quarta-feira, 16 de maio de 2012

BORRA DE CAFÉ COMBATE O MOSQUITO DA DENGUE


Não vamos ficar parados com as estatísticas que aparecem na mídia sobre a dengue, seja você também um combatente. (Tocooliver)

Dengue hemorrágica foto da internet.


O mosquito Aedes aegypti pode ser combatido colocando-se borra de café nos pratinhos de coleta de água dos vasos, no prato dos xaxins, dentro das folhas das bromélias, e sobre o solo do jardim e quintal.
A bióloga Alessandra Laranja, uma cientista paulista, do Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas da Unesp/São José do Rio Preto, descobriu este efeito anti-Aedes da borra, durante a pesquisa da sua tese de mestrado, orientada pelo professor Hermione Bicudo.
Os testes realizados em laboratório, comprovaram que a borra de café altera as enzimas esterases, responsáveis por processos fisiológicos fundamentais, como o metabolismo hormonal e o processo da reprodução, que bloquea o desenvolvimento da larva do Aedes aegypti, impedindo a postura e, quando esta ocorre, impedindo o desenvolvimento dos ovos do mosquito.
REVOLUÇÃO
A novidade adquire maior importância no momento em que o Brasil, já assolado pelas dengues dos tipos 1 e 2, prepara-se para o crescimento do número da casos da dengue tipo 3, a hemorrágica, que provoca hemorragias internas no infectado e é a mais grave.
Conforme as estatísticas do Ministério da Saúde (Fundação Nacional de Saúde, Funasa), no ano passado, a dengue vitimou mais de 200 mil pessoas no País.
RECEITA
1)Duas colheres de sopa de borra de café, para cada meio copo de água, a solução pode ser aplicada em pratos que ficam sob vasos com plantas, dentro de bromélias e sobre a terra dos vasos, jardins e hortas.
2) "A borra não precisa ser diluída em água para ser usada", destaca a bióloga. Pode também ser colocada diretamente nos recipientes, já que a água que escorre depois de regar as plantas vai diluí-la. Ou seja: ela recomenda que a borra de café passe a ser usada, também, como um adubo ecologicamente correto.
Como Alessandra explica, o mosquito Aedes se desenvolve mesmo na película fina de água que, às vezes, se forma sobre a terra endurecida dos jardins e hortas. Desenvolve-se também na água dos ralos e de outros recipientes com água parada (pneus, garrafas, latas,caixa d'água etc.)
O CICLO E TRANSMISSÃO
O ciclo do Aedes aegypti é composto por quatro fases: ovo, larva, pupa e adulto.
A transmissão ocorre pelo ciclo homem-Aedes aegypti-homem, na fase do acasalamento, em que as fêmeas precisam de sangue para garantir o desenvolvimento dos ovos:
1)O mosquito, inseto fêmea , pica uma pessoa infectada, mantém o vírus na saliva . Após a ingestão de sangue infectado, ocorre na fêmea um período de incubação que varia de oito a 12 dias.
2)O mosquito a partir daí, se transforma em transmissor da doença, podendo contaminar até 300 pessoas, em seus até 45 dias de vida.
3) Se uma pessoa picada já tiver contraído dengue antes, a doença pode evoluir para a forma hemorrágica.
O MOSQUITO
O mosquito Aedes aegypti, menor que um pernilongo comum, tem cor escura e corpo e patas listrados de branco. Ele não nasce com o vírus da dengue, mas se torna portador depois de picar uma pessoa contaminada.
Apenas a fêmea pica o ser humano (somente de dia) e deposita seus ovos geralmente em água limpa ou suja, parada e na sombra.
O QUE É A DENGUE E SEUS TIPOS
A dengue é a doença infecciosa causada por vírus, aguda e de gravidade variável. Apresenta-se sob as formas de dengue clássica (tipos 1 e 2) e dengue hemorrágica (tipo 3), sendo essa última a forma mais grave da doença no Brasil. A dengue hemorrágica (tipo 3) ocorre quando um indivíduo contrai novamente a dengue causada por um vírus de sorotipo incompatível com aquele que o infectou na primeira vez.
No Brasil, o Aedes aegypti ainda transmite a febre amarela, o que a Funasa já constatou em Goiás e Minas Gerais, estados sob intensas chuvas.
PREVENÇÃO E COMBATE
Nesta época, não use vasos ou jarros de flores ou plantas com água acumulada.
Manter os vasos de plantas secos. Tampar caixas d'água.
Manter o quintal livre de pneus, copos, latas e quaisquer recipientes que possam acumular água e facilitar a reprodução do mosquito.
Evite jogar lixo próximo a bueiros. Se eles entupirem, poderão formar poças de água que facilitarão a proliferação do mosquito.
Se for necessário manter recipientes com água para o abastecimento da casa, deixe-os muitos bem tampados, para evitar a entrada do mosquito.
O método mais usado no combate ao Aedes aegypti, atualmente, é o da aspersão dos inseticidas organofosforados, altamente tóxicos para homens, animais e plantas.
Esses inseticidas são os do fumacê e do líquido usados pelos técnicos em saúde pública.
A bióloga Alessandra discorda da utilização desses inseticidas: "A borra de café, além de ter custo zero, é de fácil aplicação, principalmente entre a população de baixa renda, não é tóxica, não prejudica as plantas e pode servir até como adubo."
O estudo já foi apresentado à Superintendência de Controle de Endemias (Sucen) do Estado de São Paulo e à Vigilância Sanitária federal.
A Prefeitura de São José do Rio Preto foi a pioneira na campanha de difusão da informação sobre a borra de café como veneno contra o anti-Aedes. Naquele município, estão sendo distribuídos folhetos explicativos sobre o uso da borra.
Outra forma simples e caseira de combate é diluir uma colher de chá de água sanitária em um litro de água e borrifar nas plantas e nos vasos. O procedimento não causa danos às plantas.
OS SINTOMAS
Depois de três dias após a picada, a pessoa começa a ter febre, dor de cabeça (na região ocular principalmente), dor nos ossos, prostração, vômito, diarréia, falta de apetite e erupções na pele.
A dengue hemorrágica surge de três a cinco dias depois do aparecimento dos primeiros sintomas. O doente tem uma súbita melhora e a febre desaparece.
Em questão de horas, a febre volta, seguida por suores, pele pálida, frieza nas extremidades (mãos, pés, nariz ), dor de garganta, pulso fraco e queda de pressão, além de dores no estômago e abaixo das costelas.
O QUE FAZER
Quem apresentar um desses sintomas, que é parecido com a gripe ou resfriado, deve imediatamente, procurar orientação médica, fazer repouso, beber muito líquido, em doses pequenas, mas repetidas, em espaços curtos de tempo.
E atenção! A pessoa não deve se automedicar. Não tomar remédio do tipo aspirina, à base de ácido acetilsalicílico e dipirona (novalgina), antitérmicos e analgésicos, para baixar a febre ou aliviar as dores. Tais medicamentos aumentam o risco de sangramento e prejudicam o tratamento e a cura, podendo levar os pacientes para a dengue do tipo hemorrágico.
RECEITAS CASEIRAS
1) diluir uma colher de chá de água sanitária em um litro de água e borrifar nas plantas e nos vasos. O procedimento não causa danos às plantas.
2) sal, vinagre, pimenta e orégano também matam o mosquito é o que afirma o biólogo Carlos Fernando Andrade, professor doutor de zoologia da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), que estuda a dengue há 15 anos, Estas substâncias têm o mesmo resultado da cafeína, dependendo da quantidade.
Maria de Lourdes Micaldas
Fontes: Jornais do Rio e de São Paulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário