terça-feira, 6 de dezembro de 2011

Tentativa de implantar regras mais rígidas para publicidade de cigarro contraria setor

Tentativa de implantar regras mais rígidas para publicidade de cigarro contraria setor
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) iniciou, nesta terça-feira (6), audiência pública para discutir regras mais rígidas para a publicidade de produtos derivados do tabaco. Entre as ideias propostas estão a de ampliar para 60% o espaço utilizado nos maços de cigarro para a veiculação de imagens de advertência; a inclusão de uma mensagem de advertência voltada para o público jovem; e a proibição de fixação de cartazes promocionais do lado de fora de pontos de venda, além da obrigatoriedade de fixação de cartazes com mensagens de advertência no interior desses estabelecimentos. Especialistas contrários à medida avaliam que as propostas em discussão ferem a legalidade do setor e transformam o cigarro em um produto semi-ilícito, além de estimular o contrabando. A representante da Associação Brasileira de Propaganda, Marion Green, lembrou que o cigarro, mesmo com todas as restrições sanitárias em vigor, tem a sua produção legalizada no país e representa uma das maiores arrecadações feitas pela União. “Impedir a comunicação nos pontos de venda é um passo arriscado e uma porta aberta para outras ações vedatórias. Produtos e empresas que estão na legalidade não podem ser tratados como marginais”, afirmou.

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