sábado, 30 de maio de 2015

Jitaúna: 2 Motos foram tomadas de assalto essa semana.


 
                                   Foto ilustrativa 
As regiões denominadas como Vila Zina e Baixa Alegre, próximo a BR 330 entre Jitaúna e Ipiaú, tem sido palco de diversos assaltos registrados à noite, Na noite de quarta-feira, 27/05 por volta das 19h00min foi tomada de assalto uma moto Honda NXR 125 bros Ks placa policial OZC 5413 licença de Jequié-Ba, cor preta. O veículo pertence a Antonio Pereira dos Santos. O segundo caso aconteceu na noite de ontem 29/05, por volta das 20h40min, dois jovens moradores de Dario Meira foram surpreendidos por dois elementos abordo de uma motocicleta próximo a fazenda Baixa Alegre as margens da BR 330. Foi tomada de assalto uma moto modelo Honda CG 125 Fan, placa policial NZK 5583 licença de Poções - BA, cor preta. Segundo informações. Os meliantes seguiram sentido Ipiaú. A Policia Militar realizou rondas más nada foi encontrado.
Blog Tocooliver

Jitaúna: Polícia Civil recupera carro que foi furtado.




Por volta das 9h20min de hoje 30/05, foi furtado um veículo modelo D20 - Ford,  placa policial HZC 8358 de cor azul licença de Jequié-Ba, de propriedade do Sr. Juarez que reside em Jequié e tem Fazenda na Lagoa Danta. Segundo informações; o veículo estava estacionado próximo ao Ginásio de Esporte na Rua Manoel Alves Meira, quando o proprietário voltou da feira o veículo não estava mais no local. A Polícia Civil foi informada e em seguida saiu em diligencia e obteve êxito, o veículo estava abandonado em uma estrada vicinal na zona rural entre Santa Terezinha e Pedra Branca na região do Buri. O veículo foi apresentado na DT de Jitaúna para tomar as medidas cabíveis.

blog: Tocooliver

quarta-feira, 27 de maio de 2015

Suspeito de praticar uma série de assaltos em Ipiaú é preso



Rafael estava usando um revólver no momento da prisão.(Foto:Giro em Ipiaú)
A polícia militar prendeu na noite desta quarta-feira (27) um jovem de 22 anos, suspeito de ser o mentor de numa série de assaltos realizados nos últimos dias em Ipiaú. Rafael Alves dos Santos foi preso após uma denuncia anônima. Uma Guarnição do PETO prendeu o rapaz enquanto ele transitava armado na Avenida João Durval Carneiro, bairro Santana. Rafael portava um revólver calibre 32, de numeração raspada, e sem munição. A polícia militar acredita que a arma era usada nos assaltos. Na delegacia, Rafael confessou que participou dos assaltos ao Posto de Combustíveis Petroléo, na Avenida Nossa Senhora Aparecida, e Posto Cinquentenário, na Rua Senhor do Bonfim.  Mas as investigações apontam que ele também esteja envolvido nos assaltos as lotéricas Pina e Ipiaú. A moto usada por Rafael, uma Honda Fan, de cor cinza, foi apreendida pela PM na tarde do último domingo numa localidade conhecida como ‘Escadão’, no bairro Euclides Neto. Ele confessou que havia deixado a moto no local. O comparsa do assaltante ainda não foi localizado. 
Revólver apreendido com Rafael.(Foto:Giro em Ipiaú)
O Coordenador do Serviço de Investigação da Polícia Civil, Toninho Araponga, suspeita que o jovem preso pela PM também seja o autor de alguns roubos de celulares nos últimos dias, e pede a quem reconhece-lo procurar o Complexo para formalizar uma queixa. Rafael já possui uma vasta ficha na delegacia. No ano de 2006, ainda menor de idade, ele teria assassinado, a facadas, o próprio pai, Erisvaldo Paulo dos Santos, conhecido como ‘Galo Macho’. (Giro em Ipiaú)

Caso Lucas Chuck: Juiz acata representação do MP e emite sentença

Menor (camiseta laranja)  cumprirá medida socioeducativa na CASE/Salvador
Menor (camiseta laranja) cumprirá medida socioeducativa na CASE/Salvador
O Juiz da Vara do Juri, Execuções Penais,  Infância e Juventude da Comarca de Jequié, Marcos Adriano Silva Ledo, com data de 21 de maio em curso, acatou representação oferecida pelo Ministério Público do Estado da Bahia, em face do adolescente Alex Barreto Mota, apelidado de “Gugu”, com residência no Loteamento Amaralina, em Jequié, ter praticado atos atos infracionais análogos aos Arts. 121, 14 e  157, em seus respectivos parágrafos, todos do Código Penal Brasileiro (CPB) e, Arts. 309 e 311, do Código de Trânsito Brasileiro (CTB) e Art. 14, caput  da Lei 10/826/2003, requerendo a aplicação de medida socioeducativa mais adequada. Relatou o representante do Ministério Público, que no dia 9 de abril deste ano, por volta das 18h20, o representado deflagrou contra Lucas Mendes dos Santos, seis disparos com arma de fogo, tipo revólver calibre 22, marca “Rossi”, que atingiram e provocaram a morte da vítima com o qual possuía uma  rixa pessoal. […] o representado empreendeu fuga no sentido BR 116, em auto velocidade, no automóvel Fiat/Pálio ELX, de cor vermelha, placa policial DAE-3683, Cabreúva-SP; que na avenida César Borges, atropelou o motociclista Eduardo Reis Santos, 19 anos, não prestando socorro, sendo a vítima levada em ambulância para o Hospital Geral Prado Valadares, em estado grave de saúde […] ainda na fuga, o representado ateou fogo no veículo que conduzia à margem da BR 116, na altura da “Reta da Coalhada”; que em seguida tomou de assalto o veículo Fiat/Punto, cor branca, de placa OUX-6297 e, R4 212, de Milena Lima Tamboriello, mediante ameaça com arma de fogo […] nas proximidades da cidade de Planaltino, o representado foi alcançado e perseguido por uma viatura PM, tendo o mesmo efetuado um “cavalo de pau” com o veículo, cruzando com a viatura policial, oportunidade em que disparou contra a guarnição, entrando em uma estrada vicinal, onde perdeu o controle de direção do carro, que veio a capotar, resultando em sua apreensão […]
Veículo Punto que o adolescente em fuga tomou de assalto e em  seguida capotou
 Punto que o adolescente em fuga tomou de assalto capotando  em seguida
O representado confessou suas práticas na investigação preliminar e também em Juízo, com divergência apenas quanto à possível existência de mandante para o crime, a pessoa conhecida como “Bruno Cigano”. Inobstante, a autoria material nunca foi negada. […] os tipos penais a que os atos infracionais reconhecidos nesta decisão somam pena mínima de 17 anos e quatro meses, a qual seriam elevadas  em razão de circunstâncias desfavoráveis, sem possibilidade de suspensão ou substituição. O regime inicial de cumprimento, por força legal, seria o fechado […] em face da doutrina da proteção integral, preconizada pela Carta Política e pelo Estatuto da Criança e do Adolescente-ECA, as medidas aplicáveis possuem como  desiderato principal, demonstrar o desvalor da conduta do adolescente e afastá-lo da sociedade num primeiro momento […] Pertinente , diante da gravidade e consequências dos fatos, a aplicação de medida socioeducativa de internação.  Na conclusão da sentença, o Juiz julgou procedente em parte a pretensão contida nos autos, aplicando a Alex Barreto Mota, medida sócio educativa de internação, a ser cumprida na CASA/Salvador […] a internação não comporta prazo determinado mas durará até 03 anos, devendo sua manutenção ser avaliada periodicamente, no máximo a cada seis meses […] fixo, a título de valor mínimo para reparação dos danos causados pelo representado, o montante de R$ 50 mil, em favor dos herdeiros de Lucas Mendes dos Santos e de R$ 30 mil, em favor da vítima Milena Lima Tamboriello”.

Deputado federal trava luta pela implantação de Companhia Independente de Polícia Especializada em Jaguaquara

Se depender do esforço do deputado federal Cacá Leão (PP) a base da Companhia Independente de Polícia Especializada (CIPE) será instalada na cidade de Jaguaquara e não em Jequié conforme vem defendendo o deputado estadual Leur Lomanto Júnior (PMDB). Em entrevista ao Blog Marcos Frahm, Cacá afirmou que o projeto é direcionado a Jaguaquara e que Jequié não ganhará essa queda de braço. ”Essa foi uma luta minha como deputado estadual ainda no governo de Jaques Wagner quando fiz indicação para que essa obra viesse para Jaguaquara”. Cacá Leão, que obteve quase 10 mil votos nas últimas eleições, em Jaguaquara, deverá usar sua grande influência junto ao governador Rui Costa para garantir a unidade especializada em Jaguaquara. Para tanto, ele conta com o apoio do vice-governador João Leão, que sempre obteve expressivas votações em Jaguaquara.
Em recente pronunciamento na câmara municipal de Jequié, o vereador Soldado Gilvan admitiu que Jequié corre o risco de perder a CIPE e afirmou que apenas o deputado Leur Jr. tem levantado a voz em defesa de sua instalação em Jequié. Para ele, as demais representações deveriam fazer o mesmo.

Foto arquivo da CIPE Litoral Norte.

IPIAÚ: CARRO É ROUBADO NO CENTRO DA CIDADE E MOTORISTA SOFRE SEQUESTRO RELÂMPAGO


Um carro modelo Uno Way, de cor cinza, placa NTU 8616, foi tomado de assalto por volta das 22h desta terça-feira (26), na Rua Silva Jardim, centro de Ipiaú. O veículo pertence ao empresário ‘Clóves do Som’. O carro foi levado por dois homens armados no momento em que o sobrinho dele chegava na casa do empresário. O rapaz foi sequestrado e liberado próximo ao Povoado do 'Passa com Jeito', na BR-330. Os bandidos fugiram sentido Barra do Rocha. A polícia foi acionada e realiza buscas pelo veículo. 

FONTE: GIRO EM IPIAÚ

Rui autoriza convocação de todos os aprovados no concurso da Polícia Civil de 2012

A edição desta terça-feira do programa Digaí, Governador! antecipa uma boa notícia para os aprovados no concurso da Polícia Civil de 2012. São mais de 900 candidatos classificados que aguardavam a autorização anunciada pelo governador Rui Costa para reforçar a segurança pública do Estado. Delegados, agentes e escrivães "farão treinamento ainda esse ano e, portanto, vão ingressar na polícia para ajudar no trabalho de investigação", comentou o governador ao fazer referência à autorização dada aos secretários da Segurança Pública, Maurício Barbosa, e da Administração, Edelvino Góes, para dar continuidade ao processo.

Jitaúna: Traficantes foram presos próximo ao colégio.









Por volta das 11h30minmin. de hoje 27-05, Policiais Militares do 1º pelotão de Jitaúna, detiveram um casal que estava traficando próximo ao colégio municipal. Foram apresentados na DT de Jitaúna, Samuel de Jesus Santos, vulgo (Gazin), e Tatiele Araujo Santos, vulgo (Tati). Segundo informações a Polícia Militar estava fazendo ronda de rotina quando avistou o casal em atitude suspeita próximo ao Colégio Municipal, ao abordar-los foi encontrada uma sacola contendo maconha. Dando continuidade a ocorrência da PM, uma equipe da Polícia Civil de Jitaúna, deslocou-se até a residência de Tati, localizado na rua beira rio, no quarto de Tati foi encontrado dentro de uma sapateira uma embalagem Plástica contendo um tablete de maconha prensada com aproximadamente 50 grama do entorpecente.  Tati e Gazin estão na DT de Jitaúna à disposição da Justiça.      
 tocooliver

segunda-feira, 25 de maio de 2015

PM-BA quer diminuir o número de alcoólicos e dependentes químicos na corporação

A Polícia Militar da Bahia (PM-BA) quer, nos próximos três anos, diminuir o número de alcoólicos e dependentes químicos na corporação. Esta é uma das metas do planejamento estratégico do órgão. De acordo com o documento, a PM tem também um novo lema: “A PM e a comunidade na corrente do bem”. A instituição pretende também aumentar o número de creches e escolas voltadas para filhos de militares. No combate à letalidade, a PM deve aumentar a fiscalização eficiente e participativa com a comunidade, no controle absoluto das atividades, tanto internar quanto externas, aumentado a interação PM e Comunidade, além de ampliar o número de postos fixos e das viaturas e motocicletas. Como forma de fortalecer a corregedoria, o grupamento quer reduzir níveis de ocorrência com origem na violência policial, fortalecer o laço entre PM e Comunidade e retomar a intensificar policiamento ostensivo à pé em duplas, com apoio motorizado.

piaú: 'Ladrão atrapalhado' diz que roubou porque queria falar com a polícia

Kinho disse que é um arquivo vivo.(Foto:Giro em Ipiaú)
Marcos Santos de Jesus, de 24 anos, mais conhecido como Kinho ou 'ladrão atrapalhado', apelido adquirido após perder a carteira com os documentos durante um roubo, procurou a reportagem do Giro na manhã desta segunda-feira (25) para dizer que está com o ‘nome limpo’. “Sou inocente. Não vou negar que não tenho participação, mas eu fiz isso por que precisava falar com a polícia, por isso que pedir a um colega pra roubar a menina e depois deixar a minha carteira no local, aí eles (policiais) iriam me procurar, pois eu sei de muita coisa sobre o tráfico, eu sou um arquivo vivo”, disse o jovem durante entrevista ao Giro em frente ao Complexo Policial de Ipiaú. No último dia (15/05), depois de roubar a bolsa de uma jovem no centro de Ipiaú, Kinho acabou deixando a carteira de identidade e outros documentos pessoais durante a fuga. Dois dias depois, ele sofreu uma tentativa de homicídio no bairro Euclides Neto. Na ocasião, ele foi atingido por dois tiros nos braços.
Marcos sofreu uma tentativa de homicídio dois dias depois do roubo.(Foto:Giro em Ipiaú)
Segundo Marcos, o mandante do crime foi um ex-parceiro dele. “Ele mandou me mantar por que eu sei muita coisa”, revelou o rapaz. Kinho já possui outras passagens na polícia sob a acusação de furtos. Ele alega que é inocente de todas as acusações. "Depois que minha foto saiu no Giro, todo mundo fica me chamando de ladrão atrapalhado, mas eles não sabem porque eu tive que fazer isso", finalizou. Marcos esteve na delegacia para ser ouvido pela delegada Ana Beatriz. (Giro em Ipiaú)

Morre em hospital 9º detento ferido durante rebelião em Feira de Santana

Movimento de pessoas em frente ao presídio é intenso em busca de informações (foto Ed Santos/Acorda Cidade)
Movimento de pessoas em frente ao presídio permanece  intenso em busca de informações (foto Ed Santos/Acorda Cidade)
Foi confirmada a morte do nono detento ferido durante a rebelião ocorrida no Conjunto Penal de Feira de Santana, no domingo (24/5). Deoclécio Aureliano Santos havia sido transferido para o Hospital Geral Clériston Andrade. De acordo com o médico, José Carlos Pitangueira, a vítima chegou bastante ferida à unidade médica. Em estado grave, Deoclécio chegou a ser entubado. Por volta das 13h desta segunda-feira (25), ele foi submetido a cirurgia, mas não resistiu e morreu por volta das 14h45. Além de Deoclécio Aureliano Santos, já foram identificadas outras quatro vítimas fatais da rebelião. De acordo com o superintendente de Gestão Prisional da Secretaria de Administração Penitenciária da Bahia (Seap), coronel Paulo César, as vítimas são Jailson Lázaro Souza Ramos, Alisson Rodrigo Oliveira Bastos, Haroldo de Souza Brito e José Sila da Silva Ribeiro. Os corpos deles e das outras quatro vítimas mortas na unidade prisional foram removidas do local no início da tarde desta segunda-feira (25). Ainda de acordo com Paulo César, os outros mortos serão identificados após a conferência dos detentos pelos agentes. No Hospital Geral Clériston Andrade, ainda estão quatro feridos.  A rebelião começou por volta das 15h de domingo (24), deixou nove pessoas mortas, quatro feridas, e teve fim na manhã desta segunda-feira (25), por volta das 9h50 da manhã. Ao todo foram feitos 49 reféns, sendo 41 mulheres, um homem e sete crianças. Dois presos foram decapitados durante o motim. (Correio)

Bandidos jogam gasolina e ateiam fogo na viatura em Sítio do Quinto

Os soldados de plantão chegaram a presencia o fato, mas nada puderam fazer.
Dois homens não identificados em uma motocicleta, colocaram gasolina e atearam fogo na viatura da Polícia Militar na madrugada desta segunda-feira (25)no município de Sítio do Quinto, distante 398 km da capital baiana.
De acordo com os soldados de plantão, os dois suspeitos chegaram em uma motocicleta e despejaram a gasolina rapidamente e imediatamente atearam fogo no veículo e correram, sem da tempo deles fazerem nada.

Polícia Civil apreende menor acusado de tentativa de homicido em Jequié

Polícia Civil apreende menor acusado de tentativa de homicido em Jequié
Durante a semana passada policiais civis da Delegacia Territorial de Jequié, comandados pelo delegado CRISTIANO MANGUEIRA, juntamente com inspetor JOSÉ MARIO, mandou para a cadeia um elemento acusado de tentativa de homicídio contra o adolescente, Júnior, o mesmo foi alvejado no pescoço com um tiro, fato ocorrido no bairro Mandacaru por volta das 20:00hs do dia 21 de maio deste ano, identificaram o autor, também menor de idade, que confessou o ato infracional, levando os policiais no local aonde havia escondido a arma de fogo em um matagal nas imediações do Posto de Combustíveis Jequiezinho, sendo a mesma apreendida e apresentada na Delegacia. O menor poderá sofrer penas socioeducativas.

APUAREMA: HOMEM MORRE APÓS SOFRER ACIDENTE NA ZONA RURAL

 
Na madrugada de domingo para segunda 24/05, um acidente ceifou a vida do jovem Romário dos santos de apenas 19 anos de idade. O jovem era morador do novo horizonte na fazenda bom sossego, Romário estava voltando para casa com seu irmão Mateus dos santos de 21 anos quando perdeu o controle da moto vindo a cair de cima de uma ponte. Romário bateu com à cabeça em uma pedra vindo a óbito no local, Mateus foi encaminhado para o hospital, mas ainda  não sabemos seu estado de saúde. A policia militar foi acionada e esteve presente no local para acompanhar a remoção do corpo.