terça-feira, 2 de julho de 2013

Tayrone Cigano é inocente

O cantor baiano Tayrone Cigano fatura com a fama de ter matado a própria mulher e o amante
 Texto: Rodrigo Levino em 2010
Fenômeno da música brega no Nordeste, o cantor e compositor baiano Tayrone Cigano fatura até R$ 100 mil por mês fazendo shows com a fama de ter matado a própria mulher e o amante
Imagem: Divulgação/reprodução


Quando Tayrone Cardoso Machado nasceu, na cidade baiana de São Félix, em 1987, o cantor goiano Lindomar Castilho cumpria pena em regime fechado havia seis anos por ter matado a ex-mulher, Eliane de Grammont, e tentado dar cabo de Carlos Randal, namorado dela. A trágica história de Lindomar Castilho repetiu-se quase duas décadas depois. Desta feita como farsa. Tayrone Cardoso, que ouvia as canções de Lindomar interpretadas pelo pai, virou Tayrone Cigano, cantor, compositor, autointitulado "o cigano mais apaixonado do Brasil" e suposto assassino da esposa e de seu amante, abatidos a tiros num acesso de fúria que se seguiu ao flagrante do adultério.
É possível encontrar no interior do Nordeste quem jure de pé junto tê-lo visto chegar às cidades antes dos shows a bordo de um camburão da polícia. Outros dizem conhecer a família da mulher assassinada, uns vão além e fixam em dez anos a pena cumprida, atualmente em regime semiaberto, o que lhe permite realizar shows monitorado pela Justiça. As versões abundam. O empresário, o tecladista e até o irmão mais velho do cantor alternam o posto de vítima e "pés de lã", como são conhecidos os amantes na região.
Aos 23 anos de idade e seis de carreira, iniciada depois de gravar um disco para ser ouvido por familiares, mas que estourou nas paradas populares ao cair nas mãos dos "pirateiros" (vendedores de discos piratas), Tayrone Cigano revela: "É tudo mentira. Eu sou inocente".
De fato, não houve crime algum. Para o público, nenhum desmentido. Faixas e cartazes são levantados nos shows indagando sobre o assunto, Tayrone ri, manda beijos e volta a cantar.
SÓ NA FULEIRAGEM
Com dois discos e um DVD lançados, ostentando mullets realçados por mechas louras, solteiro, pai de dois filhos e tendo morado parte da vida em barracos de lona, como é costume entre ciganos nômades, Tayrone diz que só quer saber "da fuleiragem". Trip o localizou em Jeremoabo, interior da Bahia, pouco antes de realizar um concerto para 6 mil pessoas.
Por fuleiragem leiam-se festas, mulheres, carros, relógios, tênis ("uma coleção de 40 pares") e roupas de grife, ao seu alcance graças à gorda renda mensal de R$ 100 mil, advinda de uma média de um show a cada dois dias, alvos da curiosidade do público por causa da história tida como verdade. "Pra que mexer nisso, né? Se está dando certo pra mim, deixa o boato correr. Mas é tudo mentira, não matei ninguém", alega o cantor.
A boataria que sustenta o sucesso do Cigano tem um tanto de realidade, mesmo atravessada. O pai dele, Antonio Machado, morreu assassinado diante do juiz no dia em que estava sendo julgado pela morte de três ciganos de famílias rivais.
Para o jornalista e escritor Xico Sá, entusiasta das composições do baiano e surpreso ao ser informado pela reportagem que os crimes atribuídos a Tayrone não passam de intriga da oposição, "Tayrone representa a vingança, para o macho traído; para as mulheres, virilidade. O boato das mortes e a carreira romântica são a síntese do bruto que também ama e hoje canta seu arrependimento".
fonte: Revista Trip

5 comentários:

  1. Sou fã de carteirinha de Tayrone, suas músicas vão perdurar por séculos. Parabéns por fazer a alegria dos brasileiros que te amem.

    ResponderExcluir
  2. Povo não entende que ele fez uma encenação da música kkkkķ

    ResponderExcluir
  3. Kkkk o povo é fraco e não procura ler e não tem noção das merdas que falam .
    Só porque ele fez uma música...

    ResponderExcluir
  4. Um Brasileiro tem ouvido de pinico.

    ResponderExcluir