terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

Dirigentes sindicais reclamam de cortes em seus vencimentos em Jequié. Representantes dos sindicatos já tiveram audiência com o Executivo sobre o ocorrido. Saiba como foi.




Em Jequié, dirigentes sindicais denunciam que têm sido vítimas de retaliações por parte da atual administração municipal. Em seus perfis do Facebook pessoas públicas como a presidente do Sinserv (Sindicato dos Servidores Públicos Municipais), Maria Neide Sampaio e Caroline Moraes Brito (coordenadora da APLB/Sindicato) fizeram relatos do que elas e outros dirigentes sindicais vêm sofrendo em 2013. No perfil da APLB existe uma mensagem de uma dirigente sindical onde vários vereadores foram marcados, com o seguinte texto: “Essa atitude do Executivo Municipal revela-se como prática antissindical e de retaliação ao sindicato”. Maria Neide Sampaio escreveu: “Todos os dirigentes sindicais do SINSERV tiveram suspensão de gratificações em seus vencimentos”. Informou que o corte foi 30%, 35%, 40% e até 60%. Uma servidora foi vítima mesmo com a determinação da Secretaria de Saúde para que não cortasse. Segundo ela, “também não recebemos nossos salários do mês de dezembro/2012. É o poder da força contra o movimento sindical. Novo governo, velhas práticas! E se pensam que vão nos amedrontar com tais medidas, estão ENGANADOS! Nossa marca é a combatividade”, concluiu.
A coordenadora da APLB/Sindicato, Caroline Moraes Brito publicou o seguinte: “Além de não ter recebido o mês de dezembro de 2012, duas dirigentes sindicais (ela e outra), tiveram gratificação suspensa do vencimento de janeiro de 2013. Isso se configura como o quê? A professora Claudenice Barbosa Santana também se manifestou pelo Facebook com a seguinte declaração: “Governo Municipal retira direitos de dirigentes sindicais da APLB/Jequié. Isto é retaliação!”. Existem relatos na rede social de percentuais descontados na remuneração de até 78,13%.
O OUTRO LADO
Na segunda-feira (05/02), representantes dos citados sindicatos foram recebidos em audiência pela prefeita de Jequié, Tânia Brito, e auxiliares, dentre eles a controladora-geral e o secretário de administração. O grupo foi buscar informações sobre os cortes. Ficou acordado o seguinte: os servidores que se sentiram lesados em seus direitos devem apresentar suas alegações formalmente para que a administração municipal analise. Ao que parece vão encontrar um entendimento.

Prefeitura de Jequié.

Nenhum comentário:

Postar um comentário