sexta-feira, 30 de março de 2012

COPA DO BRASIL

Ministério Público denuncia existência de 11,5 mil inquéritos parados na Bahia



O representante comercial Carlos Terra, 56, conta 4.027 dias, desde o assassinato do filho Lucas Terra, aos 14 anos, em 2001. A contagem não para até que a Justiça decida se dois dos três acusados irão ou não a júri popular. Longa e dolorosa, a espera do pai expõe um sistema judiciário, segundo especialistas e operadores do direito, inerte, reflexo de leis frouxas e de uma infraestrutura sucateada. Levar acusados de matar a júri é a prioridade da Estratégia Nacional de Justiça e Segurança Pública (Enasp), do Ministério da Justiça. Apesar do esforço, a força-tarefa criada na Bahia em junho do ano passado, com quatro promotores do Ministério Público do Estado (MP-BA) e quatro delegados do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), não atingirá a Meta 2 do Enasp até o final do prazo (30 de abril próximo).

Existe uma “montanha” de processos parados – prontos para ir a júri ou ainda sem autores identificados. Em todo o Estado, a força-tarefa conseguiu dar encaminhamento a 2.258 inquéritos (19,5%), de um total de 11.536 inquéritos por homicídios dolosos, instaurados entre os anos de 1991 e 2007. Foram 388 denúncias oferecidas pelo MP-BA, que arquivou ou desclassificou o restante dos procedimentos. No estoque, ainda restam 9.278 inquéritos parados. “Metade dos estados deve cumprir a meta no País. A Bahia não deve conseguir finalizar tudo, devido ao grande volume”, admite a juíza federal Taís Ferraz, que é membro do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), instância responsável por monitorar as 27 unidades federativas quanto à Meta 2. (Atarde)

Confira o making of do ensaio da ex-BBB Kelly para o Paparazzo

  • A produtora de moda Dammy Cavaleiro ajuda Kelly na hora da pose
O tempo não ajudou, e Kelly teve que posar debaixo de chuva. 'Sou guerreira e batalhadora, não é o frio nem a chuva que vão me fazer desistir', disse
  • Kelly posa para o Paparazzo
Kelly sob os cuidados do maquiador Ewerto PachecoEx-BBB Kelly posa para o Paparazzo em clima de safari (Foto: Marcos Serra Lima / Paparazzo)
São Pedro não ajudou, e Kelly teve que posar para o Paparazzo debaixo de muita chuva, no Portobello Resort, em Mangaratiba, na Costa Verde do Rio de Janeiro. "Isto aqui está sendo um sonho para mim, como vou dizer não? Sou guerreira e batalhadora, não é o frio nem a chuva que vão me fazer desistir. Este ensaio vai ficar lindo", disse a ex-BBB entre um clique e outro.
E como vida de modelo não é fácil, Kelly encarou o tempo frio e ainda entrou seminua no mar, no rio e até posou com animais como uma zebra e um camelo. "Não tenho medo de bicho. É só tratar com carinho. Nunca tinha visto uma zebra de perto. Adorei esta locação!", comentou ela, que levou o namorado, Fernando David, para a sessão de fotos.
A gente liberou um aperitivo para ir esquentando (afinal, chega de frio, né, Kelly?), mas o ensaio completinho você confere neste sábado, 31.

Babosa e hortelã entram na lista de remédios do SUS

Babosa, hortelã e salgueiro são os novos fitoterápicos a entrar na lista oficial de medicamentos do Sistema Único de Saúde (SUS), publicada ontem (29) pelo Ministério da Saúde. Atualizada a cada dois anos, a lista tem agora 810 itens, como medicamentos, vacinas e insumos. A babosa é indicada para o tratamento de queimaduras e psoríase (doença inflamatória da pele); a hortelã, síndrome do cólon irritado; e o salgueiro, para dor lombar. Desde 2007, o SUS usa remédios fitoterápicos, que agora chegam a 11. Para entrar no rol, o fitoterápico precisa ser industrializado, ter registro na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e eficácia comprovada. A nova relação traz também os remédios finasterida e doxasozina (convencionais) usados contra o crescimento anormal da próstata.
A lista praticamente dobrou, passando de 470 itens, em 2010, para 810, por causa da inclusão dos medicamentos para doenças raras, vacinas e insumos. Antes, eram listados somente os remédios considerados essenciais, utilizados no tratamento das doenças mais recorrentes. Estão de fora da lista os remédios para câncer, oftalmológicos e aqueles usados no atendimento de urgência e emergência, pois constam em outra relação nacional. O rol é formulado por uma comissão técnica formada por representantes do ministério, da Anvisa, da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e de associações médicas. Para ter acesso a um medicamento da lista do SUS, o paciente deve apresentar receita médica na rede pública. Com base na lista nacional, cada município tem autonomia para fazer sua própria relação de remédios. (Tribunadabahia)

Justiça determina reintegração de Prisco

O ex-PM Marco Prisco, líder da greve de parte da corporação baiana este ano, ganhou nesta quinta-feira (29), em primeira instância na Vara de Auditoria Militar, o processo que lhe concede a reintegração à Polícia Militar como sargento. Demitido da corporação depois do movimento de 2001, Prisco havia entrado com um pedido de reintegração no Tribunal de Justiça depois da edição da lei 12.191, de janeiro de 2010, que anistiou demitidos em greves da PM. Ele ganhou a ação em junho de 2006, mas o governo baiano não cumpriu a decisão judicial. Em entrevista ao jornal A Tarde, Prisco comemorou o episódio desta quinta. “A determinação anula todo o processo de 2001. Esta é a prova de que, em 2001, eu fui demitido arbitrariamente. Boa parte dos estados cumpriu a Lei da Anistia. Só não a Bahia e outros dois estados”, afirmou. O governo recorrerá da decisão por meio de recurso de apelação, informou a procuradora do Estado. Ana Beatriz Lemos Passos.BN)

Ex-BBB Fabiana topa viver Rita Cadilac no cinema: 'Mas nada de sexo explícito'



Segunda colocada na 12ª edição do “Big Brother Brasil”, Fabiana falou com jornalistas na noite desta quinta-feira, 29, logo após deixar o confinamento. Perguntada se aceitaria viver Rita Cadilac no cinema, - após algumas especulações, ela fez algumas ressalvas: "Toparia sim, mas depende do filme. Por enquanto é muito distante pra mim, mas nada de sexo explícito". Posar nua também não está fora dos planos da apresentadora paulista. "Vou discutir em família. Por mim não teria problemas", afirmou.
Apontada por Boninho, diretor do reality show, como a maior jogadora de todas as edições do programa, Fabiana respondeu: "Sou muito intensa e brigo comigo mesma principalmente por ser a minha maior adversária. Surtei em vários momentos lá dentro. Errei demais julgando as pessoas pelo pensamento. Via coisas em pessoas muito próximas que eu nunca tinha visto. Deixei de falar muita coisa lá dentro. Fiquei calada por muito tempo e surtei. Sou de carne e osso como todo mundo”. As informações são do Ego.

Mototaxista assaltado próximo a cia da polícia militar


Um mototaxista, de nome não revelado, teve a moto roubada depois de cair no golpe da falsa corrida. Segundo a polícia, a vítima levou um suposto passageiro das imediações da Rodoviária para o bairro de Caixa D’água, chegando à Rua Nestor Ribeiro, atrás da Catedral de Santo Antonio, o suposto passageiro anunciou o assalto e tomou  a moto Honda Titan, placa JQL 3427.
O assalto aconteceu a menos de 500 metros da 1° Companhia da Polícia Militar. A vítima procurou ajuda com os policiais, várias viaturas foram acionadas e não conseguiram localizar o ladrão.

Novela “Gabriela” será gravada em Canavieiras.

A Rede Globo programou para o dia 5 de abril o início das gravações de Gabriela no sul da Bahia. Ao contrário do que se possa imaginar, as gravações, no entanto, devem rolar não em Ilhéus, mas na vizinha Canavieiras, conforme fonte deste blog. A emissora fluminense decidiu pela construção de cidade cenográfica reproduzindo a Ilhéus do Vesúvio e de pontos históricos e famosos no romance homônimo do escritor itabunense Jorge Amado.
Nesta semana, a equipe do remake da novela exibida na década de 70 gravou cenas no Piauí. Por enquanto, nomes como Juliana Paes e Humberto Martins estão definido para o elenco. Juliana interpretará Gabriela e Humberto será Nacib.
Do sul da Bahia, estão escalados o ilheense Fábio Lago e o itabunense Jackson Costa. Os dois já participaram de novelas globais. Lago até ganhou prêmio de ator revelação em 2009.
(Blog do Pimenta)

Aniversário do hospital geral prado Valadares



Nesta sexta-feira 30, acontecerá no quiosque da Pediatria atividade comemorativa aos 65 anos do Hospital Geral Prado Valadares. O evento está sendo organizado pela coordenação de Recursos Humanos e terá início às 10h.
De acordo com a coordenadora de Recursos Humanos do HGPV, Tais Fabiane Nascimento, o evento contará com a presença dos servidores da área administrativa e da assistência, onde fará presente também o diretor geral da Unidade, Gilmar Vasconcelos, que falará sobre os principais avanços do hospital e perspectivas a curto e médio prazo.
Nesta oportunidade serão homenageados servidores que têm se destacado no desempenho das suas funções no serviço público do HGPV.
Todos os servidores estão convidados.
História
O lançamento da pedra fundamental do Hospital Geral Prado Valadares aconteceu em 12 de outubro de 1942, tendo sido edificado em terrenos doados pelos irmãos Grillo, empresários italianos que se estabeleceram no Brasil no início do século XX. Além dessa contribuição para o desenvolvimento da cidade, destaca-se: doação de terras de sua propriedade para a construção da Catedral e da Estação Ferroviária – Estrada de Ferro de Nazareth; doação do relógio, trazido da Itália, para a torre da Igreja Matriz; cedeu gratuitamente um espaço na sede de sua firma, com a finalidade do governo instalar, provisoriamente, o primeiro ginásio da cidade.
O Hospital Prado Valadares foi inaugurado em 31 de março de 1947, levando seu nome em homenagem ao médico patologista e professor de História da Arte, o baiano Clarival do Prado Valladares.

MP denuncia existência de 11,5 mil inquéritos parados na Bahia

O representante comercial Carlos Terra, 56, conta 4.027 dias, desde o assassinato do filho Lucas Terra, aos 14 anos, em 2001. A contagem não para até que a Justiça decida se dois dos três acusados irão ou não a júri popular. Longa e dolorosa, a espera do pai expõe um sistema judiciário, segundo especialistas e operadores do direito, inerte, reflexo de leis frouxas e de uma infraestrutura sucateada.
Levar acusados de matar a júri é a prioridade da Estratégia Nacional de Justiça e Segurança Pública (Enasp), do Ministério da Justiça. Apesar do esforço, a força-tarefa criada na Bahia em junho do ano passado, com quatro promotores do Ministério Público do Estado (MP-BA) e quatro delegados do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), não atingirá a Meta 2 do Enasp até o final do prazo (30 de abril próximo).
(A tarde)

Ministério da Saúde vai mudar embalagens de remédios

As cores e informações nos rótulos de embalagens dos remédios distribuídos pelo Ministério da Saúde vão mudar, entre eles, antirretrovirais e medicamentos para tratamento de hepatite, hanseníase, tuberculose e alguns usados nos hospitais. A ideia é ficar mais fácil para o paciente saber qual medicamento deve tomar. O novo modelo começa a valer somente daqui a seis meses.
As letras nas caixas, ampolas, frascos e cartelas passarão a ser na cor branca com fundo verde, no lugar do branco e azul usados desde 2002. O tamanho do nome do princípio ativo será duas vezes maior em comparação à marca comercial, diferente da embalagem atual em que o nome comercial aparece mais. Na rede pública, o médico é obrigado a prescrever um medicamento pelo princípio ativo e não pelo nome comercial.
A logomarca do Sistema Único de Saúde (SUS) terá maior destaque com intuito de ressaltar que se trata de um remédio de graça e com venda proibida. O novo modelo mantém informações do atual, como tarja de genérico, uso restrito, quantidade, cuidados de conservação, composição, validade e bula.
No programa Farmácia Popular, mudarão as embalagens somente dos remédios do Ministério da Saúde vendidos na rede de unidades mantidas pelo governo federal. Nas farmácias e drogarias privadas que participam do programa, não haverá alteração, como é o casos dos remédios de graça contra hipertensão e diabetes. Os laboratórios terão um período de 180 dias para se adaptar. Nesse prazo, os remédios com a embalagem atual continuarão sendo entregues à população. O Ministério da Saúde compra mais de 100 tipos de medicamentos.

Mulher é presa com droga escondida em falsa barriga de grávida

Uma jovem de 20 anos foi presa na madrugada desta sexta-feira após ser flagrada com 2,1 kg de cocaína escondidos em uma falsa barriga de grávida no aeroporto internacional Augusto Severo, em Parnamirim (RN). Um homem de 24 anos que acompanhava a mulher também foi preso.
Segundo a Polícia Federal, a mulher desembarcou no aeroporto por volta das 2h30 de hoje após ter embarcado em Campo Grande (MS). Os policiais que faziam fiscalização de rotina suspeitaram da atitude dela, que levava apenas uma mala de mão e conversava ao celular.
Os policiais então seguiram a jovem até o estacionamento, onde o homem a esperava em um taxi. Os dois foram abordados e, segundo a polícia, a mulher confessou que levava entorpecentes em uma barriga falsa. Ela afirmou ainda que receberia R$ 3.000 pelo transporte da droga, mas não informou que a contratou.
Segundo a polícia, o homem preso afirmou que não sabia de nada e que apenas foi dar uma carona a uma conhecida da família.
(Folha)

quinta-feira, 29 de março de 2012

Companhias de energia terão novo medidor de luz em 18 estados do país

Até o fim de 2012, moradores de 18 estados brasileiros receberão um novo tipo de relógio de luz. Com esses medidores, quem gastar mais energia no horário de pico vai pagar mais. Em compensação, quem planejar o consumo, deve economizar na conta. Com o novo aparelho, as companhias de energia não devem mais enviar um funcionário todo mês para fazer a leitura do relógio de luz, em cada casa. O novo medidor vai enviar direto para a empresa - pela rede elétrica - não só informações sobre o consumo, mas também sobre oscilações e falta de luz. A cobrança de tarifas mais altas para os horários de maior consumo também é outra funcionalidade do novo aparelho. Cada concessionária vai definir esse período, que deve ter no máximo três horas. O da Eletropaulo, em São Paulo, por exemplo, vai ser das 17h30 às 20h30. Uma hora antes e uma hora depois do período de pico, a tarifa cobrada terá um valor intermediário. No resto do dia, a energia fica mais bem barata.
Os consumidores que receberem o medidor digital poderão escolher se querem ou não aderir à tarifa diferenciada. Quem tiver o novo medidor instalado em casa vai receber também um aparelhinho, que pode ser ligado em qualquer tomada. Com ele, é possível saber em tempo real como está o consumo e calcular antes do fim do mês de quanto será a conta de luz. As pessoas também podem estabelecer um valor máximo para o consumo de energia no mês. Se os gastos estiverem muito altos, o aparelho avisa. Os estados que receberão o novo relógio de luz são São Paulo, Paraná, Tocantins, Pará, Santa Catarina, Distrito Federal, Goiás, Minas Gerais, Ceará, Pernambuco, Rio Grande do Sul, Sergipe, Espírito Santo, Paraíba, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Bahia, Rio Grande do Norte.

Docentes já recebem novo piso nacional nesta sexta-feira em Cruz das Almas

A Secretaria Municipal da Fazenda (SEFAZ) deposita nesta sexta-feira (30/3) o salário de março dos 2.056 servidores municipais. O valor bruto da folha de pagamento deste mês corresponde a R$ 2.733.973,77. A data do pagamento respeita o calendário administrativo divulgado no mês de janeiro pela Secretaria Municipal de Administração. Conforme o documento, o depósito do salário de abril está prevista para o dia 30.
PISO SALARIAL
A Secretaria Municipal de Educação divulgou nesta quarta-feira (28/3) que também será pago na sexta-feira (30/3), aos 479 professores da rede municipal de ensino, o valor retroativo dos meses de janeiro e fevereiro referente ao reajuste salarial previsto na Lei do Piso Nacional do Magistério.
Os professores que trabalham 40h semanais tiveram seu salário reajustado com o novo piso salarial para R$1.451,00. Os que têm carga horária de 20h semanais receberão R$725,50.
De acordo com a Secretaria Municipal de Educação, além do novo piso salarial, os professores que estão em efetiva regência de classe receberão mais 15% e o mesmo valor relativo ao AC (Atividades Complementares). (ASCOM)

Gêmeos presos têm banda de rock e estavam a caminho de Brasília para legalizar ‘a bichinha’

Os gêmeos que causaram alvoroço nos veículos de imprensa baianos e ganharam a fama nas redes sociais após serem presos completamente fora de si na Avenida Paralela já podem voltar para Mossoró (RN). O pai da dupla veio a Salvador nesta quarta-feira (28) buscar os dois filhos pródigos que deram mais explicações da louca viagem. “A gente estava indo para Brasília propor um projeto de lei sobre a legalização da bichinha [maconha]”, afimou Diogo. De acordo com o rapaz, eles fumam a erva desde os 21 anos. Diego e Diogo faziam parte da banda de rock Leões de Minerva, que toca grunge e tem perfis no Twitter, Myspace (cancelada) e Trama Virtual, além de uma série de vídeos no Youtube. Para quem acreditou que a viagem ao estilo “Medo e Delírio em Las Vegas” da dupla já terminou, segue o registro do coordenador de plantão da Delegacia de Furtos e Roubos de Veículos, Adimilton Jacarandá, sobre o primeiro pedido dos garotos ao pai: “Diogo perguntou se o pai ainda o amava, e o pai respondeu que sim. Aí os dois pediram beijo do pai e perguntaram a ele se tinha trazido uma maconhazinha”. Eles já foram liberados após a assinatura de um termo circunstanciado. Com infomações do Correio.

Corpo de Tim Maia é exumado no Rio para exame de DNA, diz advogado

O corpo do cantor Tim Maia foi exumado, nesta quinta-feira (29), para a retirada de material genético para que seja realizado um exame de DNA, segundo informou o advogado Valfredo da Silva Santos. Ele defende Rafaela Soares Campos, que move um processo de verificação de paternidade para provar que é filha do cantor. Ainda segundo o advogado, o material genético de Tim Maia será enviado ao laboratório da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj). 
Segundo informações do Tribunal de Justiça do Rio (TJ-RJ), a exumação ocorreu na parte da manhã, no Cemitério São Francisco Xavier, no Caju, na Zona Portuária da cidade, autorizada pela 2ª Vara de Família da Barra da Tijuca, na Zona Oeste. Segundo o advogado, o material foi enviado ao laboratório especializado Projeto DNA, que vai emitir um laudo. Ele acredita que o laudo deverá ficar pronto em alguns meses. "Ela já está nesse processo de investigação de paternidade há uns três anos. O resultado do laudo sendo positivo vai permitir que ela possa concorrer a todos os direitos como filha do cantor, juntamente com os outros herdeiros de Tim Maia", disse o advogado. Em 2011, Rafaela explicou que a mãe dela trabalhou na produção dos shows do cantor durante sete anos. E que quando nasceu, em 1979, Tim foi procurado. Com a autorização da Justiça, o material genético do artista poderá confirmar ou não se ele é o pai de Rafaela. Para o relator do processo, desembargador Guaraci Viana, essa forma indireta de obter o DNA não seria a mais adequada e autorizou a exumação: “A forma mais segura seria fazer de forma direta, porque a indireta talvez não tivesse o material suficiente para se ter uma certeza muito próxima da probabilidade de 99% que o DNA pode alcançar”, afirmou. (TV Globo)

Filho do ex-prefeito de Castro Alves afirma ter presenciado assassinato do pai

O ex-prefeito de Castro Alves Diógenes Oliveira, 61 anos, assassinado no início da manhã desta quinta-feira (29), na cidade (194 km de Salvador) com dois tiros em sua residência, seu filho Crisógenes Souza Oliveira, 27 anos, conhecido Kiko, informou em entrevista  que assistiu a morte de seu pai e não pôde fazer nada. O filho da vítima explicou que os bandidos pareciam determinados do que planejaram. De acordo a testemunha, os marginais invadiram a casa quando seu pai e um amigo estavam na cozinha tomando o café da manhã, “eles pularam a janela e chegaram gritando pedindo que nós nos afastássemos, me deram uma gravata e deferiram um tiro no peito de meu pai, depois o alvejaram no pescoço e foram embora, foi tudo muito rápido”, completou.
(Janela da residência do ex-prefeito que os marginais pularam para cometer o crime)
Questionado se o ex-prefeito recebia alguma ameaça, Crisógenes negou, dizendo que a vítima não tinha inimigos, tornando a situação inexplicável para todos que o conhecia. Ele disse ainda que os meliantes não se preocuparam em esconder sua identidade invadindo a residência sem capuz, “meu pai não teve o direito de falar nada, pois o primeiro tiro foi fatal, tentei pegar um deles, mas tive que prestar socorro”, comentou. A população de Castro Alves está revoltada com o fato ocorrido, querendo justiça. Segundo o filho de Diógenes, continha mais de 2 mil pessoas em frente a sua casa chorando e lamentando o ocorrido. Ainda conforme Oliveira, seu pai era filiado ao PT e tinha uma porcentagem muito boa de domínio para as eleições, entretanto disse que esse não tenha sido o motivo do assassinato.

(Ex-prefeito Diógenes assassinado na manhã desta quinta-feira)
Cerca de 10 anos atrás foi assassinado na cidade de Castro Alves, o atual prefeito da época, e até os dias de hoje não se sabe o motivo do crime. A respeito dessa afirmação Kiko desabafou: “Se houver alguma ligação entre esses homicídios deve ser descoberto por que não é possível a vida toda pessoas inocentes morrerem e ficar sem solução, alguém deve tomar providências nessa questão, são pessoas de bem morrendo por nada, pais de família”. Diógenes Oliveira deixou quatro filhos sendo uma mulher e três homens, completaria 62 anos dia 6 de abril e estava organizando uma festa em comemoração. Na cidade havia um outdoor fazendo referência ao seu aniversário e subliminarmente a uma pesquisa realizada no município onde ele aparecia com 66% de preferência do eleitorado. 
(Cartaz no Centro de Castro Alves)
“Eu quero saber a verdade, desejo uma investigação bem detalhada até chegar ao resultado final. Os culpados devem ficar atrás das grades, eles mataram um pai diante de um filho, não merecem ficar livres, são animais”, concluiu o Crisógenes emocionado.
Reportagem e Fotos: Voz da Bahia - Letícia Oliveira

População afetada pela seca vai receber 1,5 mil toneladas de alimentos

A população que vive nos 159 municípios baianos que decretaram estado de emergência por conta da seca vai receber mil toneladas de feijão e 500 toneladas de arroz. Os alimentos deverão ser distribuídos a partir da próxima semana.
O auxílio foi anunciado na reunião do Comitê Estadual para Ações Emergenciais de Combate aos Efeitos da Seca, realizada no auditório da Casa Civil do Estado. A Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR) será responsável pela busca dos alimentos, que estão estocados em Segipe e Irecê. Já a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) liberou os produtos e se prestou a intermediar a doação de 10.000 cestas básicas do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome e 6.600 do Ministério da Integração Nacional à população afetada. Nesta segunda-feira (26), o Governo da Bahia e o Ministério da Integração Nacional assinaram três novos convênios. Através deles, serão investidos mais de de R$200 milhões nos municípios em situação de emergência.

Ex-prefeito de Jitaúna é condenado a sete anos de prisão

O ex-prefeito do município de Jitaúna, Adeilson Silva Bastos, foi condenado pela Justiça a sete anos de prisão, por falsificação de documento público e por “ordenar ou efetuar despesas não autorizadas por lei ou realizá-las em desacordo com as normas financeiras pertinentes”. A ação penal pública contra o gestor foi feita pelo Ministério Público Estadual (MP-BA), em 2003, por ele ter criado e sancionado uma falsa lei municipal, sem aprovação da Câmara de Vereadores. O então gestor foi denunciado após ter inventado um dispositivo que permitia um suplemento ao orçamento municipal de mais de 85%, quando o dispositivo legal anterior fixava o limite em 25%. O objetivo da fraude era justificar ao Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) o alto montante de créditos suplementares abertos pelo Executivo jitaunense. Ainda cabe recurso à decisão. Fonte: Bahia Noticias

Facebook impõe perfil Timeline a todos os usuários no dia 30

O Facebook anunciou o perfil Timeline (linha do tempo) em setembro do ano passado, e os usuários puderam ir optando por testar o novo layout - compatível com o novo sistema de aplicativos Open Graphs - aos poucos desde lá. Mas, a partir desta sexta-feira, o visual passa vai ser aplicado a todos os perfis da rede social, mesmo que o usuário não queira. O novo perfil é organizado de forma a exibir determinados dados que talvez o usuário não deseje que fiquem visíveis. Aquela declaração de amor da ex em 2006, por exemplo, que para ser vista precisaria que rolasse por todas as postagens dos últimos seis anos, agora fica acessível pelo menu à direita, onde facilmente se seleciona "2006" entre as opções. Por isso o momento é ideal para revisar as configurações de privacidade e garantir que amigos e outros usuários só vejam o que realmente convém.
A empresa de segurança F-Secure compilou algumas dicas do que precisa ser observado. A lista começa lembrando a possibilidade de deixar os posts antigos disponíveis apenas para amigos - antes, os amigos dos amigos também tinham acesso ao conteúdo. Se a lista de amigos tem pessoas que talvez não se enquadrem na categoria, talvez seja a hora de eliminá-las. O novo perfil deixa isso mais fácil: na página de perfil, bata escolher "amigos" e, passando o mouse sobre o nome de cada pessoa, selecionar a caixa com o nome "amigos" e escolher a opção "desfazer amizade". Outra opção é criar listas para diferentes tipos de pessoas - colegas de trabalho, família, pessoas íntimas - e alterar manualmente a visibilidade dos conteúdos postados. Assim como os amigos, os aplicativos também merecem um olhar mais atento. Os que não são mais usados podem ser removidos, e os muito antigos talvez possam ser eliminados. O mesmo vale para os "curtir", tanto os de conteúdos (o que é um pouco mais complicado de encontrar e desfazer), quanto os de páginas de fãs - na página do perfil, uma das caixas ao lado do nome do usuário mostra todos "likes", separados ano a ano. (Terra)

irmão são presos acusados de furtar uma casa no bairro mandacaru



Os irmão viera são suspeitos de furtar uma casa no Mandacaru



Dois irmãos foram presos em flagrante depois de arrombarem uma residência no bairro de Mandacaru, para o azar dos irmãos “metralha”, no momento da prisão estavam portando os mesmos objetos que a vítima denunciou. Lucas Vieira Santos, 22 anos de idade, e Adelino Vieira dos Santos, 24 anos de idade, são irmãos suspeitos de praticarem o crime. O Serviço de Missões Especiais do 19° BPM começou uma investigação para saber quem teria arrombado uma casa no bairro de Mandacaru, militares a bordo da gavião 14 localizou os suspeitos com vários produtos de furtos e roubos: um liquidificador, cafeteira, um celular, maquina fotográfica e uma peruca. A vítima e os acusados foram encaminhados para a delegacia.

Com recorde de aprovação, Fael é o campeão "BBB12"

Após 79 dias de confinamento, o veterinário Fael consagrou-se o vencedor do "BBB12". O sul-mato-grossense bateu a paulista Fabiana na final do programa com 92% dos votos do público, maior diferença entre todas as finais de todos os "Big Brother Brasil". Até chegar a disputa pelo prêmio, Fael enfrentou outros três paredões, contra Mayara, João Carvalho e Jonas, considerada por muitos, até pelo próprio eliminado, a verdadeira final do programa. No início da edição, Fael ficou bastante quieto, estando mais próximo do goiano João Maurício, em parte pelo de os dois serem mais ligados ao campo. Apenas quando ficou clara a divisão da casa entre os quartos "praia" e "selva", Fael começou a se impor mais. Ele chegou "prever" que os moradores da "praia", se não se unissem, seriam eliminados rapidamente. Para os rivais, a grande mudança de comportamento veio após a vitória na sua primeira ida ao paredão, contra a paulista Mayara. Nessa época também veio uma das principais discussões com outro morador da casa. O veterinário discutiu com Renata porque achava que a moça estava dando em cima de outros homens da casa após ter ficado com Jonas, o que comprovou-se depois ser verdade.
A reta final do programa contou com Fael e seus amigos eliminando um por um todos os rivais da "selva". Dali em diante, o marasmo tomou conta da casa e coube a Fabiana tirar as pessoas do sério, inclusive o veterinário. Os dois discutiram depois de uma prova do líder e ele ficou chateado com o jeito irônico da amiga. Os "tapas e beijos" da dupla duraram até o fim do programa, já que a moça foi a sua última companhia dentro da casa. Rafael Alves Cordeiro leva do "BBB12" o prêmio de R$ 1,5 milhão, R$ 6.000 em vale compras e uma motocicleta.

'PÂNICO' ESTRÉIA DOMINGO NA BAND

Cada vez mais perto da estreia do "Pânico na Band" – que será no próximo domingo (1º de abril), às 21h –, Emílio Surita está animado com a nova emissora e com as novidades no programa para atrair o público mais jovem. O criador da atração conversou com o Metro sobre a mudança da RedeTV! para a Band e a relação com o "CQC". Como é mudar de estúdio, de endereço e de estrutura depois de tanto tempo? A mudança tem sido superpositiva. Desde a primeira reunião com o Diego Guebel [diretor artístico da Band], vi que foi um acerto, já que a Band está investindo no público jovem, que é exatamente o nosso foco agora. Fonte: Band. Matéria completa>>

APUAREMA: COMANDO MILITAR É TRANSFERIDO A 60ª CIPM/GANDÚ

Segundo informações do site Arautos de Teolândia, foi publicado no dia 28 de março de 2012, BGO nº. 058, de 23/03/2012, com Portaria nº. 021-CG/12, do Comando Geral da Polícia Militar da Bahia, determinando a transferência de subordinação de responsabilidade territorial no âmbito do comando militar do município de Apuarema-BA - hoje pertencente ao 19º BPM de Jequié - passando à 60ª CIPM de Gandú. A Redação do Apuarema em Foco entrou em contato com a Unidade de Imprensa do Comando Geral da PM-BA, a qual confirmará, em breve, estas informações. 
Apuarema pertencerá ao comando da 60ª CIPM de Gandú 

Três jequieenses envolvidos em acidente na BR-101 em Cruz das Almas


Três funcionários da Câmara Municipal de Jequié, o Controlador Geral, Carlos Almeida, popularmente “Carlinhos Manteiga”, o Secretário Adriano Arléo e o motorista Carlos Humberto,  estiveram envolvidos em  acidente com o veículo  que viajavam, o Pálio cinza de placa NZQ-4588, que  colidiu com um Prisma vermelho de placa  EAI-6677, em que estava  o casal de pré-nomes Eduardo e Jordana,  e um filho recém nascido  de 7 meses de idade. Carlos Almeida, que viajava no banco do  carona do Pálio, ficou desacordado dentro do veículo após a batida. Ele apresentava pequenas escoriações no braço esquerdo. O motorista Carlos Humberto e Adriano Arléo, que estava no banco traseiro, levaram apenas um grande susto. A mulher de pré-nome Adriana, sofreu ferimentos no queixo e na boca. O seu marido Eduardo e a criança escaparam ilesos.  O bebê viajava na cadeirinha que estava presa ao cinto de segurança no banco traseiro de carro. De acordo com o portal Forte na Notícia, os feridos foram socorridos por uma equipe do SAMU e levados para atendimentos  no hospital Regional de Santo Antonio de Jesus. A Polícia Militar e a Rodoviária Federal estiveram no local.

ESTAMOS EM MANUTENÇÃO

quarta-feira, 28 de março de 2012

Empresa Oi não pode mais cobrar serviço 102

 
A empresa de telefonia Oi não poderá mais cobrar pelas consultas ao número 102, enquanto não fornecer lista telefônica para os assinantes. O Tribunal Regional Federal (TRF) determinou a suspensão da cobrança a partir de uma ação movida pelo Ministério Público Federal (MPF) e o Ministério Público Estadual (MPE), ingressada em 2007, contra a Telemar Norte Leste. A ação pedia uma liminar para que a empresa parasse de cobrar o acesso ao serviço de auxílio à lista. A liminar foi negada em primeira instância. O procurador da República Claudio Gheventer recorreu ao TRF. A Oi está impedida de cobrar pelo serviço, sob pena de multa diária.
 

EX-POLICIAL CONDENADO POR HOMICÍDIO É PRESO EM ITAPETINGA

Policiais civis de Itapetinga prenderam, na tarde desta terça-feira (27), o ex-sargento da Polícia Militar, Alberto Alves de Souza, de 53 anos, fugitivo da justiça de Vitória da Conquista. Ele estava morando em uma fazenda, na região do Pilãozinho, município de Itapetinga.
A prisão ocorreu depois que o coordenador de polícia, Marcus Vinicius, e delegado titular, Roberto Júnior, foram informados de que Alberto estava na referida localidade, morando e trabalhando como capiau.
Alberto Alves de Souza matou a tiros, no dia 24 de dezembro de 1999, em um barzinho, em Vitória da Conquista, o jovem Dalvo Barreto Luiz Filho, após uma discussão e briga por causa de uma mulher que acompanhava o então sargento. Dalvo teria assediado a mulher e isso gerou a briga.
“Atirei nele porque fui agredido com socos e chutes, pois ele era lutador de jiu-jitsu”, disse Alberto para os delegados que o prenderam nesta terça-feira.
Na época, a polícia apurou que Alberto efetuou cinco disparos contra Dalvo e um dos tiros atingiu o pai de Dalvo, o senhor Dalvo Barreto Luiz, que não chegou a morrer.
Natural de Itapetinga, o ex-sargento foi condenado pelo tribunal do júri a 15 anos e 6 meses de reclusão, por homicídio qualificado e tentativa de homicídio qualificada. Recorreu da condenação e em 2005, quando decretada a sua prisão, Alberto fugiu, sendo preso oito anos depois na Fazenda Pilãozinho.
Será recambiado nas próximas horas para o Presídio Nilton Gonçalves, em Vitória da Conquista.

Alberto, hoje, quando preso

Alberto, na época do crime
ItapetinganaMidia

Justiça concede habeas corpus para 18 policiais envolvidos na greve da PM na Bahia


A Justiça concedeu no início da tarde desta terça-feira (27) habeas corpus para dezoito policiais envolvidos na greve da categoria na Bahia. Segundo informações de Rubens Rodrigues, advogado e integrante de uma comissão jurídica criada pelo deputado capitão Tadeu Fernandes (PSB), para auxiliar os PMs, os habeas corpus foram concedidos pelo desembargador João Bosco, do Tribunal de Justiça;
Serão liberados cinco policiais lotados em Ilhéus e treze lotados na capital. Ainda segundo o advogado Rodrigues, o juiz auditor Paulo Roberto se negou a cumprir o pedido e por isso o desembargador teve que enviar um ofício ao comando do Batalhão de Choque para que os policiais fossem liberados.
(Correio)

Trafego de drogas em Jequié.

 
A Policia militar continua trabalhando forte no combate ao trafego de drogas, principalmente nos arredores do CEAVIG (Centro de Abastecimento Vicente Grilo). Por voltas das 16h47m as gaviões 03 e 15 em mais uma operação acabou detendo e conduzindo ao complexo policial Luiz Alberto Santos, morador do Loteamento Tropical, por trafego de drogas e Elma Cristina Teixeira Martins que foi detida por associação de trafego de drogas.
Após serem abordados foi encontrado com os detidos, duas pedras de crack, R$ 291,00, tudo em nota de dois reais. O restante da droga, ao perceber a chegada da viatura os conduzidos engoliram.

Japumerim: Homem é detido com habilitação falsa.

O homem é morador de Itagibá.
Na tarde de terça-feira(27), a Polícia Rodoviária  Estadual em ação de rotina na BA 130 em frente ao Posto no Japumerim, apreendeu por falta de documentação um veículo  Golf Verde, placa AGL 7191 de Imbituba-SC e conduziu até a delegacia de Ipiaú juntamente com o motorista Aldemir Gomes da Silva,33. De acordo com o sargento Eliel da PRE, o condutor do veículo estava com uma habilitação falsa. O motorista é morador da cidade de Itagibá. Aldemir foi encaminhado até a delegacia onde ficou a disposição das autoridades competentes.  
O Sargento Eliel disse que a PRE continuará realizando blitz na BA130
(Giro em Ipiaú)

Prefeituras tem prazo de dois anos para acabar com os lixões.


Os municípios que não conseguirem se adequar às normas previstas na Política Nacional de Resíduos Sólidos, como a eliminação definitiva dos lixões até 2014, mas estiverem com as ações em andamento, não devem temer a lei de crimes ambientais.
O prazo definido pela legislação que trata da gestão de resíduos é curto, mas as prefeituras precisam, pelo menos, iniciar as ações para enfrentar o problema do lixo sob a ótica da nova lei, disse o secretário de Recursos Hídricos e Ambiente Urbano do Ministério do Meio Ambiente, Nabil Bonduki.
Além de acabar com os lixões, substituindo-os por aterros sanitários adequados, as prefeituras têm dois anos para implantar a coleta seletiva de lixo e a logística reversa, que são os processos de recolhimento de lixo pelos próprios fabricantes e por empresas de reciclagem.
(Agência Brasil)

terça-feira, 27 de março de 2012

Hospitais terão de adotar programa de qualidade em mamografia

Hospitais e clínicas públicas e particulares que fazem exames de mamografia no país terão de adotar o Programa Nacional de Qualidade em Mamografia, criado pelo Ministério da Saúde por meio de portaria publicada nesta terça-feira (27) no "Diário Oficial" da União. O programa já está em vigor. Além de garantir a qualidade, outro objetivo do programa é minimizar os riscos associados ao uso do raio X. De acordo com a nova norma, serão avaliadas as imagens da mamografia, o laudo médico, a capacitação dos profissionais de saúde e a taxa de detecção de câncer de mama pelo exame. O monitoramento anual será feito por comitê formado por representantes do ministério, da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), do Inca (Instituto Nacional de Câncer) e de sociedades médicas.
A ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar) também integra o grupo e deverá baixar norma obrigando os planos de saúde a contratar somente prestadores de acordo com o programa. A mamografia é o exame fundamental para diagnóstico de câncer de mama, o mais comum entre as brasileiras. Se identificado em estágio inicial, as chances de cura são de 95%. No Brasil, a taxa de mortalidade é considerada alta, porque a doença é identificada em fase avançada, segundo o Inca. O instituto estima 52.680 novos casos este ano. A mamografia deve ser feita a cada dois anos por mulheres com mais de 50 anos de idade. A Lei da Mamografia (Lei 11.664), de 2009, dá direito à mulher, a partir dos 40 anos de idade, a fazer o exame gratuitamente, segundo recomendação médica. (Folha)

CONDENADO POR HOMICÍDIO E MAIS SEIS PRESOS DE ITAPETINGA FORAM TRANSFERIDOS PARA PRESÍDIO DE JEQUIÉ


MARCELO SENA COUTO FERREIRA - FUGITIVO DO PRESÍDIO DE JEQUIÉ

Sete presos foram recambiados nesta manhã (27) do Complexo Policial de Itapetinga para o Presídio de Jequié. Entre eles, Alex Souza Carvalho, o “Lekão”, condenado pelo tribunal do júri, recentemente, pelo homicídio de Renato Santana Oliveira, ocorrido em 2010. Cumprirá pena de 15 anos de reclusão.

Relação dos demais presos:
  • Antonio Ferreira Filho, vulgo “Milton”, sentenciado a 5 anos e 6 meses, em regime fechado, por tráfico de drogas;
  • Hernandes Silva Souza – sentenciado a 3 anos e 4 meses, em regime fechado, por tráfico de drogas;
  • Maicon Batista de Oliveira, a 9 anos e 4 meses, em regime fechado, por roubo;
  • Renan Nunes Gomes, sentenciado a 5 anos e 1 mês, em regime semiaberto, por crime de roubo;
  • Warlys dos Santos Batista, sentenciado a 5 anos, em regime fechado, por tráfico.

FONTE: ITAPETINGA NA MÍDIA

Fernando Henrique visita Lula em Hospital.

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), 66, recebeu nesta terça-feira (27) a visita do seu antecessor e adversário político, Fernando Henrique Cardoso (PSDB), 80.
O encontro aconteceu no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, onde Lula tem feito sessões de fonoaudiologia após o tratamento contra um câncer na laringe.
FHC, que ficou cerca de 50 minutos no hospital, usou uma portaria lateral para evitar os jornalistas.
Este foi o primeiro encontro dos dois depois que a doença foi diagnosticada, em outubro. Segundo a assessoria de Lula, FHC disse ter achado que o petista está muito bem fisicamente.
(Folha)

'Playboy' divulga novas fotos da ex-panicat Aryane Steinkopf


Capa da "Playboy" de abril, a ex-panicat Aryane Steinkopf fez um ensaio sensual em uma das avenidas mais movimentadas do país, parando o trânsito de São Paulo. Mas, enquanto a revista não sai, a "Playboy" divulgou nesta terça-feira no site da revista mais duas fotos da loura seminua (desta vez em estúdio) para a alegria do público masculino. Em uma das imagens, Aryane aparece se arriscando no pole dance. Em breve a revista divulga as primeiras fotos do ensaio. (Extra)

'Antibaixaria' é aprovado em primeiro turno no plenário

O Projeto de Lei Antibaixaria foi aprovado em primeiro turno no plenário da Assembleia Legislativa. Apenas nove deputados se opuseram à proposta de Luiza Maia (PT). Agora, conforme acordado com as lideranças, uma sessão extraordinária acontece para a adição de emendas. Após essa parte, haverá a votação em segundo turno. Antes da votação no plenário, as comissões de Constituição e Justiça; e Educação, Cultura, Ciência e Tecnologia aprovaram o projeto por 6 votos a 2. Já a Comissão das Mulheres aprovou por unanimidade e por fim, a Comissão do Orçamento aprovou por 5 a 3. O deputado Carlos Geilson (PTN), que havia pedido vista na semana passada, deu parecer favorável ao projeto Antibaixaria, que está sendo votado nesta terça-feira (27). Ele começou o seu discurso afirmando que gosta de pagode, mas admitiu  que algumas letras do ritmo exageram no conteúdo erótico sobre a sexualidade feminina. No plenário, ele afirmou: "Basta de desce com a mão no tabaco, de pegue, mexa e bata" e afirmou ser a favor do projeto.
Boca de Urna
Mais cedo, na expectativa pela votação do projeto de Lei Antibaixaria, a deputada estadual Luiza Maia (PT) está fez uma espécie de boca de urna no plenário. Distribuindo folhetos sobre violência contra mulher, ela se diz confiante sobre a aprovação do projeto. "Estou quase convencida. Esse é um largo passo para dar fim à violência contra a mulher", afirmou a deputada, que parece estar preocupada com o baixo quórum nesta tarde. (Amanda Palma - Portal da Metrópole)

Rapaz mata outro durante reportagem ao vivo, atenção cenas fortes!

Durante a reportagem de TV um homem atira com um revolver no rosto de outro que estava deitado no chão a queima roupa, ATENÇÃO CENAS FORTES:



PRESOS POSTAM FOTOS DE FESTA EM PRESÍDIO

Doze presos da Unidade Prisional de Puraquequara (UPP), na Zona Leste de Manaus, fizeram uma festa na prisão e publicaram fotos em uma rede social. Nas imagens, eles aparecem dentro da prisão, com bebidas alcoólicas e petiscos. O diretor da unidade prisional, Otton Bittar, foi afastado do cargo nesta segunda-feira (26) após a Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (Sejus) ter acesso às imagens. Ele não foi localizado para dar declarações. As imagens publicadas na rede social mostram os presos em uma cela da UPP consumindo bebidas alcoólicas e energéticos, além de churrasco e petiscos. Dentro da cela, havia mesas e cadeiras plásticas, além de um aparelho de som de alta potência e uma TV de LED, confortos que não deveriam ser permitidos nem pela guarda interna e nem pela diretoria da unidade prisional. Fonte: G1.

Homem natural de Ibirataia se forma em Direito aos 84 anos.

Ele já trabalhou como agricultor, como técnico em contabilidade, empreendedor na área de comércio, se formou em administração e em pedagogia, mas nunca desistiu do sonho de ser bacharel em direito. Aos 84 anos, o baiano Leur Teixeira realizou esse desejo. No dia 10 de março deste ano ele se formou em direito pela Faculdade Dom Pedro II, em Salvador.
A trajetória até aí foi longa e ele já tem outros projetos pela frente. “Agora vou cursar a pós-graduação em direito trabalhista, ganhei uma bolsa da faculdade e pretendo escrever dois livros: um sobre a minha vida e o outro sobre a violência em Salvador”, afirma. 
Leur Teixeira nasceu em Ibirataia. Sétimo filho de 12 irmãos, foi somente aos 23 anos que ele cursou o antigo primário e aos 27 concluiu o segundo grau. Nesse período, ele aproveitou as oportunidades e fez dois cursos técnicos, um na área comercial e o outro em contabilidade.
“Sempre gostei muito de ler quando eu aprendi não existia escola pública, tinha que pagar um professor para ir em casa ensinar as crianças. Dos 6 aos 10 anos eu aprendi a ler, escrever e a fazer as quatro operações matemáticas em casa”, lembra.
Quando terminou o curso técnico em contabilidade, Teixeira foi morar no município de Itabuna, na região sul da Bahia, onde abriu um escritório. Aos 30 anos, ele veio para Salvador para trabalhar na área financeira de uma empresa e começou a estudar para realizar o grande sonho da sua vida. “Em 1960 fiz o vestibular pela primeira vez para direito. Foi na Universidade Católica de Salvador (Ucsal), mas não passei”, afirma.