sábado, 30 de novembro de 2013

Filho de ex-prefeito de Itabuna é condenado a 17 anos de prisão


O ex-candidato a deputado estadual e agropecuarista Markson Monteiro de Oliveira, o Marcos Gomes, foi condenado a 17 anos de prisão em regime fechado, ontem, no julgamento do assassinato do vaqueiro Alexsandro Honorato, informa o Políticos do Sul da Bahia. O crime ocorreu em dezembro de 2006, no Haras Redenção, em Floresta Azul. Marcos Gomes foi julgado no Fórum Ruy Barbosa, em Salvador, acusado de tortura, cárcere privado, homicídio e ocultação de cadáver. O julgamento em Salvador foi um pedido apresentado pelo Ministério Público baiano. Gomes deveria ir a júri no fórum de Ibicaraí, mas o clima de comoção e a possibilidade de ameaça a testemunhas fez com que o MP apresentasse o pedido. Filho do ex-prefeito Fernando Gomes, Marcos foi julgado a revelia e é considerado foragido da Justiça. O vaqueiro foi torturado na frente de várias pessoas durante uma vaquejada em um final de semana no Haras Redenção. Logo após, o corpo desapareceu, sendo encontrado pela polícia na estrada que liga os municípios de Potiraguá e Itapetinga. O corpo de Honorato chegou a ser enterrado como indigente no cemitério de Itapetinga. Denúncias anônimas levaram à exumação do cadáver. Testemunhas e provas acabaram por apontar Marcos Gomes como o autor da série de crimes, juntamente com o ex-servidor público Ilmar Marinho, o Mazinho. (Pimenta)

Ladrões levam dinheiro de banco em Amargosa após sequestrarem família de gerente


A população de Amargosa conviveu com momentos de tensão (foto Amargosa Informa)
A população de Amargosa conviveu com momentos de tensão (foto Amargosa Informa)
A cidade de Amargosa conviveu na manhã de sexta-feira (29/11), com um grande alvoroço a partir do momento que um forte esquema policial tomou conta da Praça Lourival Monte, em frente ao Banco do Brasil, a partir das informações de que a família da gerente da instituição financeira havia sido sequestrada na noite anterior e estava sendo mantida refém. De acordo com informações do delegado Paulo Guimarães, coordenador da 4ª Coordenadoria de Polícia do Interior da Bahia (4ª Coorpin), seis homens invadiram a casa da gerente, e raptaram familiares dela. De acordo com o site Amargosa Informa, os bandidos exigiram que a gerente retirasse dinheiro do banco onde trabalha para resgatar os familiares. Na manhã de sexta-feira, ela foi ao banco para efetuar a retirada. A gerente que ficou em estado de choque comunicou  a situação ao tesoureiro da agência e pagou o resgate. A quantia entregue aos bandidos ainda não foi revelada. Os familiares da gerente foram libertados e abandonados na localidade de João Ramalho, próximo ao município de Iaçu, que fica a 78 quilômetros de Amargosa. Todos passam bem. Nenhum assaltante foi preso.

EXTREMO SUL: MÉDICO É PRESO ACUSADO DE ABUSAR SEXUALMENTE DE PACIENTES


O médico dermatologista Wesley Ferraz, de 56 anos, foi preso por volta das 15h30 desta sexta-feira (29), no consultório em que trabalhava, em Porto Seguro, suspeito de abusar sexualmente de suas pacientes.

De acordo com informações da Delegacia Especial de Proteção à Mulher (Deam), a denúncia partiu de uma das vítimas. A Deam já ouviu seis vítimas de idades e classes diferentes, e ainda está à procura de outras que aceitem depor.

A Deam ainda informou que um das pacientes interrogadas sofreu o crime há 15 anos e que ele não era denunciado por constrangimento das vítimas. Além de Porto Seguro, o médico atuava nas cidades de Eunápolis, Arraial d'Ajuda e Teixeira de Freitas.

O médico teve mandado de prisão expedido por abuso sexual e foi conduzido para o presídio de Eunápolis. A polícia continua investigando o caso à procura de mais pacientes que tenham sofrido abuso. Os funcionários das clínicas ainda não foram ouvidos.

FONTE: LIBERDADE NEWS

BANDIDOS EXPLODEM BANCO AO LADO DE DELEGACIA EM GOVERNADOR MANGABEIRA

Assalto a banco em Governador Mangabeira (Foto: Blog do Gaguinho / Radialista Gaguinho)
Assalto a banco em Governador Mangabeira (Foto: Blog do Gaguinho / Radialista Gaguinho)

Assaltantes explodiram um banco na madrugada deste sábado (30) na cidade de Governador Mangabeira, a 119 km de Salvador. O banco fica ao lado da delegacia da Polícia Civil, mas no momento da ação não havia ninguém no local. De acordo com informações da Polícia Militar, dois policiais de plantão chegaram ao banco, mas os assaltantes já tinham fugido. Já segundo a Polícia Civil, a delegacia da cidade não possui escala de plantão. 

“Nós não estávamos no local porque não temos esquemas de plantão e falta estrutura. Não há armas, nem viaturas, nosso trabalho é mais voltado para o administrativo do que o ativo, mas vamos investigar o caso”, diz a polícia. Ainda segundo a Polícia Civil, moradores disseram os assaltantes estavam fortemente armados, possuíam três carros e diversas motos.

FONTE: G1

Ipiaú: Polícia prende acusado de tentativa de homicídio em 2007

A polícia civil de Ipiaú cumpriu na manhã desta sexta-feira (29) um mandado de prisão preventiva expedido pela justiça local no ano de 2007 contra Otoniel Domingos dos Santos Filho. Ele é acusado de tentar matar um homem com cinco tiros, fato ocorrido no mesmo ano. O nome da vítima não foi informado. A polícia chegou até Otoniel após denúncias anônimas que afirmavam que o rapaz possuía armas e drogas dentro sua residência, no “Má Rapado”, bairro periférico da cidade. De acordo com um agente do Serviço de Investigação da Polícia Civil, na noite de quinta-feira(28) a denúncia foi verificada, no entanto nada foi encontrado. “No dia seguinte fizemos uma pesquisa sobre a ficha de Otoniel, e encontramos esse mandado contra ele”, contou o policial à reportagem do Giro. Otoniel está detido e será ouvido pelo delegado titular de Ipiaú, Dr. Cristiano Mangueira. (Giro em Ipiaú)

Preço da gasolina deve ficar R$ 0,05 mais cara para o consumidor

Desde a meia-noite deste sábado, 30, o consumidor começa a pagar cerca de 0,05 de real a mais por litro de gasolina em todo o país. Isso significa que, para encher o tanque do veículo, o preço médio passará de 2,838 reais para 2,895 reais por litro. O aumento é reflexo do reajuste anunciado pela Petrobras nessa sexta-feira de 4% para a gasolina e de 8% para o óleo diesel nas refinarias. Mas, segundo cálculo de economistas e entidades de classe, o repasse para as bombas deve ser de aproximadamente 2%. A pesquisa da Agência Nacional de Petróleo (ANP) entre 3 e 9 de novembro em 8.648 pontos de venda de todo o Brasil mostrava que a gasolina mais cara era vendida no estado do Acre, a 3,257 reais. A mais barata estava em São Paulo, a 2,711 reais. Com o repasse de 2% das refinarias para os postos de combustível, a gasolina nesses estados deverá custar 3,322 reais e 2,765 reais, respectivamente. (Veja online)

sexta-feira, 29 de novembro de 2013

Consumidor deve estar atento para evitar problemas com as compras da Black Friday

O bota-fora dos produtos para a renovação do estoque destinado às vendas de fim de ano é uma tradição norte-americana, mas no Brasil o dia de liquidações Black Friday mostra a cada ano que também caiu no gosto popular. Aqui, a novidade chegou há apenas três anos, mas a expectativa é que as vendas desta sexta-feira, só via internet, cheguem a R$ 390 milhões, cifra 50% superior à do ano passado, segundo o e-Bit, empresa especializada em medição de comércio eletrônico. O termo foi criado pelo varejo nos Estados Unidos para nomear as vendas promocionais da última sexta-feira de novembro após o feriado de Ação de Graças. Durante a promoção, as empresas prometem descontos que podem passar de 70%. No entanto, as ofertas também trazem o risco de transtorno para os consumidores. Segundo o site Reclame Aqui - http://www.reclameaqui.com.br -só nas primeiras seis horas da promoção, as três lojas mais reclamadas – Extra, Ponto Frio e Casas Bahia - já receberam mais queixas do que as registradas para cada uma delas durante o ano. Entre as dez empresas que lideram o ranking de problemas, até as 11h30, já eram mais de mil reclamações, mas a expectativa é que o horário de almoço registre pico de problemas. 

Jequié: Ponte do Mandacaru poderá ser interditada


Ponte do Mandacaru poderá ser interditada
A cada dia que passa é preocupante a situação do trânsito na Ponte Teodoro Sampaio, ou ponte do Mandacaru como é conhecida, essa que a principal via de ligação entre o acesso sul, dos bairros Mandacaru, Quilômetros 3 e 4. Na manhã desta quinta feira (10) um ônibus com problemas mecânicos parou no meio da ponte e se formou um enorme engarrafamento nos dois sentidos da via, a segunda opção seria a Ponte do bairro Cidade Nova na BR 116, deixando o percurso muito mais longe para os motoristas. A qualquer momento a Ponte do Mandacaru poderá ser interditada para reparos na parte estrutural, esse equipamento foi construído no século passado, portanto tem mais de 60 anos e um dia terá de passar por reformas. No dia em que a ponte for interditada, por qualquer motivo que seja, o trânsito terá de ser desviado para a Ponte da Cidade Nova, o fluxo da BR 116 somado ao da cidade tende acarretar grandes problemas, como por exemplo, acidentes no trevo do km 4. O BJM trás a tona essa discussão para a importância da construção de uma terceira ponte sobre o Rio das Contas. O Governado Jaques Wagner não tem nenhum compromisso com Jequié, cabe as autoridades e a população levantar esses questionamentos antes que o pior aconteça. BJM

Jequié: Casal é flagrado praticando sexo na Praça da Bandeira, a garota é menor

Jequié: Casal é flagrado praticando sexo na Praça da Bandeira, a garota é menor
Praticar sexo em espaços públicos é crime, atentado violento ao pudor. Em Jequié um casal não se importou com isso e resolveu fazer sexo na Praça da Bandeira, Centro de Jequié, era mais de uma hora da madrugada de hoje (29) quando os militares a bordo da viatura gavião 45 se depararam com um elemento praticando sexo oral com uma garota menor de idade. O casal foi conduzido para a Delegacia de Polícia Civil para serem adotadas medidas legais. De acordo o código penal brasileiro, o suspeito vai responder pelo crime de estupro de vulnerável. A garota tem 14 anos de idade e é filha de um sargento da Polícia Militar.

Polícia procura ciganos acusados de homicídios em Barra do Rocha

Os irmãos Fiuza estão foragidos.
A justiça já expediu o mandado de prisão preventiva contra os irmãos Joelson Fiuza Barreto e Uelton Fiuza Barreto. De acordo com as investigações do delegado Cristiano Mangueira, além dos irmãos, a esposa de Joelson também teria participado do crime. Os três são apontados como os principais autores dos homicídios de Elder Moraes e Vilson Miranda Rodrigues, ocorrido no dia 22 de setembro, no Bairro Aloísio Galvão, em Barra do Rocha. Na ocasião as vítimas foram assassinadas com diversos tiros disparados por um grupo de ciganos que fugiu em seguida(ver matéria).
Elder e Vilson foram assassinados por um grupo de ciganos.
Os envolvidos se apresentaram dias depois à polícia, mas como não estavam mais no flagrante, foram ouvidos e liberados. A polícia já realizou buscas pelos acusados na região, mas nenhum deles foi localizado. Fotos dos irmãos Fiuza foram divulgadas pela polícia com o intuito da população denunciar o paradeiro dos ciganos. “A gente sentiu muitas dificuldades no colhimento das provas testemunhais. Muitas pessoas viram o crime, mas estão com medo de falar, pois se sentem ameaçadas pelos ciganos”, disse o delegado à reportagem do Giro. Qualquer informação sobre a localização dos acusados deve ser comunicada à polícia local, ou através do telefone do Complexo Policial de Ipiaú, (73) 3531-6910. A identidade da pessoa será mantida em sigilo. (Giro em Ipiaú)

Jitaúna: TCM julga na próxima semana as contas do ex-prefeito Edízio

O Tribunal de Contas dos Municípios-TCM, colocou em pauta para a próxima quinta-feira(05/12), o julgamento das contas do ex-prefeito de Jitaúna, Edízio Cerqueira Alves, referente ao exercício de 2012. O Relator será o Conselheiro Fernando Vita. O ex-gestor comandou o município por oito anos, nesse período teve cinco contas rejeitadas pelo TCM. (Giro em Ipiaú)

quinta-feira, 28 de novembro de 2013

Policia Militar prende Ex-presidiarios

Por volta das 22:40 em rondas  no  Bairro do Jequiezinho,mais especificamente nas proximidades do Derba, uma guarnição do abutres(policiamento ostensivo de moto patrulhamento do 19º Batalhão de Jequié),abordou e conduziu a delegacia 02(dois )elementos por nome: Maxuel Cardoso Oliveira(29) e Alex Santos da Silva(33).Em posse dos mesmos foi encontrada  uma pistola de dois canos calibre 22, alem de um celular,objeto esse proveniente de um assalto a vitima por nome: Uelson Santos da Conceição.As rondas em todos os bairros da cidade principalmente a noite é de fundamental importância para a sociedade Jequieense,salientou o Coronel Serpa .( Fonte e foto:Departamento de Comunicação Social do 19º Batalhão de Jequié.)
abutres 
Maxuel Cardoso Oliveira e Alex Santos da Silva algemados. (Foto 19º BPM)

Acidente na BR-330 próximo a Palmerinha


http://arimoura.com.br/wp-content/uploads/2013/11/Van-acidentada.jpgUm acidente ocorrido na manhã de quarta-feira (27.11.) na BR-330  próximo ao KM 760 local conhecido como Palmeirinha município de Aiquara. Um veiculo que faz o transporte alternativo Van ou Topic saiu da pista e teria colidido com uma arvore. Além do condutor do veiculo quatro passageiros estavam no veiculo e saíram feridos. A reportagem deste blog por duas vezes consecutivas entrou em contato com a Policia Rodoviária Federal delegacia 10/3 e as informações eram de que nenhuma informação tinha chegada dando conta do acidente. No programa Ari Moura Comunicando na Jequié FM 89,7 ao meio dia um ouvinte ligou confirmando o acidente, um passageiro de um ônibus da Viação Cidade Sol tirou uma foto e enviou para o email do jornal A Folha, que registramos abaixo. Porque o proprietário ou motorista da Van ou Topic não queria que a PRF registrasse o acidente? Com vitimas a situação desta condução de passageiro poderia se complicar? É o risco que passageiros estão correndo ao viajar neste tipo de transporte sem nenhuma segurança.
Ari Moura

Banco do Brasil anuncia novo concurso para nível médio

O Banco do Brasil confirmou que fará um novo concurso para escriturário e publicou no Diário Oficial da União desta quarta-feira (27), a prorrogação do seu contrato com a Fundação Cesgranrio para a abertura de uma nova seleção. De acordo com o Folha Dirigida, a assessoria de imprensa do banco confirmou que os preparativos do concurso já estão em andamento mas não deu mais detalhes sobre o processo. A expectativa é que os estados contemplados sejam os mesmos da seleção de 2012 (edital 2012/001). Ainda segundo a publicação, o banco tem objetivo de divulgar o edital do concurso no início de 2014. A remuneração de escriturário, cargo que exige o nível médio, é de R$2.732,04, sendo R$1.892 de vencimentos iniciais, R$472,12 de auxílio-refeição e R$367,92 de cesta-alimentação, para carga de 30 horas semanais. Os selecionados nos concursos do BB são contratados sob o regime celetista. (Ibahia)

Ipiaú: Municipalização do Trânsito está cada vez mais perto

O trânsito de Ipiaú se aproxima cada vez mais da municipalização. Teve início nesta quinta-feira (28/11) o treinamento dos agentes que irão trabalhar no trânsito ipiauense. Com a municipalização, a prefeitura torna-se responsável pelo planejamento, projeto, operação, fiscalização e educação de trânsito, não apenas no perímetro urbano, mas também nas estradas municipais. Assume as questões relacionadas ao pedestre, à circulação, ao estacionamento, à parada de veículos e à implantação da sinalização, atendendo de forma direta as necessidades da comunidade. Os agentes de trânsito passarão a ter poder de polícia administrativa de trânsito, aplicando as penalidades cabíveis e arrecadando as multas que aplicar dentro da competência legalmente estabelecida e no âmbito da circunscrição do município, através dos meios eletrônicos e não eletrônicos. A prefeitura estima que no prazo máximo de dois meses toda a estrutura e equipe estejam prontas para o funcionamento. A municipalização do trânsito ipiauense foi autorizada pelo Denatran em 2011. (Giro em Ipiaú)

19° Batalhão em Jequié e Guarda Municipal na campanha de combate ao câncer de próstata

19° Batalhão em Jequié na campanha de combate ao câncer de próstata
Depois do Outubro Rosa, a Policia Militar de Jequié ,vestiu agora a camisa do Novembro azul na Campanha contra o câncer de próstata.O evento aconteceu no auditório do 19º Batalhão,numa palestra muito bem ministrada por um excelente urologista da cidade citada,Drº Elias proprietário da clinica Urocenter,falou sobre a saúde do homem em geral focando o assunto da campanha,que teve como público alvo Policiais do 19º Batalhão,mas notou-se também a presença de honrados convidados da Guarda Municipal,Policiais Civis,Policia Rodoviária Estadual, e outros órgãos com publico masculino elevado,Policia Militar mostra um processo de evolução surpreendente em Jequié fazendo e se fazendo presente em eventos e campanhas que valorize o ser humano como um todo.Queremos buscar em 2014 parceiros para desenvolvermos eventos que agregue um publico cada vez maior,frisou o comandante do Batalhão Coronel Serpa.Fonte e foto:Departamento de Comunicação Social do 19º Batalhão de Jequié.
Na última terça-feira (26), o Ten. Cel. Valci Góis Serpa de Oliveira organizou uma palestra com Dr° Elias Carlos Sá Barreto, especialista em urologia, como parte de uma série de atividades que integram o Novembro Azul na campanha de combate ao câncer de próstata. O evento aconteceu às 17h no auditório do Batalhão, estavam presentes, além de policiais militares do 19º BPM, integrantes da Guarda Municipal e da Polícia Civil de Jequié. "Campanhas como Outubro Rosa e Novembro Azul, são de suma importância para o processo contínuo de valorização de nossos policiais, bem como de todos os demais funcionários públicos estaduais e federais, desejamos que em 2014 novos parceiros se juntem ao nosso ideal de valorização de pessoal para que as condições de trabalham sejam cada vez melhores" - completou o Comandante do 19º BPM, que tem sido um braço amigo para os policiais, Guarda Municipal e também para a sociedade jequieense e de toda região.

Garota de Ipiaú é apreendida com 8 kg de maconha em Jequié

Policiais Civis do Núcleo de Combate ao Tráfico de Drogas da 9ª COORPIN - Jequié, coordenados pelo Delegado Regional Dr Fabiano Aurich e o Delegado do Núcleo Dr Ivan Lessa, apreenderam na manhã de quarta-feira (27), 08 (oito) quilos de maconha prensada, que estava sendo transportada por uma jovem de iniciais I S S, 17 anos, natural de Ipiaú, no interior de uma mochila de cor verde. A jovem saiu da cidade de Ipiaú, com a droga, de ônibus, e ao chegar no ponto da Oásis, em Jequié, foi recebida por um membro da quadrilha, abordo de uma motocicleta Honda titan de cor vermelha, que a conduziu até o galpão que fica localizado no Loteamento Jardim Tropical no Bairro Jequiezinho, local onde se encontrava o terceiro indivíduo que iria receber a mochila com o entorpecente. Neste momento foram surpreendidos pelos Policiais Civis, sendo que o indivíduo que estava conduzindo a motocicleta conseguiu empreender fuga. O terceiro envolvido foi identificado e é também é menor de idade 17 anos, sendo todos encaminhados para o Complexo Policial, onde foram apresentados à Delegada plantonista Drª Eliana, a qual adotou as medidas cabíveis. O Delegado Regional Fabiano Aurich, comentou que toda e qualquer ação de combate ao tráfico de entorpecentes é de extrema importância para a sociedade, pois reflete de maneira significativa na redução de crimes contra a vida, que é o objetivo principal da Secretaria de Segurança Pública da Bahia. (Jr. Mascote)

Polícia Federal prende coronel da PM em Feira de Santana

A operação da Polícia Federal (PF) deflagrada nesta quinta-feira (28) de combate a golpes no programa federal de desarmamento na Bahia, prendeu três pessoas em Feira de Santana, centro norte do estado, entre elas, o coronel da Polícia Militar Martinho, e os irmãos Clóvis Nunes e Carlos Nunes. Martinho foi comandante do 1º Batalhão da Polícia Militar do município. Batizada de “Vulcano”, a ação cumpre 12 mandados: quatro de prisão temporária e oito de busca e apreensão e condução coercitiva (para cumprimento de pena). Carlos Nunes foi preso em Fortaleza (CE) e está sendo trazido para a delegacia Federal de Feira de Santana. Já o coronel Martinho foi preso por porte ilegal de arma. De acordo com a PF, durante a revista na casa do coronel da PM, a polícia encontrou um rifle 44 sem documentação. Os irmãos Nunes são responsáveis pela ONG Casa da Paz, que arrecadavam armas pelo programa de desarmamento do governo federal. Ainda segunda a PF, os irmãos mantinham um esquema em que fabricavam armas artesanais, depois repassadas à ONG. Em troca, eles receberiam a taxa indenizatória. Além disso, os irmãos falsificavam recibos e recebiam outros valores. De acordo com o delegado Val Gular, responsável pela operação, o esquema envolve a PM e várias ONGs da cidade e o prejuízo aos cofres público é de cerca de R$ 1 milhão. A operação é realiza nas cidades de Feira de Santana, Cícero Dantas, Antas e ainda em Fortaleza. Os mandados foram expedidos pela 2ª Vara Federal de Feira de Santana. (Bahia Notícias)

quarta-feira, 27 de novembro de 2013

JITAÚNA: CARREATA E PASSEATA NA VITÓRIA DO FLAMENGO



A chuva que caiu em Jitaúna após o jogo da final da Copa do Brasil, mas não foi empecilho para a festa da torcida do flamengo que tomou conta das ruas da cidade. Após o apito final da partida, os rubro negros jitaunenses se concentraram na rua Jequié em frente ao rancho do peão. Logo depois, a torcida fechou a praça do Bom Fim, seguiram a rodoviária,  passaram no Bairro Novo e desceram a balança onde a festa e o clima de vitória contagiaram a todos. Com bandeiras, faixas, carros de sons e muita animação, os FLAJITA festejaram o título do tri campeonato da Copa do Brasil com muito estilo Homens, mulheres e crianças estiveram juntos em comemoração ao resultado positivo conquistado.O Flamengo venceu o Atlético PA por 2x0, com gols de Elias e Hernane. 

tocooliver   

Força Nacional forma 163 agentes para conter tráfico na fronteira

A Força Nacional de Segurança Pública formou neste sábado (28) 163 policiais militares que atuarão na área de fronteira de 11 Estados, combatendo principalmente o tráfico de armas e de drogas a partir de países vizinhos. A secretária nacional de Segurança Pública, Regina Miki, disse que atualmente há 43 missões em curso no País, com objetivos diferentes, desde atuação em catástrofes, sob o comando do Corpo de Bombeiros, investigações, feitas pela Polícia Civil, até distúrbios civis, com a atuação de policiais militares na manutenção da ordem. Criada em 2004, a Força Nacional de Segurança tem como diferencial, segundo a secretária, a integração das diversas áreas de segurança do País.  A Força Nacional é hoje uma família do Brasil. Temos policiais cadastrados, de todos os Estados brasileiros, prontos a qualquer momento à mobilização, de todas as instituições que compõem a segurança pública. Essa é uma diversidade que nenhuma instituição do País tem. O diretor do Departamento da Força Nacional, tenente-coronel Alexandre Aragon, disse aos policiais formados neste sábado, de 19 Estados, atuarão na fronteira do País como a primeira linha de defesa. Normalmente, a Força Nacional auxilia as polícias dos Estados, quando há solicitação dos governos ao Ministério da Justiça. Os militares passaram por capacitação na base da Força Nacional, na cidade do Distrito Federal do Gama, entre 9 e 27 de setembro. Também participou da cerimônia o adido militar da China, Wang Xiaojun, representando o maior Exército do mundo. Regina Miki lembrou que a Força Nacional também estará pronta para atuar em casos de crise durante a Copa do Mundo de 2014, sediada por 12 capitais brasileiras.  Ficamos na retaguarda das forças estaduais e das forças federais para, em uma eventualidade, entrar em ação. Nossa expectativa, é obvio, é que não atuemos, que fiquemos sempre nessa contenção, mas em necessidade, nosso pessoal está capacitado para tanto. (R7)

PORTO SEGURO: TRÊS MORTOS E VÁRIOS FERIDOS APÓS INVASÃO DE BANDIDOS AO VILA VITÓRIA


Três pessoas mortas e outras três feridas. Esse foi o resultado de uma ação de bandidos no bairro Vila Vitória, periferia de Porto Seguro, na noite desta terça-feira (26). Segundo a polícia, uma quadrilha chegou à localidade em duas caminhonetes modelo Hilux.

Portando pistolas, fuzis e outros tipos de armas, os marginais invadiram o Bar Onda de Verão e mandaram várias pessoas ficarem encostadas em uma parede e abriram fogo. 'Eles diziam que eram da polícia', disse um dos sobrevevientes.

Morreram no local, Reinaldo Moraes da Silva, 40 anos, Rubisney Neres Santos, 20 e o adolescente Taliton Gonçalves de Souza, 17 anos. Os feridos foram Maxuel Santos Cerqueira, 25 anos, Ivan Bahia dos Santos, 32 anos e José Francisco de Oliveira, 33. Socorridos pelo Samu, os três estão internados no Hospital Luís Eduardo Magalhães. A situação de dois deles é grave.

A Polícia Militar fez diversas rondas pela localidade, mas não conseguiu prender ninguém. A quadrilha teria fugido em direção ao Projeto Embiruçu de Dentro. Ainda não há informação sobre os motivos do atentado, que já está sendo investigado.

FONTE: RADAR64

Ipiaú: Acusado de furtar botijões e bicicleta é preso

A polícia Civil prendeu na noite da última segunda-feira(25/11) na Rua do Cacau, o jovem Thalles Almeida Rodrigues, de 22 anos, morador do Japumerim, acusado de cometer vários furtos em residências e casas comerciais em Ipiaú. O Serviço de Investigação da Civil chegou até o suspeito após a prisão de um dos seus comparsas. De acordo com a polícia, Thalles teria furtado dois botijões de gás de uma revendedora localizada na Feirinha, e uma bicicleta em frente a agência da Caixa Econômica. Os produtos teriam sido vendidos por valores bem inferiores ao do mercado. Ainda segundo a polícia, a bicicleta teria sido trocada por uma pedra de crack oferecida por um menor de 16 anos. Os receptadores foram conduzidos até a delegacia e responderão pelo crime. Thalles continua detido. Ele havia deixado o Conjunto Penal de Jequié recentemente, onde cumpriu pena por furtos. (Giro em Ipiaú)

Assaltantes roubam mais um malote no centro de Jequié, o prejuízo é de 69 mil reais

Assaltantes roubam mais um malote no centro de Jequié, o prejuízo é de 69 mil reais
Depois que bandidos armados roubaram o malote da Auto Viação Rio de Contas, na segunda feira (25) pela manhã, bandidos voltaram a agir novamente e meteram outro assalto na mesma localidade, dessa vez na Rua Barbosa de Souza (atrás do JTC), já passava das 10 horas da manhã quando a CICOM recebeu a informação que um empresário tinha acabado de ser roubado, a vítima estava a bordo de pick-up Hilux quando dois bandidos em uma moto interceptaram a vítima e levaram o malote contendo R$ 69 mil reais. Foi passado o alerta geral para todas as viaturas da Polícia Militar e até agora ninguém foi preso. Segundo a Polícia Civil, esse tipo de assalto é planejado com antecedência pelos bandidos que estudam os hábitos das empresas e empresários. 
JM

Morre Neto "Fala Fina", ex-vereador de Ipiaú

Morreu na manhã desta quarta-feira(27) o ex-vereador de Ipiaú, Mário Santos Salles, 45, o Neto "Fala Fina". Segundo informações obtidas pela reportagem do Giro, Neto recebeu alta ontem do Hospital Prado Valadares, onde se recuperava de um acidente automobilístico nas proximidades de Palmerinha, distrito de Aiquara. O ex-vereador estava na casa de um amigo em Palmerinha quando passou mal no inicio da manhã de hoje(27). Ele foi encontrado desmaiado no banheiro do imóvel. O samu foi acionado e conduziu a vítima para o hospital, no entanto, Neto faleceu a caminho da unidade hospitalar. Ainda não foi confirmada a causa da morte. O ex-vereador se recuperava do acidente ocorrido no dia 04 de novembro, quando duas mulheres que ocupavam o outro veículo morreram. A esposa de Neto sofreu fratura na perna e também foi internada no Prado Valadares(ver matéria). O corpo do ex-vereador será velado na Câmara de Ipiaú. Mário Santos Salles atuou no legislativo municipal no período de 2000 à 2004.

Em contato com um irmão de Neto, a nossa reportagem foi informada que o ex-vereador já havia recebido alta do hospital no domingo (17/11), e logo após sofreu uma queda que causou a fratura de três costelas. Mário Santos Salles retornou mais uma vez à unidade hospitalar e ficou internado por mais dez dias. Em decorrência do acidente automobilístico, Neto foi submetido a uma cirurgia que retirou parte do fígado. O ex-vereador também sofreu complicações no pulmão, informou o irmão dele à reportagem do Giro em Ipiaú. Ainda não foi informado o horário do sepultamento. (Giro em Ipiaú)

terça-feira, 26 de novembro de 2013

SUSPEITOS DE ASSALTO A BANCO MORREM EM CONFRONTO COM A POLÍCIA NA ESTRADA DO PARAGUAÇU

Na manhã de 26 de novembro de 2013 (terça-feira), uma troca de tiros, envolvendo suspeitos de assaltos a bancos e diversas equipes de policiais civis e militares, resultou na morte de quatro (04) homens, entre eles um policial militar, acusado de integrar o bando de ladrões. O confronto ocorreu na Estrada do Paraguaçu, local compreendido entre as cidades baianas de Santa Terezinha e Rafael Jambeiro.

Guarnições da 27ª CIPM, do Tático Ostensivo Rodoviário (TOR) e equipes da Polícia Civil de Cruz das Almas deslocaram para averiguar as informações a respeito de uma quadrilha que estaria se preparando para praticar diversos assaltos a agências bancárias na região. Segundo informações, os policiais foram recebidos a tiros por cerca de dez homens, dando início ao confronto que terminou com a morte de quatro oponentes da polícia. Os demais fugiram e estão sendo procurados.
Dois mortos neste confronto permanecem sem identificação. Um outro foi identificado apenas pala alcunha de "Biro Biro". O quarto suspeito, foi identificado como Irineu Santos, este último era policial militar, lotado em uma Unidade de Feira de Santana, mas estava de licença médica acerca de nove (09) meses.

O soldado Irineu havia sido demitido da polícia em oportunidade passada, após ter tido diversos problemas com a Justiça, mas terminou sendo reintegrado às fileiras da PMBA. Na foto abaixo, um recorte de uma matéria, datada de 28/01/1993 exposta no jornal Feira Hoje em que Irineu foi preso juntamente com outros homens acusados de assaltos. 

FONTE: FATO CONCRETO

MORADORES DE IPIAÚ SÃO PRESOS EM MACARANI COM ARMAS E DROGAS APÓS TROCA DE TIROS EM TENTATIVA DE RESGATE DE PRESO

macarani3
macarani 6
macarani 4
MACARANI 2
Confronto foto
A população da cidade de Macarani, no sudoeste baiano, tem vivido momentos de medo e pânico, uma sequência de homicídios levou uma grande quantidade de policiais civis e militares para coibir o tráfico de drogas e tirar de circulação uma quadrilha que vem agindo na cidade e região. Na manhã do útlimo sábado (23) policiais militares da 8 Companhia Independente de Polícia Militar de Itapetinga consequiram interceptar na Ponte do Rio Pardo, um veículo Parati de cor branca, placa policial JNW- 2873, conduzido por Carmosina Alves de Souza, de 34 anos, no interior do carro também estavam Cristiano Matos Gonzaga, 36 anos, José Ladislau dos Santos, 48 anos, Alan Montogil Santos, de 23 anos e Thailan Dias dos Santos, 19 anos, que resistiu a voz de prisão fugiu e disparou contra a guarnição no confronto ele foi baleado e levado ao pronto socorro do Hospital da cidade de Macarani, mas não resistiu ao ferimento e morreu. Com Thailan foi encontrado um revólver Cal. 38 com três cartuchos deflagrados. 
macarani 1
macarani 4
Os outros 4 ocupantes do veículo, três deles de Ipiaú, foram conduzidos a delegacia de Macarani, de onde o delegado Titular Irineu Andrade, conduziu o quarteto para o complexo policial de Itapetinga. No interior do veículo foram encontrados também dentro do carro: um revólver calibre .38 com numeração raspada, 161 pedras de crack divididas em 12 saquinhos, sete cartuchos calibre .44, um cartucho calibre .38 intacto, três aparelhos de telefone celular e dinheiro de procedência duvidosa. A operação teve início na quarta-feira, mas foi na sexta que as escolas pararam de funcionar e moradores se protegeram dentro de casa. As ruas foram tomadas por dezenas de policiais civis e militares, inclusive soldados da CIPE/Sudoeste, antiga Caesg. O objetivo da operação era prender os irmãos Lucas e Damião, apontados como responsáveis pela onda de assassinatos no município. 

FONTE: ITAPETINGA 24HORAS

Eunápolis: ex-diretor de presídio e 8 agentes presos foram ouvidos na manhã de hoje em Itabuna

Na manhã desta terça-feira (26), o ex-diretor adjunto do Conjunto Penal de Eunápolis, Jabes Santana, e mais oito ex-agentes do mesmo presídio foram conduzidos ao Complexo Policial de Itabuna para prestar novos depoimentos à polícia. Eles estão presos desde o dia 25 de setembro, quando foram acusados de um esquema que facilitava a venda de drogas e a entrada de celulares na unidade prisional, a ação era supostamente chefiada por Jabes Santana.

Na época, eles foram transferidos da delegacia de Eunápolis para o Conjunto Penal de Itabuna, onde seguem presos e estão sendo ouvidos durante o processo de investigação. 

O ex-diretor Jabes Santana já era investigado desde 2011 por supostamente agir de forma semelhante em Teixeira de Freitas.

Câmara Territorial do Chocolate se reuniu em Jitaúna

Coube à cidade de Jitaúna o mérito de sediar a primeira reunião ordinária da Câmara Territorial do Chocolate. O evento teve lugar no auditório do Colégio Municipal Maria Heleonara Cajayba, na última quinta-feira, 21, com a participação de dezenas de pessoas interessadas no assunto. A Câmara Territorial do Chocolate é resultante do Seminário de Verticalização do Cacau, realizado na última edição da Exposição Agropecuária de Ipiaú e Região. Durante a reunião em Jitaúna foi apresentada a Portaria que instituiu a Câmara Setorial do Cacau cujo objetivo é buscar um futuro melhor a cacauicultura. Formada por membros do TIMRC (Território de Identidade do Médio Rio das Contas), Ceplac, Sindicato Rural de Ipiaú, Aproleite, Uesb, Cimurc, CAR, IFBaiano (Uruçuca), Cetep, Cooproaf e Aprofruta, a  Câmara Territorial do Chocolate se reunirá a cada mês.A próxima reunião acontece em Ipiaú, dia 18 de dezembro, ocasião em que será discutida  a realização   do 1º Seminário Territorial do Chocolate, previsto para o  período de 23 a 25 de abril de 2014,nesta cidade.(Giro/José Américo Castro).

19º BPM desarticula quadrilha de Salvador que pretendia agir em Jequié

Cinco membros da quadrilha que havia praticado diversos assaltos na capital do estado (divulgação PM)
Cinco membros da quadrilha presos em Jequié que haviam  praticado diversos assaltos na capital do estado (divulgação PM)
Na madrugada de segunda-feira (25/11), cinco pessoas integrantes de uma quadrilha que praticava assaltos em Salvador foram presas por políciais militares do 19º Batalhão de Polícia Militar (BPM), em Jequié. Os PMs também recuperaram dois veículos que haviam sido roubados pelos bandidos na capital baiana, um Gol (branco) de placa OUO-7484 e um Renault Clio  (preto), placa JPY-7879). Segundo relato de um dos presos, eles se preparavam para assaltar um grande estabelecimento comercial da cidade de Jequié. Os veículos estavam em atitude suspeita quando o grupo foi  abordado pela equipe da PM, que realizava rondas rotineiras. Os acusados, Márcio Oliveira Carvalho (31), Roberta Kelle da Paixão (24), Sidnei Aparecido Silva Salles (22), Adailson de Assis das Neves (30) e Jadson Pereira de Almeida (18), foram encaminhados e autuados em flagrante na 9ª Coordenadoria de Polícia do Interior (Coorpin). A operação realizada por volta de 01h45 da madrugada foi supervisionada pelo Ten. Cel. Serpa, que enfatizou o êxito dos policiais do CETO, que conseguiu prender os elementos melhorando a sensação de segurança da comunidade.
Veículos roubados em Salvador recuperados em mãos dos elementos presos em Jequié
Veículos roubados em Salvador recuperados com  elementos presos em Jequié

Jequié: Bandidos roubam malote da Rio de Contas

Bandidos roubam malote da Rio de Contas
A empresa de transporte coletivo, Expresso Rio de Contas, é mais uma vez alvo dos assaltantes. Por volta das às 8 horas da manhã de ontem (25) dois bandidos em moto assaltaram o funcionário da empresa que estava com o malote recheado de dinheiro, o montante roubado não foi revelado. Segundo a Polícia Militar, o assalto aconteceu na Praça da Bandeira, onde está localizado o escritório da empresa. Todas as viaturas da PM foram mobilizadas e até o momento ninguém foi preso. Nos últimos meses tem aumentado os assaltos a ônibus coletivos em Jequié, a situação preocupa as autoridades policiais.

Senado aprova projeto que exige apresentação a juiz, em 24 horas, de preso em flagrante

No prazo de 24 horas após a prisão em flagrante, o preso deverá ser conduzido à presença do juiz, para que este verifique se estão sendo respeitados os direitos fundamentais. A providência é prevista em projeto de lei do Senado (PLS 554/2011) aprovado nesta terça-feira (26) pela Comissão de Assuntos Econômicos (CAE). Nessa audiência, conforme o projeto, o juiz deverá tomar as medidas cabíveis para preservar os direitos do preso e apurar eventual violação. Segundo a Agência Senado, a carta, ainda de acordo com a proposta, não poderá ser usada como meio de prova contra o depoente e se destina exclusivamente à verificação da legalidade e necessidade da prisão, à prevenção da ocorrência de tortura e maus-tratos e à preservação dos direitos assegurados ao preso. O projeto determina também que a audiência se dará na presença do advogado do preso ou, se não houver, na de defensor público. É obrigatória ainda a presença de integrante do Ministério Público. De autoria do senador Antônio Carlos Valadares (PSB-SE), a proposição teve emenda substitutiva aprovada pela Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH). O projeto seguirá para decisão terminativa na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) da Casa.

Iniciadas atividades educativas pelo fim da violência contra as mulheres




Em Jequié, foram iniciadas, nesta segunda-feira, 25/11/2013, as atividades externas relacionadas à campanha “16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres”. Estão envidados vários órgãos públicos como: Delegacia Especial de Atendimento à Mulher (DEAM), Polícia Civil, Polícia Militar, Guarda Municipal, Ministério Público Estadual, Centro de Regional de Referência da Mulher (CRRM), Centro de Referência Especializado em Assistência Social (CREAS), Centro de Referência de Direitos Humanos (CRDH), órgãos de imprensa, que se uniram com outras instituições e CEAPA para a realização da campanha também chamada de Laço Branco. A campanha, iniciada neste 25 de novembro vai até 10 de dezembro. A principal atividade a ser realizada será o policiamento comunitário social de cunho educativo, com a realização de rondas nos bairros de maiores índices de violência contra a mulher e os novos condomínios entregues pelo governo, com a entrega de panfletos e conversas de porta em porta ou na associação de moradores da própria localidade. As próximas visitações acontecerão nas seguintes datas: 28 e 29/11 e 02, 05, 06 e 10/12. Também será feita a divulgação da campanha através de entrevistas nas emissoras de rádio, publicações em blogs e redes sociais, além de palestras educativas em escolas, postos de saúde e empresas privadas.
ONU
A campanha do Laço Branco é realizada em mais de 55 países. Trata-se da maior iniciativa mundial voltada para o envolvimento dos homens na temática da violência contra a mulher, segundo a Organização das Nações Unidas. O laço branco, símbolo da campanha, é usado para lembrar a tragédia do dia 6 de dezembro de 1989. Na ocasião, Marc Lepine, de 25 anos, assassinou 14 mulheres na Escola Politécnica de Montreal, no Canadá. O crime ficou conhecido como “Massacre de Montreal” e mobilizou a opinião pública. A partir de então, um grupo de homens canadenses decidiu se organizar para incentivar mais homens a combaterem a violência. O objetivo é sensibilizar, envolver e mobilizar os homens no engajamento pelo fim da violência contra a mulher. Suas atividades são desenvolvidas buscando promover a equidade de gênero, através de ações em saúde, educação, trabalho, ação social, justiça, segurança pública e direitos humanos. A intenção da campanha é que os homens, a exemplo do que as mulheres já fazem, também demonstrem que esta violência é um crime inaceitável, que precisa ser fortemente combatido.

Panfletagem realizada em uma grande indústria da cidade.

Equipe que participou do primeiro dia de atividades da campanha.

Criminalidade cresce nas cidades pequenas e preocupa polícia baiana

60132_1108
De janeiro a outubro de 2013, o número de CVLIs (crimes violentos letais e intencionais – homicídios, latrocínios e lesões corporais seguidas de morte) em Salvador teve redução de 13,2%. No mesmo período, a queda nas outras cidades da Região Metropolitana chegou a 17,3%. No grupo das 20 maiores cidades do interior, também houve redução do índice de CVLIs.
Mas, nos municípios até 30 mil habitantes, foi registrado  aumento dos crimes. “A interiorização do Pacto pela Vida é nossa prioridade para 2014. Os números mostram que há um avanço da droga e do crime nos municípios menores”, disse o secretário da Segurança, Maurício Barbosa.
Os números do interior foram apresentados, ontem, na reunião do Pacto pela Vida, programa do governo da Bahia que reúne, além das autoridades policiais, representantes do Judiciário, do Ministério Público, da Defensoria e de secretarias estaduais.

segunda-feira, 25 de novembro de 2013

Coronel Serpa faz balanço anual junto a tropa

Coronel Serpa faz balanço anual junto a tropa
Ao aproximar o final do ano em curso, o 19º Batalhão de Policia Militar de Jequié, que tem como comandante o Ten Coronel Valci Gois Serpa de Oliveira, mostrou mais uma vez a importância de desempenhar um trabalho em prol de seus comandados e da sociedade jequieense revelando-se assim um Líder nato.Inicialmente foi feita uma reunião com os comandantes das Companhias que pertencem ao 19º Batalhão, em seguida começou as reuniões denominadas parada geral,para fazer um balanço geral com todos os policiais lotados nas Cias de Jequié e Região onde com um dialogo esclarecedor,resumiu o que foi o ano de 2013 para o Batalhão citado.Com dados estatístico que mostram a redução da criminalidade ao ano e projetos para que esses índices baixem mais ainda no ano de 2014.O coronel Serpa fez uma explanação das conquista,dos episódios recentes e das construções e reformas futuras que acontecerão no 19º Batalhão,com verbas destinadas do Governo do Estado.Com argumentos verdadeiros, conseguiu deixar a tropa totalmente satisfeita com explicações transparentes,tirando assim todas as duvidas e mostrando no dia a dia que seu comportamento e popularidade com a tropa só fez aumentar desde que aqui chegou para comandar(liderar).Fiz o que é esperado de um comandante de um grande Batalhão de policia Militar como é o 19º Batalhão de Jequié,buscar sempre a segurança e confiança da tropa é fundamental para o crescimento de todos.Palavras do Coronel Serpa.Fonte e foto:Departamento de Comunicação Social do 19º Batalhão de Jequié.

SP: Quadrilha explode caixa eletrônico, mas moradores é que acabam presos

Em Espírito Santo do Turvo, no interior de São Paulo, houve mais um ataque violento a caixas eletrônicos. Mas quem acabou preso foram alguns moradores. As agências bancárias ficaram destruídas. Os bandidos usaram dinamites para explodir os caixas eletrônicos. Armados com fuzis, eles chegaram atirando. “Eles desceram atirando, amedrontando todo mundo, atropelando quem estava na rua”, diz uma testemunha. Depois que a quadrilha fugiu, moradores furtaram o dinheiro que ficou espalhado pela agência. Ao todo, mais de R$ 46 mil foram levados pelos moradores  a polícia descobriu tudo depois de ouvir testemunhas que contaram quem eram os responsáveis por saquear a agência. Como a cidade é pequena, os policiais não tiveram dificuldades em localizar os saqueadores. Seis pessoas foram presas e um adolescente apreendido. A dona do prédio onde fica umas das agências estava com R$ 22 mil. Um comerciante pegou R$ 15 mil em notas de R$ 50. “Nós fomos buscando um a um para conversar e acabaram admitindo. Quem levou R$ 22 mil, R$ 15 mil ou R$ 200 cometeu o mesmo crime. A quantia foi diferente só, mas o crime é o mesmo ”, garante a delegada Isabel Bertoldo. (G1)