quarta-feira, 17 de outubro de 2012

Cerca de 70% dos brancos se relacionam com pessoas da mesma cor, aponta IBGE

Dados inéditos do Censo Demográfico 2010 mostram que quase 70% da população brasileira têm relacionamentos amorosos com pessoas do mesmo grupo de cor ou raça, o que representa uma queda estatística de cerca de 1% em relação ao levantamento censitário feito em 2000. Os números sobre endogamia fazem parte da amostra “Nupcialidade, fecundidade e migração”, divulgada nesta quarta-feira (17) pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).
O estudo aponta que a maioria dos brancos (69,3%) se une a pessoas do mesmo grupo de cor ou raça. Entre os pretos (na classificação do IBGE, pretos e pardos são subdivisões raciais que representam os negros), menos da metade da população (45,1%) têm relacionamentos com indivíduos da mesma cor. Pardos (68,5%) e indígenas (65%) completam a lista.
A amostra revela ainda que a união consensual é maioria entre os negros: 46,6% em relação aos pretos e 42,6% acerca dos pardos. Entre os negros que afirmaram estar casados, as estatísticas variam na faixa dos 30%. Mais da metade (51,9%) da população branca, por sua vez, declarou ter optado pelo matrimônio (civil e religioso).
(Folha S. Paulo)

Nenhum comentário:

Postar um comentário