quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

Dado diz que prefere presença de Yoani Sánchez no Brasil a Oscar’

(Foto: Divulgação)
O cineasta Cláudio Silva Galvão conta os dias, minutos e segundos que faltam para a estreia do documentário ‘Conexão Cuba-Honduras’, marcada para as 20h do dia 10 de fevereiro, na cidade de Jequié, Bahia. Dado, como é conhecido, passou três semanas entre os dois países da América Latina para retratar as restrições políticas impostas por esses governos sobre liberdades, como a de expressão, no século 21.
Entre os personagens, ou ‘atores sociais’ – como aponta o gênero -, a principal é Yoani Sánchez, escritora do blog ‘Generación Y’. A nove dias da primeira exibição, Dado vive a expectativa da liberação do visto de Yoani pelas autoridades de Cuba. No Brasil, o Ministério das Relações Exteriores liberou o ingresso no dia 25 de janeiro, por aval da presidente Dilma. “Se perguntasse se eu quero ganhar o Oscar ou a vinda dela ao Brasil, diria que a presença dela”, diz.
Para o lançamento, que ocorre no Centro Cultural de Jequié, já confirmou presença Esdras López, jornalista do Canal 36, portal noticioso de Honduras que teve o trabalho cerceado durante o golpe militar, ocorrido em setembro de 2009. O episódio é um dos retratados nos 45 minutos dedicados à história do país em torno da liberdade de expressão.
Segundo Dado, o senador Eduardo Suplicy (PT-SP), também, comparece à cerimônia e é um dos personagens brasileiros do documentário, pelo apoio dado ao diálogo tentado entre Yoani Sánchez e o ex-presidente Lula. Yoani tenta, pela quinta vez, entrar no Brasil. Resposta sai na sexta-feira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário