domingo, 22 de abril de 2012

Energia elétrica aumenta a partir deste domingo; veja como poupar


Na casa da professora Márcia Costa todo mundo tem que jantar na mesma hora. “Ah, minha filha! Tem que colocar todos os pães juntos no forno elétrico. Se ficar ligando e desligando, gasta muita energia”, justifica ela. Metódica, a professora já orientou sua funcionária a sempre começar a passar ferro nas roupas mais pesadas (toalhas, lençóis e calças jeans), que são as que exigem uma potência maior do aparelho. “Depois, vai diminuindo a potência, até chegar no zero”. No apartamento de três quartos, onde mora com o marido e os dois filhos, quase todas as lâmpadas já foram trocadas por fluorescentes, e até os interruptores são econômicos. “Eles são graduáveis. Se você está assistindo televisão, por exemplo, não precisa da luz toda”, explica.
Além disso, nunca usar o chuveiro elétrico na temperatura máxima e utilizar toda a capacidade da máquina de lavar são as armas de Márcia para enfrentar o reajuste da tarifa de energia elétrica, que já começa a valer a partir deste domingo (22)

Mangueira
A dona de casa Vera Lúcia Barreto Matos também não deve se apertar com o reajuste. Para gastar menos energia elétrica, ela chega a usar mangueira para encher a máquina de lavar. “Quanto menos tempo a máquina ficar  ligada, melhor. Gasta menos”, ensina dona Vera, que, além da conta de luz, se preocupa com questões ambientais. “A gente tem que cuidar do planeta, é questão de consciência”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário