terça-feira, 31 de março de 2015

Pela 1ª vez, redução da maioridade penal avança na Câmara

Vinte e dois anos depois de ser apresentada no Congresso Nacional, a proposta para alterar a Constituição e reduzir a maioridade penal no Brasil de 18 para 16 anos recebeu o aval da Comissão e Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara dos Deputados, onde permanecia parada desde 1995 - foi arquivada quatro vezes desde então. Nesta terça-feira, 42 parlamentares da CCJ aprovaram a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 171, de agosto de 1993, do ex-deputado Benedito Domingos (PP-DF). Outros 17 deputados votaram contra. O texto agora segue para análise de uma comissão especial, que será formada com a finalidade específica de discutir seu mérito. A proposta ainda tem um longo caminho a ser percorrido no Legislativo e será alvo de uma ofensiva já anunciada do PT e dos seus movimentos satélites no Judiciário, mas nunca a Câmara avançou tanto na discussão do tema. Um dos fatores decisivos para o andamento da matéria é o apoio do presidente da Casa, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), e de seus fiéis aliados, como o próprio presidente da CCJ, Arthur Lira (PMDB-AL).

Jequié: empresa comercial assaltada á luz do dia

Bandidos atacam empresas sempre no horário do meio dia
Bandidos atacam empresas sempre no horário do meio dia
Por volta das 12h17 viatura policial deslocou-se até a Avenida Lomanto Júnior para averiguar a denúncia de assalto praticado por dois elementos à empresa Leite Sol. De acordo com informações da funcionária que se encontrava no local, os indivíduos em uma motocicleta adentraram na empresa e exigiram que fosse entregue o dinheiro do caixa. A quantia subtraída não foi informada. Os policiais realizaram rondas na área mas nenhum suspeito foi detido.

Jitaúna: Polícia Militar recupera moto que foi furtada em Jequié

Polícia prende elemento que assaltou vendedor da Coca Cola

Um vendedor da Coca Cola teve a sua moto Honda CG Titan placa policial OUY 3366 Vitória da Conquista BA, de cor vermelha modelo cargo da empresa Norsa Refrigerantes L.T.D. A, roubada. O bandido fugiu em direção a BR 330 sentido Jitaúna, o meliante tentou furtar outros objetos de moradores rurais as margens da BR 330, mas sem êxito, policiais militares de Jitaúna. Por volta das 23 horas prenderam o suspeito próximo à Fazenda Campina, zona rural de Jitaúna. O funcionário da Coca Cola veio até Jitaúna reconhecendo imediatamente Eleilson Souza Barros de 30 anos de idade. Segundo o funcionário da empresa que não quis se identificar, Elielson foi visto furtando a motocicleta por uma câmara de segurança local. Eleilson foi preso em flagrante e levado para a delegacia em Jequié e entregue as autoridades competentes.
Tocooliver

Guarda Municipal de Jequié realiza ações preventivas em Florestal

A Guarda Municipal de Jequié sob o comando do GM ESP Frankney realizou na noite de segunda-feira (30-03)no Distrito de Florestal, nas imediações do Colégio Municipal uma Operação Preventiva. Foram realizadas abordagens a pessoas e veículos, sendo apreendidas duas motos com documentação suspeita de irregularidade, as mesmas foram conduzidas ao Complexo Policial para que sejam tomadas as devidas providências.

19° BPM realiza operação no presídio de Jequié

Um conjunto de ações coordenadas para a realização de busca pessoal dos detentos e nas celas do presídio de Jequié, denominada operação “Baculejo”, foi realizada na última segunda-feira (30), com o emprego de 30 policiais militares e 15 agentes do Conjunto Penal. A operação resultou na apreensão de seis facões, quatro celulares, uma balança de precisão, 461 “petecas" de cocaína, treze “trouxas" de maconha, um modem portátil de internet, um notebook, quatro carregadores de celular, oito litros de cachaça e um caderno de anotações. O Major Santana, Comandante do Batalhão, a operação realizada faz parte de um conjunto de ações operacionais do 19° BPM, para garantir a paz e a ordem na sociedade jequieense. DEPARTAMENTO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL

Polícia Militar apreende menor com drogas no Jequiezinho

Por volta das 17h da última segunda-feira (30), policiais militares da 2ª CIA PM, do 19º BPM, apreenderam o menor de iniciais E.S. A de 14 anos, por porte ilegal de drogas. Segundo relatório policial, o Oficial Coordenador de área do Batalhão, executava rondas ostensivas no bairro do Jequiezinho, quando flagrou o adolescente em atitude suspeita.   Na abordagem foi encontrado 450g de maconha, seis pedras de crack, uma balança de precisão e a quantia de R$ 50,00 reais em dinheiro. Os policiais militares conduziram o menor apreendido para delegacia, onde foi apresentado, juntamente com a droga, à autoridade judiciária competente. DEPARTAMENTO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL

domingo, 29 de março de 2015

Ipiaú: Homem é assassinado na Rua da Batateira

Crime aconteceu na Rua Walter Hollenwerger.(Foto:Giro em Ipiaú)
Um jovem foi executado, com pelo menos quatro tiros, na noite deste domingo (29), por volta das 22h30, na Rua Walter Hollenweger, antiga Batateira. De acordo com informações de moradores do local, Carlos Antônio, apelidado de "Tontonho", morador da Avenida São Salvador, foi executado por um homem encapuzado. Carlos não resistiu aos ferimentos e morreu ainda no local. O tipo de veículo utilizado pelo assassino ainda é desconhecido. "Uns dizem que foi de moto, outros dizem que estava em um carro, ninguém sabe ao certo", informou um PM à reportagem do Giro. O jovem morreu quando seguia para a casa de sua companheira, na Rua do Escadão. Possivelmente ele estava sendo seguido pelos criminosos desde que saiu da praça do Cinquentenário. A polícia ainda desconhece as causas do crime. (Giro em Ipiaú)

Jequié: Moto bate em caminhão pega fogo e piloto morre no trecho do Poliduto

Um grave acidente registrado no inicio da noite deste domingo (29) no Km 669 da BR 116, trecho do Poliduto em Jequié deixou uma vitima fatal. A colisão envolveu uma moto Titan placa OUG 9820, licença de Jaguaquara e um caminhão baú, placa ISB 7904 de Itatinga, Ceará. A moto foi arrastada por aproximadamente 10 metros, pegando fogo. 
No choque o piloto da motociclista Danilo Silva Santos, natural de Jaguaquara morreu na hora, o motorista da carreta saiu ileso. 
Equipes do Corpo de Bombeiros Via Bahia, Policia Militar e Policia Rodoviária Federal estiveram no local. O fogo foi controlado e o transito liberado. Foto: Reprodução

Polícia Militar recupera motocicleta roubada suspeito é detido e conduzido para a delegacia

Por volta das 15h20 da última sexta-feira (27), policiais militares da 1ª CIA PM, do 19º BPM, detiveram José Eufrásio dos Santos  Filho (36), suspeito de ter roubado uma motocicleta de um mototaxista, nas imediações do “alto do Cemitério”, em Jequié. Segundo relatório policial José Eufrásio, que já é reincidente nesse tipo penal, teria induzido a vítima a seguir para um local ermo, onde fosse possível praticar o delito. Os policiais após tomarem conhecimento do crime, intensificaram as rondas e conseguiram localizar a motocicleta e logo em seguida o suposto autor do roubo. Aos ter sido reconhecido pela vítima, o envolvido foi devidamente encaminhado e apresentado na Delegacia de Polícia Civil. 

Fiscalização fecha pedreira na região do Cajueiro

Fiscalização fecha pedreira na região do Cajueiro
A Diretoria de Meio Ambiente e o Inema em parceria com a polícia militar, interditou uma mineração ilegal na região do Cajueiro Km 19 - Sítio Boa Esperança. A atividade não possuia licença ambiental e estava sendo realizada em Área de Preservação Permanente- APP. Ao chegar no local, foi constatado o irreparável dano ambiental. Os mineradores estavam utilizando o minério para confecção de paralelepípedos. Em seguida, foi apreendido todo material usado na extração e lavrado um auto de infração pelos orgãos competentes a fim de que se cumpra a legislação ambiental vigente.

JEQUIÉ: Polícia militar frustra assalto em pizzaria assaltante é preso no momento do crime

Por volta das 00h20 da madrugada deste sábado, policiais militares da 2ª CIA PM, do 19º BPM, detiveram Lucas Silva de Jesus (20), no instante em que o mesmo executava assalto contra a pizzaria abençoada, situada na Av. Arthur Moraes, no Jequiezinho, em Jequié. Segundo os policiais militares, Lucas Silva foi detido com um revólver cal. 38, com dois cartuchos intactos e posteriormente conduzidos para a delegacia, onde foi devidamente apresentado à autoridade judiciária competente.

JEQUIÉ: AÇÃO POLICIAL PRENDE ACUSADO DE MATAR EMPRESÁRIO JEQUIEENSE EM TENTATIVA DE ASSALTO


Uma ação conjunta entre a Polícia Militar e a Polícia Civil culminou na prisão do principal suspeito de ter assassinado o empresário jequieense Seledônio Santos Pinheiro de 65 anos, que teria reagido a um assalto na manhã deste sábado (28). O acusado do crime, ADRIANO SANTOS VIEIRA, vulgo "Paiakan" foi detido na casa de sua mãe.

A irmã de "Paiakan", em depoimento, disse ter reconhecido as vestes do irmão e o porte físico, bem como o capacete rosa de sua propriedade. O rapaz também foi reconhecido pelo frentista do posto de combustível. O rapaz foi conduzido e apresentado no Complexo Policial de Jequié, ficando à disposição da justiça.

O empresário do setor de combustível Seledônio Pinheiro foi morto na manhã deste sábado (28), após uma tentativa de assalto ao Posto Avenida, na Avenida Lomanto Junior, bairro do Joaquim Romão. Segundo informações, dois elementos em uma moto Titan prata cinza, placa PP 6813, tentou assaltar o estabelecimento comercial e deflagrou vários tiros contra o proprietário que morreu no local.
Os elementos fugiram sentido campo do cururu. A policia realiza rondas na região em busca dos autores do crime. Seledonio Pinheiro é bastante conhecido na cidade e participou da disputa politica para o cargo de prefeito de Jequié.

quinta-feira, 26 de março de 2015

Carro levado em assalto no Jaçanã

Nelito Moreira Pedreira chegava em casa, na rua Antonio Berbert nº 66, no bairro Jaçanã, quando avistou dois homens em atitude suspeita, em frente a sua residência. Desconfiado, resolveu dar uma volta e retornar minutos depois. 
Quando se preparava para guardar o veículo, um homem magro, negro, armado, usando um boné, anunciou o assalto, tomando a chave do Fiesta preto, placas NZU-6983, o celular e a carteira de documentos da vítima, fugindo em direção a BR-101. Antes, o bandido ainda atirou em Nelito que, felizmente, não foi atingido. Um boletim de ocorrência foi registrado no Complexo Policial de Itabuna.

Ibope de Babilônia despenca e assusta Globo



“Babilônia” deu um grande susto na Globo na noite de quarta-feira (25). A trama de Gilberto Braga marcou audiência um pouco menor que a novela da faixa das 19h, “Alto Astral”. O novo novelão da faixa das 21h registrou média de 24,9 pontos, ante 25,3 pontos do folhetim das 19h. Cada ponto equivale a 67 mil domicílios na Grande SP.

Dificilmente um novela das 21h perde em audiência para uma das 19h. Além raro, o empate “técnico” em audiência dos dois folhetins da Globo acende uma luz de alerta na emissora.

O desempenho da trama das 21h, principal aposta da emissora, nunca deve ser igual ou menor que o a novela das 19h, pois trata-se de um horário mais nobre, mais caro para os anunciantes, onde há um número maior de televisores ligados.

A média de “Babilônia” foi tão fraca que acabou ficando abaixo da audiência do “Big Brother Brasil 15″, que marcou 27,8 pontos.

( Folha )

JEQUIÉ: IDOSA DE 77 ANOS É ESTUPRADA


Jequié: Traficante e ex-presidiário é detido por porte ilegal de arma

Por volta das 18h desta quarta-feira(25), policiais militares da Companhia de Emprego Tático Operacional (CETO) detiveram Emerson Santos Costa(24), conhecido como “Pepi”, no Alto da Bela Vista, em jequié, por porte ilegal  de arma de fogo. Segundo relatório de serviço, os policiais militares da CETO desenvolviam a operação “Fecha Porteira”, numa localidade conhecida como “Inferninho”. Durante uma abordagem realizada em quatro indivíduos que se encontravam no veículo gol de placa JQC 9279, foi localizado “Pepi”, ex- presidiário e traficante do bairro, este flagrado com um revólver cal.38, contendo cinco cartuchos intactos.                         A Polícia Militar informou ainda que além de Emerson Santos Costa, o “Pepi”,  detido por porte ilegal de arma de fogo, todos os  demais ocupantes do veículo também foram devidamente apresentados à autoridade judiciária competente.DEPARTAMENTO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL

Prefeito de Jitaúna vai a Brasília em busca de obras para o municíipio

O prefeito tem recebido o apoio do deputado federal Cacá Leão.
O prefeito Edson está em Brasília em visita oficial tratando de assuntos do Município. Na agenda está a visita a Ministérios e uma reunião com o Deputado Federal Cacá Leão que já anunciou emenda de 500 mil reais para o Município de Jitaúna. O gestor muncipal também estará tratando no FNDE da creche que será construída no Bairro Adelino Henrique. “O deputado federal Cacá Leão honra o compromisso firmado com o povo de Jitaúna e disse que além da emenda irá presentear Jitaúna com mais obras”, disse o prefeito.

quarta-feira, 25 de março de 2015

Jequié: Polícia Militar detém homicida foragido

Por volta das 10h30 desta terça-feira (24), policiais militares da Companhia de Emprego Tático Operacional (CETO), detiveram Fagner Oliveira Santos (19), foragido da Justiça, com mandando de prisão em aberto pelo crime de homicídio qualificado. Segundo relatório de serviço, os policiais militares da CETO, realizavam rondas ostensivas nas imediações do local conhecido como Caranguejo, no bairro do Mandacarú, observando indivíduos em atitude suspeita. Durante a abordagem preventiva, Fagner Oliveira Santos fora reconhecido, sendo detido e encaminhado ao complexo policial, onde foi devidamente apresentado à autoridade judiciária competente. DEPARTAMENTO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL

Câmara aprova projeto que dificulta condicional para autor de crime hediondo

A Câmara aprovou, na noite desta quarta-feira (25), projeto de lei do Senado, que aumenta de dois terços para quatro quintos da pena, o tempo de prisão para que condenados por crimes hediondos possam ter direito à liberdade condicional. Entre os crimes estão a prática de tortura, tráfico ilícito de entorpecentes e drogas afins e terrorismo. A proposta foi aprovada na forma de substitutivo apresentado pelo deputado Lincoln Portela (PR-MG) na Comissão de Constituição e Justiça da Câmara. Como o texto do Senado foi alterado, o projeto retorna à Casa de origem para nova deliberação. A proposta dividiu os deputados. Alguns, como o deputado Carlos Zarattini (PT-SP), que é vice-líder do governo, disse que aumentar o tempo na prisão não vai resolver o aumento da criminalidade. O deputado Delegado Edson Moreira (PTN-MG), defensor da medida, disse que se essa lei já existisse, muitas vidas teriam sido poupadas.

JEQUIÉ: Inscrições para Curso de Formação de Bombeiro Civil serão realizadas no sábado, 28

Serão abertas no próximo sábado, 28/03/15, as inscrições para o Curso de Formação de Bombeiro Civil, em Jequié. A oportunidade é excelente para homens e mulheres que buscam uma oportunidade profissional e que permite atuação com média salarial de R$ 2.100.
Vale destacar que as inscrições serão realizadas apenas no sábado, das 8h às 16h, na CDL, Rua 7 de Setembro, nº 07, centro de Jequié.
O curso tem duração de 12 meses, com aulas em um domingo ou um sábado por mês, em diversos ambientes, sendo que 90% das aulas são práticas. Entre os treinamentos, resgate em acidentes automobilísticos, salvamento em altura, combate a incêndio, atendimento pré-hospitalar, entre outros.
O investimento é a partir de R$ 59,90 por mês. Essa é uma formação de bombeiros para atuar em área privada, como em eventos, indústrias, empresas, rodovias pedagiadas, espaços confinados e etc., sem qualquer vínculo com Bombeiro Militar.
A profissão é regulamentada pela norma 14.608/07 e abre vagas para homens e mulheres, sendo exigido apenas o Ensino Fundamental e ser maior de 16 anos de idade.
O aluno receberá três certificações ao final do curso, a de Bombeiro Civil Profissional, NR33 (supervisor autorizado em espaço confinado) e NR 35 (trabalhador autorizado em altura), além de uma carteirinha de identificação registrada junto ao Bombeiro Profissional Civil Registros.
Mais informações pelo site:

www.actiontreinamentos.com ou pelos telefones (71) 4042-1097 (Fixo) e (71) 9259-0081 (Tim)

Jitaunense perde o controle do veículo na BR 330 e desce ribanceira

Acidente aconteceu próximo a entrada da Região dos Bois.(Foto:Leitor/Giro em Ipiaú)
Um veículo modelo Astra saiu da pista e acabou descendo uma ribanceira na BR-330, próximo a entrada da região dos Bois, zona rural de Ipiaú. De acordo com um leitor do Giro, o automóvel era ocupado pelo motorista e um carona. Ambos saíram ilesos do acidente ocorrido por volta das 17h30 desta quarta-feira (25). Os ocupantes são moradores de Jitaúna. No momento do acidente a pista estava escorregadia devido a chuva que caia no momento. Um guincho foi solicitado para retirar o carro do local. (Giro em Ipiaú)

Delegado diz que meta é reduzir em 35% casos de homicídios em Jequié

A Delegacia Territorial de Jequié, 9ª Coorpim registrou até o momento 19 mortes neste ano. Os números são inferiores aos computados no ano passado. Nos três meses, janeiro, fevereiro e março de 2014 foram registrados a mesma quantidade, computando um total de 82 mortes em Jequié e 126 em todas as cidades coordenadas pela 9ª delegacia.
Em entrevista ao repórter Tote Andrade do Programanabocadopovo, o coordenador da 9ª Coorpin, Fabiano Aurich, disse que houve uma redução de 38,65% dos casos.  A expectativa é que o índice caia para 35%.
De acordo com Aurich, 94% dos casos de homicídios no município estão relacionados ao tráfico de drogas. Para ele a redução dos números esta associada à mudança na equipe da DH e a estrutura dos policiais.

 Em relação às três mortes do ultimo final de semana, o coordenador disse que as investigações estão avançadas. A Delegacia Territorial atualmente não mantem presos custodiados. Os acusados são ouvidos e encaminhados para o presídio ou liberados.  A 9ª COORPIN comanda 25 cidades da região.

Jitaúna: Família procura por jovem desaparecida


Familiares da jovem Melissa Nunes da Silva, 18 anos, continuam em busca de informações acerca do seu paradeiro. Ela saiu de casa na Rua Adelino Henrique, por volta de 09h30 do dia 04-03, dizendo para a mãe que iria ao centro cidade e não retornou, a mesma vestia calça de oncinha e blusa rosa. De acordo informações Melissa foi vista na carona de um caminhoneiro. O fato não foi registrado na delegacia Territorial de Polícia de Jitaúna. Quem tiver informações pode estar entrando em contato com o tel.: (073) 9813-3061.


terça-feira, 24 de março de 2015

José Medrado critica criação de grupo militarizado Gladiadores do Altar

O apresentador do programa Sintonia, da Rádio Metrópole, José Medrado, criticou o surgimento do grupo denominado Gladiadores do Altar, oriundo da Igreja Universal do Reino de Deus. Os integrantes da agremiação, em maioria jovens rapazes, ganharam destaque pelos vídeos publicados na internet onde os eles aparecem vestidos de uniforme verde-militar com postura de soldados e batendo continência ao altar. Para Medrado, é preciso que ocorra uma vigilância sobre a real finalidade do grupo. "Vamos pensar? Porque será que um segmento religioso cria uma espécie de tropa com o nome de 'Gladiadores do Altar'? Será que é porque os seus templos são invadidos e então eles buscam proteção? Penso que não. Será que eles querem proteção de transportes de grandes quantidades de valores e de dinheiro? Não sei. Será que é para intimidar alguma outra religião ou contraditório? Tem histórico disso", afirmou o médium.

Audiência para discutir redução da maioridade penal termina em tumulto

A audiência pública na Comissão de Constituição e Justiça, da Câmara dos Deputados, realizada nesta terça-feira (24) para discutir a redução da maioridade penal, terminou em tumulto. Os deputados Alessandro Molon (PT-RJ) e Laerte Bessa (PR-DF) precisaram ser separados por colegas e logo depois a reunião foi encerrada. Deputados favoráveis à medida precisaram ser acompanhados por seguranças, segundo o Uol, por conta de manifestações contra a redução. A sessão discutia a possibilidade de se aprovar a PEC 171. Dezenas de manifestantes contrários à medida foram até o plenário, que ficou lotado - um outro plenário precisou ser colocado à disposição para que todos pudessem acompanhar a sessão. A comissão convocou dois advogados para que defendessem seus pontos de vista sobre o projeto. Depois, os próprios parlamentares tiveram a palavra. Os manifestantes nos plenários gritavam, vaiavam ou aplaudiam cada fala. O presidente da comissão, Artur Lira (PP-AL) chegou a ameaçar tirar o público, mas não o fez. Quando o deputado Bessa falava, ele foi interrompido por Vitor Valim (PMDB-CE). Molon, que havia se inscrito para falar em seguida, pediu a palavra. Bessa ficou irritado e foi até o colega, que também se levantou. Os dois discutiram e a sessão foi interrompida para que os dois fossem separados. Logo depois, o presidente da CCJ encerrou a sessão. O deputado Éder Mauro saiu bastante exaltado. "Tenho certeza que o resultado final da sessão seria a vontade do povo brasileiro que é a redução da maioridade penal".

Jitaúna: Salão de beleza é alvo de bandido no centro da cidade

Um salão de beleza foi furtado nessa terça-feira (24), no Centro de Jitaúna. Segundo informações, a dona do estabelecimento adentrou para tomar um cafezinho e quando voltou seus pertences já não estava no lugar. O nosso Blog não foi informado do que foi levado pelos meliantes. Rondas foram feitas mas, sem êxito.

PT elege direção no Território Médio Rio das Contas

Reunião que definiu a direção regional do PT aconteceu em Jitaúna.
No último dia 21 de março, na cidade de Jitaúna diversas lideranças do Partido dos Trabalhadores reuniram-se para fundar o Diretório Regional do PT Médio Rio das Contas, além dos presidentes e lideranças políticas de dez dos dezesseis municípios que fazem parte do Território Médio Rio de Contas. Estiveram presentes no evento os Vereadores Antonio da Cerâmica e Salvador Rocha (Itagibá), Adauto (Jitaúna), Orlando (Ipiaú), Pé Roxo (Jequié) e Valdir Tavares, vice -prefeito de Barra do Rocha . Para conduzir o Diretório Regional Médio Rio de Contas, foi eleita a seguinte Diretoria: Marilu Neiva Lira Presidente, (Itagibá); Ideraldo Vice- presidente,( Ibirataia); Mirian Sanches Secretária de Organização( Aiquara);  Ivana Tesoureira (Gongogi);  Mendes, Secretário de Mobilização( Ubatã) e Caio Secretário de Formação Política  (Jequié). Dentre as principais pautas debatidas na reunião a Reforma Política ganhou destaque. Para a Presidente eleita “nosso país passa por um momento que requer profundas mudanças principalmente na política e nós defenderemos esta bandeira”. Questionada sobre a avalanche de denúncias contra o PT e a presidente Dilma disse que “no PT, como outra instituição  qualquer, existe tanto pessoas de boa índole como de má; se na igreja, uma instituição  fundada pelo próprio Jesus existe o joio e o trigo quanto mais instituições fundadas por homens, e acredito que toda esta crise tornará o PT ainda mais sólido ,pois o povo brasileiro saberá separar os bons dos maus políticos.

segunda-feira, 23 de março de 2015

Após dispensar 12 'viciadas', empresário procura funcionária que não tenha WhatsApp

“Precisa-se de Vendedora com Experiência (Obs: Sem whatsapp)”. Foi com esse anúncio o empresário de Uberlândia Gilmar Gomes decidiu procurar uma nova funcionária, após ter dispensado outras doze, dentro de 15 dias, devido ao uso excessivo do aplicativo de mensagens instantâneas. O empresário conta que as candidatas à vaga não passavam no teste, pois "ao invés de atender as clientes, ficavam com o celular em mãos”. "Só se ouvia o barulho do aplicativo", afirmou, em entrevista ao portal G1. O cartaz com o anúncio foi fixado do lado de fora da loja, localizada no centro de Uberlândia, em Minas Gerais. "Eu não sabia mais o que fazer e foi então que surgiu a ideia. Antes de colar o papel na porta da loja, recebia quase 20 currículos por dia", disse o empresário. Após a imagem do anúncio ser divulgada no Facebook, cerca de 400 pessoas compartilham a "curiosidade" e, segundo Gomes, algumas pessoas criticaram sua atitude de buscar alguém que não possui WhatsApp. Com a repercussão do caso, o empresário conseguiu uma nova funcionária que preenche o requisito. “Achei legal a ideia, pois acaba economizando tempo e evitando desgaste para o empresário. É complicado toda hora ter que ficar chamando atenção de funcionária por causa disso", contou Aline Souza, de 35 anos, a nova contratada. E sem WhatsApp.

Jequié: Final de semana sangrento quatro homicídios

Aline Miranda

Após a reunião itinerante da Comissão de Segurança Pública e Direitos Humanos da Assembleia Legislativa da Bahia-ALB na sexta-feira (20.03.) pela manhã na Câmara Municipal de Jequié. Com informação do coordenador da 9ª Corpin delegado Fabiano Aurich que esteve presente já tinham sido registrados 16 homicídios entre os dias 1º de janeiro até o dia 20 de março deste ano. Quatro assassinatos foram registrados pela reportagem deste blog no último final de semana começando na sexta-feira (20.03.) quando familiares da jovem Aline Miranda de 23 anos informaram do seu desaparecimento no sábado (21.03.) seu corpo foi encontrado próximo ao Colégio Gersinio Coelho no bairro da Caixa D’Água com perfuração a bala de revolver e suspeitas de que teria sofrido agressões antes de morrer informações de populares que encontraram o corpo e comunicaram a policia. No sábado (21.03.) por volta de 20 horas foi morto com tiros Silvanei Santos Silva, 34 anos residente em Itaibó distrito do município de Jequié, segundo sua mãe Srª Nivalda Marques Santos o fato teria ocorrido no povoado de Córrego de Pedras e ela não soube informar o que teria acontecido da mesma forma uma cunhada da vitima. A esposa de Silvanei Silva estava chegando ao Rio de Janeiro para buscar uma tia doente quando recebeu a noticia teve que retornar para Jequié, a vitima deixou um filho de apenas 10 anos de idade. Já na manhã de domingo (22.03.) um outro assassinato foi registrado desta feita no conjunto habitacional Beira Rio na Cidade Nova a policia militar se deslocou chegando encontrou o corpo de um homem que foi identificado por populares como sendo “Bidu” morador do Alto da Bela Vista com perfurações a bala. A quarta vitima foi Marcos dos Santos Queiroz, 30 anos de idade residente no bairro do Mandacaru, segundo um dos seus irmãos ele estava no bairro do Itaigara perto do Bar de Miralva quando um ou dois elementos teriam chegado por volta das 12 horas e 40 minutos e feito os disparos de arma de fogo Marcos teria sido atingido com um tiro debaixo do braço, populares solicitaram socorro ao Samu que segundo uma parente da vitima teria demorado em torno de 30 minutos para chegar ao local, foi tentado na ambulância reanima-lo depois ao chegar ao Hospital Geral Prado Valadares novamente foi feito o mesmo procedimento mas ele não resistiu e morreu. Uma informação ainda não oficial que Marcos teria dito a uma pessoa quem teria lhe atirado ele deixou 3 filhos menores. Todos estes casos existem suspeitas de envolvimento com drogas mas as famílias de todas as vitimas descartam esta possibilidade, cabe a policia civil (9ª Corpin) agora tentar descobrir. Com estes quatro assassinatos sobe para 20 o número de mortos em Jequié até as 18 horas de domingo (22.03.).

domingo, 22 de março de 2015

Governo detecta tentativa de recrutamento de brasileiros para o Estado Islâmico

O governo federal foi alertado sobre tentativas de recrutamento de jovens brasileiros por parte do grupo extremista Estado Islâmico. Segundo matéria divulgada pelo Estadão, diferentes órgãos de inteligência já enviaram relatórios denunciando a prática e a Casa Civil já assumiu a frente das discussões internas sobre o assunto. Os jovens estariam sendo aliciados para atuarem como "lobos solitários", extremistas que tem possibilidade de realizar ataques imprevisíveis e em diferentes países por não fazerem parte de listas internacionais de terroristas procurados. Os relatórios procuram indicar ao governo que existe um fator de risco para o país, pois o Estado Islâmico procura estender o alcance de suas ações, cooptando jovens não só da Europa, como também da América do Sul. Em nota, a Casa Civil nega a distribuição de relatórios sobre o EI e afirma que o tema não foi debatido em reuniões. Ainda de acordo com a reportagem do Estadão, no entanto, policiais europeus já estiveram em Brasília no mês passado para trocar informações e uma das maiores preocupações do governo é em relação aos Jogos Olímpicos do ano que vem, no Rio de Janeiro. Órgãos de inteligência avaliam que "o maior risco para o evento hoje são as manifestações e greves; a maior preocupação é o terrorismo". O tema ainda é tratado com sigilo e a estratégia do governo é se antecipar a possíveis cooptações, identificando a origem dos recrutamentos e possíveis alvos do grupo extremista.

Polícia prende suspeito de incenciar viatura da PM e explodir agência bancária

A Polícia Militar prendeu um homem suspeito de participar do grupo que incendiou uma viatura da PM e explodiu uma agência bancária na cidade de Saubara durante a madrugada de quarta-feira (18). A prisão de David Rodrigues Nunes aconteceu no município de Bom Jesus nesta sexta-feira (20), e foi liderada por policiais da 20ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM). David também tinha mandados de prisão em aberto por assaltos a bancos. De acordo com o site Portal Bahia News, a ação na cidade de Saubara envolveu cerca de dez homens, que explodiram dois caixas eletrônicos de uma agência da Caixa Econômica Federal. Eles ainda trocaram tiros com policiais antes de fugir.

Polícia Civil e Guarda Municipal faz fachinaço em Itajuru

Polícia Civil e Guarda Municipal faz fachinaço em Itajuru
Policiais civis e guardas municipais de Jequié realizaram uma operação conjunta de combate ao crime no distrito de Itajuru, em Jequié. Na tarde deste sábado (21), policiais civis comandados pelo delegado CRISTIANO MANGUEIRA e guardas municipais, comandada pelo Cmt. FRANKNEY, realizaram abordagens em veiculos e pessoas no distrito de ITAJURU. O objetivo é aproximar a população dos distritos com a polícia civil, guarda municipal trazendo sensação de segurança, coibindo várias prática de crimes nestes locais carentes de policiamento. Na oportunidade foi apreendido duas motocicletas por suspeita de adulteração no documento. Nos finais de semana pessoas estavam usando som alto e praticando crimes na localidade, os baderneiros agora estão migrando para outros distritos, por exemplo, Tamarindo e a Volta do Rio

Jequié: A polícia já tem pistas do assassino de Aline Miranda

A polícia já tem pistas do assassino de Aline Miranda
Aline Miranda, de 23 anos de idade, foi assassinada com requintes de crueldade, o corpo foi encontrado na localidade conhecida como Manga de Elza, no bairro Caixa Dagua, ela estava despida, a cabeça raspada, marcas de perfuração a bala e o rosto desfigurado. Segundo informações, Aline estava desaparecida haviam dois dias. O delegado de polícia, Cristiano Mangueira, disse a reportagem do BJM que a família foi ouvida no sábado a noite e aponta um suspeito. Um traficante que foi preso recentemente e estava em liberdade provisória e que supostamente teve um relacionamento amoroso com a vítima. O caso está sendo investigado pela Delegacia Territorial.

Jitaúna: Veículo foi furtado na manhã de sábado.

Durante a manhã deste sábado (21-03), por volta das 7:40min, um veículo modelo L200 de cor vermelha placa policial JOP-9567 de propriedade de Mônica Santos Brito, 27 anos foi roubado após estar estacionado na Rua Lomantto Junior ao lado da feira livre de Jitaúna. Segundo informações os marginais forçaram a porta e fizeram ligação direta fugindo em seguida. Ainda de acordo informações o veículo foi visto trafegando pela BR 330 sentido Ipiaú. Policiais se dirigiram ao local e realizaram buscas nas imediações mais sem êxito. Os marginais não foram identificados.

Ipiaú: Dupla é presa com droga enquanto lanchava na Contorno

A dupla de jovens é de Ibirataia.(Foto:Giro em Ipiaú)
Uma dupla de jovens de Ibirataia foi presa na noite desta sexta-feira(20), por volta das 21h, enquanto lanchava em um estabelecimento comercial na Avenida do Contorno, centro de Ipiaú.  Com os dois rapazes foram encontradas três buchas de maconha e uma “cocada” da mesma erva. A Guarnição Alfa do PETO estava em outra diligência quando avistou os jovens em atitudes suspeitas ao perceberem a aproximação da viatura. Dheison Barbosa de Jesus, 24, e João Rodrigues, 22, conhecido como “Joãozinho”, foram apresentados na delegacia de Ipiaú, para explicar a origem do material encontrado com eles. (Giro em Ipiaú)

quinta-feira, 19 de março de 2015

Comissão de Direitos Humanos da ALBA discute segurança pública em Jequié

Deputados Marcelino Galo, presidente da Comissão e Soldado Prisco, vice-presidente
Deputados Marcelino Galo, presidente da Comissão e Soldado Prisco, vice-presidente
Nesta sexta-feira (20/3), às 10 horas, na Câmara de Vereadores de Jequié, a Comissão de Direitos Humanos e Segurança Pública da Assembleia Legislativa da Bahia sob a presidência do deputado estadual Marcelino Galo (PT) estará realizando sua primeira sessão itinerante em 2015. De acordo com o presidente do colegiado, o objetivo da audiência pública é ouvir e colher sugestões da população sobre a segurança pública e os direitos humanos no território do Médio Rio de Contas, que congrega 16 municípios. “Para que possamos contribuir com o poder executivo, no âmbito do legislativo, com projetos e leis que tragam benefícios à sociedade, com mais segurança, efetivação dos direitos humanos e melhora na qualidade de vida dos baianos”, diz. Além da prefeita Tânia Britto, vereador Eliezer Pereira Filho, presidente da Câmara Municipal e demais vereadores, foram convidados para a audiência pública, representantes dos diversos órgãos regionais de segurança pública e do Ministério Público.  Além do presidente Marcelino Galo, a Comissão tem como membros titulares  e estarão presentes á sessão, os deputados Soldado Prisco (PT), vice presidente; Ângela Souza (PSD), Euclides Fernandes (PDT), Fábio Souto (DEM), Herzem Gusmão (PMDB), Luiza Maia (PT) e Manassés (PSB).  Além de Jequié, Comissão de Direitos Humanos e Segurança Pública irá realizar sessões itinerantes nos municípios de Teixeira de Freitas, Ilhéus, Itabuna, Rio Real e Camaçari. A próxima audiência  do colegiado será realizada no dia 24 de abril em Santo Antônio de Jesus.

Mais de 60 projetos no Congresso querem reduzir maioridade a até 12 anos

O ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente) comemora em julho 25 anos de sua promulgação em um Congresso carregado de projetos de lei que tentam modificar dois de seus pilares: a maioridade penal aos 18 anos e a liberação compulsória aos 21 anos de jovens internados. Levantamento elaborado pela Fundação Abrinq, divulgado nesta quarta-feira(18), identificou mais de 60 projetos de lei que tentam reduzir a maioridade penal para 16, 14 ou até 12 anos. Na terça-feira, o mais antigo desses projetos em tramitação –a PEC 171/93, que reduz a maioridade para 16 anos– chegou a ser pautado para votação na Comissão de Constituição e Justiça da Câmara. 
O deputado Luiz Couto (PT-PB) apresentou pedido de vista coletivo e a apreciação do projeto ficou para a próxima semana. A iniciativa mais dura para reduzir a maioridade é a PEC nº 345/2004, proposta pelo ex-deputado Silas Brasileiro (PMDB-MG), que propõe mudar a Constituição para punir com cadeia quem cometer crimes a partir dos 12 anos. A Fundação Abrinq também identificou 61 dispositivos para aumentar o tempo de internação de adolescentes internados. Um exemplo é o projeto de lei 7.197/02, do ex-senador Ademir Andrade (PSB-PA), que propõe  ampliar a internação até os 26 anos de idade em certos crimes. 
Os congressistas que pretendem reduzir a maioridade penal afirmam que a medida é necessária para reduzir o número de casos de violência envolvendo menores de 18 anos. Também alegam que o jovem, hoje, tem maior acesso à informação e alcança a maturidade mais cedo. *Informações do Uol.

Presa dupla acusada de praticar diversos assaltos em Jequié

Uma equipe do Serviço de Inteligência da Delegacia de Furtos e Roubos da Policia Civil de Jequié, prendeu nesta quarta-feira (18), no bairro do Mandacaru, a dupla Tales e Tailan, acusados de praticarem diversos assaltos na cidade.  No momento da abordagem, eles portavam uma arma de fogo. A polícia procura por uma moto usada pelos bandidos. O SI conseguiu chegar aos dois, depois de um minucioso trabalho de investigação dos agentes. Fonte: Departamento de Polícia

Corpo de mulher assassinada em Jequié srá sepultada no RJ

O corpo de Roberta de Souza Medeiros, assassinada a tiros no estacionamento do Aeroporto de Jequié, na madrugada de domingo (15/03/15), foi transladado, por familiares, na tarde de terça-feira, 17, para a cidade de Petrópolis, no Rio de Janeiro, onde será sepultada. Ela morava em Jequié e trabalhava em uma indústria do ramo calçadista na cidade. Este foi o segundo assassinato registrado no último fim de semanana cidade. O outro foi na sexta-feira, na região do Pau Ferro.

Ipiaú: Homem é assassinado por motociclista no Alto da Carolina

Homem foi morto por um motociclista. (Foto:Giro em Ipiaú)
Anderson Silva dos Santos, de 35 anos, apelidado de “Nego Drama”, foi executado na noite desta quinta-feira(19), por volta das 21h45. De acordo com informações de moradores da Rua da Seringueira, bairro Alto da Carolina, o jovem teria sido abordado por um homem numa motocicleta que em seguida disparou cerca de seis tiros contra a vítima. Anderson ainda tentou fugir, mas morreu no local. Moradores assustados e temendo represálias, não deram mais detalhes do crime.
A vítima já possuía várias passagens pela polícia.(Foto:Divulgação)
A polícia militar foi acionada, mas, até o momento não encontrou nenhum suspeito. O Departamento de Polícia Técnica de Jequié foi solicitado fazer a perícia no local e realizar o levantamento cadavérico. O corpo será encaminhado para o Instituto Médico Legal, em Jequié. Nego Drama possuía várias passagens na delegacia por furtos, assaltos e tráfico de drogas. Esse foi o 4º homicídio no ano de 2015 em Ipiaú. (Giro em Ipiaú)

quarta-feira, 18 de março de 2015

Polícia Militar apreende arma de fogo no Jequiezinho

Por volta das 17h00 desta terça-feira (17), policiais militares da 2ª CIA PM do 19º BPM, durante a execução de operação de Combate aos Crimes Violentos Letais e Intencionais (CVLI), detiveram Lucas Alves (20) e Anderson Santos de Souza(19), por porte ilegal de arma de fogo e tráfico de drogas.         Segundo relatório da operação, os policiais militares suspeitaram dos indivíduos que estavam reunidos na esquina de uma residência, nas imediações da Rua Tamandaré, no Jequiezinho. Na ocorrência foi apreendido um  revólver cal. 32, que estava na cintura de Lucas Alves, além de doze “trouxinhas” de maconha e a quantia de R$ 140,00 reais que estavam em posse de Anderson Souza. Ambos os envolvidos foram devidamente conduzidos para a delegacia e apresentados à autoridade judiciária competente, juntamente com todo o material apreendido. DEPARTAMENTO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL

Mudanças na PM em Jequié e Região


 Publicada no Diário Oficial do Estado da Bahia, em sua edição desta quarta-feira, 18/03/15, a nomeação do Major PM José SILVÉRIO de Almeida Neto, para o cargo de diretor do Colégio da Polícia Militar de Jequié. No mesmo ato, nomeou o Tenente Coronel PM Antônio Roberto BRAGA, para o cargo de comandante do Batalhão da Polícia Militar com sede em Guanambi. O governador Rui Costa decidiu transferir o Major PM Raimundo NONATO de Almeida Júnior de Ipiaú para o cargo de comandante da Companhia Independente de Polícia Militar com sede em Poções e nomeou o Major PM Jorge Alexandre dos Santos Júnior para o cargo de comandante da Companhia Independente de Polícia Militar com sede em Ipiaú. O Tenente Coronel Valci SERPA de Oliveira foi nomeado para o cargo de diretor do Colégio da Polícia Militar de Teixeira de Freitas.