O Vaticano e a grife italiana Benetton
chegaram a um acordo com relação à imagem que traz o papa Bento XVI
beijando o imã Al Azhar em uma campanha publicitária de 2011.
O acordo, feito nesta terça-feira (15),
determina que além da retirada da imagem a marca irá doar uma quantia
não divulgada para um projeto da Igreja.
O porta-voz do Vaticano, Federico
Lombardi, disse que a Benetton foi a público reconhecer que usou a
“sensibilidade dos crentes”. Lombardi voltou a dizer que a imagem deve
ser respeitada e “usada apenas com autorização prévia da Santa Sé”. “A
Santa Sé não quis pedir indenizações de natureza econômica, mas quis
obter o ressarcimento moral de reconhecimento do abuso realizado e
afirma a sua vontade de defender, inclusive por meios legais, a imagem
do pontífice”, disse Lombardi. O porta-voz disse também que agora
considera encerrado “um episódio muito desagradável, que não deveria ter
acontecido, mas do qual se espera poder aprender uma lição de respeito
com a imagem do papa e das sensibilidades dos fiéis”.
A campanha da Benetton traz
personalidades opostas se beijando em montagens. Além do papa aparecem,
entre outros, o presidente americano Barack Obama, beijando o líder
venezuelano, Hugo Chávez, e o chefe de Estado francês, Nicolas Sarkozy,
fazendo o mesmo com a chanceler alemã, Angela Merkel.
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