quinta-feira, 24 de maio de 2012

Vacinação contra gripe corre risco de não superar meta na Bahia


A Campanha Nacional contra a gripe, realizada pelo Ministério da Saúde que começou no dia 5 deste mês, termina nesta sexta, dia 25. No entanto, apenas 52,86% dos 2,2 milhões de baianos que se enquadram no grupo-alvo  da campanha foram vacinados. O Ministério da Saúde  tem como meta imunizar 80% do público-alvo nacional.
Desde o surto da Influenza A, em 2009, o número de óbitos decorrentes da gripe na Bahia caiu drasticamente devido à eficácia da campanha. Com 20 casos registrados em 2009, o número foi reduzido para um no outro ano. Nenhum caso de morte foi notificado em 2011. Neste ano, a coordenadora do Programa Estadual de Imunização, Fátima Guirra, preocupa-se com o baixo número de vacinados, principalmente de idosos. “Com a chegada do inverno e a rápida mutação desses vírus, ficamos muito preocupados de um novo surto ocorrer na Bahia”,  ressalta a  coordenadora.
Idosos a partir de 60 anos, crianças de seis meses a 2 anos incompletos, gestantes, indígenas e profissionais de saúde devem buscar postos de saúde e vacinar-se gratuitamente.
(A tarde)

Nenhum comentário:

Postar um comentário