terça-feira, 27 de novembro de 2012

MANUTENÇÃO

iml de jequié irá receber um carro rabecão


Com exclusividade o BJM conseguiu informações sobre a vinda de um carro rabecão para o Instituto Médico Legal Nina Rodrigues em Jequié. De acordo uma fonte de dentro do Departamento de Polícia Técnica em Salvador, na próxima quinta feira (30) será inaugurado o novo IML da cidade de Ilhéus e provavelmente será anunciado que um dos mais de 20 rabecões adquiridos pelo Governo do Estado será entregue a 9° COORPIN. A frota de rabecões e viaturas da polícia é terceirizada.
Desde quando foi inaugurado o Complexo Policial de Jequié, é a primeira vez que um rabecão será entregue a jurisdição da 9° COORPIN. O translado de cadáveres vítimas de mortes violentas atualmente são feitos por carros de funerárias. O IML de Jequié cobre uma área com mais de 20 cidades e um carro rabecão só não é suficiente para atender toda a jurisdição.

pm prende terroristas do mandacaru



Na segunda-feira (26), a Companhia de Emprego Tático Operacional (CETO), intensificou mais uma operação “Agatha” em Jequié. Trabalhando de forma coordenada com o Setor de Missões Especiais (SME), a CETO procedeu incursões nas bocas de fumo do bairro Mandacarú na busca de traficantes e de meliantes contumazes.
Por volta das 11 horas, guarnições da CETO, detiveram Caique Mendes Barbosa (18) e apreenderam dois menores M.M.S(17) e Y.S.O (16). Todos os detidos são suspeitos de tráfico de drogas no bairro e de assalto a mão armada. Com o grupo foram encontrados uma arma calibre .32, numeração 344810 e dez pedras de crack prontas para a venda. Populares afirmaram posteriormente que os menores junto com o Caique aterrorizavam o bairro, empunhando arma de fogo em via pública, eles disseminavam o medo. ” foi mais uma vitória contra a criminalidade, é nossa rotina. O 19º BPM buscará sempre a redução dos índices de criminalidade, focando principalmente no combate ao tráfico de drogas” – salientou o comandante Ten. Cel. Valci Góis Serpa de Oliveira. Fonte: ASCOM 19 BPM.

Ele morreu na batida entre duas motos

Zenildo morreu em uma acidente de moto. Foto da internet.
Zenildo Santos Silva morreu em um grave acidente na Avenida Tote Lomanto, bairro Joaquim Romão em Jequié. O acidente foi domingo (25) a noite. Duas motos se chocaram, uma das motos era dirigida pelo Zenildo e a outra moto foi retirada do local por populares e a polícia acredita que o veículo estava irregular. O condutor de pré-nome Murilo teve de ser levado as pressas para o Hospital Prado Valadares. Zenildo era funcionário da Lojas Big.

Jitaúna: Homem é morto com golpes de arma branca na Zona Rural

Uerlei foi brutalmente assassinado ainda dormindo. (Fotos: DPC/JED)
Por volta das 16:00hs, de segunda-feira (26) o jovem Uerlei da Silva Santos, 20 anos, foi encontrado morto em sua propria residencia  com requintes de crueldade o mesmo residia em uma fazenda localizado no Riacho do Elioterio, Zona Rural de Jitaúna. Uerlei recebeu varios golpes de arma branca (Facão/Foice), na região da cabeça, pescoço e ombro sem chances de defesa.
De acordo informações o suspeito do seu assassinato seria "Vulgo" Diel, os dois residiam juntos na mesma casa, após o crime o assassino fugiu. O motivo do homicidio ainda não foi informado.
Os agentes Neto e Orlan da Policia Civil de Jitaúna juntamente com com o departamento de Policia tecnica de Jequié se dirigiram ate o local para ser feito o levantamento cadaverico. Ainda segundo informações Uerlei tem passagens pela delegacia de Jitaúna. O suspeito ainda continua foragido até esta manhã de hoje, quando foi visto em uma estrada vicinal por moradores em seguida fugiu. A policia ivestiga o assassinato. (Informações Policia Civil/Jitaúna Em Dia)

Projeto de progressão de carreira para professores da rede estadual é aprovado

O projeto de lei que determina a promoção de professores através da realização de cursos de atualização foi aprovado na noite desta segunda-feira (26) pela Assembleia Legislativa da Bahia (Alba). O ganho médio com o curso será de 14% – a primeira promoção aconteceria retroativa a novembro deste ano. 
Para garantir a progressão, os professores da rede estadual precisam ter uma frequência mínima de 75% em cada etapa do curso de atualização. Segundo a Secretaria de Educação (SEC), o curso será realizado pela Universidade de Brasília (UNB) à distância (EAD).
O projeto de lei foi aprovado com a votação de 38 votos a favor e 8 contra. A sessão foi feita em caráter de urgência somente para a votação do projeto, encaminhado pelo governo da Bahia no dia 20 de novembro. Duas emendas foram rejeitadas – uma delas que incluiria professores aposentados e afastados, que ficaram de fora do processo de progressão. Informações do Correio.

Jussiape: Moradores retiram caixão e tentam queimar corpo de atirador

Na madrugada desta segunda-feira (26), o túmulo do atirador, Claudionor Galvão, 43, foi violado e o caixão foi parcialmente incendiado.

Jussiape: Moradores retiram caixão e tentam queimar corpo de atirador
O corpo não foi atingido pelo fogo. O fato aconteceu em menos de 24 horas, após o sepultamento do comerciante no cemitério de Jussiape. Claudionor matou 3 pessoas, e feriu outras 3, durante o ataque no último sábado (24).
Após trocar tiros com policiais militares, na Praça Rodrigo Alves Teixeira, centro da cidade, Claudionor foi morto. Segundo informações do Jussi Up Notícias, o primo de Claudionor Galvão foi quem encontrou o caixão no chão do cemitério de Jussiape, na manhã de segunda-feira,26, e o colocou de volta no túmulo.  A sepultura foi lacrada novamente com cimento. (Jussi Up Notícias)

segunda-feira, 26 de novembro de 2012

Ipiaú: Homem é atingido por três tiros e foge pra casa de bicicleta

A vítima foi encaminhada para o hospital em Jequié.(Foto:Giro em Ipiaú)
“Banguela” foi atingido na cabeça, no abdômen e no braço.(Foto:Informe Ipiaú)
Por volta das 16h30 desta segunda-feira, 26, Robério Cerqueira dos Santos, 25, vulgo “Banguela”, foi atingido por três disparos de arma de fogo, na Nova Conquista. De acordo com informações de populares, após ser atingido pelos tiros, “Banguela” , montou numa bicicleta e saiu em direção a sua residência, na Rua do Cruzeiro. Ao chegar em casa, os familiares da vítima acionaram a polícia e o SAMU. Robério foi atingido na cabeça, abdômen e em um dos braços.
O Samu encaminhou o rapaz até o Hospital Prado Valadares em Jequié. A polícia já sabe quem foi o autor dos disparos. Ainda não foi divulgado a motivação da tentativa de homicídio. Os envolvidos no caso já possuem passagens no Complexo Policial. O estado de saúde de “Banguela” não foi informado. (Giro em Ipiaú)

GUARDA MUNICIPAL DE ITAPETINGA (BA) COMPLETA 45 ANOS DE EXISTÊNCIA




Com 45 anos de serviço prestado a comunidade Itapetinguense, a Guarda Municipal de Itapetinga criada pela lei 195 de 20 de novembro de 1967 e regulamentada pela lei 951/04, na atualidade a GM conta hoje dentro da instituição com um Comandante de Carreira sendo ele o GM José Domingos Oliveira, sendo o 1º Comandante escolhido pela própria corporação através de lista tríplice, a GM conta hoje com 58 homens e 11 mulheres totalizando 69 guardas municipais que fazem parte da história vitoriosa desta GM.

A guarda municipal de Itapetinga Tem por finalidade a proteção dos bens públicos, serviços, e instalações, bem como a proteção da população atuando em todos os bairros da cidade com ações de prevenção a violência, executando rondas preventivas e comunitárias em Escolas Municipais, dando segurança aos alunos nas entradas e saídas das respectivas escolas, além de implantar no distrito de Palmares rondas preventivas nos finais de semana. Na área social a Guarda Municipal implantou este ano o Telecentro Comunitário GM DANIEL ALMEIDA, com previsão para funcionar a partir do mês de Dezembro, o telecentro é composto de 20 computadores para capacitação dos integrantes da Guarda Municipal e a população, tendo como público alvo os adolescentes e jovens moradores dos bairros: Ponto Certo, Residencial Doze de Dezembro e instituições filantrópicas. A Guarda Municipal implantou este ano o Projeto Educar é Preciso promovendo nas escolas municipais palestras educativas com temas relevantes como: Drogas, Violência Contra a Mulher, Prostituição Infanto-Juvenil, Bullyng, Segurança Pessoal nas Ruas, Violência Contra os Idosos, Preservação do Patrimônio Público. Na atual  administração a GUARDA MUNICIPAL, adquiriu vários equipamentos de segurança, viaturas, a pistola TASER e cursos de capacitação e avaliação psicológica por meio de convênio com o Ministério da Justiça além de um local para funcionamento operacional.
GUARDA MUNICIPAL SE CAPACITANDO PARA MELHOR ATENDER A COMUNIDADE.

Maior organização criminosa do Brasil cresce na Bahia e Minas Gerais

Nascida e gerida a partir dos presídios de São Paulo, a maior organização criminosa brasileira vive um momento de franca expansão e já conta com representantes em 21 estados – entre eles, a Bahia, um dos estados onde é apontado o maior crescimento do PCC nos presídios - no Distrito Federal, informa reportagem publicada nesta segunda-feira (26) pelo jornal O Globo. De acordo com a matéria, a facção também tem tentáculos na Bolívia e no Paraguai e movimenta pelo menos R$ 72 milhões anuais com o comércio de drogas e mensalidades pagas por 13 mil integrantes, segundo relatório reservado da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) do Ministério da Justiça.  A expansão para outros estados ganhou força nos últimos dois anos, de acordo com levantamentos dos órgãos de inteligência. Os dados obtidos pelo Grupo Nacional de Combate a Organizações Criminosas (GNCOC) mostram que apenas entre janeiro e setembro de 2011 foram realizados 56 “batismos” de novos integrantes na Bahia e 90 em Minas Gerais, estados que mais se destacam pelo crescimento da organização em seus presídios. Ainda de acordo com O Globo, houve aumento significativo também em Mato Grosso do Sul (45) e Paraná (27), estados estratégicos em função do fornecimento de drogas via Paraguai e Bolívia, além de Espírito Santo (30) e Pernambuco (21).

Fugitivos da cadeia de Almadina morrem em troca de tiros com a Polícia

 
Os fugitivos já haviam sido recapturados na sexta e fugiram novamente no domingo.(Foto:Vermelhinho)
Os dois fugitivos da cadeia pública de Almadina, Daniel Souza Silva, 18 anos, e Erivaldo conhecido como Foguinho, que foram recapturados na última sexta-feira (23) na cidade de Buerarema após trabalho de investigação da polícia civil, morreram em confronto com a polícia na madrugada desta segunda-feira (26).
Eles estavam presos na cadeia de Coaraci temporariamente até serem transferidos para Almadina, e na tarde de domingo,25, conseguiram fugir após render um policial civil, tomar sua pistola e prendê-lo na cela. Após buscas em toda a cidade, a Polícia conseguiu encontrar os fugitivos no Bairro Maria Gabriela. Houve troca de tiros e os dois morreram, informou a polícia. Informações do Radar Notícias.

Jequié: acidentes de trânsito deixaram 2 mortos e 4 feridos

Posto da PRF em Jequié
A BR 420, que corta o vale do Jequiriçá, está novamente sobre a jurisdição da Delegacia 10/03 da Polícia Rodoviária Federal em Jequié. A bem pouco tem atrás era a Polícia Rodoviária Estadual que atendia as ocorrências nesse trecho. Sábado (24) pela manhã um carro modelo Fiat Uno capotou próximo a cidade de Santa Inês matando na hora Ivone Andrade Novaes, 44 anos de idade. O carro era dirigido por Ramom Novaes Souza, que sofreu ferimentos graves, foi socorrido pelo SAMU e encaminhado para o Hospital Prado Valadares.
Falta de atenção, essa pode ter sido a causa de mais um acidente na BR 116, trevo do km 4 em Jequié. O acidente foi domingo (25) a noite e pelo menos 3 pessoas ficaram gravemente feridas, sendo levadas as pressas para o Hospital Prado Valadares. Segundo a PRF, Rafael Falcão dos Santos dirigia uma moto, estava saindo da cidade e iria cruzar a rodovia quando colidiu na lateral de outra moto que seguia pela BR 116, dirigida por Marcos Antonio Santos Silva. Como carona da primeira moto estava Ian Santos Souza. Os três foram socorridos em estado grave e permanecem internados no Hospital.

Zenildo Santos Silva morreu em um grave acidente na Avenida Tote Lomanto, bairro Joaquim Romão em Jequié. O acidente foi ontem (25) a noite. Duas motos se chocaram, uma das motos era dirigida pelo Zenildo e a outra moto foi retirada do local por populares e a polícia acredita que o veículo estava irregular e o condutor ficou para informar o ocorrido, porem não teve o nome revelado na ocorrência policial.

INSS começa a depositar segunda parcela do 13º salário

A Previdência começa nesta segunda-feira (26/11) a depositar a segunda parcela do 13º salário para aposentados e pensionistas. Os primeiros a receber serão aqueles que ganham até um salário mínimo (R$ 622) e cujo número de inscrição no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) termina em 1, desconsiderando-se o dígito. Para quem recebe acima do mínimo, os pagamentos começarão a ser feitos na próxima segunda-feira, dia 3 de dezembro. Todos os depósitos serão feitos até 7 de dezembro, sexta.  No total, serão pagas parcelas para cerca de 25,8 milhões de beneficiários. Estima-se que o pagamento da segunda parcela do 13º  injete cerca de  R$ 11,7 bilhões na economia.  A primeira parcela do 13º deve ser depositada para todos os trabalhadores até o dia 30 de novembro, mas aposentados e pensionistas do INSS receberam o primeiro pagamento em agosto. Tanto a primeira quanto a segunda parcelas do décimo terceiro têm o Imposto de Renda (IR) retido na fonte. Pessoas que recebem amparo previdenciário do trabalhador rural, renda mensal vitalícia, amparo assistencial ao idoso e ao deficiente, auxílio suplementar por acidente de trabalho, pensão mensal vitalícia, abono de permanência em serviço, vantagem do servidor aposentado pela autarquia empregadora e salário-família não têm direito a décimo terceiro derivados desses benefícios. (Uol)

Ipiaú: Motociclista é arrastado por carro em acidente

O motociclista de prenome César, foi vítima de um acidente na manhã desta segunda-feira,26, na travessa da Silva Jardim com a José Miraglia, próximo a antiga Telemar. Segundo uma testemunha, o condutor da moto tentou atravessar a rua quando foi surpreendido por um veículo modelo Bandeirante da Toyota, placa de Jequié, que descia sentido à BR-330.
Com o impacto, a moto, modelo Tornado, e o motociclista ficaram presos na Toyota e foram arrastados por mais de cinquenta metros. Apesar da gravidade do acidente o motociclista sofreu escoriações leves no corpo. A vítima foi atendida pelos profissionais do SAMU e encaminhada para o Hospital Geral de Ipiaú. ( Giro em Ipiaú)

domingo, 25 de novembro de 2012

Dilma supera Lula em pesquisa Ibope sobre a eleição presidencial de 2014

O eleitorado lembra mais da presidente Dilma Rousseff (PT) do que de seu padrinho político para a sucessão de 2014. Em pesquisa do Ibope, Dilma foi citada espontaneamente por 26% dos eleitores como candidata preferida à Presidência em 2014. Sem que eles vissem os nomes na cartela, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ficou em segundo lugar, com 19% das menções. A diferença de sete pontos é maior do que a margem de erro. Do lado da oposição, apenas três nomes superaram o traço na espontânea: dois tucanos, José Serra (4%) e Aécio Neves (3%), e uma ex-presidenciável que está sem partido, Marina Silva (2%). Juntos, os demais nomes citados somam 2%.
A taxa dos que não souberam dizer, espontaneamente, em quem votariam para presidente se a eleição fosse hoje chegou a 39%. A eles se soma 1% de eleitores que não quiseram responder. Além desses, outros 4% disseram que anulariam ou votariam em branco. Faltando dois anos para a eleição, o total de 44% de eleitores sem candidato é baixo, em comparação a outros pleitos.

Homem é encontrado morto no Anel Viário de Jequié



A onda desenfreada de violência continua fazendo vítimas na Cidade Sol. A Polícia Civil de Jequié registrou neste sábado, 24, o 4º homicídio da semana, segundo informações obtidas pela reportagem do Blog Marcos Frahm. O corpo de um homem foi encontrado no final da tarde de hoje, em um matagal, nas proximidades do Anel Viário de Jequié. 
Uma pessoa que apanhava lenha no local viu o corpo caído e informou a Polícia Militar, que imediatamente acionou a Polícia Civil e prepostos do Departamento de Polícia Técnica. Num local de difícil acesso, o corpo foi periciado e encaminhado ao Instituto Médico Legal, para a realização dos procedimentos normais. Segundo a polícia, o homem, que não carregava documentos, foi morto com um tiro na cabeça.
Os agentes civis acreditam que o rapaz foi morto no local, já que existem indícios que ele correu ao perceber que estava sendo seguido. O caso será investigado pela Delegacia Territorial de Jequié, mas já existe a hipótese de crime relacionado com o tráfico de entorpecente. Os últimos homicídios ocorreram na quarta e quinta-feira, em dois bairros da cidade, e até agora os autores não foram identificados. Nota original do Blog Marcos Frahm