quarta-feira, 23 de maio de 2012

Aposentado pode obter empréstimo consignado com taxa 8,55% menor


A política de redução dos juros chegou ao consignado do INSS. Agora, aposentados e pensionistas filiados à instituição poderão contrair crédito com taxas 8,55% menores.

Os novos juros devem começar a valer a partir de hoje. As mudanças foram anunciadas ontem na reunião do Conselho Nacional de Previdência Social. Pelas novas regras, o teto das taxas para empréstimos pessoais saiu dos 2,34% para 2,14% ao mês. Já as taxas máximas que poderão ser aplicadas para o cartão de crédito foram dos 3,36% para 3,06% ao mês.

As reduções foram decididas em reuniões entre o Ministério da Previdência Social, o INSS e o Banco Central. Segundo a Previdência, a portaria com as novas taxas deve ser publicada hoje.A margem de 30% do consignado foi mantida. Logo, os bancos continuam impedidos de fazer empréstimos que comprometam mais de 30% da renda, sendo 20% para empréstimo e 10% exclusivamente para o cartão de crédito.

O número máximo de parcelas é de 60 meses. Já a portabilidade, venda da dívida entre bancos, não foi definida. Segundo Josepha de Britto, representante da Confederação Brasileira de Aposentados e Pensionistas (Cobap) no Conselho, a questão deve ser negociada na próxima reunião.

Nenhum comentário:

Postar um comentário