quarta-feira, 30 de abril de 2014

PEOA FOI ASSASSINADA EM MARACÁS ACUSADO DE ASSASSINAR FOI PRESO PELA PM.

Mataram Juliana Vira Copo, primeira peoa de rodeio do Brasil

Uma guarnição da Polícia Militar da 4ª CIA de Maracás, por volta das 02h:50min., da madrugada desta quarta-feira (30), prendeu Adriano Costa Mendes, 23 , suspeito de matar Juliana Santana Santos, popular Juliana Vira Copo.

Segundo a Polícia Militar, por volta das 02h:30min., desta madrugada, a Srª Dejanira esteve na 4ª CIA dizendo que sua filha Juliana havia agredido algumas pessoas utilizando garrafas, durante um aniversário em sua residência, imediatamente a guarnição foi até o local, onde soube através de testemunhas que Juliana foi pra cima de Adriano que tentou se defender, momento em que foi  ferida  e que estava caída na Praça Adeovaldo Meira, em seguida os militares se dirigiram até a referida Praça, onde encontraram Juliana caída agonizando, com um ferimento na altura do abdômen, provavelmente causado por uma arma branca (faca),  que não foi encontrada até o momento, a guarnição acionou o SAMU que conduziu Juliana para o Hospital Álvaro Bezerra, porém, minutos depois souberam que a mesma veio a óbito.

Diante disso, os militares retornaram a residência da Srª Dejanira a procura de Adriano, que não se encontrava, minutos depois, Adriano chegou em companhia de sua noiva Dejanira, momento em que foi dado voz de prisão e estava com os tênis com respingos de sangue. Adriano negou a autoria do crime, mas diante das circunstâncias, Adriano foi conduzido para Delegacia de Polícia Territorial de Maracás, onde a Delegada  Drª Viviane Rosa de Alcântara autuou e prendeu em flagrante delito Adriano Costa Mendes, por crime de homicídio simples, conforme Art. 121 do CP. O Corpo de Juliana foi conduzido para o IML de Jequié, onde será submetido a exames de praxe. O par de tênis de Adriano também será enviado ao Departamento de Polícia Técnica. As investigações continuam.

Batida entre moto e caminhão mata homem próximo ao Poliduto


Motociclista morre em acidente no trevo do Poliduto em Jequié
O motociclista Dário Fernandes da Silva morreu depois que a moto pilotada por ele bateu de frente com um caminhão nas imediações do trevo do Poliduto, em Jequié. O acidente aconteceu por volta das 23 horas de terça feira (29), Dário era natural da cidade de Manoel Vitorino e não tinha carteira de motorista. O caminhão era dirigido por Helton José Barbosa, natural de Pirangi SP. Em depoimento o motorista do caminhão disse que tinha um veículo forçando a motocicleta a aumentar a velocidade, o condutor da moto desviou para a esquerda e iniciou a ultrapassagem batendo de frente com o caminhão.

QUADRILHA DE ROUBO A BANCOS DE ALAGOAS FOI PRESA EM PAULO AFONSO


O Grupo de Combate às Organizações Criminosas (Gecoc), realiza em conjunto com a Divisão Especial de Investigações e Capturas da Polícia Civil uma operação que busca acusados de roubos a bancos no Sertão de Alagoas. A operação que já dura mais de 24 horas acontece em parceria com a Polícia Civil de Sergipe. Até o momento foram divulgadas as prisões de seis pessoas.

Segundo informações do Ministério Público Estadual, o grupo cumpre oito mandados de prisão e 10 mandados de busca e apreensão. Todos eles foram expedidos pela 17ª Vara Criminal da Capital. Os alvos moram na cidade baiana de Paulo Afonso e também são suspeitos de integrar um grupo ligado ao tráfico de drogas e de praticar homicídios.

Segundo o promotor do MP Luiz Tenório, o bando saía da Bahia para cometer os crimes em Alagoas. ” Conseguimos prender o líder da quadrilha e os trabalhos só serão finalizados quando localizarmos todos os suspeitos. Já existem seis detidos, faltam dois”, explicou o promotor.

O líder da quadrilha, identificado como Josélio Ramos Lúcio foi preso na residência dele, localizada na Rua do Sossego, bairro Centenário, em Paulo Afonso. Segundo o MP, ele reagiu e entrou em luta corporal com um policial civil. Ele também tentou fugir por uma janela da casa, mas foi detido. As outras cinco pessoas foram presas em imóveis diferentes e não reagiram a prisão. Ainda segundo a polícia, além do líder da quadrilha, um homem chamado José Carlos também foi preso. No momento da prisão, ele portava 120 coletes balísticos, munições e armas de uso restrito e cheques e dinheiro. Os outros nomes ainda não foram divulgados.

Segundo as investigações do Gecoc, Josélio é apontado como líder de uma organização criminosa especializada em assaltos a bancos. O bando que ele comandaria teria sido responsável por, pelo menos, quatro roubos contra instituições financeiras no Sertão de Alagoas, nas cidades de Piranhas, Mata Grande, Pariconha e Água Branca.

Além dos roubos, o grupo também é suspeito de envolvimento nos crimes de tráfico de entorpecentes e assassinatos. Uma grande quantidade de drogas foi apreendida, entretanto, não se sabe o peso exato porque ela ainda será pesada. As autoridades buscam agora um depósito de armas e também tentam encontrar os veículos utilizados nos assaltos.

Todos os presos e o material apreendido serão trazidos para Maceió. Mas, não há previsão de hora de chegada porque a operação ainda está em andamento.

Os trabalhos envolvem, além do Gecoc, a Secretaria de Estado da Defesa Social, o Departamento de Polícia Judiciária 1, a Deic, a Companhia de Polícia Militar da Caatinga (Piranhas), o Comando de Policiamento de Área 1, o Cops – Complexo de Operações Especiais da PC de Sergipe e o Núcleo Especial de Repressão e Buscas, também da Polícia Civil do estado vizinho.

FONT: CHICO SABE TUDO

Ipiaú: Primeira fase de videomonitoramento da cidade foi inaugurado

A central fica na sede da 55ª CIPM.
Foi inaugurando na manhã desta quarta-feira(30) no Batalhão da 55ª CIPM (Companhia Independente da Polícia Militar), a primeira fase do  projeto de videomonitoramento da cidade de Ipiaú (fotos). Empresários lojistas e supermercadistas, juntamente com lideranças políticas e outros segmentos da comunidade local se uniram para juntar forças e auxiliar o comando da 55ª CIPM no projeto de ampliação do videomonitoramento de Ipiaú. Foram instaladas 08 câmeras em pontos estratégicos da cidade. O projeto prevê mais 08 câmeras. Elas estão interligadas via radio, com giro de 360 graus e de alta resolução, tendo um alcance de aproximadamente dois quilômetros. O projeto total está orçado em R$ 120 mil e os recursos são obtidos em campanhas desenvolvidas pelo Clube de Diretores Lojistas (CDL) e outras entidades parceiras. (Giro em Ipiaú)

Ipiaú: Após 14 dias em coma, morre Luan Barreto

O garoto foi baleado na cabeça durante um assalto.
A equipe médica que acompanhava o estado de saúde de Luan Barreto, baleado com um tiro na cabeça durante um assalto, confirmou através de exames precisos a morte cerebral do jovem de 15 anos. De acordo com uma integrante da família, os aparelhos que mantinham o adolescente vivo foram desligados nesta quarta-feira. A notícia foi confirmada aos familiares o início da tarde desta quarta-feira(30). Ao saber da notícia, a mãe e a avó do rapaz passaram mal e foram encaminhadas ao HGI. Luan estava em coma na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) desde a madrugada do dia 17 de abril. Ele foi atingido na noite anterior por um tiro na cabeça durante um assalto na Rua H, bairro Aloísio Conrado, praticamente em frente a sua residência (ver matéria). Na ocasião, Luan estava na companhia de dois amigos, quando foram surpreendidos por dois homens em uma motocicleta de cor preta. Luan teria tentado fugir dos assaltantes. Amigos e familiares do adolescente fizeram uma Caminhada pedindo Paz, realizada no último sábado nas ruas de Ipiaú. Em contato com o delegado Cristiano Mangueira, a reportagem do Giro foi informada que a polícia segue com as investigações em busca dos suspeitos. A família ainda não divulgou o local onde o corpo do garoto será velado e se os órgãos dele serão doados. (Giro em Ipiaú)

terça-feira, 29 de abril de 2014

A expectativa dos brasileiros em relação à segurança pública é pessimista, de acordo com a pesquisa divulgada, nesta terça-feira, 29, pela Confederação Nacional do Transporte (CNT). Segundo a sondagem, 40,3% da população acreditam que a segurança no país vai piorar nos próximos seis meses. Com relação a outros itens, como educação, renda mensal e emprego, a população apresenta expectativa de melhoria. De acordo com a pesquisa, 36,8% das pessoas avaliam como regular a segurança pública na cidade em que reside; 22% consideram péssima; 20,8%, boa; 15,1%, ruim; e 5,1%, ótima. No mesmo levantamento, 57,8% acreditam que a violência aumentou muito na cidade em que reside. A população também está pessimista com relação à saúde: 34,3% acreditam que vai piorar e 23,9% que vai melhorar. Em relação ao emprego, a expectativa dos brasileiros é a de que a situação vai melhorar nos próximos seis meses - 30,2% das pessoas têm essa sensação, contra 26,4% que acham que as condições de emprego vão piorar. A mesma dinâmica é observada em relação à renda mensal (25,1% x 18,1%) e à educação (28% x 25,8%).

ITAGI: Polícia Militar apreende moto fruto de roubo


Fotos cedidas pela Polícia Militar
Uma motocicleta vermelha YBR 125, placa policial HEZ 6543, que estava em posse do senhor Evaldo J. S. 
Os soldados Oliveira e Reginaldo em uma operação habitual de abordagem, constatou que a moto havia sido roubada, o condutor e dono argumentou que quando havia comprado, o vendedor disse que tinha perdido os documentos e não tinha como entregar naquele momento, mas, depois enviaria via correios. 
Através das investigações ficou constatado que a moto havia sido roubada em São Paulo. 
Na oportunidade a Policia Militar cumpriu o seu dever, apreendendo o veículo e encaminhando o condutor à autoridade policial para as devidas averiguações.
Fotos cedidas pela Polícia Militar

levou um tiro de espingarda pelas costas

levou um tiro de espingarda pelas costas
Um homem foi baleado nas costas com um tiro de espingarda, na Rua Tiradentes, Lotemento Vila Vitoria. O crime aconteceu por volta das 18 horas de segunda feira (28) e teve como vítima um homem de 33 anos de idade que não teve o nome revelado na ocorrência. Quando a viatura da PM, gavião 10, chegou ao local a vítima já tinha sido socorrido por populares e levado para o Hospital Prado Valadares. O suspeito de praticar o crime não foi localizado e a motivação do crime é desconhecida.

Eunápolis: Mortos estavam presos por crimes de grande repercussão na região

Uma rebelião no presídio deixou 6 mortos e 7 feridos.
Os corpos de cinco dos seis detentos queimados vivos no presídio de Eunápolis, durante a rebelião de segunda-feira (28), já foram identificados. O motim resultou nas mortes de Glimarin Soriano dos Santos, acusado de mais de 20 assassinatos em Porto Seguro, Sullivan Santos Marinho, preso em Cabrália por tráfico de drogas e Luzinê de Araújo Santos, condenado a 37 anos de prisão no mês passado por estuprar e matar uma menina de três anos em Arraial d'Ajuda, Melque Silva Souza, acusado de participar da chacina que deixou três mulheres mortas em Eunápolis, além Gealdo Oliveira de Almeida e Valdieiro Pereira da Silva. Segundo O Departamento de Polícia Técnica, a sexta vítima ainda não foi identificada, já que o seu corpo ficou muito carbonizado. A rebelião, de acordo com a polícia, foi provocada por internos do Pavilhão A, que destruíram as celas e, em seguida, arrancaram o portão da cela 23, conhecida como 'seguro', destinada a presos que eram ameaçados de morte pelos demais detentos. Informações do Radar64.

Prefeito de Jitaúna recebe caçamba do Governo Federal

A solenidade de entrega aconteceu em Feira de Santana.
O prefeito de Jitaúna, Edson Silva (PT), esteve nesta terça-feira (29) na cidade de Feira de Santana para receber das mãos da Presidenta Dilma Rousseff um Caminhão Caçamba que faz parte do PAC 2. Edson Silva vem recuperando o Jitaúna desde o início do seu mandato e traz mais uma conquista para o município. O veículo será utilizado na sede e zona rural. Para o prefeito, o compromisso de renovação da frota se tornou necessária devido a situação de sucateamento dos veículos encontrados na garagem municipal deixado por administrações passadas. Jitaúna já tinha sido beneficiada com uma retroescavadeira, agora conquista uma caçamba para a frota.
                                                          Edson e o Motorista Ailton

O Secretário de obras e infraestrutura Municipal, Adnael Macedo, também presente ao evento destacou a luta do prefeito em sempre buscar as melhorias para a qualidade de vida do povo jitaunense. Edson aproveitou o momento com a presidente Dilma para expor a situação de Jitaúna e assim solicitar o apoio do governo federal com mais realizações no município. Outro ponto a destacar é que pela primeira vez na história de Jitaúna um Prefeito teve a honra de estar com um Presidente do Brasil.

segunda-feira, 28 de abril de 2014

Pedido de doações em público coloca “calças justas” em parlamentares

Monsenhor Walter alertou que o cumprimento ou não das doações será anunciado em suas missas
Monsenhor Hélio  alertou que o cumprimento ou não das doações será anunciado em suas missas
Ao usar a palavra na noite de sexta-feira (25/4),  para agradecer à Câmara de Vereadores de Jitaúna, ter lhe  outorgado o título de Cidadão Jitaunense, o monsenhor Helio Brito Sandes, pároco da comunidade de Nossa Senhora da Conceição, aproveitou as presenças na solenidade dos deputados Euclides Fernandes (PDT), Sandro Régis (PROS) e Roberto Britto (PP), também homenageados pelo legislativo, para solicitar em público a doação por cada um deles da importância de R$ 5 mil, para aquisição do piso cerâmico a ser utilizado no templo que se encontra em reconstrução. Com o Ginásio de Esportes de Jitaúna repleto de pessoas, não restou aos três parlamentares outra alternativa senão confirmar o atendimento ao pedido feito pelo religioso, que inclusive, estipulou a data limite de 3 de maio para o recebimento das três doações. Em tom amistoso o pároco disse que o atendimento ou não ao compromisso assumido seria comunicado por ele aos fiéis durante as celebrações das missas.
- Se a moda pega

Fonte: Jequié Reporter

Delegada reage a assalto em MG e diz: "comigo é tiro, porrada e bomba"

"Bateu de frente comigo é tiro, porrada e bomba". Foi assim que a delegada Rosely Baeta Neves, aposentada da Polícia Civil mineira, descreveu em seu Facebook a reação que teve quando um assaltante tentou levar seu carro no bairro Palmares, em Belo Horizonte, na quinta-feira (24). A mensagem, que deu o que falar, é um trecho da música "Beijinho no Ombro", hit da funkeira Valesca Popozuda. Em entrevista ao UOL, nesta segunda-feira (28), Rosely comentou o episódio e, apesar de enaltecer sua reação, desaconselhou qualquer pessoa a seguir seus passos e reagir a um assalto. "Eu tenho 27 anos de carreira policial. Eu estou acostumada a enfrentamentos. A única coisa na qual pensei foi: eu vou agir no momento oportuno. Eu mantive a calma", disse ela, que se aposentou há oito meses. "Eu não aconselho a ninguém a reagir. O bandido, quando age, está disposto a matar ou morrer." "Ninguém deve reagir. Quem tem o dever disso somos nós, policiais pagos para proteger a sociedade", completou ela. A delegada contou que um homem desceu de uma moto e apontou uma pistola ponto 40 para a sua cabeça, quando ela chegava em casa dirigindo seu carro, um utilitário da marca Mitsubishi. Ela então desceu do carro e se identificou como policial, o que teria assustado o homem, que correu e atirou na direção de Rosely. Ela também atirou, ele fugiu.

PM CONTROLA REBELIÃO NO PRESÍDIO DE EUNÁPOLIS


 No inicio da noite de hoje, cerca de 50 policiais, invadiram a penitenciaria da cidade de Eunápolis, e conseguiram controlar a rebelião naquela unidade prisional. A rebelião foi provocada por mais de 350 detentos, que não aceitavam a revista que seria feita por policiais da 7º Companhia Independente da Policia Militar-CIPM. Os detentos quebraram diversas celas, atearam fogo em colchoes e tentaram enfrentar os policiais. No final da rebelião, a policia apurou que seis presos foram mortos, pelos próprios detentos e oito foram feridos e levados para a rede hospitalar da cidade.

Operação do Exército e Polícia Civil fiscaliza comércio de explosivos na região

O delegado de Ipiaú mais quatro investigadores da Polícia Civil participam da Operação.
O Exército brasileiro, por meio da 6ª Região Militar, iniciou nesta segunda-feira (28), em vários municípios da Bahia, uma grande operação de fiscalização de explosivos. O principal objetivo da operação, batizada de Dínamo II, é evitar ou reduzir a possibilidade de que explosivos utilizados por empresas registradas, ou de origem ilícita, sejam desviados e empregados contra pessoas e estruturas, a fim de permitir o seu uso somente por pessoas legalmente habilitadas. Na Bahia, por exemplo, explosivos têm sido utilizados para explosão de caixas eletrônicos de bancos, principalmente em cidades do interior. Na nossa região, o exercito contou com o auxílio do delegado titular de Ipiaú, Dr. Cristiano Mangueira e quatro investigadores da 9ª Coorpin.

Ipiaú: Produtor rural morre atropelado na BR-330

A vitima tinha 83 anos.(foto:Giro em Ipiaú)
Um produtor rural, de 83 anos, morreu atropelado na BR-330, em frente a região conhecida como “Pedra Branca”, distante cerca de 8km de Ipiaú, sentido Jitaúna. O acidente ocorreu por volta do meio-dia desta segunda-feira(28). De acordo com testemunhas, Eliezer Souza Barreto, morador de Ipiaú, desceu de um micro-ônibus e ao tentar atravessar a pista, foi atropelado por uma caminhonete Hillux, de cor branca, placa NTJ-7882, licença de Jequié. Seu Eliezer morreu na hora. O condutor da caminhonete e um carona sofreram ferimentos leves e foram conduzidos por outro veículo até um hospital na cidade de Jequié. Dentro do carro foram encontrados vários cartões da empresa Nildo Cine Foto. A polícia acredita que o veículo seja de alguém da referida empresa. De acordo com informações repassadas à reportagem do Giro em Ipiaú, a vítima tinha comprado uma propriedade na “Região dos Bois” e sempre visitava o local. O corpo de Eliezer foi encaminhado para o IML e logo após será liberado para os familiares. (Giro em Ipiaú)

Brasil: Revoltada, população amarra vereador em poste


vereador-amarrado-e1395498616211-580x386O vereador Marcionílio da Costa Mendes foi amarrado em um poste pela população de Mata Grande, no interior do Estado de Alagoas. 

Acusado de roubar os cofres públicos, o parlamentar foi inocentado pelo Tribunal de Justiça, o que revoltou o povo do município. 

“A gente já cansou dessa palhaçada! Se eles continuarem nos roubando, vai faltar poste na cidade.”, comentou dona Josicleide dos Anjos, moradora da cidade e dona das cordas. 

O vereador ficou amarrado até a chegada da polícia que o retirou. No estado o caso repercutiu e pode virar moda em todo país. (Pedro Rodrigues/Portal N3).

PM prende três homens com dinamites na Fazenda Grande do Retiro


 Três homens foram presos na madrugada deste sábado (26), no bairro da Fazenda Grande do Retiro, em Salvador, por policiais militares da Rondesp RMS, sob o comando do Tenente Coronel Sérgio Freire. De acordo com informações da polícia, eles estavam com uma banana de dinamite grande e cinco bananas pequenas.

Segundo o capitão Hildergard, responsável pela operação, o veículo foi monitorado e acompanhado pelos policiais.  O capitão disse ainda que Deivid Quinto de Jesus, Josemar Barbosa Santos e Uilton Souza de Jesus participaram do arrombamento dos caixas eletrônicos do Imbuí e Stella Maris, além de assalto ao carro forte.

Deivid também possui mandado de prisão em aberto por assalto e formação de quadrilha. Todos foram apresentados na Delegacia de Repressão a Furtos e Roubos (DRFR), na Baixa do Fiscal.
Fotos: Bocão News

Ipiaú: Justiça convoca juri para julgar jovem acusado de matar morador de rua



A justiça julgará no dia 16 de maio do corrente ano, o jovem de 22 anos, acusado de incendiar o corpo do de um morador de rua. A vítima não resistiu aos ferimentos e faleceu no Hospital Geral de Ipiaú, pós ser socorrido por policiais militares. O crime aconteceu no mês de agosto do ano de 2011, na Avenida do Contorno, centro de Ipiaú. As investigações apontaram o ubatense Adriano Siriaco da Silva, como o autor do homicídio. Ele e a vítima, de prenome Adilson, estavam bebendo, e após um desentendimento o jovem teria praticado o crime. Adriano foi preso e chegou a fugir duas vezes da cadeia. O julgamento do réu acontecerá no Fórum Jorge Calmon, em Ipiaú. O Juiz da Vara Crime, Dr. Hilton Miranda, convocou através de ofício enviado a impressa, os 25 jurados para atuarem na referida sessão. Veja os selecionados; Domingos Pereira de Novaes, Marcele Montanha de Castro Brito, Daiane Ester de Souza, Ivone Souza Silva, Graciele Silva Santos, Cristiane Santos Lisboa, Jayme Alves dos Santos, Joanes Costa Oliveira, Doraci Maria de Jesus Santos, Domingos Batista de Almeida, Dioneide Izabel da Conceição, Gean César da Silva Santos, Gilvana Nascimento Santana, Genivalda de Oliveira Matos, Gilnai dos Santos Gonçalves, Gildásio Rangel dos Reis, Norma Suely Santos Calhau, Gildete Santos da Silva, Jeane de Souza Alves, Mirian de Oliveira Benjoino, Camile Lucas Bispo, Maria Diomar da Silva Santos, Cristiane Nascimento Vitório, Fabiane Maltez Patury e Margareth Meira Gomes de Carvalho. (Giro em Ipiaú)
 

Delegado de Gandu foi assaltado dentro de restaurante na Pituba

Marcelo Moraes está jantando no restaurante (Foto: Divulgação)
Um restaurante foi assaltado na noite deste domingo (27) na Pituba – a queixa sobre o crime foi feita por um delegado da Polícia Civil que estava no local e também foi roubado, segundo informações da 16ª Delegacia (Pituba), onde a ocorrência foi registrada. O delegado Marcelo Moraes, titular de Gandu, estava no restaurante Havana quando quatro homens armados chegaram ao local anunciando o assalto. Os ladrões chegaram em um carro preto similar a um Focus e fugiram no mesmo veículo depois da ação. Os bandidos levaram dinheiro, pertences e a arma do delegado. Além do delegado, pelo menos outras duas pessoas foram roubadas – elas foram com ele à 16ª DT também para prestar queixa. Até o momento, nenhuma outra vítima e nenhum responsável pelo restaurante foi até a unidade policial, informa a 16ª DT. O crime aconteceu por volta das 18h. A reportagem tentou entrar em contato com o restaurante, sem sucesso. (Correio)


Jequié: Ex-presidiário é preso por porte ilegal de arma

Na noite deste domingo(27), por volta das 19h30mim, o Pelotão de Emprego Tático Operacional (PETO), da 2ª CIA PM, deteve Jailton dos Santos Cruz (23), conhecido como “BOB”, portanto arma de fogo, do tipo “Garrucha”, no loteamento Pompilho Sampaio, nas proximidades do lugar conhecido como banca, no bairro do Jequiezinho. O curioso desta história, é que Jailton já fora preso em janeiro deste ano, por porte ilegal de arma de fogo, pela mesma equipe tática de policiais militares. Naquela ocasião, ele estava portando um revólver cal. 22 e chegou a cumprir pena no presídio de Jequié. O comando do 19° BPM, MAJ PM Ricardo Santana, destacou o trabalho eficiente do PETO e disse estar atento as demandas de policiamento no bairro do Jequiezinho e que também pretende redobrar a atenção naquela localidade, através da operação “rondas nos bairros”.

IPIAÚ: POLÍCIA MILITAR PRENDE "RAFAEL DO NOTEBOOK" COM MATERIAIS FURTADOS EM JEQUIÉ

RAFAEL POSSUI DIVERSAS PASSAGENS POLICIAIS

O famoso ladrão ipiauense RAFAEL NUNES DOS SANTOS (20), conhecido popularmente como "Rafael do Notebook" foi preso mais uma vez na noite deste domingo (27) pelos Policiais Militares da guarnição Alfa do PETO (Pelotão de Emprego Tático Operacional). 

Os policiais perceberam que Rafael teria tentado passar despercebido pela viatura à bordo de uma bicicleta, portando uma mochila. Assim que a viatura fez o retorno o meliante tentou evadir-se, entrando na contramão de direção na Praça do Cinquentenário, sem sucesso. 

Ao ser abordado foi verificado que na mochila continham diversos itens, tais como, tênis, sapatos, perfumes, produtos de sex-shop, roupas de marca, capacete motociclístico, uma máquina fotográfica digital e um celular, além de outros objetos e documentos pessoais em nome de um rapaz.

Os policiais desconfiaram e conseguiram manter contato com o dono dos documentos, que confirmou que sua residência teria sido furtada naquela tarde, informando, inclusive, os itens que teriam sido subtraídos. O curioso é que a vítima é residente em Jequié. Rafael já possui inúmeras passagens policiais por furto, além de roubo e porte ilegal de arma de fogo. O bandido bem como todo material apreendido foram apresentados na Delegacia de Polícia de Ipiaú.

>>Ocorrência Policial Bahia<<

domingo, 27 de abril de 2014

Jitaúna concede títulos de cidadão



A entrega de títulos de Cidadão Jitaunense para pessoas que de alguma forma contribuem para com o município no seu desenvolvimento econômico e social. A sessão solene aconteceu na noite de sexta-feira (25), no ginásio de esportes. Os agraciados são naturais de diversas cidades, em destaque,  todos tinham em comum a esperança por acreditarem no potencial que o município poderia e ainda oferece para muitos visionários que chegam com vontade de crescer e aqui construir uma nova vida. Lembrando que muitos estão a cinco, 15, 20 e até 40 anos e têm orgulho de dizer que contribuiu com o crescimento do município ou mesmo que plantou uma semente que vinga e desabrocha trazendo mais esperança. “Essa é a energia que Jitaúna  proporciona a todos que estavam presentes. A reciprocidade do povo Jitaunense também o patrimônio incomensurável, povo, da beleza, alegria, hospitalidade, solidariedade e principalmente amor a esta terra, que contribui para que possam construir um  município melhor. “É um povo que recebe a todos como irmãos, sem preconceito, julgamentos ou vaidades - adota com carinho e respeito a todos aqueles que deixaram sua terra natal, seus parentes e amigos, sua culturas e tradições e viemos buscar em Jitaúna uma oportunidade de viver, construir família e criar nossos filhos. Lideres políticos foram convidados para participar da solenidade e também foram homenageados.

Fonte Tocooliver

Acusado de vários homicídios é capturado no Mandacaru

No dia 25/04 após várias incursões na cidade de Jequié, a equipe de investigadores da Delegacia Territorial de Jequié, comandada pela Drª Ana Beatriz de França Bonfim, a qual em comunhão com o projeto pacto pela vida, lançado pelo Secretário de Segurança Pública do estado da Bahia Dr. Mauricio Teles Barbosa, juntamente com o governo do estado, que visa diminuir o índice de homicídio, deram cumprimento a mais um mandado de prisão, agora em desfavor do indivíduo Hebert Barreto Nascimento, vulgo "Eb" 18 anos, natural de Jequié/Ba. Pesa contra o mesmo diversos homicídios nesta cidade, dentre eles podemos citar algumas vitimas: Rodrigo Ribeiro Agapito, morto em 16/10/13; Ivair Santos Moreira e Diego Santos Xavier, mortos em 30/03/14.
No momento da abordagem o mesmo encontrava-se em via pública no bairro do Mandacaru, com o meliante foi encontrado um revolver calibre 38, com 06 (seis) munições intactas e 20 gramas de maconha. Hebert está custodiado na carceragem do Complexo Policial, o qual logo será transferido para o conjunto penal de Jequié.

Suspeitos de tráfico de drogas são detidos na Rua da Banca

Suspeitos de tráfico de drogas são detidos na Rua da Banca
O serviço "DISQUE DENÚNCIA continua sendo um forte aliado para o 19° BPM. Nas primeiras horas deste sábado (26), por volta das 00h30min, através de uma denúncia anônima, policiais militares do Pelotão de Emprego Tático Operacional (PETO), da 1ª Cia PM, conseguiram localizar e prender Sidnei Fernandes (24) e Maurício Silva Ferreira (21), ambos suspeitos de tráfico de drogas, nas proximidades da Avenida dos Operários, no bairro do Jequiezinho. Com os suspeitos, teriam encontrados quinze papeletas de cocaína e a quantia de R$ 200,00 (duzentos) reais. Todos os envolvidos, bem como, a droga apreendida foram entregues para a autoridade judiciária competente. O número do telefone do "Disque Denuncia” é (73) 3526 -1658 e a ligação pode ser feita a cobrar. A população também pode manter contato direto com o Centro de Comunicação Integrado (CICOM), pelo telefone 190. A identidade das pessoas que ajudam a Polícia Militar é mantida em rigoroso sigilo. Segundo o Comandante do 19° BPM, MAJ PM Ricardo Santana, o batalhão vem recebendo um número considerável de denúncias todos os dias.

DEPARTAMENTO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL

Ipiaú: Jovem é preso com 23 pedras de crack

Policiais Militares da Guarnição Alfa do PETO prenderam mais um traficante reincidente em Ipiaú. Por volta das 15h, os militares receberam uma denúncia de que um rapaz estaria comercializando drogas entre a Rua da Banca e a entrada do Bairro Aparecida. Os policiais se deslocaram até o local e avistaram Émerson Silva dos Santos, vulgo "Gaguinho" (18) em atitude suspeita que, ao perceber a aproximação dos PM's, dispensou um pacote contendo 23 pedras de crack embaladas em papel alumínio prontas para a venda. Com o suspeito também foram apreendidos um aparelho celular e a quantia de R$ 19,00 em cédulas miúdas. Gaguinho já é um velho conhecido dos boletins policiais. Ele foi preso recentemente, também por tráfico de drogas, em 22 de fevereiro deste ano. Ele e o material apreendido foram encaminhados e apresentados na Delegacia de Polícia da cidade. Informações do Ocorrência Policial.

sexta-feira, 25 de abril de 2014

Itagibá: Polícia Militar recupera moto roubada na BA-650


A Guarnição ECO do Peto recuperou na noite desta quinta-feira(24) uma motocicleta CG, de cor vermelha, placa JOP-6206, tomada de assalto por dois homens em outra motocicleta próximo. A polícia foi acionada e encontrou dois suspeitos na moto trafegando a rodovia que liga Ipiaú a Itagibá. Ao avistar os policiais os criminosos abandonaram o veículo no acostamento e fugiram a pé pelo matagal. A polícia ainda realizou buscas, mas, não encontrou os bandidos. A motocicleta pertence ao Senhor Carlos José dos Santos, no momento do assalto ele estava acompanhado pela sua esposa. O veículo recuperado foi apresentado na delegacia de Itagibá. (Giro em Ipiaú)

Policial algema e mata namorada no meio da rua em Curitiba

Policial civil algema e mata namorada na rua em Curitiba (PR)
Policial civil algema e mata namorada na rua em Curitiba (PR) (Reprodução)
O policial civil Napoleão Seki Júnior, de 38 anos, é acusado de agredir, algemar e matar a namorada, Paola Natália Cardoso, de 23 anos, na tarde desta quinta-feira em Curitiba (PR). O crime ocorreu em uma rua do bairro Alto da XV, próximo do centro de Curitiba. Depois de atirar contra a namorada, ele tentou se matar. Em estado grave, o agressor passou por uma cirurgia no Hospital Cajuru.
Uma testemunha que passava pelo local de carro gravou em vídeo parte do crime. Logo após disparar quatro tiros contra Paola, que morreu na hora, Napoleão atira contra o próprio maxilar. O projétil ficou alojado em sua cabeça. Em seguida, ele foi socorrido e levado para o hospital. Um primeiro boletim médico indicou que o policial, mesmo que sobreviva, perderá a visão do olho esquerdo.
Segundo testemunhas, o casal discutiu muito antes do crime. Uma das testemunhas afirma que Paola estava em um Celta e foi tirada do carro pelo namorado. Em seguida, foi algemada no meio da rua. Nesse momento, segundo relato de um pedestre que também presenciou a cena, um rapaz que passava pela rua tentou intervir, quando Paola já estava algemada. Ela chegou a escapar e correr pela rua, mas logo Napoleão mandou o jovem ficar quieto, argumentando que estava armado.


Brigas – O assassinato está sendo investigado pela Delegacia da Mulher, mas a Justiça já decretou a prisão preventiva do policial. Dois policiais militares ficaram de prontidão no hospital para prendê-lo. Napoleão trabalha no Núcleo Jurídico da Secretaria de Segurança Pública do Estado do Paraná. Mesmo lotado na polícia estadual paranaense desde agosto de 2010, ele responde a um processo criminal em São Paulo, que ainda não foi julgado. O delegado Rubens Recalcatti, que deve comandar as investigações, não quis levantar nenhuma hipótese para o caso, mas acredita que a origem do crime está resumida a uma briga de casal. "Talvez isso tenha ocorrido por uma briga de casal, e ele acabou cometendo o crime", disse Recalcatti.
Minutos depois do assassinato, alguns familiares de Paola chegaram ao local e comentaram que os dois namoravam havia um ano. Segundo os parentes, eles brigavam constantemente e passaram a morar juntos fazia pouco mais de uma semana. As imagens das câmeras da Rua Sete de Abril, esquina com a Rua Reinaldino S. de Quadros, foram solicitadas pela Delegacia da Mulher, que também pediu o vídeo feito pela testemunha. O delegado também investiga a utilização de arma e algemas da Polícia Civil. Paola, que era filha única, tinha um filho de um ano e três meses de um relacionamento anterior e estudava na Universidade Federal do Paraná.
(Com Estadão Conteúdo)

Mais uma casa lotérica assaltada no Centro de Jequié

Mais uma casa lotérica assaltada no Centro de Jequié
As policiais Civil e Militar precisam dar uma resposta a sociedade jequieense com relação a onda de assaltos que vem ocorrendo na cidade, na tarde de quinta feira (24) mais uma casa lotérica foi assaltada em Jequié, dessa vez foi a agência que fica na Avenida Franz Gedeon, no Centro de Jequié. Dois bandidos armados em uma moto chegaram na casa lotérica por volta das 14 horas, renderam os funcionários, clientes e fugiram levando o dinheiro do caixa. No mesmo horário dois elementos em uma moto também assaltaram o Mercadinho Bahia, no Loteamento Eldorado, bairro Jequiezinho. Há uma semana outras duas casas lotéricas foram assaltadas, na Avenida Rio Branco e Bairro Mandacaru, no sábado (19) passado dois elementos em uma moto roubaram 5 mercadinhos na cidade em aproximadamente uma hora. Até o momento nenhum dos suspeitos de ter praticado esses crimes foram presos, a sociedade e o comercio esperam uma ação eficaz das autoridades policiais que pelo menos prenda os autores para dar uma resposta a comunidade.

Polícia prende duas pessoas que tramavam o assassinato de desafeto


Gabriel (camisa regata) - camisa vermelha Repolho (vitima)
Nesta quinta-feira (24), por volta das 20h, o pelotão de motociclistas, abutres, da Companhia de Emprego Tático Operacional (CETO), durante a execução da operação “RONDAS NOS BAIRROS”, no bairro da Cidade Nova, em Jequié, efetuou a prisão de Gabriel Campos Novaes (18) e apreensão do menor de iniciais A. V. S. de apenas 16 anos, suspeitos de articularem o assassinato de José Carlos Souza Costa Filho (22), conhecido como “repolho”. De acordo com o relato dos policiais envolvidos, Gabriel e José faziam uso de drogas nas redondezas do bairro, e conforme consta na ocorrência, a intenção de Gabriel era de atrair José Carlos para uma área segura, onde o assassinato pudesse ser consumado. Não se sabe ao certo os motivos da celeuma entre os envolvidos. 
                                                           
Foi encontrado com o menor  e apreendido um revólver cal. 38, com cinco cartuchos prontos para serem utilizados. Por outro lado, Gabriel, que já havia cumprido medida sócio-educativa na cidade de São Paulo, fora encontrado, no momento da abordagem, com algumas trouxas de maconha. Todos os envolvidos foram levados para a delegacia e entregues para a autoridade competente, na 9ª COORPIN, em Jequié. “A consciência operacional dos abutres foi de grande relevância para que o homicídio não se consumasse. A CETO está de parabéns pela operação” - acrescentou o Maj PM Ricardo Santana, comandante do 19° BPM.  Fonte: Departamento de Comunicação Social da PM    

Jitaúna: Prefeitura realiza festa do Trabalhador dia 1° de Maio




Carro roubado em Jequié é recuperado em Ipiaú

O carro foi recuperado pela Polícia Civil.(foto:Giro em Ipiaú)
Um veículo FOX Space, placa HYD-1003, roubado na noite do dia 15 de abril, na Avenida Presidente Dutra, em Jequié, foi recuperado na última terça-feira(22) na zona rural do município de Ipiaú. Os investigadores do Serviço de Investigação (SI) da Polícia Civil localizaram o veículo abandonado próximo a Fazenda Dois Amigos, distante cerca de 6km da rodovia (BA-650) que liga Ipiaú a Ibirataia. O carro pertence a uma advogada cearense que foi assaltada por dois homens na noite em que a Polícia Militar entrou em greve na Bahia. A advogada contou à reportagem do Giro, que os bandidos a renderam enquanto ela retirava uns produtos do veículo. Em seguida ela foi colocada dentro do carro e abandonada na zona rural de Jequié. De acordo com os investigadores da polícia civil, segundo relatou testemunhas, o automóvel estava abandonado a cerca de uma semana debaixo de uma árvore. Os assaltantes levaram vários objetos comprados recentemente pela proprietária do carro. A polícia segue investigando o caso. (Giro em Ipiaú)

quinta-feira, 24 de abril de 2014

"Avisa que estou desesperado", diz Prisco em presídio federal

O vereador Marco Prisco, que cumpre prisão preventiva de 90 dias no presidio federal de segurança máxima da Papuda, em Brasília, entrou em processo de profunda depressão. De acordo com o advogado Leonardo Mascarenhas, Prisco mandou mensagem para os colegas militares: “Avisa que estou desesperado. Não aguento mais este isolamento”. “Ele está desesperado. Chorou bastante. Disse que não está aguentando mais, não tem com quem conversar e o que fazer o dia inteiro. Não entende porque estão fazendo isso com ele. Inclusive implorou que eu o visitasse duas vezes ao dia para poder desabafar”, afirmou Mascarenhas. De acordo com o advogado, Prisco pede que o apelo seja transmitido não enquanto coordenador-geral da Associação, Policiais, Bombeiros e seus Familiares do Estado da Bahia (Aspra), mas enquanto ser social que depende da convivência com outras pessoas para a saúde mental. “Tememos que ele entre em colapso psicológico ou o estresse potencialize problemas de saúde que ele já tem, como o de coração, por exemplo. Já pensou o que acontece com a cabeça do indivíduo se um dia acordar e descobrir que não tem mais ninguém ao seu redor?”, questionou Mascarenhas. Prisco se encontra em cela individual e toma banho de sol sozinho. Ele foi afastado dos demais presos por ser militar e a direção do presídio entende que ele corre risco de sofrer violência. (Bocão News)

PM convoca 595 candidatos aprovados no concurso para Curso de Formação de Soldados

A Polícia Militar da Bahia convoca, nesta sexta-feira (25), 595 candidatos aprovados no concurso para o Curso de Formação de Soldados (CFS) realizado em 2012. A lista, que será publicada no Diário Oficial do Estado (DOE), traz o nome dos candidatos habilitados para a fase de exames pré-admissionais. Com esta nova convocação - a primeira aconteceu em novembro de 2013, com o chamamento de 1.405 candidatos - o Governo totaliza as duas mil vagas previstas no Edital de Abertura de Inscrições Saeb/1/2012, de 2 de outubro de 2012. Os primeiros convocados foram considerados aptos para matrícula e iniciaram o curso em janeiro deste ano. Os convocados desta sexta-feira terão como próximas etapas a entrega de documentos, a realização de exames médicos, avaliação psicológica, teste de aptidão física e investigação social. O certame de 2012 será prorrogado por mais um ano, de acordo com portaria conjunta entre as secretarias da Administração (Saeb) e Segurança Pública (SSP), que também será publicada no DOE desta sexta-feira (25). Os futuros soldados bombeiros e policiais militares da PMBA passarão pelo Curso de Formação de Soldados durante nove meses e a partir de 2015 já estarão nas ruas.

Câmara aprova regulamentação de guardas civis municipais

A Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira (23) projeto de lei que regulamenta a profissão de guarda civil municipal e autoriza o porte de arma à categoria. O texto agora segue para votação no Senado antes de ir à sanção presidencial. Atualmente, a Constituição estabelece apenas que os municípios poderão constituir guardas destinadas à proteção de seus bens, serviços e instalações, conforme dispuser a lei. Também não há regras sobre o uso de armas pelas guardas e o porte varia em cada cidade.
"Incumbe às guardas municipais, instituições de caráter civil, uniformizadas, podendo ser armadas, nos termos desta lei e desde que atendidas as exigências previstas no Estatuto do Desarmamento Lei, a função de proteção municipal preventiva e comunitária, ressalvadas, quando presentes, as competências da União, dos Estados e do Distrito Federal", diz o projeto aprovado na Câmara.  Desse modo, o texto deixa explícita autorização legal para o porte de arma pelas guardas municipais. A decisão final sobre o assunto ainda caberá, contudo, aos governos locais. O projeto de regulamentação prevê ainda que a a guarda civil não poderá ter efetivo superior a 0,5% da população do município.

A criação da guarda deverá ocorrer por lei municipal e o efetivo ficará subordinado ao Poder Executivo local. De acordo com a proposta, só poderão integrar a carreira brasileiros com mais de 18 anos, em pleno gozo dos direitos políticos, com comprovada quitação com as obrigações militares e eleitorais, nível médio completo de escolaridade, aptidão física, mental e psicológica, e "idoneidade moral comprovada por investigação social e certidões expedidas junto ao Poder Judiciário".
Além de especificar as funções e “princípios” que devem reger as guardas civis, o projeto estabelece algumas proibições aos integrantes da categoria. Pelo texto, é vedado a esses servidores participar de atividades político partidárias, “exceto para fazer a segurança exclusiva do chefe do Executivo e de bens públicos”.

Os integrantes das guardas municipais também não poderão fazer proteção pessoal de cidadãos, exceto em caso de decisão judicial.