sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Movimento Marcha das Vadias em Itabuna

Será realizado no dia 7 de Outubro em Itabuna, a Marcha das Vadias, um movimento organizado na cidade por um grupo aberto de mulheres, LGBT e homens mobilizados pelo combate à violência contra a mulher. A organização da marcha começou no mês de Agosto, e, após a realização das primeiras reuniões, o grupo lançou seu manifesto na internet, através de redes sociais.

A Marcha é um movimento mundial, originado no Canadá. Surgiu após uma palestra de uma autoridade policial em uma universidade advertindo que as mulheres poderiam ser vítimas de estupros por se vestirem como vadias – “sluts”, em inglês, daí o nome original “Slut Walk”. A Marcha das Vadias, nome adotado no Brasil, já foi realizada em vários países, como Argentina, Estados Unidos, Grã-Bretanha, Holanda, Alemanha, Espanha e Nova Zelândia. No Brasil, o movimento já aconteceu em diversas capitais, como São Paulo, Curitiba, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Salvador.

O movimento, em linhas gerais, protesta contra a violência e a culpabilização das vítimas, que são acusadas, muitas vezes até pelas autoridades do estado, de serem responsáveis pela violência sofrida por conta do uso de determinadas roupas ou atitudes. O movimento entende que tal postura é fruto do machismo da sociedade e que as mulheres são culpabilizadas pelo fato de serem, simplesmente, mulheres. Entende também que o protesto se insere no conjunto das lutas pelos direitos das mulheres por igualdade de condições o contra todo tipo de violência e discriminação.
Mais informações sobre a Marcha das Vadias de Itabuna na rade social Facebook, no endereçohttp://www.facebook.com/groups/228102723887739/

Nenhum comentário:

Postar um comentário