terça-feira, 29 de maio de 2012

Secretaria de Saúde de Jequié intensifica ações contra a dengue em Barra Avenida‏.

 

A Prefeitura de Jequié, através da Secretaria de Saúde, em parceria com a 13ª Dires, vem intensificando suas ações no distrito de Barra Avenida, vizinho a cidade de Jitaúna, onde foi confirmado, por critério laboratorial, um óbito por dengue, e outros dois estão sob investigação para confirmação ou descarte. A informação é da diretora do Departamento de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde, Juliana Nogueira. Ela conta que as autoridades de saúde estão intrigadas com a situação, pois os levantamentos feitos até agora registraram índice de infestação zero no referido distrito. Acredita-se que essas pessoas tenham contraído a doença ao frequentar localidades contaminadas. 



De acordo com a diretora, antes mesmo dos óbitos, já vinham sendo feitos trabalhos de controle químico não somente em Barra Avenida como também nos demais distritos com tratamento focal. Ela afirmou que essas atividades fazem parte da rotina das equipes de prevenção e controle da dengue e que essas ações foram intensificadas com bloqueio (UBV Costal - 100% dos imóveis), Tratamento Focal e Perifocal, mutirões de limpeza, ronda da dengue (notificação feita por enfermeira para suspeitar de pacientes com sintomas de dengue, além da coleta de sorologia para confirmação laboratorial desses casos suspeitos, totalizando 23 casos notificados), além de palestras, orientando a população a adotar medidas preventivas e ter consciência da importância de encaminhar as pessoas com sintomas de dengue a uma unidade de saúde o mais rápido possível.

Jequié, apesar de ter reduzido o índice de infestação de 4.7% para 2.8%, ainda permanece em situação de alerta. O secretário de Saúde do Município, Belmiro Matos, pede que a população continue colaborando com para redução do Índice de Infestação Predial. “Graças à ajuda dos moradores foi possível diminuir o número de casos da doença, mas não podemos nos descuidar, pois Jequié está inserida numa região considerada de risco”, disse.   

O número de notificações caiu vertiginosamente em 2012. São 563 casos notificados, sendo 30 confirmados. Destes 25 de dengue clássica e 5 com complicações e 80 descartados. Essa redução dos números significa um avanço, mas não é motivo para comemoração, já que a possibilidade de casos graves existe e o único remédio é a prevenção. Desta forma, a Prefeitura de Jequié e os Governos Estadual e Federal têm feito importantes investimentos e têm contado com a compreensão e ajuda de muitos moradores, que cuidam de suas casas e quintais, mantendo-os sempre limpos, livres de possíveis focos do mosquito transmissor da dengue.   

Nenhum comentário:

Postar um comentário