terça-feira, 20 de novembro de 2012

Jitaúna será governada por um “Cabeleirereiro”

Edson com Alex em Conceção do Coité.
O município de Jitaúna será administrado a partir de janeiro por Edson Silva Souza (PT), 44 anos. O petista obteve 5.055 votos, vencendo Patrícia Almeida Santos (PP), candidata apoiada pelo atual prefeito Edisio Cerqueira Alves.
Edson Silva, “Edson cabelereiro”, como é conhecido é proprietário de uma barbearia na cidade, e está no exercício do segundo mandato de vereador, tendo recebido na eleição de 2004 (203 votos) e 2008 (283 votos), o último em número de votos a se eleger e único do Partido dos Trabalhadores. “Quando meu nome começou a ser citado, logo após a eleição de 2008, começamos uma caminhada de conversas com os partidos, com lideranças, visando concretizar uma chapa que resultasse na vitória.
“Isto aconteceu, contamos com o apoio do PDT, que apresentou o nome do vice Joaquim Hilário de Brito, do PCdoB, isto oficialmente e do PSD, que abriu mão de uma candidatura própria, para nos apoiar”, contou Edson. O PT, nas eleições de 2004 e 2008, tentou a prefeitura com a candidatura Marcos Vinicius Menezes, que no último pleito obteve 2.370 votos, mas não foram suficientes.
O candidato eleito em sete de outubro de 2012 de Jitaúna passou o final de semana na residência do cunhado José Leopoldino, que é empresário no ramo de madeireira, na cidade de Conceição do Coité. “Zé foi muito importante em nossa campanha, pois acreditou em nosso projeto e juntos com muitos amigos, construímos e executamos uma campanha que resultou na vitória, inclusive, a nossa coligação dizia tudo: Agora é só vitória”, falou Edson ao vice-prefeito de Coité, Alex Lopes durante um encontro na manhã de domingo (18), na residência do empresário.
Edson, Alex, Beto Lopes e Zé Banana
Alex e Edson conversaram por mais de uma hora e falaram sobre a realidade dos dois municípios que viveram uma situação parecida no período eleitoral, ou seja, os dois integravam chapas encabeçadas pelo PT, enfrentaram e derrotaram os candidatos do PP, além do desafio de vencer grupos que historicamente estavam no poder. No caso de Conceição do Coité, o grupo dominante ganhava eleições sucessivas há 40 anos e Jitaúna, há 12 anos.
O problema do emprego foi um ponto comum que as próximas gestões de Jitaúna vão enfrentar. No caso de Jitaúna, a economia advém de uma forte influência da agricultura cacaueira, mas no decorrer da história a economia cacaueira entrou em crise, em conseqüência disso à cidade perdeu o rumo do crescimento, de forma, que os gestores surgidos no final da década de 80 aos dias atuais, ainda não conseguiram reestruturar o ritmo de crescimentos existentes em tempos passados.
Sobre a campanha eleitoral em Jitaúna, ele justificou sua “entrada” na campanha, depois de ouvir por parte de pessoas ligadas ao prefeito Edisio Cerqueira humilhar seu cunhado Edson da Silva pelo simples fato de  ser cabeleireiro e pouco poder aquisitivo. “Se tem uma coisa que me incomoda é humilhar as pessoas, principalmente se estas pessoas tiverem bons planos para uma comunidade, a exemplo de Edson, que quer vê o nosso município, se desenvolver e as pessoas viverem melhor” pois sou filho de lá, desabafou Zé da Banana, que comemorou também a vitória de sua irmã professora Rubia Cristina Rocha Nóbrega, que obteve 402 votos.
Edson estava acompanhado da esposa Rose Mary e de um grupo de amigos, dentre eles o ex-prefeito por dois mandatos, Gilberto Lopes (PDT). Beto Lopes, como é conhecido, disse que Edson Silva representa muita esperança para o município, pois há 12 anos vem sofrendo um verdadeiro retrocesso e necessita urgentemente de retomar as políticas públicas que melhore a vida das pessoas. Jitaúna foi emancipada em 1962, mas foram implantados em 1963 os poderes Executivos e Legislativos no município.
Resultado da eleição – 14.686 eleitores estavam aptos a votarem na eleição de 07 de outubro e 10.521, ou seja, 71,64% compareceram as urnas. 4.165 eleitores não foram votar, resultando 28,36% de abstenção. Os votos de Patrícia Almeida Santos, não aparecem no site do Tribunal Superior Eleitoral, estando com observação de votos indeferidos. Edson obteve 5.055 e 5.306 nulos. (Calila Noticias)

Nenhum comentário:

Postar um comentário