terça-feira, 27 de setembro de 2011

Mais de 80% dos brasileiros nunca fizeram teste para Hepatite C.


Começou nesta terça-feira (27) o XXI Congresso Brasileiro de Hepatologia, que este ano é realizado em Salvador. Organizado pela Sociedade Brasileira de Hepatologia (SBH), o Congresso traz entre seus destaques o resultado de uma pesquisa inédita sobre o conhecimento, prevenção, detecção e tratamentos da Hepatite C.
A pesquisa foi feita em mais de 11 capitais brasileiras, por meio de abordagem pessoal e aplicação de questionários, respondidos por 1.137 pessoas de ambos os sexos, com idades a partir dos 18 anos.
O resultado aponta que 51% das pessoas entrevistadas não sabem o que é Hepatite C e que embora 52% dos entrevistados manifestem preocupação em contrair a doença, 84% nunca fizeram o teste para detectá-la, o que pode ser feito com um simples exame de sangue.

Hepatite C é a inflamação do fígado causada pela infecção do vírus (VHCouHCV), transmitido através do contato com sangue contaminado. Essa inflamação ocorre na maioria das pessoas que adquire o vírus e, dependendo da intensidade e tempo de duração, pode levar a cirrose e câncer do fígado. Ao contrário dos demais vírus que causam hepatite, o vírus da hepatite C não gera uma resposta imunológica adequada no organismo, o que faz com que a infecção aguda seja menos sintomática, mas também com que a maioria das pessoas que se infectam se tornem portadores de hepatite crônica, com suas consequências em longo prazo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário