terça-feira, 19 de março de 2013

Jitaúna: Prefeito Edson fala sobre os seus dias de governo.



  • É interessante como as pessoas respondem aos primeiros 75 dias de governo, em uma gestão altamente participativa e comprometida com o bem comum, onde o prefeito abre as portas do gabinete, recebe os munícipes, que ficam extasiados com a oportunidade de sentar com o gestor e expor suas necessidades, ressaltando que durante toda a historia política de Jitaúna nunca tiveram o privilégio de conversar com o prefeito. Reconheço que essa atitude, não resolve os problemas de muitos, mas outros gestores nem isso faziam muito pelo contrário, preferiam fugir, abandonar a cidade, e só aparecer nos dias importantes do mês, 10, 20 e 30, dias dos melhores recursos. Avançamos e reconhecemos que precisamos avançar mais ainda como por exemplo:
    Na saúde, fizemos questão de proporcionar bem estar à comunidade disponibilizando médicos em todos os PSFs; no Hospital estamos funcionando com 01 enfermeiro formado, 02 Técnicos, e estamos fazendo o possível para termos médicos plantonistas diariamente; melhoramos a alimentação, higienização; pretendemos no futuro próximo colocar a disposição da comunidade ultrassonografia e eletrocardiograma.
    Na educação começamos implementar algumas mudanças, como merenda de qualidade no turno matutino, vespertino e agora também no turno da noite, transporte para os professores da zona rural, reformas das escolas com valorização das cores de nossa bandeira, teto salarial nacional, pagamento do mês de setembro da gestão passada e iremos comprar fardamento escolar ainda este ano.
    Na infraestrutura conseguimos restabelecer o convênio para a construção de 40 casas populares; conclusão das quadras poliesportivas e ginásio de esportes; está em andamento a limpeza das ruas e praças da sede e dos distritos que estavam tomadas por entulhos, matos; recuperamos esgotos na rua Manoel Alves Meira e Hilda Rocha Lopes; e manutenção da Iluminação Pública.
    Na geração de emprego e renda estamos esperando liberação da fábrica de polpa de frutas; as compras estão sendo feitas preferencialmente no nosso município, sendo que os prestadores de serviços também dêem prioridade ao nosso comércio. É importante ressaltar que a Prefeitura Municipal não tem condições de absolver toda mão de obra disponível em nosso município, mas estamos buscando alternativas para minimizar este grande problema comum a todas as cidades do porte de Jitaúna.
    Reconheço que ainda falta muito para alcançar o nível de excelência esperado por nossa população, mas o sentimento imediatista para resolvermos tudo em tão pouco tempo é extremamente angustiante, pois assumimos o município totalmente deteriorado e com graves problemas financeiros como:
    Tivemos queda no repasse de recursos federais na ordem de aproximadamente 300.000 (trezentos mil reais ) em virtude do índice cair de 1.0 para 0.8, devido a perda de território para o município de Jequié, sendo que a gestão anterior não recorreu em defesa de nosso município, total descaso.
    Problemas nas prestações de contas da Merenda, Transporte Escolar e prestação de conta do município que até hoje só foi prestado até Junho de 2012.
    Débitos com Funcionários, Coelba, INSS, Precatórios, Farmácia Básica, Telefone, Consignado, Fornecedores.
    A estrutura administrativa toda sucateada como: falta de computadores, cadeiras, mesas, PABX, instalação da Prefeitura totalmente deteriorada. Os carros que restaram totalmente sem manutenção sendo que a Patrol está retida em Conquista por falta de pagamento da Gestão anterior.
    Inexistência de itens básicos na Merendeira e prédios escolares como: botijão, freezer, geladeira, fogão, caldeirão, panelas, pratos, copos, talheres, carteiras escolares.
    Finalizando minhas breves observações quero reiterar nosso compromisso de que iremos fazer uma gestão pautada na transparência, e lembrar aos nossos amigos, eleitores, e militantes que temos apenas pouco mais de 2 meses de gestão, onde todos da equipe estão dando o melhor de si para termos uma Jitaúna igualitária, mais humana, solidaria e diferente da que encontramos. Porém para que essa transformação aconteça é preciso que a comunidade também pense diferente, pense na mudança de forma que atenda o bem comum e não apenas o bem de um emprego, carro locado ou contratação de seus serviços. Vamos juntos para essa grande VITÓRIA. Forte abraço do Prefeito Edson Silva.
  •  
  • fonte: faceboock

Nenhum comentário:

Postar um comentário