quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

Alerta: Vírus tipo 4 da dengue circula no verão baiano

No primeiro verão em que vírus tipo 4 da dengue circulará por toda a Bahia, é preciso estar atento ao risco iminente de epidemia durante a estação.  A presença do novo sorotipo do microorganismo no Estado é sinal de alerta tanto para a população, que ainda não está imune à variante, quanto para as autoridades da Saúde, que já registraram este ano 132 casos de contaminação só em Salvador.
A coordenadora do Programa de Controle da Dengue do Centro de Controle de Zoonoses da Secretaria Municipal de Saúde, Eliaci Couto, afirmou em entrevista Içara Bahia, do jornal A Tarde,  que o novo vírus surgiu em Salvador no mês de fevereiro, no período de festas, e confirma a possibilidade de epidemia. O número de casos, contabilizados pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Divep),  contempla desde os primeiros  registrados no mês de março até os dias de hoje, num total de  141 ocorrências.
Quem já teve dengue causada por um tipo específico de vírus não vai ser infectado novamente pelo mesmo tipo de microorganismo. Para que a pessoa contraia a doença mais de uma vez é necessário que haja infecção por outra variação do sorotipo. Existem quatro tipos do vírus da dengue e todas elas, uma vez no organismo humano, causam os mesmos sintomas: febre alta, dor de cabeça e atrás dos olhos, dores nas costas e articulações, cansaço extremo, náuseas, perda do apetite, além de manchas avermelhadas pelo corpo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário