quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

PARABÉNS! JITAÚNA, 50 ANOS NESTA QUINTA (22).

 Jitaúna-Ba


   Igreja Catolica no Centro demolida por complicações na estrutura

Tudo começou com uma cabana de palha, construída para hospedar os tropeiros que exploravam a região. Nesta época destacaram-se as figuras dos fazendeiros Sérgio Bispo e Arcanjo Pereira e, logo depois, dos colonizadores Salvador Amaral e Álvaro Amaral que saíram de Jequié em direção ao Sul à procura de um ponto para negócios e compra de cacau, achando nesta região intermediaria entre a zona da mata e o semi-árido baiano, uma excelente oportunidade, principalmente por ser uma via de passagem de tropeiros e exploradores para outras regiões. Logo, logo o local cresceu e tornou-se povoado conhecido pelo nome de Mija Gás.
 
Em 1914, o advogado Antonio Amaral, acompanhado de Sérgio Bispo, fez listagem de ruas e deu inicio à construção de uma capela (a primeira igreja católica). Ao fim da construção, o Dr. Antonio Amaral entrou em contato com o arcebispo de Salvador para organizar uma santa missa a ser ministrada por um vigário de Jequié.
 
Em 1918, passou a chamar-se Esplanada considerando que toda a região e povoado era plana.
 
Em 1919, Antonio Mario constrói o primeiro hotel e César Mauro constrói a primeira casa de malhas e tecidos, além de outras compras e vendas. Ainda neste ano assumiu o posto de subdelegado e chefe político o Sr. Horminio Rios; a chegada da professora Paula eleva em mais um grau a educação juvenil; e acontece a primeira missa, celebrada pelo Pe. Jacinto, da paróquia de Jequié.
 
Em 1920, Esplanada já possuía três avenidas e uma praça. A primeira avenida recebeu o nome de Rua dos Tropeiros em conseqüência da grande aglomeração destes no local. Hoje conhecemos esta Rua como 24 de Outubro.
O Rio das Contas entrou em ação em 1921, levando um lado da Rua Direita, causando grandes prejuízos para o povoado. E ainda neste ano, instala-se o primeiro correio ambulante e uma pequena feira livre.

 
Em 1923, chega ao povoado o primeiro escrivão de paz e registro civil, Sr. Umbelino José dos Reis.
Já em 1925, foi designada uma casa para os correios e foi criado o centro telefônico; foi criado o primeiro Templo Batista e estréia o novenário ao glorioso Santo Antonio. Ainda neste ano, Esplanada é elevada à categoria de vila e o nome Estadual de Jitaúna, nome este derivado do tupi guarani “Jiti” (abelha) e “Una” (preta).

 
Em 1928, a prefeitura de Jequié construía a rodovia seguindo a margem do Rio das Contas, uma importante via de escoamento da produção cacaueira. População atual 15.115 habitantes.

Um comentário:

  1. Muito bom ler isso... importante!
    As escolas e afins deviam explorar mais e ensinar às crianças a valorizar a cidade, para assim, futuramente, o amor por ela estar em cada coração/cidadão.
    Será que existem registros em algum lugar sobre essas primeiras datas da cidade?

    Obrigado,
    Murilo.

    ResponderExcluir