalves

Nenhum comentário:

Postar um comentário