O Vaticano e a grife italiana Benetton chegaram a um acordo com relação à imagem que traz o papa Bento XVI beijando o imã Al Azhar em uma campanha publicitária de 2011.
O acordo, feito nesta terça-feira (15), determina que além da retirada da imagem a marca irá doar uma quantia não divulgada para um projeto da Igreja.
O porta-voz do Vaticano, Federico Lombardi, disse que a Benetton foi a público reconhecer que usou a “sensibilidade dos crentes”. Lombardi voltou a dizer que a imagem deve ser respeitada e “usada apenas com autorização prévia da Santa Sé”. “A Santa Sé não quis pedir indenizações de natureza econômica, mas quis obter o ressarcimento moral de reconhecimento do abuso realizado e afirma a sua vontade de defender, inclusive por meios legais, a imagem do pontífice”, disse Lombardi. O porta-voz disse também que agora considera encerrado “um episódio muito desagradável, que não deveria ter acontecido, mas do qual se espera poder aprender uma lição de respeito com a imagem do papa e das sensibilidades dos fiéis”.
A campanha da Benetton traz personalidades opostas se beijando em montagens. Além do papa aparecem, entre outros, o presidente americano Barack Obama, beijando o líder venezuelano, Hugo Chávez, e o chefe de Estado francês, Nicolas Sarkozy, fazendo o mesmo com a chanceler alemã, Angela Merkel.