Grandes filas têm se formado na única lotérica da cidade.
Uma mulher foi detida em Ibirataia na tarde de segunda-feira (27) por descumprir decreto municipal Nº. 4.752, de 20 de abril de 2020, que em um dos artigos estabelece afastamento social na fila da lotérica. Segundo informou a PM, mesmo após várias tentativas, a mulher se recusava a cumprir os pedidos da segurança municipal. Após ser acionada, a Polícia Militar se dirigiu ao local e conduziu a mulher até a delegacia da cidade.
Nas últimas semanas, assim como em todo o país, as grandes filas têm sido constante nas casas lotéricas. Para melhor comodidade, a Prefeitura Municipal de Ibirataia decidiu instalar grades para organização das filas e toldos de cobertura na Praça 7 de Setembro, localidade que está centralizada a casa lotérica do município. O município de Ibirataia tem 6 casos confirmados de covid-19 e um óbito.
Na manhã de quinta-feira (23) a guarnição da 55ª CIPM/Ibirataia foi solicitada por servidores da saúde do município de Ibirataia que se encontravam na barreira da vigilância sanitária, na da saída para o Distrito de Algodão, que informaram que um cidadão havia desrespeitado os agentes no momento da abordagem, tendo, inclusive, furado a barreira.
Os militares seguiram na busca do infrator, que teria tomado destino ao bairro Alto do Mirante. Nas proximidades do Bar da Boa encontraram o denunciado.
Segundo a PM, quando a guarnição tentou proceder com a abordagem, o suspeito,muito exaltado, teria desrespeitado a guarnição, gritado e usado palavras de baixo calão.
Foi configurado o desacato, sendo o suspeito conduzido à delegacia da cidade.
Um homem foi preso na tarde de sábado (25) acusado de tráfico de drogas. Após denúncia anônima, uma guarnição da PM se deslocou até a Rua do Honório, residência do suspeito, onde segundo informou a Policia Militar, foram encontrados uma rádio comunicador, cinco petecas de cocaína e cem reais em espécie.
Foto: Divulgação
Logo em seguida, os policiais avistaram outro jovem em atitude suspeita entrando em um imóvel vizinho. Durante abordagem na casa foi encontrado 19 pinos contendo cocaína e uma quantidade de dinheiro. Foram encontrados ainda, dentro do imóvel, um revólver calibre .38, além de munições. Os dois suspeitos foram apresentados na delegacia local juntamente com os materiais apreendidos.
Por volta das 18h30 a guarnição policial militar em rondas pela cidade avistou dois elementos trafegando em uma motocicleta e ao se aproximar para efetuar abordagem percebeu que os indivíduos tentavam evadir em marcha acelerada. De imediato iniciou o acompanhamento ao passo que os indivíduos conseguiram descer da motocicleta e fugir pelo matagal aproveitando a escuridão da noite. Foi feita abordagem ao matagal, porém os indivíduos não foram encontrados. Ao verificar a motocicleta constatou-se tratar de uma *motocicleta marca Honda, modelo Bross, cor preta, Placa Policial NZN 2094* e que a mesma foi produto de roubo na região do Paty por 3 (três) elementos armados no dia 12abr20.
Uma mulher conhecida como Paraguai, (Eliene Conceição de Souza), matou o companheiro com uma facada no ouvido e outra no braço em uma residência localizada na Rua 21 de Abril centro. O fato aconteceu por volta das 21h30min de ontem 24/04. O homem conhecido como José Augusto Pereira da Silva de 42 anos foi socorrido por profissionais de saúde do Hospital N S de Fátima prestando socorro para o HGPV em Jequié, José Augusto não resistiu vindo a óbito a caminho do Hospital.
Segundo apurou o blog Tocooliver, no boletim de ocorrência registrado pela Polícia Civil da cidade de Ipiaú, consta que a mulher alegou legítima defesa. Ela relatou ao delegado ter desferido um golpe no no ouvido e outro no braço da vítima após ser agredida quando estava em casa em companhia de dois senhores.
Além disso, mencionou que ele poderia está sob efeito de álcool, vizinhos solicitaram a presença da Guarda Municipal e da Polícia Militar que detiveram Eliene em flagrante. A Polícia Civil confirmou que o caso foi registrado como homicídio em legítima defesa e a mulher foi liberada após oitiva.
A Polícia Civil, através da Delegacia Territorial de Jequié, iniciou uma investigação para conter o aumento abusivo no preço dos combustíveis em Jequié. Nesta quarta-feira o Delegado Moabe Macedo visitou alguns postos da cidade e entregou a cópias de um ofício que exige dos donos de postos a entrega de todas as notas fiscais referentes as compras de janeiro até a presente data e os preços praticados nas bombas de combustíveis discriminando as formas de pagamentos. O empresário que se recusar a entregar a documentação poderá ser enquadrado pelo crime de desobediência correndo o risco de ser conduzido coercitivamente para a delegacia. O Delegado disse ainda que os empresários estão colaborando e depois da visita dos policiais, alguns postos chegaram a reduzir o preço da gasolina em até 30 centavos de real. A Polícia Civil irá visitar todos os postos, fazer a apuração dos fatos e encaminhar para a justiça. Desde janeiro a Petrobrás reduziu o preço dos combustíveis em mais de 50%, mas isso não tem se refletido nas bombas.
Um homem envolvido com o tráfico de drogas foi morto a tiros após confronto com policiais da CIPE Central no distrito de Planalto Íris, município de Dário Meira. Uma pistola calibre 635, contendo 04 munições intactas, usada pelo suspeito, foi apreendida.
De acordo com a CIPE Central, o caso ocorreu na manhã desta quarta-feira (22), após uma denúncia de que indivíduos armados estariam comercializando drogas em um estabelecimento, localizado às margens da BA-030.
A guarnição chegou ao local e houve troca de tiros. Um dos suspeitos, de identidade não revelada, foi atingido e socorrido para uma unidade hospitalar de Boa Nova, mas não resistiu aos ferimentos. O corpo dele foi encaminhado para o Instituto Médico Legal (IML).
A Polícia Rodoviária Federal emitiu uma nota no final da tarde de ontem (21), orientando os condutores para terem atenção redobrada no trecho da BR-330, entre Jitaúna e Jequié, localidade que tem registrado incidências de deslizamentos de encostas e quedas de árvores nos últimos dias. A PRF também aconselhou que os condutores utilizem a rodovia à noite “apenas em casos emergenciais, que não podem ser protelados”. O tráfego no trecho da BR-330 está liberado, mas devido a alta probabilidade de chuva nos próximos dias, há riscos de novos deslizamentos.
A Polícia Militar apreendeu na noite de terça-feira (21), uma espingarda calibre 12. A arma estava escondida no quintal de um imóvel no bairro Dois de Dezembro. Policiais chegaram até o local após denúncia de que o proprietário estava armado. O jovem de 21 anos e a espingarda foram apresentados na delegacia local.
Menor apreendido com moto furtada
Por volta das 17h50mi desta terça-feira (21), a Guarnição da 55ª CIPM/PETO realizava rondas pela cidade quando avistou um indivíduo com uma motocicleta. E este, ao ver a aproximação da viatura, empreendeu fuga alcançado na Rua Pará, no Bairro Pau Darco. Foi realizada a revista do suspeito e, posteriormente, o mesmo foi questionado do porque de ter evadido ao visualizar a viatura, no entanto, ele se mostrou irredutível, não informando o motivo. Ao realizar a pesquisa com o intuito de confirmar a precedência do veículo, através da placa policial NTG-8912, foi constatado que estava com restrição de roubo/furto. O veículo e o suspeito foram apresentados na Delegacia de Ipiaú.
Tráfico de drogas
Por volta das 13h30 dessa segunda-feira (20), a guarnição da 55ª CIPM/ROTAM, em rondas nas imediações da praça Salvador da Mata, avistou dois indivíduos trafegando em uma motociclista em atitude suspeita. Ao realizar a abordagem e busca pessoal, foram encontradas 105 gramas de substância análoga à maconha com os mesmos. Também foram apreendidos 02 smartphones, a motocicleta, uma honda Fan 150, a quantia de R$ 60,40 e 04 cartões eletrônicos. A dupla e o material foram apresentados na Delegacia de Polícia de Ipiaú.
Menor apreendido na Amâncio Félix
Um adolescente de 14 anos foi apreendido por uma guarnição do PETO na tarde dessa segunda-feira (20), na Rua Amâncio Félix, bairro Democracia, portando 17 pedras de crack embaladas separadamente prontas para a venda, 01 pedra de crack maior, além de anotações do tráfico e a quantia de R$ 129,00. O jovem foi detido após uma denúncia anônima de que ele estaria comercializando entorpecentes. Ele foi apresentado na Delegacia de Polícia de Ipiaú na companhia de um parente.
O Ministério Público da Bahia (MP-BA) pediu à prefeitura de Salvador para que não contratasse artistas para a apresentação em lives nas redes sociais. O documento foi enviado na última sexta-feira (18) à gestão municipal pelos promotores Luciano Ghignone e Rita Tourinho.
O Bahia Notícias teve acesso ao documento completo e conversou com a promotora Rita Tourinho, que argumentou que o MP-BA possui preocupação com os gastos públicos neste momento de crise. “Nós fizemos essa recomendação e pedirmos as cópias dos contratos para verificar o custo-beneficio disso. Há milhares de artistas que fazem lives e doações por contra própria e sem o uso de recursos públicos. Nossa preocupação é que haja uma atenção com os gastos públicos”, explicou, em entrevista ao Bahia Notícias.
“Estamos vivendo uma fase que as receitas que estão entrando no município não são as previstas no início do ano. Os tributos não estão sendo recolhidos”, acrescentou.
Na recomendação, o parquet baiano pede que a prefeitura informe quais artistas vão participar da campanha “Salvador Solidária”, anunciada pelo prefeito ACM Neto (DEM) nesta semana (leia mais aqui), em live com artistas como Claudia Leitte, Márcio Victor, Lore Improta, Daniela Mercury e Tayrone. Segundo a assessoria de Daniela, a participação nesse projeto foi voluntária e sem nenhum ônus ao erário público.
A promotoria também pede para que seja justificado qual o amparo para a escolha desses artistas e qual a natureza jurídica do vínculo por eles com o município.
O MP-BA também pede que seja detalhado os contratos e os recursos despendidos com os artistas, que a prefeitura abstenha-se de contratar atrações para lives e que não haja pagamento para este fim. Por fim, a promotoria também recomenda que não seja feita “qualquer referência direta ou indireta à imagem ou a nomes de agentes públicos no contexto das referidas apresentações”
Quatro homens morreram em confronto com guarnições do PETO e da ROTAM nas primeiras horas da manhã desta terça-feira (21), no Bairro do Cigano, em Itamarati, distrito de Ibirapitanga. Segundo informou a PM, as guarnições realizavam patrulhamento no distrito quando foram informadas de que indivíduos apontados como líderes do tráfico e com envolvimento em homicídios ocorridos nas últimas semanas estariam reunidos para praticar crimes. Durante a abordagem policial, conforme a PM, houve intensa troca de tiros. Alguns bandidos conseguiram fugir, mas 04 foram baleados.
Os homens foram socorridos ao Hospital Municipal de Ibirapitanga, mas deram entrada na Unidade Hospitalar já sem os sinais vitais. Com o quarteto foram encontrados 03 revólveres calibre 38; um revólver de calibre 32; 03 armas de fabricação caseira; 41 pinos de cocaína; 105 buchas de maconha; 05 pedras grande de crack e R$ 96,00 em cédulas de 2 reais. A Polícia não informou os nomes dos mortos em confronto. A Polícia Civil acompanha o caso. *As informações são do Ubatã Notícias
Desde Junho do ano passado e reiteradamente em todos os meses até a presente data, que os Guardas Civis Municipais/GCMs, assim como a imensa maioria dos servidores públicos do Município de Jequié, tem recebido seus salários com atraso. Também o 13º do ano de 2019 foi pago somente metade no mês dezembro e outra metade em janeiro deste ano. O salário do mês de março até esta data – 21/04/20, não foi pago para os Guardas Civis Municipais e para outros servidores.
Por causa de tantos desmandos o SINDUARDAS BAHIA ajuizou ação na Comarca de Jequié para que o Prefeito Municipal pague imediatamente o salário do mês de março e para que os Guardas Civis Municipais sejam indenizados por conta dos atrasos constantes e reiterados do pagamento dos salários e do 13º.
Importante esclarecer que os GCMs estão trabalhando na linha de frente, nas ruas, com enfrentamento da COVID 19 mas não são tratados na prática como importantes pela gestão do Município de Jequié já que à cerca de um ano que os GCMs tem sido sempre a última categoria a receber seus salários.
O labor dos GCMs tem sido de muita importância para o controle de circulação de pessoas; controle do fechamento de estabelecimentos que estão proibidos de funcionar em função do Novo Coronavírus; nas barreiras sanitárias e fiscalizadoras; nas entradas e dentro da cidade; e, nas zonas rurais.
A ação é de nº: 8000894-86.2020.8.05.0141 e segue em arquivo em anexo a petição inicial do processo. O processo está concluso pra o Juiz analisar a medida liminar requerida.
Diante da pandemia do coronavírus, o setor da música é um dos mais impactados pela crise. Estima-se que a situação para esse setor que emprega em torno de 5,2 milhões de trabalhadores deva perdurar por pelo menos mais três a quatro meses. Desde o início das medidas preventivas contra a covid-19, ao menos 4,5 mil shows foram cancelados em todo o país.
Em um vídeo postado nas redes sociais, Brito – representante do Grupo Samba do Bom, chama a atenção dos órgãos competentes para a situação dos profissionais da área musical. “Gostaria de conclamar ao poder público, municipal, estadual e federal, que pudesse olhar com carinho pra esses profissionais que estão parados e que ficarão por muito mais tempo parados e que precisam sobreviver. Então pedimos que encontrem ai nas secretarias de cultura municipais, Bahiatursa ou Lei Rouanet, alguma forma que possa ajudar a esses profissionais a viverem com mais dignidade”, comentou.
Na madrugada desta segunda-feira, 20, doze detentos fugiram do Complexo Penitenciário da Mata Escura, em Salvador. De acordo com informações do Sindicato dos Servidores Penitenciários (Sinspeb), os presos saíram das celas e acessaram a parte externa rompendo uma estrutura corroída pela ferrugem.
Os presos que conseguiram fugir do complexo foram identificados como: Janderson dos Santos Silva, Victor Vagner Matos, Jadilson Costa, Laire Luiz Araújo, Leonardo Ribeiro, Matheus Andrade, Igor de Assis, Jailton Carvalho, Adeilson de Jesus, Carlos Eduardo Rabelo e Israel Fagundes.
Ainda segundo o sindicato, os detentos seguiram por um matagal. Um dos fugitivos foi encontrado morto e outro foi recapturado por policiais. Dez conseguiram fugir. Outros presos participaram da fuga, mas foram impedidos pelos policiais.
Por meio de nota, o Sinspeb afirmou que a Unidade Especial Disciplinar, que integra o Complexo Prisional de Salvador, “apresenta uma péssima infraestrutura e, inclusive, está parcialmente interditada”.
“São diversos problemas estruturais que acabam favorece
Você percebe o primeiro sintoma, dor de cabeça, depois dor na garganta, mas acha que não é nada, então perde o paladar e tem um desconforto respiratório, vc acha que é ansiedade e então vem a febre 38.3° a partir daí vc decide ir ao médico, chegando no hospital logo na triagem , colocam uma máscara em você, te colocam em observação, colhem exames, te fazem inúmeras perguntas, a sua falta de ar aumenta, vê profissionais trabalhando, um encaminha o exame, outro prepara medicação, até que a falta de ar fica insustentável, monitor começa a alarmar , vc sente o coração bater mais rápido e escuta uma voz dizendo prepara o material vamos entubar, vc começa a sentir um sono ao qual não consegue se manter acordado. A partir daí meu amigo já te sedaram, você não responde mais por vc, está agora nas mãos dos profissionais de saúde, as imagens da tomografia não apresentam nenhuma melhora enquanto isso sua família te assiste de longe , sem dar um abraço e dizer um eu te amo de pertinho, várias drogas para te manter vivo, os profissionais se empenhando ao máximo. Até que um dia se tem um movimento grande de pessoas perto de você, mas você está em coma , vários ciclos de manobras e medicações para ver o ritmo cardíaco e pressão arterial restabelecido, os profissionais fizeram tudo o que estava no alcance , mas vc já não está mais ali, e seu corpo começa a perder a cor da vida. Hora de conversar com a família, não pode abraçar, não pode se despedir , somente a lembrança , a lembrança de tudo que vc fez e viveu com seus familiares e amigos. Entenda a importância de estar em Quarentena, se vc tem a oportunidade de ficar em casa, Fique!!! para que não aconteça essa história com vc.
Parece surreal, mas é verdade. Um juiz do Paraná mandou para casa um preso condenado por 6 estupros e 4 roubos a mão armada. A pena total soma 154 anos de prisão.
Mesmo diante da longa ficha criminal, o magistrado alegou “questões humanitárias”, já que não é recomendado que o preso, de 63 anos, fique “segregado em cela superlotada e sujeita a todas as mazelas que este tipo de ambiente traz”, justificou. O juiz se apoiou ainda na Recomendação n.º 62, do Conselho Nacional de Justiça, em que o ministro Dias Toffoli orienta liberar presos por causa da pandemia do Coronavírus
Não fosse o senso de humanidade com o estuprador de seis mulheres, o preso só conseguiria a progressão ao regime semiaberto em 2028.
Dois homens foram presos e dois revólveres calibres .38 apreendidos, na noite de quinta-feira (16), na 1ª Travessa Bahia, no bairro Emburrado, em Ipiaú. De acordo com informações da Polícia Militar, ainda foram apreendidos 75 gramas de maconha, além de duas balanças de precisão e 721 reais. Após denúncia de tráfico de drogas na localidade, uma guarnição da PM se dirigiu ao local e ao realizar um cerco no imóvel apontado onde estavam os suspeitos, foi observado objetos sendo arremessados no quintal vizinho. Após buscas, foram encontradas as armas e a droga. A PM divulgou que foram presos Cleyson Silva do Nascimento, de 23, e Eric Silva do Nascimento, de 21 anos. A dupla e o material apreendido foram apresentados na delegacia local.
Passageiros seguiam para Ibirataia e Itagibá (Foto: Divulgação/PM)
Uma van transportando passageiros oriundos de São Paulo foi apreendida pela PM na noite dessa quinta-feira (16), após uma barreira da PM na BR-330, no município de Ipiaú. De acordo com as informações divulgadas pela Polícia Militar, os passageiros desembarcaram em um ônibus da TransBrasil na cidade de Ubatã, onde entraram na Van e seguiriam para Ibirataia e Itagibá. Um Decreto Estadual, em medidas preventivas contra a disseminação do novo coronavírus, proíbe a circulação de veículos de transporte rodoviário de passageiros.
Após a denúncia, uma guarnição da 55ª CIPM/1° Pelotão montou uma barreira na rodovia BR-330 e interceptou o veículo denunciado, sendo adotados os protocolos de abordagem e atendimento, conforme as recomendações de saúde e segurança. Agentes das Secretarias da saúde de Ipiaú, Itagibá e Ibirataia compareceram no local para adoção das medidas de recomendações, controle e monitoramento. O veículo retido foi removido ao pátio do guincho local, sendo lavrado o termo de remoção e o Boletim de Ocorrência PM. Todos os envolvidos foram liberados, após a chegada das equipes sanitárias.
Dois homens foram presos e dois revólveres calibres .38 apreendidos, na noite de quinta-feira (16), na 1ª Travessa Bahia, no bairro Emburrado, em Ipiaú. De acordo com informações da Polícia Militar, ainda foram apreendidos 75 gramas de maconha, além de duas balanças de precisão e 721 reais. Após denúncia de tráfico de drogas na localidade, uma guarnição da PM se dirigiu ao local e ao realizar um cerco no imóvel apontado onde estavam os suspeitos, foi observado objetos sendo arremessados no quintal vizinho. Após buscas, foram encontradas as armas e a droga. A PM divulgou que foram presos Cleyson Silva do Nascimento, de 23, e Eric Silva do Nascimento, de 21 anos. A dupla e o material apreendido foram apresentados na delegacia local.
Dois corpos até o momento não identificados foram encontrados por populares no início da manhã dessa quinta-feira (16), às margens de uma estrada vicinal que liga os municípios de Ipiaú e Barra do Rocha, nas imediações da Estação de Tratamento de Esgoto da Embasa. Ambos são do sexo masculino. Um deles está com as mãos amarradas. Suspeita-se que as vítimas tenham sido executadas em outro local e desovadas ali. A Polícia Militar foi acionada juntamente com a Polícia Civil, que investigará o caso. O Departamento de Polícia Técnica de Jequié também foi acionado para poder realizar a perícia e remover os corpos.
Após idas e vindas da suspensão do transporte intermunicipal em Jequié, o governo estadual decidiu mais uma vez suspender o funcionamento das viagens no município. A decisão foi motivada após a cidade de Jequié ter tido mais dois casos confirmados da coronavírus. Além da cidade sol, o governo baiano também suspendeu o transporte intermunicipal em Irecê, Paramirim, Taperoá e Valente, totalizando um total de 74 cidades baianas com o serviço paralisado.
O Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic) da Polícia Civil desencadeou ao amanhecer desta quinta-feira a operação Avocat em Cachoeirinha e Gravataí. Um advogado foi preso preventivamente por crimes contra a Fé Pública e contra a Administração da Justiça. Ele é suspeito de integrar um esquema envolvendo escritórios de advocacia que estariam utilizando atestados médicos falsos para liberar apenados em função da pandemia do novo coronavírus.
A ação foi conduzida pela 2ª Delegacia de Polícia de Combate à Corrupção, sob comando do delegado Vinicios Batista do Valle. Nos pedidos judiciais, os participantes do suposto esquema alegavam que os detentos faziam parte dos grupos de riscos.
Na operação Avocat, os agentes cumprem ordens judiciais na residência e escritório do advogado investigado e que foi detido em Gravataí. Documentos, três celulares, um notebook e cerca de R$ 7 mil em dinheiro já foram apreendidos. O material recolhido será analisado e servirá como prova para corroborar com a investigação. A ação mobiliza 15 agentes policiais e quatro delegados.
Na tarde do último sábado(11), policiais militares do 19° Batalhão apreenderam um veículo coletivo por descumprimento de Decreto Estadual. Os militares receberam denúncias de que um ônibus coletivo estaria realizando transporte de passageiros oriundos do estado de São Paulo para o município de Jaguaquara, contrariando o que preceitua o Decreto Estadual n° 19.586. De posse da informação, a guarnição deslocou-se até a rodoviária local e, após localizar o veículo, constatou a veracidade da denúncia. O condutor e o veículo foram conduzidos e apresentados na Delegacia, ficando a disposição da autoridade competente para adoção das medidas cabíveis.
A BR 330 continua fechada no trecho entre Jequié e Jitaúna por causa do deslizamento de barreiras de terras durante o final de semana provocado pelas fortes chuvas. Três frentes de serviços, DNIT e Prefeitura de Jequié, trabalharam durante o final de semana para remoção da terra, mas por causa da grande quantidade de lama que ficou no asfalto deixando o piso escorregadio a engenharia do DNIT e a Polícia Rodoviária Federal acharam por bem deixar a pista fechada para evitar acidentes. No domingo os técnicos chegaram a abrir a pista para a passagem de veículos de emergência, como por exemplo ambulâncias, mas permaneceu fechada para os usuários. Na manhã de (13), a frente de serviço retomou os trabalhos e a previsão é que a BR 330 esteja liberada até o meio dia, isso se o tempo colaborar. Para aqueles que não tem como adiar a viagem, a alternativa tem sido a rodovia beira rio, passando por Itajuru via Aiquara e Palmeirinha.
Um agente da guarda civil municipal foi assassinado a tiros na noite deste sábado, 11 de abril de 2020, na cidade de Serrinha por volta das 19h40. A vítima, identificada como Nadilson Nascimento Silva, de 33 anos, morava no Bairro Vista Alegre, em Serrinha, mas atuava como guarda civil municipal da cidade de São Gonçalo dos Campos, na microrregião de Feira de Santana. O agente da guarda civil municipal foi atingido por cerca de cinco disparos de arma de fogo quando se encontrava nas proximidades do Conjunto Habitacional Serrinha, a poucos metros do Fórum Luiz Viana Filha e do Distrito Integrado de Segurança Pública (DISEP). A polícia ainda não tem informações sobre a autoria do crime. As circunstâncias e motivações do assassinato também são desconhecidas. Esse foi o nono homicídio do ano na cidade. O caso está sendo investigado pela Delegacia de Polícia Civil.
O superintendente da Defesa Civil do Estado (Sudec), Paulo Sérgio Luz, informou em entrevista ao site Bahia Notícias, que cerca de 500 casas foram invadidas pela água do Riacho do Meio, na noite do último sábado (11) na cidade de Dário Meira (ver aqui). “Muitas famílias estão desalojadas e desabrigadas, assistência social e defesa civil municipal estão fazendo o levantamento”, informou Paulo Luz, acrescentando que além do apoio do apoio estadual, também está sendo acionada a Defesa Civil Nacional para o envio de ajuda humanitária. As famílias atingidas perderam a maior parte de móveis, eletrodomésticos, colchões, roupas e alimentos dos moradores.
Foto: Giro Ipiaú
Na manhã de domingo, 12, aniversário do município, o prefeito Willian de Alemão gravou um pronunciamento compartilhado nas redes sociais, informando que o alagamento na cidade foi causado por uma tromba d´água. Moradores relataram que por volta das 19h de sábado, a água começou a invadir as ruas e residências, a maioria delas localizada na parte periférica da cidade. No momento da invasão da água do Riacho do Meio, a cidade estava sem energia e sem comunicação de telefonia e internet. Moradores e entidades da cidade estão realizando campanha de doações para as famílias afetadas. Prédios escolares foram disponibilizados para abrigas as famílias desalojadas.
O Prefeito de Dário Meira deve decretar nas próximas horas Situação de Emergência. Segundo o superintendente da Defesa Civil do Estado, o governo estadual está enviando colchões e cestas básicas, enquanto a Secretaria de Infraestrutura da Bahia disponibilizaram máquinas, caçambas e carros pipas para lavar as ruas e residências. “O governador Rui Costa está em contato permanentemente com o prefeito de Dario Meira e está determinando essa ajuda dos órgãos estaduais”, afirmou Paulo Luz.