sexta-feira, 2 de setembro de 2011

Fazenda do dono da Tv Aratú tinha escravos.


A Fiscalização Móvel do Ministério do Trabalho resgatou 22 trabalhadores em regime de trabalho análogo ao de escravo na fazenda “Rural Verde”, do proprietário da TV Aratu (SBT), Sílvio Roberto Coelho, irmão de Nilo Coelho, ex-governador da Bahia.
Na fazenda, em Sítio do Mato (BA), o grupo atuava no corte de árvores e confecção de cercas. A ação começou na quarta-feira (17) e terminou nesta quinta, detectando “trabalho degradante na frente de trabalho”.
Segundo a coordenadora do GEFM, Inês Almeida, ao chegar ao local, na hora do almoço, os fiscais viram várias irregularidades, entre elas alojamento precário, composto por um barraco de lona e instalações sanitárias insalubres, entre outras.
“Pudemos constatar que naquela hora os trabalhadores preparavam a própria refeição. A única água disponível para consumo provinha de um tanque de alvenaria, abastecido por um caminhão pipa e que também era utilizada para saciar os animais”.
Ainda segundo a auditora, 17 trabalhadores atuavam na derrubada de árvores e cinco na cerca. Alguns trabalhavam desde maio, outros há menos de um mês no local, a cerca de 25 km da sede da fazenda de 39 mil hectares.
Ela tem 400 km de cerca construída e abriga cerca de 10 mil cabeças de gado. Durante a operação foram lavrados 61 autos de infração e cinco interdições. O grupo resgatado deve receber o montante de cerca de R$ 80 mil em verbas rescisórias.
Contatado pelo blog do jornalista Sakamoto, o proprietário negou haver irregularidades na fazenda, que possui há 35 anos e emprega 32 funcionários. Ele diz que “não teve nada” de trabalho escravo, mas que “às vezes tem um cerqueiro que faz serviço por empreitada”.
Ele ainda se irritou com uma pergunta e mandou o repórter “para o inferno” antes de desligar o telefone.

Nenhum comentário:

Postar um comentário